A prisão de Garotinho e os novos reis do Brasil

vassalo

Nada devo a Anthony Garotinho.

Garotinho é quem deve aos que, no passado apoiaram sua candidatura – com Benedita da Silva como vice – a governo do Rio. Como Brizola apoiou, aliás.

Quando obteve o cargo, achou “novos amigos”: a família Zveiter, advogados da Globo; Eduardo Cunha, a quem entregou a Companhia de Habitação; logo depois, Sérgio Cabral, de quem seria peça chave para a ascensão ao Governo do Estado.

Não por acaso, depois, todos seus algozes.

A traição de Garotinho a Brizola o transformou num ímã de traidores porque o caráter, ao contrário do magnetismo, une os iguais e repele os contrários.

Quando ela se desenhou, por conta do conhecimento que tivemos ao longo de anos, disse a Garotinho que lamentava, menos por mim, que já tinha, aos 40 anos, a lucidez formada, mas pelos meus filhos, de quem ele tirava uma liderança com empatia e carisma no campo popular para entregar-se ao colo dos inimigos do povo.

Nada disso, porém, justifica a omissão diante do absurdo que representa prender alguém com uma decisão de 1ª instância, em meio a seu programa de rádio (por que não meia hora antes ou depois, como lembrou o jornalista Fernando Molica?), com um espalhafato que, aliás, repetiu o da sua primeira detenção.

Vivemos um tempo que lembra a malsinada frase do General Figueiredo, o “prendo e arrebento”, com a toga no lugar do dólmã militar e os agentes da Polícia Federal como o chicotinho do “Nini”, o general Newton Cruz, para aqueles de quem a memória não foge.

Não importa o que eu ache pessoalmente de Garotinho, não somos – ou não deveríamos ser – uma sociedade onde, pior que praticar o “prendo e arrebento”, idolatra-se o “prendo e arrebento”.

Por mais que Garotinho tenha seus pecados políticos – e foram apenas pincelados aqui – o que se fez é sinal de que passamos a um tempo em que “o juiz quer” equipara-se ao absolutismo do “o rei quer”.

Se os juízes querem ser a nova nobreza – seja no poder, seja nos privilégios – seria melhor que substituíssem os concursos por exames de sangue: os que o tiverem azul, ganham o cargo.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

19 respostas

  1. Vá lá que o garotinho tem a dimensão de seu nome se comparado ao Lula, mas no histórico do Lula se encontra com uma frequência que arreganha todas as evidências traições assim, como as contadas aqui.

  2. MP é monstro fora do controle servindo aos seus interesses corporativos e pessoais. Uma grande travestida de justiça.

  3. Alguma coisa tem que ser feita, alguém tem que começar, mas quem ? Será que somos tão covardes assim, já não aguento mais.

  4. Tragédia!!! Que tempos tenebrosos vivemos!! Inadmissível o que esses canalhas estão fazendo contra o Brasil e brasileiros. O pior que nós contribuintes pagamos os privilégios desses juizes, procuradores, delegados, etc. Triste!!

  5. Vivemos uma época atroz, o Brasil devido ao seu passado de escravidão gerou uma sociedade de senhores escravocratas onde no judiciário temos os maiores representantes. Mas é no seu órgão de maior de hierarquia, o STF, que nada mais é do que a nata desse pensamento jurídico brasileiro, a maior desesperança, pois ao contrario do que seria a sua função, de guardião da constituição temos ali a maior ameaça a nossa carta maior, são figuras acovardadas, avacalhadas ( no sentido de velhacos) indignos da função que exercem, assim como esse Janot, que é um exemplo execrável de cidadão e do mesmo nível daqueles que ocupam o stf.

  6. O Sr. Garotinho representa o que de pior há na política brasileira. Uma pena a hora dele não ter chego antes…………….mas antes tarde do que nunca.

  7. O detalhe é a prisão domiciliar, uma inovação estranha, mas serviu para que a rede gRoubo fizesse sua manchetezinha grotesca e vingativa. Estamos sob a DITADURA JURÍDICO-MIDIÁTICA e com esse GOVERNO INTESTINO DE EXCLUSÃO SOCIAL.

    1. CRISTINA KIRCHNER: NÃO HÁ MAIS ESTADO DE DIREITO NA AMÉRICA LATINA

      Um dos motivos apontados pela ex-presidente argentina foi o golpe desferido pela quadrilha do PMDB, com apoio do PSDB e conivência do STF, contra a presidente Dilma Rousseff e a democracia brasileira
      Da Agência Sputinik

      15 DE SETEMBRO DE 2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/317353/Cristina-Kirchner-n%C3%A3o-h%C3%A1-mais-estado-de-direito-na-Am%C3%A9rica-Latina.htm

  8. Brito.
    Hoje ouvi alguém dizer que, pela teoria do domínio do fato, Janot deveria prender a si mesmo!
    Dizia: “Afinal, acusa os outros, com facilidade, por conviverem, nomearem etc, pessoas que roubaram…
    Estava ali, o tempo todo, Marcelo Miller. Ao seu lado. Teria seu segundo negociado valores (teve multa bilionária…reduzida?) ? Valores indevidos? Porque não desconfiar? Havia e há muito dinheiro envolvido! Será que este foi o ÚNICO caso de negociação indevida na Lava-Jato? Ainda é direito do cidadão se perguntar sobre isso? Ou ficaremos sujeitos a processos, pelo simples pensar a respeito?”
    E continuou: “Se Lula deveria saber do roubo dos diretores da Petrobrás – mesmo que o Conselho não soubesse, que as auditorias internas não soubessem, que os (obrigatórios) auditores INTERNACIONAIS, não soubessem, que o TCU não soubesse, que a CGU não acusasse….Lula deveria saber.
    Se hoje a PF pena para conseguir provas da corrupção, não interessa. Presidentes deveriam ter provas…”
    Mas….e o Janot?” “Um experiente e matreiro procurador, que vê indícios de corrupção em tudo (Não incluo aqui, se encontrar em um botequim, com quem não deveria encontra-se de jeito nenhum fora de uma Instituição Judicial – Janot estava apenas degustando uma cerva, quando o cara chegou do nada – o que ele poderia fazer?…Os maliciosos que se contenham!). Será que a PR a PF, o juiz S. Moro, sua força-tarefa….alguém questionaria Janot? Não poderiam, não é? Impensável!! Os políticos teriam medo de citar o quase ex-PGR? – Não. Eles confiam nas instituições, senão não seriam políticos.”
    O que eu disse foi:
    – O Brasil agora está assim. O que vale para Chico, vale para Francisco!! Em outros tempos, Janot estaria encrencado?
    Se estivesse, sua única defesa seria o ataque. Mas um homem íntegro, como Janot, jamais usaria um subterfúgio destes – acusar só para se safar. Nem se não tivesse culpa (como a mulher de Cesar). Não. Janot faz parte de uma elite que tem o poder e nunca lança mão dele injustamente. Nunca em causa própria. Nunca por motivos políticos. O Brasil tem jeito! Um ex-senador oposicionista relatará e julgará um processo no qual foi parte ativa. Nada demais….não é? A Justiça é assim mesmo. Cega e perfeita! Para a nossa sorte. Já imaginou se fosse o contrário?

  9. Eu ando em dúvida se o brasil atual se parece mais com a Europa da Inquisição, a França pré-revolução, com a Rússia pré-revolução, com Cuba de Fulgêncio, com os EUA macartistas, com a Nicarágua de Somoza, ou se é, mesmo, uma mistura de tudo isso, o que acaba resultando numa nova modalidade de ditadura. Os caras da CIA e outros órgãos ianques desta vez se superaram! Devem trabalhar nestes locais, atualmente, gente com profundos conhecimentos de história, sociologia e também especialistas em constituições estrangeiras.

  10. 2018 SÓ VÃO SOBRAR OS BANDIDOS DO PSDB EM LIBERDADE:

    -Dória X Alckmin(“Santo”) X Serra(“Careca”) X Jereissat(Dono da Oi) X Richa

    VAI SER UMA ELEIÇÃO LIMPA… O DINHEIRO ROUBADO POR ELES JÁ TERÁ SIDO LEGALIZADO PELA JUSTIÇA BRASILEIRA… SÓ UMA CONTA NA SUÍÇA DE SERRA TINHA 23 MILHÕES…

    TUDO COM A VIGILÂNCIA DO TSE DE GILMAR MENDES: PSDB-MT.

    NÃO SE PREOCUPEM… OS DEBATES SERÃO TRANSMITIDOS PELA GLOBO… QUE DESAPARECEU DA DELAÇÃO DE PALLOCCI GRAÇAS AO IMPARCIAL MORO!!!

    É A DEMOCRACIA BRASILEIRA… PODE ESCOLHER O CANDIDATO… MAS TODOS SERÃO DO PSDB!!

  11. Há uns 5 anos toda América do Sul era oposição aos States. Repentinamente apareceu doença ( ca) na maioria dos chefes de Estado e começou o COLAPSO sócio-político, econômico e MORAL. Aqui perdemos o título de repúblicas das bananas para à Holanda ( segundo à Turquia república das bananas é Holanda). até a RAPADURA ia ser titulada pelo Japão. Aí fica a pergunta depois dos 7 x 1: QUAL SERÁ O NOSSO TÍTULO DIANTE DESSA AVASSALADORA DEVASSIDÃO?

  12. Pelo menos o “prendo e arrebento” do Figueiredo era direcionados àqueles contra a abertura.

    Hoje o “prendo e arrebento” é para enterrar de vez a democracia.

  13. Depois do golpe, o caos.
    Acabou esta tal de constituição. E sem constituição temos vândalos de gravatinha mandando neste país. Todo mês levando a sua malinha com 100.000, algumas vezes 513780,00, na frente de todos.
    Um dia… quando houver um stf, houver uma constituição, quem sabe…
    Até lá, tome cuidado.

  14. Só vão parar essas atrocidades contra o povo quando aparecer alguns “Neros” visitando alguns setores do judiciário e o congresso nacional… E a polícia atual de temer só serve pra bater continências e em manifestantes e caçar petistas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.