Quem calou com o golpe agora sente o mal que aceitou

nader

A professora Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, foi muito criticada  por  defender que a SBPC  não fosse  favor nem contra o governo Temer, na época do golpe de Estado.

Hoje, no UOL, a doutora em biologia molecular, diz que está cansada de defender a ciência e a tecnologia e tem vontade “de recomendar aos jovens que saiam deste País”, tamanho é o corte que se fez nas verbas de pesquisa científica no Brasil.

A doutora Helena não é a única arrependida. Soube hoje de um professor “coxinha” da Universidade do Estado que está aos brados contra o fechamento – sim, a palavra é esta mesmo – da UERJ.

Não os apedrejo nem lhes digo “bem-feito”, infantilidades próprias que quem não reconhece o direito alheio a, inclusive, ser tolo.

Mas me surpreende que gente da ciência não seja capaz de ver o óbvio: que este golpe veio para aniquilar qualquer as piração de independência do Brasil e que, para isso, uma das primeiras cabeças a serem cortadas é a do conhecimento.

O único que digo à doutora Helena é que há muita gente, jovem e velha, que não vai cansar nunca de defender o Brasil e dispensa a sua recomendação de deixar o Brasil.

Vamos ficar e vamos lutar.

Veja o trecho da matéria do UOL e assine o manifesto em defesa dos recursos para a pesquisa científica nacional:

 

Eu estou muito chateada, sabe? Estou com idade suficiente para pendurar as chuteiras. Não sei porque que eu continuo ainda lutando nesse País. Oferta de emprego no exterior, eu sempre tive. Muitas. Agora eu estou ficando cansada e estou com vontade de recomendar aos jovens: saiam deste País”, desabafou Helena Nader, presidente da SBPC.

De acordo com Helena, recursos para a área vêm caindo desde o governo Dilma Rousseff, e o novo limite de gastos pegou o orçamento de Ciência e Tecnologia em um dos seus piores momentos.

“Junto com essa sumida de recursos da fonte 100, nós temos uma PEC que colocou o Ministério da Ciência e Tecnologia, nos fotografou [tomou como base os gastos do orçamento], no pior patamar dos últimos anos” explicou a pesquisadora.

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

43 respostas

  1. Dra: Suma desse país que a senhora ajudou a ferrar e leve seu golpismo junto.A luta não é para covardes , e a vida requer coragem, acho que alguém já disse isso né.

    1. Essa coxinha cheia de varizes só está desolada porque o governo Temer é muito ruim.
      Ela não está preocupada com a derrubada da democracia nem pelo fato de golpe ter sido dado por corruptos do legislativo, executivo, judiciário e de banqueiros e empresários safados aliados `GLOBO e à CIA.
      Ela só está desolada porque mexeram no queijo dela.
      Não merece nem que falemos dela.
      Dra, vai cagar.

      1. Ela faz parte dos coxinhas da Paulista, são pessoas bem treinadas no que fazem, mas só sabem do que fazem.
        São os IMBECIS BEM TREINADOS

  2. É incompreensível mesmo que doutores da área da ciência (porque os do judiciário não passam de abutres) não tenham se manifestado no golpe. Agora, reclamam do leite derramado. Sei que é infantil, Brito, mas dá muita vontade de dizer bem mais que “bem-feito”.

    1. São elitistas (uns pobres assalariados que “se têm certeza”…, só isso) e não estão nem aí para o povão, isso explica a posição de sobre o muro antes do golpe.

  3. Nunca as Universidades públicas receberam tanto recurso como nesse 14 anos do governo do PT. O número de professores dobrou para dar conta da inclusão de centenas de jovens, os salários também dobraram, depois de anos de penúria e defasagem no governo FHC, o número de bolsa de estudo tanto p/ área de mestrado ,doutorado, iniciação científica também aumentou muitíssimo, o dinheiro p/ os programas de Pós Graduação, equipamento de laboratórios, novos veículos foi triplicado. Mas muitos desses cientistas eram contra Lula e Dilma inclusive participavam das marchas de fora Dilma. Embora com doutorado, onde são especialistas em sua área são extremamente insensíveis em política, também muitos estudantes que foram favorecidos inclusive com bolsa do programa ciência sem fronteira, eram coxinhas. Vamos ver o que a ciência no Brasil se transformará nesse governo golpista. Não serão chamados p/ nada nesse governo, e se preparem pois a cada hora que passa, o Brasil só piora.

    1. Concordo 100%. O pior é ver essa Dra. “Pôncio Pilatos” dar agora uma de madalena arrependida, em vez de juntar-se ao movimento pela anulação do golpe, que vem sucateando a ciência no Brasil. Que chupem essa manga, golpistas filhos da puta!

    2. Países destruídos por governos canalhas (como esse que transformou o Brasil em uma republiqueta bananeira) apresentam uma coisa em comum, a debandada dos cérebros, principalmente jovens pesquisadores. E o que isso traz como consequência? Obviamente que é uma acentuação da velocidade rumo ao abismo. Porém, não me surpreendo ao ler sobre a “dica” infeliz que a presidente da sbpc deu aos brasileiros. Vi muitos professores universitários sendo facilmente manipulados pela emissora criminosa ou pelos jornalões e revistas amareladas da grande mídia golpista, mesmo sendo exímios conhecedores de suas áreas. Voltando ao assunto da infelicidade da entrevista da presidente da sbpc, concordo plenamente que não adianta só reconhecer que esse golpe não é contra uma Presidenta ou contra um partido, mas sim contra o Brasil e o seu povo. Reconhecer isso é o primeiro passo, porém é preciso se juntar ao movimento de anulação do impeachment ou pelas diretas já.

  4. Como que uma Ciência Sem Partido?

    Impressionante que alguém à testa de uma instituição de tal envergadura e importância não tenha visto, criticado e se preparado para o país que iria sair daquela reunião anual de cunhas em 17 de abril.

    Uma lástima.

  5. Aos poucos eles vão percebendo a merda que fizeram. Mas continuarão aqui, derramando seu ódio e sua estupidez. Dá-lhe Temer, arrasa tudo de uma vez.

  6. Desculpem, mas eu já disse aqui depois do 31/08: que se exploda tudo, que coxinhas se ferrem, que se arrebentem. Depois a gente arruma essa joça chamada Brasil. Com paredón e tudo.

  7. Essa, pelo menos, reconhece a burrice. Outros PATETAS GOLPISTAS querem nos fazer crer que eles, os PATETAS, estão certos. É ou não é, desornetos e malissons?

  8. Pode ser intatilidade minha, mas, como ando dizendo, não desejei mas estou gloriando este tipo de situação. Acho que é a unica forma de tirar a magoa que tenho de todos que apoiaram o golpe. Se não, adoeço.

  9. Pois eu digo “bem feito”, sem o menor receio de ser infantil. Essa gente que ficou em cima do muro, ou apoiou o impeachment, tem idade suficiente para saber o que era a ciência e tecnologia deste país, antes de Lula e Dilma.

  10. Todos que aceitaram e foram convenientes com o golpe se arrependerão logo. Inclusive aqueles que deixaram algo tão inconstitucional passar. Estes vão sentir pena deles mesmos e sabendo que foram coniventes. Sem lei os donos da lei perdem o sentido. Depois do golpe o caos, não perceberam? Estava tão fácil perceber.

  11. A professora é ex-coxinha, e atualmente ,uma…. “Anta Arrependida”, espécie rara, encontrada apenas na Amazônia Meridional.

  12. Qual é a expectativa que as pessoas politicamente conscientes, democratas e progressistas frente à lideranças populares dos movimentos sociais, frentes políticas, sindicatos, partidos progressistas e entidades nacionais de jovens e estudantes? Na minha humilde opinião, sujeita a controvérsias, espera-se que diante da progressiva destruição da democracia com a deposição ilegal de um governo constitucionalmente eleito, da república aos cacos, das instituições ditas “republicanas” envolvidas num Golpe de Estado contra a democracia manobrado de fora do país, a expectativa mínima que se espera destas lideranças (?!) é a organização da resistência popular diante do caos que impera em nosso Brasil. Mas o que estamos vendo? Frentes políticas como a FBSM (Frente Brasil SEM MEDO), FBP, movimentos sociais como o MST e o MTST, partidos políticos como o PT, o PCdoB, o PSOL, entre outros, sindicatos de âmbito nacional como a CUT e dos petroleiros, uma entidade estudantil, a UNE, outra de jovens politizados, o LPJ, todas covardemente imobilizadas, inertes, sem conversar entre si, limitando-se a dar entrevistas e anunciar com pompa e circunstância que o “governo Temer está morto”, o que a realidade não demonstra. O único a combater os golpistas de frente é o ex-Presidente Lula que não tem medo de ir às ruas, misturar-se com as pessoas comuns e dizer o que está acontecendo na vida real que a mídia-empresa não deixa a nação ver.

  13. Pô Brito, “Não os apedrejo nem lhes digo “bem-feito”, infantilidades próprias que quem não reconhece o direito alheio a, inclusive, ser tolo”, aí vc deu uma no cravo e outra na ferradura, mas não é infantilidade não, é simplesmente a lei do retorno!

  14. Se ninguém diz,eu digo,bem feito bando de covardes coxinhas. Gente como vocês que apoiaram o golpe achando que o culpado só fosse o Pt bundao se ferrou. Vocês a maioria pelo apoiaram o golpe e achando otimo o pais pegar fogo. O coxinha quando se ferra ,a primeira coisa que eles fazem ,é fugir. Que fuja mesmo pra bem longe.

  15. Srª Professora Doutora,

    Vá para Cuba! (lá tem aposentadoria, assistência médica, prestigio para acadêmicos e o dinheiro para pesquisa, se é pouco, é o máximo que a sociedade consegue arranjar, com sinceridade e total senso da importância de investir em conhecimento).

    PS. Nuremberg teve seus bancos dos réus lotados de “cientistas neutros”. Ter diploma, aos poucos, se prova uma suspeição de demérito moral…

  16. Bravo Brito!

    É isso.

    Fiquemos e Lutemos por nosso Brasil!

    Dra., vá usufruir sua aposentadora juntamente com aqueles que querem algo pronto, VÁ!

    Evidentemente sentiremos sua falta, mas surgirão, certamente, pessoa interessadas na LUTA PERMANENTE, e não FUGIRÃO, da luta, para construir um BRASIL solidário e forte para todos os brasileiros.

    Não se faça de rogada Dra. VÁ!!!

  17. Sei que tinha muita gente da UERJ que apostou contra os governos petistas, mas isso não é motivo para se apostar na destruição de uma universidade. Nossas maiores universidades estão divididas, a USP, por exemplo, tem Janaína, aquele troço sem adjetivo que a qualifique. Ainda assim, as universidades brasileiras são todas importantes para nosso país. Agora, essa senhora da SBPC está ainda mais apegada ao ego e incapacitada de enxergar o que está acontecendo no país. Uma lástima.

  18. O ” ARREPENDIDO “,na primeira vez após isso,que tiver oportunidade,vai afirmar que não se arrependeu.Esse é tão perigoso,quando O ALCAGUETE.

  19. Pois é, Dra. Cansada. Que papelão, né? Agora quem paga o pato pela sua omissão ou covardia são os jovens, os pobres. A senhora foge do país, se quiser. Optar por ideologias preconceituosas ou reacionárias dá nisso. Optar por ser um analfabeto político dá nisso…

  20. Boa tarde.
    Quando eu vejo esta senhora, os caminhoneiros coxinhas, estes, em geral, reclamando, eu me lembro de uma palavra:
    Axé. Axé Pouco“.
    Chapéu de otário é marreta.

  21. FB, vc falou tudo ! Que ela se retire e deixe aqueles que sempre lutaram, lutam e lutarão. A fulaninha não conseguiu avaliar o obvio porque estava mais preocupada com a sopa do ambiente corporativista de seu pequeno mundinho , Então, agora ela pode aceitar as propostas de pesquisadora junto com o Trump e, por favor, deixe o lugar vago para aqueles que estão lutando porque amam e querem proteger o Brasil. Ja vai tarde madame !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *