A professora Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, foi muito criticada por defender que a SBPC não fosse favor nem contra o governo Temer, na época do golpe de Estado.
Hoje, no UOL, a doutora em biologia molecular, diz que está cansada de defender a ciência e a tecnologia e tem vontade “de recomendar aos jovens que saiam deste País”, tamanho é o corte que se fez nas verbas de pesquisa científica no Brasil.
A doutora Helena não é a única arrependida. Soube hoje de um professor “coxinha” da Universidade do Estado que está aos brados contra o fechamento – sim, a palavra é esta mesmo – da UERJ.
Não os apedrejo nem lhes digo “bem-feito”, infantilidades próprias que quem não reconhece o direito alheio a, inclusive, ser tolo.
Mas me surpreende que gente da ciência não seja capaz de ver o óbvio: que este golpe veio para aniquilar qualquer as piração de independência do Brasil e que, para isso, uma das primeiras cabeças a serem cortadas é a do conhecimento.
O único que digo à doutora Helena é que há muita gente, jovem e velha, que não vai cansar nunca de defender o Brasil e dispensa a sua recomendação de deixar o Brasil.
Vamos ficar e vamos lutar.
Veja o trecho da matéria do UOL e assine o manifesto em defesa dos recursos para a pesquisa científica nacional:
Eu estou muito chateada, sabe? Estou com idade suficiente para pendurar as chuteiras. Não sei porque que eu continuo ainda lutando nesse País. Oferta de emprego no exterior, eu sempre tive. Muitas. Agora eu estou ficando cansada e estou com vontade de recomendar aos jovens: saiam deste País”, desabafou Helena Nader, presidente da SBPC.
De acordo com Helena, recursos para a área vêm caindo desde o governo Dilma Rousseff, e o novo limite de gastos pegou o orçamento de Ciência e Tecnologia em um dos seus piores momentos.
“Junto com essa sumida de recursos da fonte 100, nós temos uma PEC que colocou o Ministério da Ciência e Tecnologia, nos fotografou [tomou como base os gastos do orçamento], no pior patamar dos últimos anos” explicou a pesquisadora.
View Comments (43)
Dra: Suma desse país que a senhora ajudou a ferrar e leve seu golpismo junto.A luta não é para covardes , e a vida requer coragem, acho que alguém já disse isso né.
Essa coxinha cheia de varizes só está desolada porque o governo Temer é muito ruim.
Ela não está preocupada com a derrubada da democracia nem pelo fato de golpe ter sido dado por corruptos do legislativo, executivo, judiciário e de banqueiros e empresários safados aliados `GLOBO e à CIA.
Ela só está desolada porque mexeram no queijo dela.
Não merece nem que falemos dela.
Dra, vai cagar.
Ela faz parte dos coxinhas da Paulista, são pessoas bem treinadas no que fazem, mas só sabem do que fazem.
São os IMBECIS BEM TREINADOS
É incompreensível mesmo que doutores da área da ciência (porque os do judiciário não passam de abutres) não tenham se manifestado no golpe. Agora, reclamam do leite derramado. Sei que é infantil, Brito, mas dá muita vontade de dizer bem mais que "bem-feito".
São elitistas (uns pobres assalariados que "se têm certeza"..., só isso) e não estão nem aí para o povão, isso explica a posição de sobre o muro antes do golpe.
tchau querida leve o golpista com voce.
E vai piorar muito...antes de melhorar, se melhorar, depois de muita luta, SIM!
O preço da covardia.
Nunca as Universidades públicas receberam tanto recurso como nesse 14 anos do governo do PT. O número de professores dobrou para dar conta da inclusão de centenas de jovens, os salários também dobraram, depois de anos de penúria e defasagem no governo FHC, o número de bolsa de estudo tanto p/ área de mestrado ,doutorado, iniciação científica também aumentou muitíssimo, o dinheiro p/ os programas de Pós Graduação, equipamento de laboratórios, novos veículos foi triplicado. Mas muitos desses cientistas eram contra Lula e Dilma inclusive participavam das marchas de fora Dilma. Embora com doutorado, onde são especialistas em sua área são extremamente insensíveis em política, também muitos estudantes que foram favorecidos inclusive com bolsa do programa ciência sem fronteira, eram coxinhas. Vamos ver o que a ciência no Brasil se transformará nesse governo golpista. Não serão chamados p/ nada nesse governo, e se preparem pois a cada hora que passa, o Brasil só piora.
Concordo 100%. O pior é ver essa Dra. "Pôncio Pilatos" dar agora uma de madalena arrependida, em vez de juntar-se ao movimento pela anulação do golpe, que vem sucateando a ciência no Brasil. Que chupem essa manga, golpistas filhos da puta!
Países destruídos por governos canalhas (como esse que transformou o Brasil em uma republiqueta bananeira) apresentam uma coisa em comum, a debandada dos cérebros, principalmente jovens pesquisadores. E o que isso traz como consequência? Obviamente que é uma acentuação da velocidade rumo ao abismo. Porém, não me surpreendo ao ler sobre a "dica" infeliz que a presidente da sbpc deu aos brasileiros. Vi muitos professores universitários sendo facilmente manipulados pela emissora criminosa ou pelos jornalões e revistas amareladas da grande mídia golpista, mesmo sendo exímios conhecedores de suas áreas. Voltando ao assunto da infelicidade da entrevista da presidente da sbpc, concordo plenamente que não adianta só reconhecer que esse golpe não é contra uma Presidenta ou contra um partido, mas sim contra o Brasil e o seu povo. Reconhecer isso é o primeiro passo, porém é preciso se juntar ao movimento de anulação do impeachment ou pelas diretas já.
informações do MCT de 2000 a 2013
Como que uma Ciência Sem Partido?
Impressionante que alguém à testa de uma instituição de tal envergadura e importância não tenha visto, criticado e se preparado para o país que iria sair daquela reunião anual de cunhas em 17 de abril.
Uma lástima.
faltou o link:
http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/9058.html
Fessôra, vá para a puta que a pariu!
Peço desculpas pela expressão "Fessôra".