Ibope: Haddad sobe e Ciro, Marina e Alckmin caindo ou parados

Dentro das margens de erro, não há diferença entre as pesquisas Ibope, divulgada hoje, e a Datafolha, publicada ontem.

Mas há nas tendências, sobretudo porque ado Ibope permite comparar os resultados com o que eram há uma semana,exatamente antes do episódio de Juiz de Fora que, era óbvio, algo acrescentaria a Jair Bolsonaro.

No caso, acrescentou mais que o Datafolha porque a pesquisa Ibope começou no sábado, pouco mais de 24 horas depois da agressão a faca e no auge do noticiário sobre o fato.

A queda de Marina Solva é coerente com o resultado do instituto da Folha e não se registra o tão badalado crescimento de Ciro Gomes.

Já a ascensão de Fernando Haddad, é visível no gráfico, continuava no mesmo ritmo e é só colocar uma régua para ver onde iria se isso permanecesse.

Não vai permanecer, vai se acentuar.

Haddad tem,desde hoje,  a “turbinada” de Lula , que passa a fazer seus efeitos.

Não é imprudente dizer que hoje, apesar do “mando de campo” permanente da televisão, Geraldo Alckmin já deve estar em quinto lugar, fadado à zona do rebaixamento.

Não vão, salvo pelo imponderável, alterações bruscas nas tendências.

Os votos lulistas e bolsonaristas , os mais sólidos, estão cristalizados e, no primeiro caso, a questão é só ser esclarecido seu destino.

A direita virou Bolsonaro, o que a prende em um terço dos votos.

A esquerda vai virar Haddad, o que lhe garante ao menos um terço dos votos.

Mas este empate – se não der tempo de Haddad impor-se no primeiro turno, o que não é, ainda, provável – não é uma projeção de disputa acirrrada.

O terço restante irá decidir e Bolsonaro é dose para elefante até para os tucanos, ou para os que entre eles sobrevivam, e serão poucos.

Haddad “arrisca-se a ter”, no segundo turno, uma vitória mais pronunciada que a de Lula sobre Alckmin, em 2006, quando teve 61% dos votos válidos.

E os algozes de Lula ficarão “nus, com a mão no bolso”, sem poder invocar a suposta”repulsa” nacional ao ex-presidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

    1. Sim, acho q vale mt a pena tentar mapear esses indecisos e direcionar parte da campanha a conquistá-los.

  1. E as mulheres vão fazer a diferença nessas eleições contra Bolsonaro. Afinal, nós mulheres representamos 52,5% do eleitorado brasileiro. Foi criada uma página no Facebook com o título “Mulheres contra Bolsonaro”. Já são mais de 700.000 inscritas no grupo em apenas 3 dias do lançamento da página. E no dia 29, sábado, já está marcada uma manifestação do grupo no Largo da Batata em SP. https://www.revistaforum.com.br/milhares-ja-confirmam-presenca-no-ato-mulheres-contra-bolsonaro-em-sao-paulo/

    1. Perfeito !,sempre que me encontro que alguma mulher imagina votar no nazista pergunto para elas,” como vc pode votar num sujeito que acha natural estuprar mulheres bonitas ,não assim as feias ,porque não merecem ?” isso vale para o pessoal da raça negra ,ofendida pelo racista ,ou os/as homosexuais e tanta gente atropelada por este quadrúpede..
      No futuro quando esse boçal tiver se recolhido a sua caverna ,ainda nos perguntaremos do porquê da sua existência.

    2. Neste momento a página das mulheres já conta com quase um milhão de inscritas. É um fenômeno!

      #HaddadÉLula

      1. O verdadeiro fenômeno é Bolsonaro, que está conseguindo unir o Brasil.
        Contra ele!

  2. A eleição começa hoje.Quem cresceu ,cresceu(o nazista) o resto,já era.O badalado crescimento cirista é balela de blogueiro que se entregou (abaixaram as calças)aos desejos dos golpistas .A agressividade com que eles reagem a REALIDADE (não existe ninguém a esquerda dos criminosos golpistas que tenha tanto apelo popular como os pts) é burra,ou eles votarão no bolsoasno no 2° turno???? aceitem que doi menos.
    ESSA DÍVIDA DOS TOGADOS SERÁ PAGA NO FUTURO,POR ENQUANTO COLOCAREMOS TODAS AS ENERGIAS PARA GANHAR E SE DE ALGUMA MANEIRA PRETENDEM MELAR A NOSSA VITORIA OU O NOSSO GOVERNO (do povo),TERÁ CHEGADO A NOSSA HORA DE PARTIR PRA CIMA DELES.

  3. Na minha opinião a tendência de crescimento de Haddad-Manuela é irreversível, enquanto os que começam a cair deverão continuar em queda. Próximo do dia 07/10 acredito que o candidato do PT já esteja no topo das preferências.

    #HaddadÉLula

  4. Olá Fernando. Não entendo onde foram parar os 37% de votos que Lula tinha antes que o retirassem da medição. Qual a sua análise de para onde foram esses votos? Não estão preparando as condições para uma fraude?

  5. “Não vão, salvo pelo imponderável, alterações bruscas nas tendências.”

    Imponderável = Globo + Partido do Judiciário

  6. Espero que o PT não descuide da campanha para deputados.

    Precisa colocar o Lula lá, pedindo votos para deputados progressistas.

    Caso contrário, continuarão reféns dos golpistas.

  7. Gostaria de saber quem escreve estas babdeiras aqui?? Deve ser Pedetista (viúvas do Ciro)
    A partir do dia de ontem (11/9) é que a eleição vai começar de fato
    Este negócio da Midia (TV e jornal e farda de General de pijama) quem gosta disto são os Paulistas).
    Haddad presidente no primeiro turno.

  8. Deixa eu lhes citar algo: As mulheres representam 52,6 do eleitorado e na maioria delas há um consenso que este bolsom . não ganhará. Vejam 52,6% dos Eleitores é um contingente monumental.
    Depois há um detalhe: Quem vai brigar com esta mulherada toda. Na minha casa minha patroa fala constantemente no meuj ouvidos poucas e boas deste Bolsom. Euj, hein, fico meu canto, vai que eu a contrarie e ela pega um cabo de vassoura e vem pro meu. Só tem duas opções que é ápanhar ou correr, prefiro a segunda hipoteses.
    Não quero briga com esta mulherada todoa.

  9. Sem o golpe de 2016, Aécio estaria surfando a onda da popularidade, livre leve e solto. Mas com o golpe ressuscitaram o PT, que deveria substituir a estrela por uma fênix. Sem o golpe 2.0 do judiciário, fraudando o direito de Lula vencer as eleições, o PT morreria quando Lula morresse ou saísse da política. Mas com o golpe 2.0 de 2018, uma nova geração de heróis do PT foi forjada no calor da batalha para salvar o país e a democracia.

  10. Se der o Boçalnaro vou me mandar para a África do Sul, a terra de Mandela e Steve Biko.
    Ainda tenho uma grana de um trabalho decente de 60 anos.
    Sou arquiteto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.