Quem vai ficar com Temer? Meirelles dá um “caia fora” em Alckmin

A entrevista em que, na Folha, Henrique Meirelles produz o “autolançamento” de sua candidatura a Presidente é um retrato pronto e acabado das pretensões tecnocráticas sobre o Brasil.

“Dono do país”, Meirelles, do alto de sua portentosa intenção de voto de 1% e do crescimento de 0,1% do PIB, proclama seu direito imperial de ser o legítimo detentor do “legado” do Governo Michel Temer.

Logo ele que, quando surgiu a ameaça de cassação do atual presidente pelas denúncias da JBS (que ele presidia, até 2016) ofereceu-se logo para continuar no cargo.

Tão “legítimo” legatário do presidente ilegítimo se acha que dá logo um “chega pra lá” na amizade “colorida” de Geraldo Alckmin com Temer:

 (…)uma coisa é o apoio a determinadas reformas, outra é o apoio à política econômica atual, com todas as suas medidas e consequências. Não há, pelo menos até o momento, um comprometimento do PSDB em defesa dessa série de políticas e do legado de crescimento com compromisso de continuidade.

Vai além do “eu sou do Temer”, vai ao “o Temer é meu”.

Além de pretensiosa, uma declaração de enorme estupidez política, às vésperas da “última chance”  de aprovar a reforma presidencial, deixando claro ao tucanato que o governo quer dele o papel de “bucha de canhão” de uma decisão impopular para apresentar a ele, Meirelles, como o “herói da reforma” diante do mercado.

À espera do milagre de um crescimento veloz da economia – aqui não se discutem questões de pura fé – o autocandidato diz que o povo o espera: “a grande maioria da população ainda aguarda um candidato que não tenha posições extremadas e que vai refletir essa posição de comprometimento com o crescimento do país”.

E, claro, “este cara sou eu!”.

Triste a situação de um país que, escancaradamente, tem a economia e a Justiça regida por interesses eleitorais, embora com um diáfano verniz de que são tratadas por um olhar “técnico”.

A viabilidade política de Meirelles, no quadro de hoje, é risível e não dá a ele a menor condição de sustentar a soberba que manifesta em sua entrevista, inclusive ao tratar Rodrigo Maia como “um garoto de futuro”.

Mas isso não impedirá que haja quem o leve a sério, até porque contam com que a ânsia de ser o candidato “do mercado” alargará as possibilidade de ganhos financeiros e de mais avanço sobre o patrimônio público para os donos do dinheiro.

 

Fernando Brito:

View Comments (39)

  • Os "Vendilhões da Pátria" não se contentam com o estrago que está sendo feito com o País! Querem mais!

  • Se Meireles se candidatar a síndico do seu prédio terá um voto, o dele. É muita pretensão dessa nulidade, talvez vendo nomes como o do Alckmin, Doria, Huck, Marina ele deve ter pensado, se esses trastes são candidatos eu também posso.

  • Deixa isso SONHAR!!!
    Disseram que o PT ia ser varrido. Pelo visto, o tiro saiu pela culatra dos golpistas. Chora neném!!!!!!!

  • A Ju$$tiça brasileira acredita que pode impedir Lula de ser presidente sem não ter ela e a Globo conseguido uma única prova contra ( e quem tiver esse documento comprobatório deve imediatamente ir a Curitiba) pois depois de 40 anos de perseguição ainda não encontraram NADA , mas impedir Lula não só é temerário como será inútil. É o mesmo que que tentar segurar a água nas mãos, o destino do Brasil será a volta dos que foram eleitos, e o próximo Min da justiça terá o dever de transferir juiz golpista, para o quinto dos infernos.

  • Certo, certo... meirelles encabeçaria a chapa e quem seria o vice, Wesley ou Joesley? O homem era o todo poderoso na JBS quando malas de dinheiro voavam de um lado para outro, vai dizer que não sabia como funcionavam as coisas? E um sujeito deste virou ministro e ainda ambiciona ser presidente. Este país é mesmo uma merda.

  • "Devo muita gratidão a ele pela lealdade como se comportou nos oito anos de meu governo.Eu dizia á Dilma que o Meirelles precisa é de debate e orientação.Agora o que esta acontecendo com o o Meirelles é que o governo Temer está sem rumo.O Meirelles tem contribuido para o Brasil"

    Lula, em entrevista a Rádio Metropole de Salvador

    18/08/17

    • E o que isso tem a ver com o aqui e agora? Este sujeito fez parte de um governo legítimo, depois que o deixou, tornou-se rei da cocada preta na JBS, assumiu cargo em "governo" ilegítimo e está f_dendo um país inteiro. Judas era da turma de Cristo, depois o traiu pelos tais 30 dinheiros. Este mimimi da direita que fica caçando fotos do maluf com Lula e coisas assim é pura falta de argumento. O mundo gira e a Lusitana roda.

    • E Lula estava certíssimo ao dizer isso. Meirelles, bem usado, pode ser útil ao governo porque serve de porta-voz para manter o mercado sossegado, sem dar muito trabalho. Claro que o governo Lula não fez nada que comprometesse a tranquilidade do mercado mas, de início, quando havia uma onda terrorista dizendo que Lula iria confiscar poupança, o escambau, foi importante ter um Meirelles no BC para tranquilizar a tigrada. Nada mais do que isso. Certas figuras podem ser usadas com sabedoria, no momento certo, mas isso exige o talento de um Lula. Dilma não soube usar nenhum de seus ministros e, ao contrário, foi engolida pelo péssimo Ministério que montou. Enfim, agora é olhar pra frente. O que não se pode ter é um Meirelles livre, leve e solto, sabendo que manda e desmanda no governo porque faz o que os banqueiros de investimentos ordenam, como acontece hoje em dia.

  • LULA QUER MEIRELLES NA FAZENDA OU NO BANCO CENTRAL

    Na ida de Lula para a Casa Civil, está embutida uma pequena reforma ministerial.
    Lula quer emplacar Henrique Meirelles na Fazenda, substituindo Nelson Barbosa, ou no Banco Central, cargo que ocupou entre 2003 a 2011

    diariodocentrodomundo

    16/03/16

    • Você insiste e persiste nisso. O homem seria subordinado a um governo legítimo e teria que atuar dentro de parâmetros determinados por ele. Hoje, o sujeito faz parte de um governo ilegítimo e está f_dendo o pais e o povo atuando dentro dos parâmetros (ou falta deles) fixados pelos golpistas e quer continuar a impôr aquilo que interessa à banca, sem que existam limites determinados por governantes que representam o eleitor e o povo. Sua linha de "argumentação" é totalmente furada.

  • LULA SUGERE MEIRELLES NA FAZENDA E BARBOSA NO PLANEJAMENTO

    blogdokennedi nov/2014

    LULA QUER MEIRELLES NO BC E TOMBINI NA CAIXA

    uoleconomia 03/2016

    LULA QUER TROCAR JOAQUIM LEVY POR HENRIQUE MEIRELLES

    exame out/2015

    LULA QUER MEIRELLES NO BC E JOBIM NA JUSTIÇA

    veja março/2016

    LULA QUER TROCAR LEVY POR MEIRELLES

    Brasil247 out/2015

  • Quem seria o Ministro da Fazenda bum eventual terceiro mandato de Lula na Presidencia ????

    O tijolófilo que acertar, ganha um pacote de jujubas !!!

    • O ministro da fazenda de um novo governo só poderá fazer aquilo que lhe for permitido ou ordenado, será escolhido de acordo com o que o mandatário julgue conveniente. Suas propostas deverão ser endossadas pelo Presidente. Ou você acha que toda esta barbaridade que está sendo cometida - congelamento de "gastos" por 20 anos, entreguismo desavergonhado de empresas, patrimônio e riquezas, desmonte da previdência, por exemplo - seriam propostas aceitas pura e simplesmente por um governo comprometido com o país e seu povo?

    • tic tac tic tac
      Tico & Treco e os que os contratam ainda não se deram conta
      tic tac tic tac
      Vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não podem se preparando para a 5ª derrota consecutiva
      tic tac tic tac
      Já deram o golpe paraguaio agora vão tentar o golpe hondurenho?
      tic tac tic tac

  • Tanto Henrique Meirelles como o chefe da quadrilha, o "MT", procuram mesmo é uma oportunidade de manter o foro por prerrogativa de função e assim, com a cumplicidade, a complacência, a leniência e conivência do sistema judiciário, se manterem impunes e inimputáveis, além de agarrados às tetas do Estado. Em vez de dizer bobagens Meirelles deveria explicar aos brasileiros os mais de R$200 milhões que amealhou com as suspeitíssimas "consultorias" que prestou à JBS, por meio do banco "Original" e outra empresas de fachada.

    Comédia de péssimo gosto o que fazem esses golpistas e quadrilheiros. Mas essa tosca declaração de Henrique Meirelles nada mais é do que uma tentativa de 'valorizar o passe' e salvar a própria pele. O PIG/PPV só lhe dá espaço porque ele tem a chave do cofre e controla a máquina, já que preposto da banca financeira nacional e internacional. Mais esperto, menos soberbo e vaidoso, o diretor do Itaú que controla o Banco Central, come quieto e dá as diretrizes que canaliza para o sistema financeiro 2/3 da renda nacional.

Related Post