Queda de Eduardo Cunha altera planos do golpismo

ameaca

 

O problema dos “planos perfeitos” é um pequeno detalhe: a realidade não pode ser determinada nem mesmo pelo “partido único da comunicação” que domina o Brasil.

 

Há, neste momento, um consenso – Cunha caiu, não tem mais serventia, mesmo num surto de loucura política – e um dilema: o que fazer para recuperar o poder formal sobre o impeachment que ele institucional – mas não mais politicamente- detém.

 

A “oposição de brincadeirinha” – tucanos e demos do Congresso – batem cabeça entre notas e declarações hipócritas  sobre Cunha e a agora morta esperança de que ele, vingativamente, poria em marcha o bonde do impeachment, travado pelo Supremo. Os seus pitbulls, arraia miúda,  dividem-se entre a  última esperança de faze-lo ir ao disparate  ou a um patético remake do pedido sem fundamentos que vão colocar nas mãos moribundas do presidente da Câmara.

 

Já a “oposição de verdade” – a mídia e o núcleo conspirador instalado nas áreas de  sombra do Ministério Público e da Polícia Federal –  discute e ensaia o que fazer para prosseguir naquilo que, de forma assustadoramente patética, foi definido pelo de novo atucanado Paulinho da Força, que definitivamente é um homem sem temor do ridículo:  “O nosso negócio é derrubar a Dilma. Nada nos tira desse rumo”

 

Primeiro, o que fazer com Cunha. Nisso, a decisão está tomada, ou quase: vão derruba-lo com a agora desejável rapidez, para que ainda possam tentar colocar em seu lugar um aliado, o que apresenta grandes dificuldades, porque o Governo, finalmente, parece ter alcançado um mínimo de rearticulação política.

 

A intenção, claro, esbarra na feroz resistência que lhe oporá Cunha, temeroso de uma cassação de mandato que lhe retire o foro no Supremo e o mande às celas de Moro. Sem o poder de Presidente, Cunha sabe que não interessa mais e será atirado aos leões pelos seus amigos das horas gordas.

 

O primeiro e patético ensaio da mídia  foi tentar colar o zumbi  a Dilma e, sobretudo, a Lula. Não funciona – sabem disso – mas é pretexto para uma nova saraivada “moralista”, devidamente municiada pelo “renascer dos vazamentos” a que se dedicam agora.

 

A capa da Veja, completamente descadeirada com o naufrágio de seu ex-herói – que há dois dias ainda vinha recebendo a “sheherazádica” defesa daquela moça que mantém um panfleto chamado “TV Veja”, com uma diatribe em que chamou o Supremo Tribunal Federal de “puxadinho do Planalto” – mostra que é isso que os anima: levar Lula e Dilma de cambulhada com Cunha.

 

Mas, para isso, precisam seguir fazendo o que é necessário a isso: dar a impressão de que o governo do país está paralisado e não é capaz de exercer seu comando sobre a vida nacional.

 

Que o Governo Dilma permaneça a abulia recessiva que marca sua área econômica e a falta de comando que se nota em sua área de coordenação político-jurídica.

 

Aí está a razão das fofocas sobre a substituição de Joaquim Levy, que perdeu a credibilidade em seu projeto do “afundo e emerjo logo”, não por deficiência pessoal sua, como economista, mas por não ter compreendido que o Brasil não pode ser governado com simples ortodoxia  e não ter recebido, como esperava, apoio do campo conservador em suas medidas.

 

A rigor, lágrimas por sua substituição só virão mesmo dos colunistas de economia, e por simples vontade de transformar a experiência e a solidariedade de Lula em um “capitis dimininutio” de Dilma como presidente.

 

Só quem não vê o óbvio, que Lula é a fonte primária da legitimidade eleitoral alcançada por Dilma e que a sobrevivência de Dilma como governante são vitais para Lula pode achar “anormal” que os dois decidam em conjunto, até porque a palavra final é dela, pela investidura que possui.

 

O resto é mentalidade senhorial – ou ditatorial – do “quem manda aqui sou eu”, porque o poder democrático se exerce com o “nós”, as forças que o constituíram, das quais o presidente da República é o árbitro, não o dono.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Do Blog Sensacionalista- ecepcionado com o vazamentos de seus dados sobre suas contas secretas na Suíça, Eduardo Cunha encontrou outra forma de esconder seu dinheiro sem ser descoberto. O deputado sacou todo seu dinheiro guardado na Suíça e investiu tudo em obras do metrô de São Paulo, onde teria maior garantia de sigilo.
    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, agradeceu o investimento do deputado nas obras do estado e reforçou que irá tornar ainda mais sigilosos os dados sobre as obras do metrô, para garantir um investimento seguro para Eduardo Cunha.
    Como é que o Cunha não pensou nisso? Ou se tivesse se associado ao Aécio com seu amigo do helicóptero, não estaria passando esse aperto.

    1. Se estamos também tentando incursões no terreno da contra-informação, seria bom acrescentar uma outra piada: Foram tirar um avião da água. Quando viram que isso poderia implicar o PSDB, deixaram o avião cair novamente na água, retiraram o guindaste e foram embora.

  2. A turma do “somos todos cunha”sabia quem ele era, mas tinha a certeza que por ser protegido do pig elle era intocável. Agora, inexplicavelmente, para eles, bandidos também, a casa caiu e eles estão sem apoio e meio perdidos. O único norte deles é o que lhe dá o pig: o ódio ao pt.
    Pobres coitados, mas bandidos também.

    1. hccoelho, o Cunha não está perdido, no site Jesus.com diz sobre o bom ladrão:
      AINDA HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.

      1. Manrel,
        ” ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.”
        Até ai kunha está sem cobertura.
        Acontece que kunha NÃO recolheu o dízimo sobre os capitais exportados.
        É certo que pretendia fazê-lo na primeira hora da segunda feira mas, como dizem,
        “De boas intenções o inferno está cheio”

  3. Há uma foto no google ( que ótimo é a internet) pois fica documentado e não pode ser desmentida. Penso que poderia ser usada nas campanhas políticas na TV.
    Nela há uma faixa com os dizeres ” O PSDB saúda a marcha pela liberdade. Vocês são exemplos de cidadania e esperança para um Brasil livre da corrupção”
    Nela esta o Cunha no centro cercado pelos militantes do PSDB.
    https://www.google.com.br/search q=foto+o+psdb+sauda+a+marcha+pela+liberdade++voc%C3%

  4. O que havia antes ao redor do Kunha era patótico.
    Da patota: pig, DEM,Psdb, moro.
    Agora se tornou patético. Mas o q melhor expressa o caso, ao menos quando digo a meus colegas, é o lapidar ditado antigo lembrado pelo blog:” macaco que muito pula, quer chumbo”

  5. Você foi no vêio Brito: “por não ter compreendido que o Brasil não pode ser governado com simples ortodoxia e não ter recebido, como esperava, apoio do campo conservador em suas medidas.”
    A ortodoxia liberal depende da bem aventurança dos agentes econômicos.
    Assim como para alguns de nós da esquerda os trabalhadores são bons selvagens, para eles os empresários é que o são.

  6. A mídia bandida criou uma nova comédia de erros: O Golpe. À frente do elenco, o deputado Sampaio (parece nome de delegado mesmo) e os Cunha, o Dudu e o Aecim. De escada, o deputado ‘solidário’ Paulinho da Força. Ah, não força…

  7. O PIG é safado até bater de pau. O PIG não protege ninguém, segura o salafrário enquanto pode e depois o abandona “ferido e moribundo” na beira da estrada. O PIG , o mais golpista de todos os PIG manda retirar o cadáver, faz como no circo, determina que a orquestra volte a tocar enquanto o espetáculo continua. O PIGLOBO é o maior e mais corrupto inimigo da democracia e de uma nação independente de nome Brasil.

  8. BORA!
    by Ramiro Conceição

    Bora pra rua!
    Pois foi de lá que a Estrela Vermelha nasceu.
    Bora pra rua! Pois é lá que inventamos, nós !

  9. Vai Cunha os caras já te descartaram mesmo, começa a entregar o que você sabe deles, pois do PT você não tem nada, senão em seus bons tempos já teria exposto.Te ferraram, revide.

  10. A QUEDA de Cunha ou as últimas horas do Reich do Jesus.com poderá reservar algumas surpresas, inclusive desagradáveis para a grande mídia de oposição.

    Quanto ao retorno , ainda que tardio, da articulação política , tal movimento possui nome – Jaques Wagner.

    Quanto ao Levy – assim como o Cardozão, pergunta-se…..por quais motivos ainda não pediu o boné ?

  11. pediu R$ 1 mil emprestados a um amigo para iniciar um negócio próprio, uma venda de frango assado no bairro. Teria de pagar R$ 1,3 mil – juros de 30% – e não via o negócio prosperar.
    Do mesmo amigo ouviu o conselho que mudou sua vida e, hoje, nove anos e meio depois, faz do rapaz uma espécie de “rei do frango” no Complexo da Maré, zona norte do Rio: “Rapaz, escolheu o lugar errado. Lugar bom de fazer negócio é na favela”. Quando a midia diz que Brasil vai afundar que a economia é um desastre constatamos que a periferia melhorou 100% com isto eles não se conformam.Veja em :
    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151013_jovens_empreendedores_favela_fe_rb

  12. “”Paulinho da Força, que definitivamente é um homem sem temor do ridículo: “O nosso negócio é derrubar a Dilma. Nada nos tira desse rumo”””
    STF, falar isto não é crime numa democracia constitucional????

  13. Gente, mas como vocês são invejosos. O Cunha apenas está usando o que a direita brasileira tem de melhor: a meritocleptocracia!

  14. Anotem: a escumalha golpista iniciará badernas assemelhadas a terrorismo urbano, através dos celerados que sustenta e assinaram o mais recente pedido de impeachment a ser protocolado na próxima semana.

  15. Quanto à moça citada,tem a síndrome do ” MAU HÁLITO “,e mesmo que fosse bonita,MAU HÁLITO derruba qualquer vaidade.Não passa disso.Com referência à OPOSIÇÃO,vai se valer de seus aliados mais fiéis.A quase totalidade da PF e do MP,e do JUDICIÁRIO,essa turma encastelada em seus privilégios e fartamente bem remunerada.

  16. vamos ver se esse desgoverno sai da defensiva, se a corja conseguir de novo botar esse desgoverno contra a parede, ai sim esse desgoverno merece cair , ta pedindo para isso. nao tem como , deixar esses desgraçados dos quintos dos infernos ditar as regras no pais. mas se a situaçao chegou a esse ponto e nao canso de dizer isso , é por culpa dela e do pt bundao. ate o pt bundao nao quer mais o leviano dos banqueiros , mas ela continua com ele , com ele , com o ze tucano traidor e aliado dos golpistas e outros mais. ai nao tem jeito , ninguem aguenta.

  17. Os tucanos foram usados como massa de manobra do Cunha em defesa do mandato. O FHC bateu palmas para um bandido escrevendo o pior dos capítulos da historia usando as tintas da corrupção apoiaram um golpe que já vinha morto antes de nascer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *