Programa do PT foi emoção pura. Assista

Foi devastador e não dá para fazer análise fria.

É emoção transbordante.

Coisa de parar a modorra com que se assiste o programa eleitoral.

O primeiro programa de Fernando Haddad tem o patrono, Lula, dizendo ao que veio e o que pôde dizer em gravações passadas sobre seu compromisso eterno.

Um Haddad firme e sereno, fazendo seu juramento de fidelidade.

Mas o personagem principal foi “um do povo”, como a sinalizar que eleição é a hora do protagonismo popular.

Matheus Santana, estudante de Direito, orgulhoso de onde veio e para onde foi.

“Era para os outros, não era para mim”, diz ele, que ocupa metade do programa.

Não com miados de gratidão, mas arroubos de orgulho.

O programa transmite a energia do povo, sem obrigar Haddad a um radicalismo verbal que não é a “sua praia”.

Verdadeiro, sem trucagens, sem orçamentos hollywoodianos  que os marqueteiros sempre venderam aos candidatos para “arrumar” a vida.

Devastador, assista:

 

Fernando Brito:

View Comments (52)

    • Faltou dizer quantas patroas da mãe dele se descabelaram de raiva ao verem o Matheus
      na faculdade das filhotas delas que recendiam a Chanel e rebolavam as bolsinhas Guess.

    • Há quem acredite que não deveria haver substituto para o Lula nesta eleição, e que os golpistas, que tudo podem e controlam o judiciário, a grande mídia e os militares, não deixarão o substituto do Lula ser eleito. Se ele for eleito, não o deixarão tomar posse. Se tomar posse, não o deixarão governar. Estes que assim acreditam, devem entender que, aceitando o jogo eleitoral, pelo menos há seguimento na farsa pseudo-democrática até às últimas consequências,quando deverão embrutecer de vez e explodir em uma formidável demonstração de estupidez humana. De outra forma, haveria o silêncio sepulcral do povo ponteado apenas pela alegria da mídia, que perduraria por mais vinte mais de sofrimento calado. Não haveria o tal levante popular, sem qualquer condição institucional para isso. Ou o Brasil muda sorrindo, ou não muda.

    • Já tem um tempo que ele aderiu ao candidato do PDT e, automaticamente, ao antiLulismo. Não estou mais acessando o Conversa Afiada, está de revirar o estômago.

      #HaddadÉLula

    • PHA tem um problema freudiano com a Globo. Da carta do Lula hoje ele conseguiu comentar que a Globo só (!) foi criticada duas (!!!) vezes. Mas, embora filho rejeitado jogado do penhasco, como faziam em Esparta, aprendeu bem a receita com seus próceres, Armando Nogueira ao leme. Já vem atirando pesado no PT há muito tempo, e não vale a desculpa de ser Getulista, ou Brizolista. Brito o é, orgulhosamente, mas não é um capadócio. Prosseguindo a análise, PHA saiu do útero da Vênus Platinada para as hostes regiamente remuneradas do Bispo Macedo. Mas o complexo de Édipo não se cura com dízimos, enquanto não matar a mãe ele não descansa. O resto, Ciro, Lula, é perfunctório. Vai se HadadPTar como aprendeu no longínquo Olimpo do Jardim (do Éden?) Botânico, no Rio, às margens da Lagoa. Um jornalista que precisa de glossário para o leitor entender os apelidos babacas que inventa, não preza a informação. Como faz a Globo (não avisei?). Não frequento mais o blog do Acólito (ajudante do bispo).

      • Bravo. A melhor definição sobre o PHA que li até hoje ????????????????????????????????

      • Perfeita a sua análise. E acrescento, PHA tenta manipular seus admiradores para realizar suas vinganças pessoais. É um oportunista predador e desleal.

        • Pode-se discordar de algumas opiniões do PHA, mas que ele com a sua fina ironia toca as pessoas, toca. Bobagem achar que ele esteja do outro lado. As críticas dele são muito pertinentes, em especial aos "luas pretas" que dirigem o PT. Não levem a ferro e a fogo as críticas dele, são altamente positivas e servem como boa realimentação e meditação, o que falta a muitos.

    • Cirista recalcado que engolirá cada palavra desabonadora dita contra Lula e sua estratégia.

    • Parece que ele queria tutelar o PT, não conseguiu e deu nisso. Ele e o professor Wanderley Guilherme dos Santos.

      • Acrescente Luís Nassif nessa lista. Como sonhar não custa nada, espero que, mesmo que o PT volte ao governo, não dê mais corda a esses "jornalistas".

      • Lamento o caminho tomado pelo Guilherme Wanderley e pelo Miguel do Rosário, no site O Cafezinho. Sempre gostei demais de ambos... mas praticamente nada mais leio num dos sites que passava diariamente, mais de uma vez. A adesão a Ciro, há tempos os levou a uma cobertura super tendenciosa em relação ao PT. Conversa Afiada, não o percebo assim tão crítico... acho que algumas matérias são positivas em relação ao PT... mas também diminui muito a ida a ele.

    • Faz tempo que larguei mão de dar audiência para ele.
      Embarcou (sem problemas, respeito) na canoa Ciro e, como Ciro, acreditou que o PT (talvez o único partido realmente de alcance nacional, o PSDB também o era) deveria se auto capitular em favor de Ciro....
      Alguém em sã consciência abriria mão do seu partido (e de seus candidatos) de 30 e tantos anos, com 30% da simpatia do brasileiro (com todo o fogo que vem tomando) para uma candidatura Ciro? Eu não, como não abri até agora e não tenho confiança total no Ciro, tem um discurso dúbio corriqueiro, inclusive navegando pelo neo/capital e cercanias.

  • Chorei, estou numa confusão de emoções. Tristeza pelo encarceramento - em todos os sentidos - de Lula e a esperança depositada em Haddad - reconhecidamente um bom governante - quem tem mostrado ser leal a Lula mas não é Lula. Uma observação: esse garoto, o Mateus, fez esse depoimento no ato realizado ontem, 10/09, no TUCA em São Paulo e houve uma comoção imensa, com muitas lágrimas de muitos de nós que lá estávamos.

  • Cada um que escolha o candidato que quiser.
    Mas é bom saber que vai lembrar dessa escolha para o resto da vida.
    Eu sou HADDAD !

  • Só falta o Boi (?) Barroso cassar o diploma do Matheus...

    • Gostei da metáfora, aplica-se com perfeição ao Barroso em particular e aos barrosos em geral.

      "Eu mandei fazer um laço do couro do jacaré
      pra laçar o boi barroso em meu cavalo pangaré
      meu boi barroso, meu boi pitanga.
      o teu lugar é lá na canga."
      (Estrofe da canção folclórica riograndense)

      Qualquer que seja o próximo presidente tem que parar rodeo e embretar Barroso e o resto dessa boiada que tá alçada e perdeu o respeito, não conhecendo mais nem porteira, nem mata-burro de volta pra invernada a que pertencem, senão, não vai mandar nem nos cachorros.

      Assim, provavelmente, diria meu bisavô que lutou nas "revoltas" do século XX no Rio Grande do Sul, embora, nem sempre no lado certo. É uma visão autoritária, por certo. Mas, em alguns momentos, justifica-se. Se o próximo governo aproximar-se dessas estruturas de poder com o "republicanismo" ingênuo e pusilânime que marcou o governo Dilma, será cercado de todos os lados e correrá o risco de ser, novamente, derrotado, defenestrado. Tais grupelhos, tomaram de assalto as instituições, solapando-as em seu sentido essencial, subvertendo-as pelo utilitarismo sectário e egoísta de seus próprios interesses e não abrirão mão, voluntariamente, de suas posições.

      Democracia e república, não são conceitos necessariamente pertinentes, a existência de um não depende da existência do outro. Todavia, são complementares e sinérgicos quanto mais fortalecidos forem. Neste momento, ambos estão sob ataque.
      Essa será uma guerra de muitas batalhas e vencer a eleição é apenas a que está posta imediatamente à frente.

  • Puts mano, nem da pra escrever sem cair uma lagrima aqui. Agora e Haddad ate o fim, vamos em frente meus camaradas , temos uma grande luta pela frente. PT13

Related Post