Quem Moro quis censurar. Por Moisés Mendes

O juiz Sergio Moro não reage com naturalidade quando se sente contrariado. Em outubro do ano passado, o juiz de Curitiba incomodou-se com um artigo que o criticava, publicado na Folha de São Paulo, e fez o que muita gente faz.

Escreveu para o jornal e reclamou. Mas fez também o que uma minoria insegura faz. Sugeriu que o autor do artigo fosse censurado pela Folha, por considerar que o texto era panfletário e tinha conteúdo partidário, entre outros defeitos.

O autor do texto acusara Moro de “intolerância moralista”. O artigo dizia: “A história tem muitos exemplos de justiceiros messiânicos como o juiz Sergio Moro e seus sequazes da Promotoria Pública”.

O juiz devolveu, na carta ao jornal: “Embora críticas a qualquer autoridade pública sejam bem-vindas e ainda que seja importante manter um ambiente pluralista, a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveria ser evitada, ainda mais por jornais com a tradição e a história da Folha”. Evitada como?

O juiz não sabia (o que é grave para quem contesta quem o critica) que o autor do artigo ajudou e continua ajudando a Folha a fazer história. O ‘panfletário’ é integrante do conselho editorial do jornal e um de seus principais articulistas há quatro décadas.

Pois agora a ignorância do juiz Moro poderá ser sanada, porque seu alvo faz história pelo país e merece um livro que conte sua trajetória. Chega amanhã (29/03) às livrarias Um Aprendiz de Quixote: Memórias de Arruá (Verbena Editora), com as memórias do físico, engenheiro e pensador Rogério Cerqueira Leite.

Cerqueira Leite, o ‘rancoroso’ que acionou o mecanismo autoritário do juiz de Curitiba, é um dos grandes brasileiros do século 20. É cientista respeitado, contribuiu para a resistência à ditadura, defende a democracia em sua plenitude, faz e reflete sobre ciência, universidade, ambiente e as questões essenciais do humanismo. Desde o começo das manobras da direita, fez campanha contra o golpe de agosto.

Moro deveria conhecê-lo, antes de atacá-lo por suas discordâncias em relação à seletividade da Lava-Jato. Não se trata de desinformação, mas de ignorância mesmo. Um juiz não pode dizer que desconhece Rogério Cerqueira Leite.

A Folha trouxe na segunda-feira um breve resumo dos feitos do cientista, destacando um ponto: ele é um dos raros oráculos brasileiros que junta ciência e humanidades, sempre fazendo uma abordagem sociológica e literária dos temas que o inspiram.

Cerqueira Leite criou, nos anos 80, uma das loucuras nacionais, o Laboratório de Luz Síncrotron, em Campinas, que atua em várias frentes da pesquisa científica e é considerado o similar brasileiro dos aceleradores de partículas da Europa.

Mas ele não é apenas um professor pardal metido em discussões sobre energia nuclear, combustíveis fosseis (que abomina) e fontes alternativas de energia, como professor da Universidade de Campinas.

É um provocador, um polemizador, um intelectual ativo no debate das grandes controvérsias. Como fez agora ao provocar Sergio Moro e obter como reposta uma sugestão de que deveria ser eliminado do quadro de colaboradores da Folha.

No artigo que contrariou o juiz, Cerqueira fez referência aos embates de ideias de tempos medievais e alertou Moro para o que aconteceu com Girolamo Savonarola, o padre que desafiou a Igreja e foi queimado vivo em Roma.

O cientista escreveu que, depois da caçada a Lula, o juiz poderia ser abandonado pelos que sustentam sua atuação na Lava-Jato: “Cuidado, Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira. Só vai vosmecê sobreviver enquanto Lula e o PT estiverem vivos e atuantes”.

O juiz levou tão a sério a ameaça da fogueira que, na resposta à Folha, lamentou o fato de o cientista “chegar a sugerir atos de violência contra o ora magistrado”.

Cerqueira teve de escrever de novo à Folha, em carta à seção do leitor, para esclarecer e ironizar, num texto curto e brilhante. Eis um trecho: “O fogo a que me refiro é o fogo da história. Intelectos condicionados por princípios de intolerância não percebem a diferença entre metáforas e ações concretas”.

É como se estivesse falando com uma criança. Mas Sergio Moro, o concreto, deve encontrar tempo para ler o livro deste senhor de 85 anos. Quem sabe se arrependa do dia em que teve a ideia de que seria possível censurar o pensamento de um dos últimos sábios brasileiros.

Peço desculpas por tirar o prazer da surpresa, mas a própria Folha esclarece, ao destacar que Cerqueira Leite tem vocação para a encrenca, que o arruá do subtítulo do livro quer dizer arisco, bravio, indócil e brigão. Com quem um juiz previsível, cartesiano, esquemático e simplório foi se meter.

*Publicado originalmente no blog Extra Classe.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Pois eu acho que o referido JUIZ,é fruto da SOBERBA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO,embora todos os outros o sejam também,pois fazem parte de uma CASTA,que não estão submetidos a nenhum FORO,que não seja o FORO DELES PRÓPRIOS Alguém sabe de algum integrante do JUDICIÁRIO,punido exemplarmente,senão aqueles que expõe as MAZELAS DO JUDICIÁRIO.Exemplo recente,o JUIZ NICOLAU.Eu confio tão pouco no JUDICIÁRIO,que gostaria de escrever JUIZ,com a letra S.S,de SOBERBA.

    • Marco, o judiciário e seus anexos estão unicamente preocupados em garantir os seus imorais e ilegais salários. Por isso apoiam e dão guarida a este governo quadrilheiro e deixam correr solto esta outra quadrilha que é a força tarefa da lava-jato, Moro incluído.

  • Tenho profunda adimiração pelo cientista pelo outro nao.

  • Hoje o Nassif em um artigo relata o que sucedeu com a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, que havia criticado o Moro. Havia uma armação, que se não fosse o advogado do Eduardo, que chegou nos últimos instantes, esse poderia ter assinado um "depoimento armado pelos policiais", em que Lula seria implicado de obstruir a justiça. Como o mesmo jamais havia dito o que estava no documento, o documento teve que ser modificado. A condução coercitiva foi a mando do Moro. Um procedimento de fraude e extorsão como esse, que é usual no tribunal de Curitiba, não tem precedente a não ser em republiquetas onde impera a corrupção.

  • O físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Professor emérito da Unicamp, o único físico brasileiro indicado ao Premio Nobel de ciência, rebateu a crítica recente que recebeu do juiz Sergio Moro. E insistiu em afirmar que o magistrado “é absolutamente parcial e está a serviço das classes dominantes”.
    Só não concorda com essa afirmação, quem for cego, surdo ou não tem a menor noção da realidade.

  • O que é o juiz Moro? Um bacharel.

    Um Kataguiri que se formou, decorou a lição e, sem nenhum tipo de freio, decide a minha vida.

    Moro é um bacharel.

    Sem voto.

    Sem vivência.

    Sem luzes.

    Sem História.

    Lula pelo menos não diz que sabe o que não sabe...

  • O que esperar de um intelequitual de apostilha e resumão?

  • Vídeo mostra Moro incomodado com questões sobre Aécio, vazamentos e abusos

    SEG, 10/04/2017 – 16:27

    (…)
    As perguntas que o jornalista Ricardo Senra, correspondendo da BBC Brasil em Washington, fez em um encontro exclusivo com Sergio Moro, durante a passagem do juiz símbolo da Lava Jato pela Harvard Business School, em Cambridge, deixou o magistrado visivelmente desconfortável.
    O vídeo, publicado nesta segunda (10) pela BBC Brasil, mostra Moro incomodado com as perguntas espinhosas que foram pipocando ao longo do bate-papo, a ponto de pedir que pedir para que a entrevista fosse encerrada antes do previsto
    O desconforto de Moro começou quando o jornalista pergunta se ele não acha um “conflito ético” ter tirado fotos ao lado de Aécio Neves e Michel Temer, quando ambos são citados em delações da Lava Jato.
    [o infame DEMoTucano ‘mor(t)o’ no estilo ‘O CÍNICO DEPRAVADO’! Adendo do matuto!]
    Moro respondeu, sorrindo, que não, pois o senador tem foro privilegiado e não tem qualquer possibilidade de ser julgado na primeira instância.
    (…)
    Foi aí, por volta dos 6 minutos de vídeo, que ele olhou o relógio e disparou: “Vamos fazer o seguinte, viu? Mais uma pergunta e a gente encerra.”
    Durante a entrevista, Moro também negou que a Lava Jato tenha caráter parcial; disse que alguns dos vazamentos criticados, na verdade, não foram vazamentos porque eram informações relacionadas a processos que deveriam ser de conhecimento público (caso de Lula) e negou-se a responder sobre a repercussão negativa da condução coercitiva de Eduardo Guimarães, pois trata-se de investigação pendente.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/video-mostra-moro-incomodado-com-questoes-sobre-aecio-vazamentos-e-abusos

  • O infame DEMoTucano juizeco de piso de quinta ‘mor(t)o’ mente descaradamente ao afirmar que não tem em mãos processo do correligionário ‘Mineirinho Tarja Preta [Mega]delatado no Petrolão Furnas Neves’!
    Entenda

    $$$$$$$$$$$$$

    Leia o despacho/decisão de Moro que deflagrou Operação Xepa. 26.ª fase da Lava Jato atinge o coração do esquema de propinas da maior empreiteira do País

    (…)
    Benedicto Barbosa Júnior é o chefe da Odebrecht Infraestrutura e tem
    por subordinados Sergio Luiz Neves, Diretor Superintendente, e Claudio Melo
    Filho, Diretor de de Desenvolvimento de Negócios, da mesma unidade da Odebrecht.
    Figuram em trocas de mensagens com Fernando Migliaccio e Maria Lúcia Tavares
    para solicitações de pagamento para pessoa identificada apenas como “Mineirinho”
    (fls. 30­35 da representação). Destaque­se mensagem de Fernando Migliaccio para
    Maria Lucia, com solicitações de pagamentos paralelos de cerca de R$ 15.500.000,00
    entre 01/10/2014 a 19/12/2014 a Mineirinho. Há também mensagens do próprio
    Sergio Luiz Neves para Maria Lucia Tavares com referência ao “Mineirinho” As
    anotações constantes nas tabelas apreendidas contém siglas que apontam o
    envolvimento dos três referidos executivos nos pagamentos a “Mineirinho” (“BJ”,
    “SN” e “CMF”).
    (…)

    Curitiba, 15 de março de 2016.

    Documento eletrônico assinado por SÉRGIO FERNANDO MORO, Juiz Federal, na forma do artigo 1º,
    inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de
    2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico
    http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/verifica.php, mediante o preenchimento do código verificador
    700001696449v144 e do código CRC 43d3c52a.
    Informações adicionais da assinatura:
    Signatário (a): SÉRGIO FERNANDO MORO
    Data e Hora: 15/03/2016 17:16:36

  • Precisamos reunir todos os Cerqueiras Leites do Brasil e fazer bloco para exigir o restabelecimento da democracia. Sem um pacto entre povo e um governo legítimo não havera futuro para o Brasil. A hora é de luta e ação, todos alertas e prontos para a transformação necessária. Post excelente FB, serve como exemplo e dá força para a luta.

  • MORO VAI PEGAR DIOGO MAINARDI?
    Não vem ao caso!
    Isso aqui virou ou não virou uma cloaca?

    10/04/2017

    (...)
    Moro, como se sabe, não caça fantasmas.
    Existe alguma possibilidade de ele descobrir quem vazou o depoimento do Marcelo Odebrecht?
    [Em tempo real para o twitter do mafioso fugitivo na Itália diogo mainardi! Adendo do matuto!]
    E se houvesse... viria ao caso?
    Como diria o Carlos Lacerda: isso aqui virou ou não virou uma cloaca?

    Por emérito e intrépido jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/pig/moro-vai-pegar-diogo-mainardi

    • ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

      A direitona nazigolpista está cada vez mais em polvorosa!
      Portanto, a esta altura da patifaria, a CIA do Trump deve estar exigindo que o juizeco 'mor(t)o' prenda o Lula antes do dia 03 de maio!
      Entenda

      ***

      Moro x Lula: PT realiza plenária dos 100 mil

      09 de abril de 2017

      O PT de Curitiba realizará plenária na quarta-feira (12), às 19 horas, para mobilizar o #OcupaCuritiba — manifestação durante depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, no dia 03 de maio.
      Os petistas trabalham para colocar 100 mil pessoas nas ruas da capital paranaense no dia do interrogatório.
      (...)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.esmaelmorais.com.br/2017/04/moro-x-lula-pt-realiza-plenaria-dos-100-mil/

      • (...)
        Para contribuir com essa causa, basta depositar sua doação na conta da Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasília), CNPJ: 60.563.731/0004-10, Caixa Econômica Federal, agência 0002, operação 003, conta-corrente 4668-5.

        Mais informações sobre como participar da Caranava: 61-3251-9362

        em
        'CUT e Frente Brasil Popular organizam caravana para Curitiba em defesa de Lula'

        SEG, 10/04/2017 - 17:58

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/cut-e-frente-brasil-popular-organizam-caravana-para-curitiba-em-defesa-de-lula

        • ... "Ocês" estão entendendo a razão da capa da 'veja' "denunciando" o DEMoTucano 'Mineirinho'?
          O matuto avisou:
          a capa da prisão do eterno e absolutamente honrado presidente Lula está no prelo das masmorras das gráficas da organização criminosa/mafiosa Editora 'Fechol' da MARGINAL da SUMPAULO do *(S)erra!
          *o DEMoTucano 'Careca' das alcunhas da Odebrecht "que não vêm ao caso do 'mor(t)o'!"

Related Post