Que tal votos, em lugar de pedras?

lulasul

Tenho evitado comentar os ataques de grupos de extrema-direita à caravana de Lula ao Sul do País, exatamente porque o objetivo destes grupos se tornou claro: inexpressivas nas grandes cidades, duas dúzias de provocadores se transformam em quantidade nas pequenas e médias cidades e, com ovos, pedras, tratores e caminhões, criam o que querem criar: uma impressão de que há uma “revolta” contra o ex-presidente.

Para isso, contam com a indisfarçada simpatia das polícias locais, porque ficou evidente que “lavam as mãos” diante de atitudes hostis que passam em muito do direito de protestar e levam à possibilidade real de que, disto, acabe resultando uma tragédia.

Nada disso, claro, funcionaria sem seu requisito essencial: ter mídia para amplificar os fatos, multiplicando o que é minúsculo. Hoje – mas apenas no final do texto, a Folha deixa claro que é uma ação com planejamento e comando, não uma reação espontânea:

Nas cidades por onde Lula passou, os manifestantes repetem padrões. Sempre um pequeno grupo é escalado para esperar passagem do ex-presidente, informando os que estão poucos metros adiante. Eles são orientados, por exemplo, a se dispersar no momento de aproximação de policiais para desbaratá-los e escondem pneus no mato para queimá-los impedindo a passagem do ex-presidente.

Nada disso é novo. Há um século esta sempre foi a estratégia do facismo: atacar, provocar o confronto e amedrontar a esquerda. Desde as milícias hitleristas das SA – os camisas pardas – aos blackblocs mascarados, a ação é sempre igual: provocar, agredir, criar um clima de guerra e medo.

É preciso muito cuidado para não reagir no mesmo diapasão a algo que se desmonta com um peteleco de argumentação: se Lula é tão rejeitado assim, porque tanto esforço para impedi-lo de disputar a eleição?

É a pergunta que pedras e ovos não podem responder, porque é com elas que algumas dezenas podem parecer maiores que milhares.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

44 respostas

    1. fazer o jogo deles, Fabio Dames? É só o que querem. Um cadáver só é pouco pra eles.

      1. Legítima defesa clássica,Maria Thereza G.de Freitas.Defender¨direito seu ou de outrem¨(tá lá no ordenamento jurídico penal).Não dá pra apanhar,quem sabe até ser morto,sem um pingo de reação.

        1. Bom dia Fábio, também tenho vontade espontânea de dar porrada em fascista de bostanaro mas é isso que realmente querem para melar o processo de eleição. Penso que, para aqueles milhões de eleitores “de centro”, essas cenas grotescas de extrema violência e radicalismo apenas demonstram o perfil dos fãs do bostanaro.

          1. Fascista tem mesmo que ser tratado na base da porrada, Fabio, voce esta certissimo.
            Nao se pode, nem se deve, tolerar os intolerantes. Esse e um dever de qualquer um que preze por uma sociedade livre, plural e democratica. Que me perdoem os pacifistas, mas com fascista, a unica conversa possivel e murro na cara pra soltar os dentes.

          2. o grande problema e concordo com vc Paulo, é que temos um PIG para transformar em selvageria uma reação a altura da esquerda…e transformar os racistas e fascistas ditos ” cidadãos de bem” em vítimas….esperemos o retorno da normalidade democrática e usemos as leis para puni-los com todo o rigor e sem anistia…

    2. Nossa luta deve ser no STF. Querem criar um fato político que justifique o “perigo vermelho”, a prisão do “marginal do ódio” LULA. Nossa LUTA é mostrar o ódio deles, o facismo, suas atitudes facistas.

    3. É preciso reagir sim…
      O pessoal que acompanha e faz a segurança da caravana do Lula são do MST e da CUT, portanto, acostumados a confrontos, enquanto os manifestantes costumam ser oriundos das elites locais,criados a toddynho, basta ir pra cima deles para desbaratá-los facilmente.

    1. Galinhas verdes eram os integralistas, e os integralistas eram grandes intelectuais e ferrenhos nacionalistas. Estas aí são entreguistas e miseravelmente ignorantes.

  1. Enquanto isso a senadora vaca fascista que defende os interesses da RBS destila fel e cólera…. Nada de votos para a vaca fascista….

    1. ela teve votos. Tinha outro discursos? Como elegem um governador que diz que quem quisesse piso que fosse a uma loja de material de construção… façam-me o favor. No entanto, teve votos. Considerando que a “elite” é pequena e, sozinha não elege nem presidente de grêmio recreativo….

      1. Tudo indica que o Rio Grande, a partir da revolução atrasista da Ieda Crusius, voltou ao tempo do voto de cabresto. O que o neo-coronel mandar, o pobre peão é obrigado a fazer, inclusive votar.

    2. É por essas e outras que insisto na ideia de se votar em deputados e senadores de esquerda. Chega de depender de Eduardos Cunhas, Aécios, Temeres e o resto da corja golpista. Vamos fazer um Congresso decente. Vamos pensar em como chegar à presidência da República novamente, mas sem esquecer o Congresso, que tem muitos e muitas Anas Amélias Lemos.

  2. bom dia. Concordo plenamente com o texto e falava exatamente isso com um amigo. Vamos seguir a cartilha deles? Lula está fazendo o enfrentamento com discurso, propostas e o povo. 1/2 dúzia de pessoas raivosas não representam o povo. E podíamos não dar tanta repercussão

  3. Era só o que faltava um mbl de bombacha e garrucha. Me perdoem o jogo de palavras mas são verdadeiramente “surrealista” estes tipos.

  4. O que eu sei é o seguinte: se tivessem enchido Hitler e seu pequeno grupo de seguidores de porrada e rachado-lhes o crânio logo no começo, muita desgraça teria sido evitada. Esta postura “o que vem de abaixo não me atinge” e “a música acalma as feras” que a esquerda adota precisa ser repensada.

    1. Na Alemanha não tinha PIG, sua sugestão teria efeito. Já aqui iriam chamar-nos de “estado islâmico”.

      Em país de Rede Goebbels e Bandalhantes, tem que se jogar xadrez.

    2. Exatamente isso. Eu ia fazer um comentário no mesmo tom. O que me preocupa é que os exemplos da história apontam justamente para o que não fazemos, reagir e nos defender. A impressão que fica é que a esquerda é demonizada como se fosse composta por bandidos perigosíssimos e ao final, temos apenas pacifistas que passam por covardes em nossas fileiras. Deve haver reação e esses caras tem que ser postos pra correr.

  5. Na semana passada a Rede “Bandalhantes” passou em seu jornal a cobertura da caravana de Lula com os “evidentes” protestos.

    Não me lembro de ter visto na “Bandalhantes” reportagem sobre a caravana no nordeste.

  6. MAS, FASCISTAS BOLSOMINIONS NÃO TEM CÉREBRO PARA ENTENDER ALÉM DE SUAS PROPRIAS IMBECILIDADES.

    “A imbecilidade humana não tem limites”

  7. Dizem os historiadores , pesquisadores e ate caçadores de nazistas israelenses , que milhares de nazistas se instalaram fugidos pós segunda guerra no sul do Brasil e Argentina . É a nossa porção nazista em ação , isso que é descendência .

    1. Os fugitivos alemães do fim da segunda guerra vieram para a América do Sul justamente porque aqui já havia uma comunidade identificada com eles. Não custa lembrar que muito europeu fugiu da miséria vindo tentar a vida no sul do brazil e Argentina no fim do século XIX e começo do XX. Olha a porcaria de herdeiros que deixaram.

  8. São ovos de patos fascistas!
    Os patos são ignorantes, agora a lei é e está omissa. Estado de exceção

  9. Qdo Cerra( conforme PH……kkkkk) foi atingido por um pedaço de papel a mídia nazifacistóide criou um atentado político, com idas a hospitais, coágulos, …. HOJE uma caravana da PAZ é atacada sob o olhar da mesma polícia, que ri e acoberta os agressores. Facismo de ESTADO.

  10. Hoje se falar em enfrentamento com fascistas provoca urticária ou diarréia no campo progressista. Poderiam ter assassinado Lula no sul e voces vem falar de eleições? São da corriola do Plano B também?

  11. O REINO DOS VERMES NÃO ACEITA ESSA SENADORA DE TÃO PORCARIA QUE ELA É! POR ISSO NÃO ADIANTA CHAMAR ESSA PORCARIA DE VERME! VAI MACHUCAR MUITO O REINO DOS VERMES! ESSA BOSTA ESTÁ NO REINO DA GLOBOSTANEWS ÁI SIM ELA ESTÁ BEM COLOCADA, E O PADILHA TAMBÉM ESTÁ NESSA MERDA !

  12. DEIXA ELES FAZEREM QUE O QUE SABE FAZER MESMO “O MAL PARA A DEMOCRACIA” DEIXA ELES DESTILAR ÓDIO , NÃO VAMOS ENTRAR NESSA ONDA O FUTURO DELES ELES JÁ VISUALIZARAM NÃO TEM COMO GANHAR NAS URNAS SÃO FRACOS , INCAPAZES

  13. Em 2013 aconteceu mais ou menos o que a mesma direita sem voto faz agora: : uma minoria oportunamente agressiva criou a impressão que vivíamos no pior dos mundos. E o culpado era o PT com todo o apoio da midia e da classe média despreparada para a democracia. Sempre achei que naquela época , faltou porrada. Principalmente em cima de quem vinha pra atrapalhar. O mesmo acho agora. Enfrentar os fascistas é um dever pois são minoria barulhenta e a serviço de quem quer tumultuar. E enfrentar não necessariamente é bater, mas neste caso, não recuar. E a direita deve se preocupar muito pois quem pede tanto que chova, vai ter que depois andar no barro. E o desespero mostra que , no voto, mesmo nestas regiões , vai ser dificílimo derrotar o Lula numa eleição. Outra coisa também importante é que fica explicito a ação conjunta de TODOS os grandes e maiorais da Região Sul, moro e TRF4ª estão incluídos na luta contra o “inimigo” comum : Lula e o PT.

  14. Cidades pequenas em muitos lugares do mundo assemelham-se àquelas de filmes norte-americanos. A hostilidade a forasteiros e a justiça de faroeste são flagrantes. Mas depois das jornadas de 2013 turbinadas pela mídia, o faroeste foi institucionalizado. Se madames e banqueiros podem em plenas avenidas elitistas, o capiau que comprou trator com incentivos dos governos petistas também podem. E nós vivemos isso, de algum modo na campanha em que quase Lula ganhou, mas quem levou foi Collor. Isso em plena capital do Brasil, Brasília. E a coisa fica mais grave depois da globalização, em que cidades pequenas são as ilhas ideais para lavagem de dinheiro. O dinheiro fácil piora tudo. Tá difícil, muito difícil.

  15. Devem ser uma dúzia de pilantras, pelo que eu li, os animais estão seguindo a caravana, então são os mesmos caras.
    Eles precisam ser identificados e depois processados.

  16. “A ingratidão provém, com certeza, da impossibilidade de pagamento da dívida” (Honoré de Balzac). Lula anistiou a soja transgênica para esta corja de 20 delinquentes. Melhor seria se tivesse distribuído as terras ao MST, teria mais reconhecimento.

  17. Executaram Marielle e Anderson. Temos direito de auto-defesa quando “autoridades” ameaçam nossa vida. O problema é que a reação tem que ser espontânea. Já tentam culpar Lula pela resposta violenta que vem por aí.

  18. Esta caravana ao Sul foi uma das melhores ações políticas que o Lula já fez. Se não tivesse havido a caravana, não saberíamos o tamanho nem a cor da cara do monstro. Sem contar que foi uma demonstração de muita coragem, fazer comícios nas praças públicas das cidades onde enquanto esbravejavam os grupos agro-fascistas, que em 90% das vezes não tinham mais que 50 pessoas, multidões se aglomeravam para ver e ouvir seu líder Lula. Lula arrebatou multidões em todo o Sul do país, sim. Embora no Youtube só apareçam vídeos mentirosos e cheios de estupidez e rancor, a verdade é que a caravana foi um grande sucesso. Vimos a cara dos fascistas, vimos como eles são fracos, como são nanicos mentais, e também que eles são poucos, embora barulhentos e fanfarrões.

    1. Como Brito disse, o que eles querem é uma reação. Apenas protejam-se. Para não dar razão aos idiotas e não deixar a grande mídia editar.

  19. Quando vc vê um representante do latifúndio, João Batista Olivi, publicar em seu Face, como se fosse obra de arte, a imagem de um senhor de escravos moderno açoitando um apoiador de Lula, vc percebe que não pode haver piedade na luta de classes. Espero que o PT tenha aprendido isto no caso de retomarmos o poder. Basta ver que, em pouquíssimo tempo, um governo golpista desmontou toda uma rede de proteção social criada pelos governos do PT.

  20. Prezado jornalista, bom dia!
    Posso saber o porque de meus comentários estarem sendo censurados?
    Obrigado

  21. Eu estive no evento em Foz ontem para ver o Lula e foi lindo! A polícia, aqui, diga-se de passagem, fez a sua parte: colocou os coxinhas pra correr com gás de pimenta, tiro e bomba. Dispersou os agressores. Até o choque chegar, eles jogaram laranjas, ovos e pedras. A mais pura definição da intolerância, do fascismo. Do outro lado, olhávamos e alguns até devolviam as laranjas jogadas. Alguns dizem que estamos pacíficos demais. Acredito que deixar de reagir é se deixar dominar pelo medo. Eu tive medo de ir até Lula por causa dos coxinhas. Se não fossem eles, teria muito mais gente para escutar o que Lula tinha pra dizer. Eu não levei meu filhinho por motivos de segurança, mas fui. Mesmo com medo. E fui sozinha porque não tinha com quem ir. Eu fui porque, além de querer muito ver e ouvir meu presidente, tenho consciência de que precisamos demonstrar número e força: a maior de todas elas, que é a resistência, a resiliência. Lula é exemplo disso e cada vez o admiro mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *