Programa do PT foi emoção pura. Assista

Foi devastador e não dá para fazer análise fria.

É emoção transbordante.

Coisa de parar a modorra com que se assiste o programa eleitoral.

O primeiro programa de Fernando Haddad tem o patrono, Lula, dizendo ao que veio e o que pôde dizer em gravações passadas sobre seu compromisso eterno.

Um Haddad firme e sereno, fazendo seu juramento de fidelidade.

Mas o personagem principal foi “um do povo”, como a sinalizar que eleição é a hora do protagonismo popular.

Matheus Santana, estudante de Direito, orgulhoso de onde veio e para onde foi.

“Era para os outros, não era para mim”, diz ele, que ocupa metade do programa.

Não com miados de gratidão, mas arroubos de orgulho.

O programa transmite a energia do povo, sem obrigar Haddad a um radicalismo verbal que não é a “sua praia”.

Verdadeiro, sem trucagens, sem orçamentos hollywoodianos  que os marqueteiros sempre venderam aos candidatos para “arrumar” a vida.

Devastador, assista:

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

52 respostas

    1. Faltou dizer quantas patroas da mãe dele se descabelaram de raiva ao verem o Matheus
      na faculdade das filhotas delas que recendiam a Chanel e rebolavam as bolsinhas Guess.

    2. Há quem acredite que não deveria haver substituto para o Lula nesta eleição, e que os golpistas, que tudo podem e controlam o judiciário, a grande mídia e os militares, não deixarão o substituto do Lula ser eleito. Se ele for eleito, não o deixarão tomar posse. Se tomar posse, não o deixarão governar. Estes que assim acreditam, devem entender que, aceitando o jogo eleitoral, pelo menos há seguimento na farsa pseudo-democrática até às últimas consequências,quando deverão embrutecer de vez e explodir em uma formidável demonstração de estupidez humana. De outra forma, haveria o silêncio sepulcral do povo ponteado apenas pela alegria da mídia, que perduraria por mais vinte mais de sofrimento calado. Não haveria o tal levante popular, sem qualquer condição institucional para isso. Ou o Brasil muda sorrindo, ou não muda.

    1. Já tem um tempo que ele aderiu ao candidato do PDT e, automaticamente, ao antiLulismo. Não estou mais acessando o Conversa Afiada, está de revirar o estômago.

      #HaddadÉLula

    2. PHA tem um problema freudiano com a Globo. Da carta do Lula hoje ele conseguiu comentar que a Globo só (!) foi criticada duas (!!!) vezes. Mas, embora filho rejeitado jogado do penhasco, como faziam em Esparta, aprendeu bem a receita com seus próceres, Armando Nogueira ao leme. Já vem atirando pesado no PT há muito tempo, e não vale a desculpa de ser Getulista, ou Brizolista. Brito o é, orgulhosamente, mas não é um capadócio. Prosseguindo a análise, PHA saiu do útero da Vênus Platinada para as hostes regiamente remuneradas do Bispo Macedo. Mas o complexo de Édipo não se cura com dízimos, enquanto não matar a mãe ele não descansa. O resto, Ciro, Lula, é perfunctório. Vai se HadadPTar como aprendeu no longínquo Olimpo do Jardim (do Éden?) Botânico, no Rio, às margens da Lagoa. Um jornalista que precisa de glossário para o leitor entender os apelidos babacas que inventa, não preza a informação. Como faz a Globo (não avisei?). Não frequento mais o blog do Acólito (ajudante do bispo).

      1. Perfeita a sua análise. E acrescento, PHA tenta manipular seus admiradores para realizar suas vinganças pessoais. É um oportunista predador e desleal.

        1. Pode-se discordar de algumas opiniões do PHA, mas que ele com a sua fina ironia toca as pessoas, toca. Bobagem achar que ele esteja do outro lado. As críticas dele são muito pertinentes, em especial aos “luas pretas” que dirigem o PT. Não levem a ferro e a fogo as críticas dele, são altamente positivas e servem como boa realimentação e meditação, o que falta a muitos.

    3. Parece que ele queria tutelar o PT, não conseguiu e deu nisso. Ele e o professor Wanderley Guilherme dos Santos.

      1. Acrescente Luís Nassif nessa lista. Como sonhar não custa nada, espero que, mesmo que o PT volte ao governo, não dê mais corda a esses “jornalistas”.

      2. Lamento o caminho tomado pelo Guilherme Wanderley e pelo Miguel do Rosário, no site O Cafezinho. Sempre gostei demais de ambos… mas praticamente nada mais leio num dos sites que passava diariamente, mais de uma vez. A adesão a Ciro, há tempos os levou a uma cobertura super tendenciosa em relação ao PT. Conversa Afiada, não o percebo assim tão crítico… acho que algumas matérias são positivas em relação ao PT… mas também diminui muito a ida a ele.

    4. Faz tempo que larguei mão de dar audiência para ele.
      Embarcou (sem problemas, respeito) na canoa Ciro e, como Ciro, acreditou que o PT (talvez o único partido realmente de alcance nacional, o PSDB também o era) deveria se auto capitular em favor de Ciro….
      Alguém em sã consciência abriria mão do seu partido (e de seus candidatos) de 30 e tantos anos, com 30% da simpatia do brasileiro (com todo o fogo que vem tomando) para uma candidatura Ciro? Eu não, como não abri até agora e não tenho confiança total no Ciro, tem um discurso dúbio corriqueiro, inclusive navegando pelo neo/capital e cercanias.

  1. Chorei, estou numa confusão de emoções. Tristeza pelo encarceramento – em todos os sentidos – de Lula e a esperança depositada em Haddad – reconhecidamente um bom governante – quem tem mostrado ser leal a Lula mas não é Lula. Uma observação: esse garoto, o Mateus, fez esse depoimento no ato realizado ontem, 10/09, no TUCA em São Paulo e houve uma comoção imensa, com muitas lágrimas de muitos de nós que lá estávamos.

  2. Cada um que escolha o candidato que quiser.
    Mas é bom saber que vai lembrar dessa escolha para o resto da vida.
    Eu sou HADDAD !

    1. Gostei da metáfora, aplica-se com perfeição ao Barroso em particular e aos barrosos em geral.

      “Eu mandei fazer um laço do couro do jacaré
      pra laçar o boi barroso em meu cavalo pangaré
      meu boi barroso, meu boi pitanga.
      o teu lugar é lá na canga.”
      (Estrofe da canção folclórica riograndense)

      Qualquer que seja o próximo presidente tem que parar rodeo e embretar Barroso e o resto dessa boiada que tá alçada e perdeu o respeito, não conhecendo mais nem porteira, nem mata-burro de volta pra invernada a que pertencem, senão, não vai mandar nem nos cachorros.

      Assim, provavelmente, diria meu bisavô que lutou nas “revoltas” do século XX no Rio Grande do Sul, embora, nem sempre no lado certo. É uma visão autoritária, por certo. Mas, em alguns momentos, justifica-se. Se o próximo governo aproximar-se dessas estruturas de poder com o “republicanismo” ingênuo e pusilânime que marcou o governo Dilma, será cercado de todos os lados e correrá o risco de ser, novamente, derrotado, defenestrado. Tais grupelhos, tomaram de assalto as instituições, solapando-as em seu sentido essencial, subvertendo-as pelo utilitarismo sectário e egoísta de seus próprios interesses e não abrirão mão, voluntariamente, de suas posições.

      Democracia e república, não são conceitos necessariamente pertinentes, a existência de um não depende da existência do outro. Todavia, são complementares e sinérgicos quanto mais fortalecidos forem. Neste momento, ambos estão sob ataque.
      Essa será uma guerra de muitas batalhas e vencer a eleição é apenas a que está posta imediatamente à frente.

  3. Puts mano, nem da pra escrever sem cair uma lagrima aqui. Agora e Haddad ate o fim, vamos em frente meus camaradas , temos uma grande luta pela frente. PT13

  4. Meu nome é Nilson. Também não foi fácil. Viva o Brasil, viva Luís Inácio Lula da Silva.

  5. Sensacional!!! Se colocarmos cada pessoa que Lula ajudou contando sua história de vida no programa, Haddad nem precisa falar! É 13 pra presidente! É 13 pra Senador! É 13 pra Deputado Federal! É 13 pra Governador! É 13 pra Deputado Estadual!… E se a Direita espernear muito, é 13 até pra Síndico do Condomínio!! Saudações do Sinistro!!!

  6. Também sinto tristeza. Confesso que entrei em parafuso com o episodio da facada e quase larguei de vez. não consigo deixar de pensar em LULA trancado naquela porcaria em curitiba. Mas vamos reverter. Nada vem fácil. No dia 28 de outubro quero tocar “We are the champions” tão alto, mas tão alto que as caixas de som vão EXPLODIR. LULA-HADDAD-PT-13. Justiça vai voltar a ter significado!

  7. Há momentos em que a gente quase que pode tocar na história passando na nossa frente. Hoje foi um deles

    1. Luiz Inácio LULA da Silva ‘O Mito do Brasil’! Fernando LULA Haddad ‘O Filho de Lula’!

      Viva o [verdadeiro] Brasil!
      Viva o [verdadeiro] honesto, leal, generoso e intrépido povo trabalhador brasileiro!

      1. Agora, gente, não tem mais hesitaçoes.
        É militancia na rua, na padaria, no boteco.
        Voce, por exemplo, ja entra no local saudando os conhecidos ou desconhecidos com a mão direita em ‘L’.
        O resto fluirá depois.

  8. Então é por isso que querem tirar LULA!!!!! Um dia o filho do meu patrão vei falar comigo espantado perguntando a mim quem ele encontrou na faculdade!!! era uma ex funcionária ASSALARIADA (minimo) dele que pediu demissão à pouco meses!!! estava para seu espanto na MESMA faculdade que dele!!!!

  9. Além de catedrático e honrado, Fernando Haddad é um político elevado!
    Avisem ao Cirão da Blábláblárina do Itaú &$ do ‘Mineirinho’!
    Ah, Fernando LULA Haddad está afiadíssimo!

    ***

    https://vimeo.com/289374637

  10. Chorei… não deu para segurar. Foi emocionante. Ver este programa depois da leitura da carta de Lula em frente ao prédio da PF e o discurso de Haddad ultrapassou todos os limiares emocionais. O timing tem que ser este… pegar o povo pela emoção e fazê-lo recordar o que significou o governo Lula para os pobres deste pobre e sofrido país!

  11. Agora é a hora de separar os fracos dos covardes.
    Pois , por mais surreal que seja, os nossos inimigos também estão no campo progressista, infelizmente.
    E farão tudo o que for possível para desconstruir a imagem do Haddad.
    E as redes sociais já são a prova dessa divisão suicida provocada pelos eleitores do “coroné”.
    Eu não abro mão do meu voto em Haddad/Manu, pela liberdade de Lula e pela liberdade do povo brasileiro.

  12. FB, sou Lula até o último fio de cabelo do meu corpo, mas a muito tempo eu via com bons olhos esta substituição de Lula por outro candidato do PT. Explico: se fosse permitido ao Lula ganhar a eleição mais uma vez, o PT continuaria a ser somente ele como o salvador do nosso país como nação soberana. Lula já avança na idade e havia o receio da minha parte do PT morrer quando Deus convocar Lula para a eternidade. Com Haddad apoiado por Lula, que por justiça deverá ser um ministro do novo governo (sem plenos poderes, não queremos a semente do mal de um parlamentarismo, que com Lula seria certamente bem sucedido), o PT se renova e fará um bom governo outra vez, com maioria no congresso e fortalecendo o PT como um partido. O peronismo na Argentina ficou muito dependente de Evita Peron.

  13. Ontem, quando cheguei em casa pude ler e assistir, com calma, as notícias e o vídeo da “passagem da tocha” de Lula a Haddad.

    Emocionei-me, com minh’alma a encher-se d’alegria – como escreveria Camões, ao qual, é claro, não estou a comparar-me, ó pá!. Foi-me dado a esperança da mudança e pude antever a cena de um Brasil feliz de novo.

  14. Esse é o Brasil que queremos, não o brazil do “mercado” (que deve ser o demônio)…
    #LULAÉHADDAD
    #MANUÉHADDAD
    #SOMOSTODOSLULA
    #13NELES

  15. Brito, só posso dizer uma palavra: O B R I G A D O !
    Tua grandeza e discernimento, aliados ao teu empenho em defender e acreditar nesta causa, nos comove e nos dá força para lutar contra a injustiça e a indiferença desta gente que odeia e que só quer o mal dos brasileiros.
    Obrigado.

  16. Só chorando! Chorando pelos milhões de Matheus que ficaram pelo caminho. Chorando por ainda em 2018, termos que lutar por algo que tantos povos já cosquistaram. Oportunidade e Dignidade!
    E não serão homens de Preto, de Branco ou de Gândola que nos impedirão de eleger HADDAD?MANUELA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.