Queda da inflação pode ter sido cantar vitória antes da hora

bosco

Pela terceira vez a Fundação Getúlio Vargas divulga números preocupantes sobre a ameaça de um repique inflacionário em janeiro.

Desta vez, o IGP-10, que registra a variação dos preços no atacado e no varejo entre os dias  dias 11 de dezembro  e 10 de janeiro, marcou alta de 0,88%.

Se comparado ao IGP-M do primeiro decêndio , apurado entre 21 e 31 de dezembro, que indicou alta de 0,86%, verifica-se que segue a tendência.

E que, como se disse ali, começa a haver a transferência dos preços em maior elevação no atacado para os de varejo: o Índice de Preços ao Consumidor passou de 0,4%  para 0,54%. E, um mês antes, era 0,09%.

Se a cotação do dólar escapar incólume aos primeiros dias de Trump, não chega a ser nenhum desastre.

Caso contrário, estamos arriscados a queimar reservas não para impulsionar o investimento, como seria sensato, mas para manter uma cotação permanentemente irreal no câmbio, que está a toda hora sendo usado como âncora inflacionária.

Hoje, em Davos, o presidente do BC, Ilan Goldfarb, admitiu, no Valor,  que “temos reservas de 20% do PIB e usamos para prover liquidez em momentos de estresse. Esse continuará sendo o caso.”

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Para quem fez comentários apressados isso é um tiro no rim. E não foi por falta de aviso. A única coisa que sobe nesse governo é a avaliação negativa. Gostem ou não os coxinhas.

  2. Fica tranquilo Urubrito. Sei que vc é um cara que se preocupa com os pobres independente do governo de turno e torce pelo país. A inflação vai cair mais esse ano…. Pode dormir sossegado!

  3. Queda da inflação isoladamente não resolve nada. Se o poder aquisitivo do público caiu também, se o desemprego e capacidade de consumir foram reduzidas, vai se ficar na mesma. “O preço do feijão caiu, e daí se não tenho de onde tirar dinheiro pra comprar?” Acontece que esta insistência em colocar a inflação com destaque é para se aproveitar da memória que muitas pessoas ainda tem daqueles tempos de inflação de 50%… ao mês. No quadro de depressão da economia que estamos vivendo, é lógico que a inflação poderá cair, assim como a febre do doente abaixa se ele morre.

  4. Inflação vai cair? Quem disse isso? A Urubóloga? Vai cair, sim. Por absoluta falta de consumidores. Um grande feito!

  5. Luiz Carlos lembro muito de uma senhora muito bonita que decia no aeroporto de Brasil conferir as contas do pricipe das privatarias e seus tucaninhos amestrados o no dela e Ana Maria Ju conferia o dever de casa o que nao estava como ela queria ela chamana o principe e crau nele esse era o governo dos imputaveis tucanos.

  6. A quem interessa o dólar muito baixo? Aos compradores de nossas riquezas, aos importadores e aos que viajam ao exterior. Política artificial de dólar baixo é sinal de problemas lá na frente.

  7. Qualquer estudante de economia sabe que inflação cai, quando há falta de consumo. Razão: Desemprego, salários baixos, empregos temporários, arrocho fiscal, etc. Tudo isso gera desconfiança, contamina o ambiente de negócios, gera pessimismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *