Nada devo a Anthony Garotinho.
Garotinho é quem deve aos que, no passado apoiaram sua candidatura – com Benedita da Silva como vice – a governo do Rio. Como Brizola apoiou, aliás.
Quando obteve o cargo, achou “novos amigos”: a família Zveiter, advogados da Globo; Eduardo Cunha, a quem entregou a Companhia de Habitação; logo depois, Sérgio Cabral, de quem seria peça chave para a ascensão ao Governo do Estado.
Não por acaso, depois, todos seus algozes.
A traição de Garotinho a Brizola o transformou num ímã de traidores porque o caráter, ao contrário do magnetismo, une os iguais e repele os contrários.
Quando ela se desenhou, por conta do conhecimento que tivemos ao longo de anos, disse a Garotinho que lamentava, menos por mim, que já tinha, aos 40 anos, a lucidez formada, mas pelos meus filhos, de quem ele tirava uma liderança com empatia e carisma no campo popular para entregar-se ao colo dos inimigos do povo.
Nada disso, porém, justifica a omissão diante do absurdo que representa prender alguém com uma decisão de 1ª instância, em meio a seu programa de rádio (por que não meia hora antes ou depois, como lembrou o jornalista Fernando Molica?), com um espalhafato que, aliás, repetiu o da sua primeira detenção.
Vivemos um tempo que lembra a malsinada frase do General Figueiredo, o “prendo e arrebento”, com a toga no lugar do dólmã militar e os agentes da Polícia Federal como o chicotinho do “Nini”, o general Newton Cruz, para aqueles de quem a memória não foge.
Não importa o que eu ache pessoalmente de Garotinho, não somos – ou não deveríamos ser – uma sociedade onde, pior que praticar o “prendo e arrebento”, idolatra-se o “prendo e arrebento”.
Por mais que Garotinho tenha seus pecados políticos – e foram apenas pincelados aqui – o que se fez é sinal de que passamos a um tempo em que “o juiz quer” equipara-se ao absolutismo do “o rei quer”.
Se os juízes querem ser a nova nobreza – seja no poder, seja nos privilégios – seria melhor que substituíssem os concursos por exames de sangue: os que o tiverem azul, ganham o cargo.
View Comments (19)
Vá lá que o garotinho tem a dimensão de seu nome se comparado ao Lula, mas no histórico do Lula se encontra com uma frequência que arreganha todas as evidências traições assim, como as contadas aqui.
MP é monstro fora do controle servindo aos seus interesses corporativos e pessoais. Uma grande travestida de justiça.
No caso do Garotinho tem todos os dedos das mãos do Sérgio Zveiter.
Alguma coisa tem que ser feita, alguém tem que começar, mas quem ? Será que somos tão covardes assim, já não aguento mais.
Ninguém paga mais impostos até Jan 2019. Topa?
Tragédia!!! Que tempos tenebrosos vivemos!! Inadmissível o que esses canalhas estão fazendo contra o Brasil e brasileiros. O pior que nós contribuintes pagamos os privilégios desses juizes, procuradores, delegados, etc. Triste!!
Vivemos uma época atroz, o Brasil devido ao seu passado de escravidão gerou uma sociedade de senhores escravocratas onde no judiciário temos os maiores representantes. Mas é no seu órgão de maior de hierarquia, o STF, que nada mais é do que a nata desse pensamento jurídico brasileiro, a maior desesperança, pois ao contrario do que seria a sua função, de guardião da constituição temos ali a maior ameaça a nossa carta maior, são figuras acovardadas, avacalhadas ( no sentido de velhacos) indignos da função que exercem, assim como esse Janot, que é um exemplo execrável de cidadão e do mesmo nível daqueles que ocupam o stf.
O Sr. Garotinho representa o que de pior há na política brasileira. Uma pena a hora dele não ter chego antes................mas antes tarde do que nunca.
O detalhe é a prisão domiciliar, uma inovação estranha, mas serviu para que a rede gRoubo fizesse sua manchetezinha grotesca e vingativa. Estamos sob a DITADURA JURÍDICO-MIDIÁTICA e com esse GOVERNO INTESTINO DE EXCLUSÃO SOCIAL.
CRISTINA KIRCHNER: NÃO HÁ MAIS ESTADO DE DIREITO NA AMÉRICA LATINA
Um dos motivos apontados pela ex-presidente argentina foi o golpe desferido pela quadrilha do PMDB, com apoio do PSDB e conivência do STF, contra a presidente Dilma Rousseff e a democracia brasileira
Da Agência Sputinik
15 DE SETEMBRO DE 2017
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/317353/Cristina-Kirchner-n%C3%A3o-h%C3%A1-mais-estado-de-direito-na-Am%C3%A9rica-Latina.htm
Brito.
Hoje ouvi alguém dizer que, pela teoria do domínio do fato, Janot deveria prender a si mesmo!
Dizia: "Afinal, acusa os outros, com facilidade, por conviverem, nomearem etc, pessoas que roubaram...
Estava ali, o tempo todo, Marcelo Miller. Ao seu lado. Teria seu segundo negociado valores (teve multa bilionária...reduzida?) ? Valores indevidos? Porque não desconfiar? Havia e há muito dinheiro envolvido! Será que este foi o ÚNICO caso de negociação indevida na Lava-Jato? Ainda é direito do cidadão se perguntar sobre isso? Ou ficaremos sujeitos a processos, pelo simples pensar a respeito?"
E continuou: "Se Lula deveria saber do roubo dos diretores da Petrobrás - mesmo que o Conselho não soubesse, que as auditorias internas não soubessem, que os (obrigatórios) auditores INTERNACIONAIS, não soubessem, que o TCU não soubesse, que a CGU não acusasse....Lula deveria saber.
Se hoje a PF pena para conseguir provas da corrupção, não interessa. Presidentes deveriam ter provas..."
Mas....e o Janot?" "Um experiente e matreiro procurador, que vê indícios de corrupção em tudo (Não incluo aqui, se encontrar em um botequim, com quem não deveria encontra-se de jeito nenhum fora de uma Instituição Judicial - Janot estava apenas degustando uma cerva, quando o cara chegou do nada - o que ele poderia fazer?...Os maliciosos que se contenham!). Será que a PR a PF, o juiz S. Moro, sua força-tarefa....alguém questionaria Janot? Não poderiam, não é? Impensável!! Os políticos teriam medo de citar o quase ex-PGR? - Não. Eles confiam nas instituições, senão não seriam políticos."
O que eu disse foi:
- O Brasil agora está assim. O que vale para Chico, vale para Francisco!! Em outros tempos, Janot estaria encrencado?
Se estivesse, sua única defesa seria o ataque. Mas um homem íntegro, como Janot, jamais usaria um subterfúgio destes - acusar só para se safar. Nem se não tivesse culpa (como a mulher de Cesar). Não. Janot faz parte de uma elite que tem o poder e nunca lança mão dele injustamente. Nunca em causa própria. Nunca por motivos políticos. O Brasil tem jeito! Um ex-senador oposicionista relatará e julgará um processo no qual foi parte ativa. Nada demais....não é? A Justiça é assim mesmo. Cega e perfeita! Para a nossa sorte. Já imaginou se fosse o contrário?
Eu ando em dúvida se o brasil atual se parece mais com a Europa da Inquisição, a França pré-revolução, com a Rússia pré-revolução, com Cuba de Fulgêncio, com os EUA macartistas, com a Nicarágua de Somoza, ou se é, mesmo, uma mistura de tudo isso, o que acaba resultando numa nova modalidade de ditadura. Os caras da CIA e outros órgãos ianques desta vez se superaram! Devem trabalhar nestes locais, atualmente, gente com profundos conhecimentos de história, sociologia e também especialistas em constituições estrangeiras.
2018 SÓ VÃO SOBRAR OS BANDIDOS DO PSDB EM LIBERDADE:
-Dória X Alckmin("Santo") X Serra("Careca") X Jereissat(Dono da Oi) X Richa
VAI SER UMA ELEIÇÃO LIMPA... O DINHEIRO ROUBADO POR ELES JÁ TERÁ SIDO LEGALIZADO PELA JUSTIÇA BRASILEIRA... SÓ UMA CONTA NA SUÍÇA DE SERRA TINHA 23 MILHÕES...
TUDO COM A VIGILÂNCIA DO TSE DE GILMAR MENDES: PSDB-MT.
NÃO SE PREOCUPEM... OS DEBATES SERÃO TRANSMITIDOS PELA GLOBO... QUE DESAPARECEU DA DELAÇÃO DE PALLOCCI GRAÇAS AO IMPARCIAL MORO!!!
É A DEMOCRACIA BRASILEIRA... PODE ESCOLHER O CANDIDATO... MAS TODOS SERÃO DO PSDB!!