Quem Moro quis censurar. Por Moisés Mendes

quixote

O juiz Sergio Moro não reage com naturalidade quando se sente contrariado. Em outubro do ano passado, o juiz de Curitiba incomodou-se com um artigo que o criticava, publicado na Folha de São Paulo, e fez o que muita gente faz.

Escreveu para o jornal e reclamou. Mas fez também o que uma minoria insegura faz. Sugeriu que o autor do artigo fosse censurado pela Folha, por considerar que o texto era panfletário e tinha conteúdo partidário, entre outros defeitos.

O autor do texto acusara Moro de “intolerância moralista”. O artigo dizia: “A história tem muitos exemplos de justiceiros messiânicos como o juiz Sergio Moro e seus sequazes da Promotoria Pública”.

O juiz devolveu, na carta ao jornal: “Embora críticas a qualquer autoridade pública sejam bem-vindas e ainda que seja importante manter um ambiente pluralista, a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveria ser evitada, ainda mais por jornais com a tradição e a história da Folha”. Evitada como?

O juiz não sabia (o que é grave para quem contesta quem o critica) que o autor do artigo ajudou e continua ajudando a Folha a fazer história. O ‘panfletário’ é integrante do conselho editorial do jornal e um de seus principais articulistas há quatro décadas.

Pois agora a ignorância do juiz Moro poderá ser sanada, porque seu alvo faz história pelo país e merece um livro que conte sua trajetória. Chega amanhã (29/03) às livrarias Um Aprendiz de Quixote: Memórias de Arruá (Verbena Editora), com as memórias do físico, engenheiro e pensador Rogério Cerqueira Leite.

Cerqueira Leite, o ‘rancoroso’ que acionou o mecanismo autoritário do juiz de Curitiba, é um dos grandes brasileiros do século 20. É cientista respeitado, contribuiu para a resistência à ditadura, defende a democracia em sua plenitude, faz e reflete sobre ciência, universidade, ambiente e as questões essenciais do humanismo. Desde o começo das manobras da direita, fez campanha contra o golpe de agosto.

Moro deveria conhecê-lo, antes de atacá-lo por suas discordâncias em relação à seletividade da Lava-Jato. Não se trata de desinformação, mas de ignorância mesmo. Um juiz não pode dizer que desconhece Rogério Cerqueira Leite.

A Folha trouxe na segunda-feira um breve resumo dos feitos do cientista, destacando um ponto: ele é um dos raros oráculos brasileiros que junta ciência e humanidades, sempre fazendo uma abordagem sociológica e literária dos temas que o inspiram.

Cerqueira Leite criou, nos anos 80, uma das loucuras nacionais, o Laboratório de Luz Síncrotron, em Campinas, que atua em várias frentes da pesquisa científica e é considerado o similar brasileiro dos aceleradores de partículas da Europa.

Mas ele não é apenas um professor pardal metido em discussões sobre energia nuclear, combustíveis fosseis (que abomina) e fontes alternativas de energia, como professor da Universidade de Campinas.

É um provocador, um polemizador, um intelectual ativo no debate das grandes controvérsias. Como fez agora ao provocar Sergio Moro e obter como reposta uma sugestão de que deveria ser eliminado do quadro de colaboradores da Folha.

No artigo que contrariou o juiz, Cerqueira fez referência aos embates de ideias de tempos medievais e alertou Moro para o que aconteceu com Girolamo Savonarola, o padre que desafiou a Igreja e foi queimado vivo em Roma.

O cientista escreveu que, depois da caçada a Lula, o juiz poderia ser abandonado pelos que sustentam sua atuação na Lava-Jato: “Cuidado, Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira. Só vai vosmecê sobreviver enquanto Lula e o PT estiverem vivos e atuantes”.

O juiz levou tão a sério a ameaça da fogueira que, na resposta à Folha, lamentou o fato de o cientista “chegar a sugerir atos de violência contra o ora magistrado”.

Cerqueira teve de escrever de novo à Folha, em carta à seção do leitor, para esclarecer e ironizar, num texto curto e brilhante. Eis um trecho: “O fogo a que me refiro é o fogo da história. Intelectos condicionados por princípios de intolerância não percebem a diferença entre metáforas e ações concretas”.

É como se estivesse falando com uma criança. Mas Sergio Moro, o concreto, deve encontrar tempo para ler o livro deste senhor de 85 anos. Quem sabe se arrependa do dia em que teve a ideia de que seria possível censurar o pensamento de um dos últimos sábios brasileiros.

Peço desculpas por tirar o prazer da surpresa, mas a própria Folha esclarece, ao destacar que Cerqueira Leite tem vocação para a encrenca, que o arruá do subtítulo do livro quer dizer arisco, bravio, indócil e brigão. Com quem um juiz previsível, cartesiano, esquemático e simplório foi se meter.

*Publicado originalmente no blog Extra Classe.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

26 respostas

  1. Pois eu acho que o referido JUIZ,é fruto da SOBERBA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO,embora todos os outros o sejam também,pois fazem parte de uma CASTA,que não estão submetidos a nenhum FORO,que não seja o FORO DELES PRÓPRIOS Alguém sabe de algum integrante do JUDICIÁRIO,punido exemplarmente,senão aqueles que expõe as MAZELAS DO JUDICIÁRIO.Exemplo recente,o JUIZ NICOLAU.Eu confio tão pouco no JUDICIÁRIO,que gostaria de escrever JUIZ,com a letra S.S,de SOBERBA.

    1. Marco, o judiciário e seus anexos estão unicamente preocupados em garantir os seus imorais e ilegais salários. Por isso apoiam e dão guarida a este governo quadrilheiro e deixam correr solto esta outra quadrilha que é a força tarefa da lava-jato, Moro incluído.

      1. Misoginia foi sem dúvida um dos fatores de base para que Dilma fosse atacada por todos – de direita e de esquerda – da forma mais baixa, vil e naturalizada possivel. Eita que Lula e Dilma estão de fato muito evoluídos para esse Brasil patriarcal, racista, machista, autoritário e violento. Só mesmo tirando o chapéu para essas duas figuras tão dignas.

        http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/289739/Golpe-mis%C3%B3gino-rebaixou-a-mulher-brasileira.htm

  2. Hoje o Nassif em um artigo relata o que sucedeu com a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, que havia criticado o Moro. Havia uma armação, que se não fosse o advogado do Eduardo, que chegou nos últimos instantes, esse poderia ter assinado um “depoimento armado pelos policiais”, em que Lula seria implicado de obstruir a justiça. Como o mesmo jamais havia dito o que estava no documento, o documento teve que ser modificado. A condução coercitiva foi a mando do Moro. Um procedimento de fraude e extorsão como esse, que é usual no tribunal de Curitiba, não tem precedente a não ser em republiquetas onde impera a corrupção.

  3. O físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Professor emérito da Unicamp, o único físico brasileiro indicado ao Premio Nobel de ciência, rebateu a crítica recente que recebeu do juiz Sergio Moro. E insistiu em afirmar que o magistrado “é absolutamente parcial e está a serviço das classes dominantes”.
    Só não concorda com essa afirmação, quem for cego, surdo ou não tem a menor noção da realidade.

  4. O que é o juiz Moro? Um bacharel.

    Um Kataguiri que se formou, decorou a lição e, sem nenhum tipo de freio, decide a minha vida.

    Moro é um bacharel.

    Sem voto.

    Sem vivência.

    Sem luzes.

    Sem História.

    Lula pelo menos não diz que sabe o que não sabe…

  5. Vídeo mostra Moro incomodado com questões sobre Aécio, vazamentos e abusos

    SEG, 10/04/2017 – 16:27

    (…)
    As perguntas que o jornalista Ricardo Senra, correspondendo da BBC Brasil em Washington, fez em um encontro exclusivo com Sergio Moro, durante a passagem do juiz símbolo da Lava Jato pela Harvard Business School, em Cambridge, deixou o magistrado visivelmente desconfortável.
    O vídeo, publicado nesta segunda (10) pela BBC Brasil, mostra Moro incomodado com as perguntas espinhosas que foram pipocando ao longo do bate-papo, a ponto de pedir que pedir para que a entrevista fosse encerrada antes do previsto
    O desconforto de Moro começou quando o jornalista pergunta se ele não acha um “conflito ético” ter tirado fotos ao lado de Aécio Neves e Michel Temer, quando ambos são citados em delações da Lava Jato.
    [o infame DEMoTucano ‘mor(t)o’ no estilo ‘O CÍNICO DEPRAVADO’! Adendo do matuto!]
    Moro respondeu, sorrindo, que não, pois o senador tem foro privilegiado e não tem qualquer possibilidade de ser julgado na primeira instância.
    (…)
    Foi aí, por volta dos 6 minutos de vídeo, que ele olhou o relógio e disparou: “Vamos fazer o seguinte, viu? Mais uma pergunta e a gente encerra.”
    Durante a entrevista, Moro também negou que a Lava Jato tenha caráter parcial; disse que alguns dos vazamentos criticados, na verdade, não foram vazamentos porque eram informações relacionadas a processos que deveriam ser de conhecimento público (caso de Lula) e negou-se a responder sobre a repercussão negativa da condução coercitiva de Eduardo Guimarães, pois trata-se de investigação pendente.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/video-mostra-moro-incomodado-com-questoes-sobre-aecio-vazamentos-e-abusos

  6. O infame DEMoTucano juizeco de piso de quinta ‘mor(t)o’ mente descaradamente ao afirmar que não tem em mãos processo do correligionário ‘Mineirinho Tarja Preta [Mega]delatado no Petrolão Furnas Neves’!
    Entenda

    $$$$$$$$$$$$$

    Leia o despacho/decisão de Moro que deflagrou Operação Xepa. 26.ª fase da Lava Jato atinge o coração do esquema de propinas da maior empreiteira do País

    (…)
    Benedicto Barbosa Júnior é o chefe da Odebrecht Infraestrutura e tem
    por subordinados Sergio Luiz Neves, Diretor Superintendente, e Claudio Melo
    Filho, Diretor de de Desenvolvimento de Negócios, da mesma unidade da Odebrecht.
    Figuram em trocas de mensagens com Fernando Migliaccio e Maria Lúcia Tavares
    para solicitações de pagamento para pessoa identificada apenas como “Mineirinho”
    (fls. 30­35 da representação). Destaque­se mensagem de Fernando Migliaccio para
    Maria Lucia, com solicitações de pagamentos paralelos de cerca de R$ 15.500.000,00
    entre 01/10/2014 a 19/12/2014 a Mineirinho. Há também mensagens do próprio
    Sergio Luiz Neves para Maria Lucia Tavares com referência ao “Mineirinho” As
    anotações constantes nas tabelas apreendidas contém siglas que apontam o
    envolvimento dos três referidos executivos nos pagamentos a “Mineirinho” (“BJ”,
    “SN” e “CMF”).
    (…)

    Curitiba, 15 de março de 2016.

    Documento eletrônico assinado por SÉRGIO FERNANDO MORO, Juiz Federal, na forma do artigo 1º,
    inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 4ª Região nº 17, de 26 de março de
    2010. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico
    http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/verifica.php, mediante o preenchimento do código verificador
    700001696449v144 e do código CRC 43d3c52a.
    Informações adicionais da assinatura:
    Signatário (a): SÉRGIO FERNANDO MORO
    Data e Hora: 15/03/2016 17:16:36

  7. Precisamos reunir todos os Cerqueiras Leites do Brasil e fazer bloco para exigir o restabelecimento da democracia. Sem um pacto entre povo e um governo legítimo não havera futuro para o Brasil. A hora é de luta e ação, todos alertas e prontos para a transformação necessária. Post excelente FB, serve como exemplo e dá força para a luta.

  8. MORO VAI PEGAR DIOGO MAINARDI?
    Não vem ao caso!
    Isso aqui virou ou não virou uma cloaca?

    10/04/2017

    (…)
    Moro, como se sabe, não caça fantasmas.
    Existe alguma possibilidade de ele descobrir quem vazou o depoimento do Marcelo Odebrecht?
    [Em tempo real para o twitter do mafioso fugitivo na Itália diogo mainardi! Adendo do matuto!]
    E se houvesse… viria ao caso?
    Como diria o Carlos Lacerda: isso aqui virou ou não virou uma cloaca?

    Por emérito e intrépido jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/pig/moro-vai-pegar-diogo-mainardi

    1. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

      A direitona nazigolpista está cada vez mais em polvorosa!
      Portanto, a esta altura da patifaria, a CIA do Trump deve estar exigindo que o juizeco ‘mor(t)o’ prenda o Lula antes do dia 03 de maio!
      Entenda

      ***

      Moro x Lula: PT realiza plenária dos 100 mil

      09 de abril de 2017

      O PT de Curitiba realizará plenária na quarta-feira (12), às 19 horas, para mobilizar o #OcupaCuritiba — manifestação durante depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, no dia 03 de maio.
      Os petistas trabalham para colocar 100 mil pessoas nas ruas da capital paranaense no dia do interrogatório.
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.esmaelmorais.com.br/2017/04/moro-x-lula-pt-realiza-plenaria-dos-100-mil/

      1. (…)
        Para contribuir com essa causa, basta depositar sua doação na conta da Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasília), CNPJ: 60.563.731/0004-10, Caixa Econômica Federal, agência 0002, operação 003, conta-corrente 4668-5.

        Mais informações sobre como participar da Caranava: 61-3251-9362

        em
        ‘CUT e Frente Brasil Popular organizam caravana para Curitiba em defesa de Lula’

        SEG, 10/04/2017 – 17:58

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/cut-e-frente-brasil-popular-organizam-caravana-para-curitiba-em-defesa-de-lula

        1. … “Ocês” estão entendendo a razão da capa da ‘veja’ “denunciando” o DEMoTucano ‘Mineirinho’?
          O matuto avisou:
          a capa da prisão do eterno e absolutamente honrado presidente Lula está no prelo das masmorras das gráficas da organização criminosa/mafiosa Editora ‘Fechol’ da MARGINAL da SUMPAULO do *(S)erra!
          *o DEMoTucano ‘Careca’ das alcunhas da Odebrecht “que não vêm ao caso do ‘mor(t)o’!”

  9. … O emérito, intrépido e visionário jornalista Fernando Brito já previa logo cedo “a suprema trambicagem do cachorro ‘mor(t)o’ Marcelinho Odebrecht”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Escroques e polícias vão decidir nosso destino?

    POR FERNANDO BRITO · 10/04/2017

    Salvo por um site de extrema-direita, que parece ter linha direta com a sala de audiências onde Sérgio Moro faz seus interrogatórios, não se sabe o que está dizendo o sr. Marcelo Odebrecht.
    Não se sabe, mas se imagina, porque a finalidade de sua delação é confirmar os fatos que já compunham as “convicções” da República de Curitiba sobre Lula e que – ao contrário de outras revelações surgidas ao longo deste processo, onde é o enriquecimento pessoal o objetivo dos pagamentos – só mostram o que todo mundo sabe mais ou menos desde a construção da Sé de Braga: que a política no Brasil funciona com financiamento empresarial.
    (…)
    O Brasil está destroçado e não tem como se recuperar nesta aventura policial-judicial em que está metido. Da Polícia Federal aos ministros do Supremo o poder está entregue a castas cuja natureza autoritária e prepotente não combinam com a democracia.
    (…)
    Acrescente-se uma toga aos coletes e você verá que andamos assim.
    E andamos para trás.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.tijolaco.com.br/blog/escroques-e-policias-vao-decidir-nosso-destino/

  10. A PROVA DO CRIME HEDIONDO COMETIDO PELO [mega]CORRUPTO &$ mentiroso contumaz Marcelinho Odebrecht:
    falsidade ideológica!
    O canalha covardão irresponsável acusou o inimigo presidente Lula de, pasme, ‘Amigo’!
    Entenda o RÉU CONFESSO!

    ***

    ‘Lula nunca gostou de mim’, diz Marcelo Odebrecht a procuradores
    Ao ver que nunca mais ocuparia a cadeira de presidente da companhia, empreiteiro desafiou o pai e definiu sozinho o que diria à força-tarefa da Lava Jato

    Por jornalista Bruna Narcizo – 31/12/2016

    Marcelo Odebrecht decidiu atravessar o samba no segundo dia das conversas com procuradores da Lava Jato que precederam sua delação. Indagado a respeito de suas relações com o ex-presidente Lula, respondeu: “O Lula nunca gostou de mim. Quem sempre tratou de tudo com ele foram o meu pai e o Alexandrino (Alencar, diretor de relações institucionais)”. A resposta não estava no roteiro que advogados da empresa haviam traçado diretamente sob a batuta de Emílio Odebrecht, o pai de Marcelo. Por essa estratégia, Emílio seria poupado de maiores responsabilidades nos malfeitos da empresa, da mesma forma que executivos-chave como Pedro Novis, ex-presidente do conselho da Braskem. Já Marcelo tomaria para si a parte mais pesada da culpa. Isso permitiria que mais executivos se mantivessem em seus cargos e continuassem tocando a empresa. Em outras palavras, Marcelo seria o cordeiro do sacrifício cujo sangue irrigaria o império presente em 26 países e responsável por um faturamento de 125 bilhões de reais em 2015 (a Odebrecht é a maior construtora do Brasil e a 13ª do mundo). Ocorre que o príncipe dos empreiteiros começou a achar que a conta estava salgada demais para ele.
    Naquele dia em que disse não ser próximo de Lula e apontou o dedo para o próprio pai, Marcelo implodiu de uma vez as pontes que ainda o ligavam à empresa. Aos gritos, desafiou os advogados Theo Dias e Adriano Maia — o primeiro, contratado pela Odebrecht, e o segundo, diretor jurídico da empreiteira. Ambos participavam da conversa com os investigadores, juntamente com a irmã.
    A rebeldia do primogênito da família não apenas selou o seu distanciamento da Odebrecht como também deixou claro que a relação com Emílio, seu pai, que sempre havia sido turbulenta, chegava ao seu pior momento.

    FONTE, pasme: http://veja.abril.com.br/brasil/lula-nunca-gostou-de-mim-diz-marcelo-odebrecht-a-procuradores/

    1. … Arranje outra alcunha, seu canalha “príncipe da [mega]corrupção”!

      Viu, estropício?!

      1. … É no que dar “o sucesso obtido através da ‘meritocracia'” destes ‘molleques’ almofadinhas – avarentos, arrivistas inescrupulosos – da IMUNDA Casa Grande nativa a serviço sórdido da plutocracia genocida!…
        Réu confesso absolutamente ‘autoDESmoroLIZADO’!

  11. Seres humanos, com pouca inteligência, não conseguem discernir frases com “sentido figurado”, interpretam tudo ao pé da letra. São como os “adoradores da bíblia” com forte cheiro de axilas.

  12. Fernando Brito, outro exemplo para adicionar ao hall Moro no rol “Intelectos condicionados por princípios de intolerância”: está processando Eduardo Guimarães porque entendeu no twitter que ele o estava ameaçando fisicamente.

  13. NÃO ADIANTA,LULA SEMPRE SERÁ O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE,O MAIS CONDECORADO,O MAIS AMADO,O ÚNICO QUE CONSEGUIU LEVAR AGUA PRO NORDESTE,O ÚNICO QUE TEM O RESPEITO DO MUNDO TODO,NÃO PRECISOU FICAR DECORANDO LIVROS EM UNIVERSIDADE E DEPOIS FUDER COM O PAÍS.
    lULA SERÁ LEMBRADO NA HISTÓRIA COMO MAIOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE ENQUANTO O OUTRO SERÁ LEMBRADO COM GOLPISTA ENTREGUISTA.

  14. Excelente o texto do Moisés Mendes. E emoldurado com Cervantes e seu Don Quixote de La Mancha, então, ficou magnífico, imperdível.

    Obrigado, Brito, por nos oportunizar a leitura.

  15. “O fogo a que me refiro é o fogo da história. INTELECTOS CONDICIONADOS POR PRINCÍPIO DE INTOLERÂNCIA NÃO PERCEBEM A DIFERENÇA ENTRE METÁFORA E AÇÕES CONCRETAS”.
    Em outras palavras BURRO, mesmo; menino mimado, que teve tudo nas mãos sem ser contrariado.

  16. O Savonarola de Curitiba teme as brasas da sabedoria. E elas estão chegando muito perto dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *