Que tal votos, em lugar de pedras?

Tenho evitado comentar os ataques de grupos de extrema-direita à caravana de Lula ao Sul do País, exatamente porque o objetivo destes grupos se tornou claro: inexpressivas nas grandes cidades, duas dúzias de provocadores se transformam em quantidade nas pequenas e médias cidades e, com ovos, pedras, tratores e caminhões, criam o que querem criar: uma impressão de que há uma “revolta” contra o ex-presidente.

Para isso, contam com a indisfarçada simpatia das polícias locais, porque ficou evidente que “lavam as mãos” diante de atitudes hostis que passam em muito do direito de protestar e levam à possibilidade real de que, disto, acabe resultando uma tragédia.

Nada disso, claro, funcionaria sem seu requisito essencial: ter mídia para amplificar os fatos, multiplicando o que é minúsculo. Hoje – mas apenas no final do texto, a Folha deixa claro que é uma ação com planejamento e comando, não uma reação espontânea:

Nas cidades por onde Lula passou, os manifestantes repetem padrões. Sempre um pequeno grupo é escalado para esperar passagem do ex-presidente, informando os que estão poucos metros adiante. Eles são orientados, por exemplo, a se dispersar no momento de aproximação de policiais para desbaratá-los e escondem pneus no mato para queimá-los impedindo a passagem do ex-presidente.

Nada disso é novo. Há um século esta sempre foi a estratégia do facismo: atacar, provocar o confronto e amedrontar a esquerda. Desde as milícias hitleristas das SA – os camisas pardas – aos blackblocs mascarados, a ação é sempre igual: provocar, agredir, criar um clima de guerra e medo.

É preciso muito cuidado para não reagir no mesmo diapasão a algo que se desmonta com um peteleco de argumentação: se Lula é tão rejeitado assim, porque tanto esforço para impedi-lo de disputar a eleição?

É a pergunta que pedras e ovos não podem responder, porque é com elas que algumas dezenas podem parecer maiores que milhares.

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • Pra tudo há limite.Tem que começar a bater de frente com esses fascistas de merda.

    • fazer o jogo deles, Fabio Dames? É só o que querem. Um cadáver só é pouco pra eles.

      • Legítima defesa clássica,Maria Thereza G.de Freitas.Defender¨direito seu ou de outrem¨(tá lá no ordenamento jurídico penal).Não dá pra apanhar,quem sabe até ser morto,sem um pingo de reação.

        • Bom dia Fábio, também tenho vontade espontânea de dar porrada em fascista de bostanaro mas é isso que realmente querem para melar o processo de eleição. Penso que, para aqueles milhões de eleitores "de centro", essas cenas grotescas de extrema violência e radicalismo apenas demonstram o perfil dos fãs do bostanaro.

          • Fascista tem mesmo que ser tratado na base da porrada, Fabio, voce esta certissimo.
            Nao se pode, nem se deve, tolerar os intolerantes. Esse e um dever de qualquer um que preze por uma sociedade livre, plural e democratica. Que me perdoem os pacifistas, mas com fascista, a unica conversa possivel e murro na cara pra soltar os dentes.

          • o grande problema e concordo com vc Paulo, é que temos um PIG para transformar em selvageria uma reação a altura da esquerda...e transformar os racistas e fascistas ditos " cidadãos de bem" em vítimas....esperemos o retorno da normalidade democrática e usemos as leis para puni-los com todo o rigor e sem anistia...

    • Nossa luta deve ser no STF. Querem criar um fato político que justifique o "perigo vermelho", a prisão do "marginal do ódio" LULA. Nossa LUTA é mostrar o ódio deles, o facismo, suas atitudes facistas.

    • É preciso reagir sim...
      O pessoal que acompanha e faz a segurança da caravana do Lula são do MST e da CUT, portanto, acostumados a confrontos, enquanto os manifestantes costumam ser oriundos das elites locais,criados a toddynho, basta ir pra cima deles para desbaratá-los facilmente.

  • São as galinhas verdes de um determinado Sul. Querem ganhar na porrada.

    • Galinhas verdes eram os integralistas, e os integralistas eram grandes intelectuais e ferrenhos nacionalistas. Estas aí são entreguistas e miseravelmente ignorantes.

  • Enquanto isso a senadora vaca fascista que defende os interesses da RBS destila fel e cólera.... Nada de votos para a vaca fascista....

    • ela teve votos. Tinha outro discursos? Como elegem um governador que diz que quem quisesse piso que fosse a uma loja de material de construção... façam-me o favor. No entanto, teve votos. Considerando que a "elite" é pequena e, sozinha não elege nem presidente de grêmio recreativo....

      • Tudo indica que o Rio Grande, a partir da revolução atrasista da Ieda Crusius, voltou ao tempo do voto de cabresto. O que o neo-coronel mandar, o pobre peão é obrigado a fazer, inclusive votar.

    • É por essas e outras que insisto na ideia de se votar em deputados e senadores de esquerda. Chega de depender de Eduardos Cunhas, Aécios, Temeres e o resto da corja golpista. Vamos fazer um Congresso decente. Vamos pensar em como chegar à presidência da República novamente, mas sem esquecer o Congresso, que tem muitos e muitas Anas Amélias Lemos.

  • bom dia. Concordo plenamente com o texto e falava exatamente isso com um amigo. Vamos seguir a cartilha deles? Lula está fazendo o enfrentamento com discurso, propostas e o povo. 1/2 dúzia de pessoas raivosas não representam o povo. E podíamos não dar tanta repercussão

  • Era só o que faltava um mbl de bombacha e garrucha. Me perdoem o jogo de palavras mas são verdadeiramente "surrealista" estes tipos.

  • O que eu sei é o seguinte: se tivessem enchido Hitler e seu pequeno grupo de seguidores de porrada e rachado-lhes o crânio logo no começo, muita desgraça teria sido evitada. Esta postura "o que vem de abaixo não me atinge" e "a música acalma as feras" que a esquerda adota precisa ser repensada.

    • Na Alemanha não tinha PIG, sua sugestão teria efeito. Já aqui iriam chamar-nos de "estado islâmico".

      Em país de Rede Goebbels e Bandalhantes, tem que se jogar xadrez.

    • Exatamente isso. Eu ia fazer um comentário no mesmo tom. O que me preocupa é que os exemplos da história apontam justamente para o que não fazemos, reagir e nos defender. A impressão que fica é que a esquerda é demonizada como se fosse composta por bandidos perigosíssimos e ao final, temos apenas pacifistas que passam por covardes em nossas fileiras. Deve haver reação e esses caras tem que ser postos pra correr.

  • Na semana passada a Rede "Bandalhantes" passou em seu jornal a cobertura da caravana de Lula com os "evidentes" protestos.

    Não me lembro de ter visto na "Bandalhantes" reportagem sobre a caravana no nordeste.

  • MAS, FASCISTAS BOLSOMINIONS NÃO TEM CÉREBRO PARA ENTENDER ALÉM DE SUAS PROPRIAS IMBECILIDADES.

    "A imbecilidade humana não tem limites"

  • Dizem os historiadores , pesquisadores e ate caçadores de nazistas israelenses , que milhares de nazistas se instalaram fugidos pós segunda guerra no sul do Brasil e Argentina . É a nossa porção nazista em ação , isso que é descendência .

    • Os fugitivos alemães do fim da segunda guerra vieram para a América do Sul justamente porque aqui já havia uma comunidade identificada com eles. Não custa lembrar que muito europeu fugiu da miséria vindo tentar a vida no sul do brazil e Argentina no fim do século XIX e começo do XX. Olha a porcaria de herdeiros que deixaram.

  • São ovos de patos fascistas!
    Os patos são ignorantes, agora a lei é e está omissa. Estado de exceção

Related Post