Alguns devem recordar-se que, há 15 dias, a gente mostrou o noticiário temerário da Folha sobre a inevitabilidade de um racionamento de energia.
“Racionamento de energia é quase inevitável, afirmam especialistas”. era sua manchete de economia.
No dia seguinte, e aqui também se registrou, outro jornal pertencente ao grupo, mas voltado para executivos, dizia que os especialistas estavam tirando do mapa a hipótese de racionamento.
Naquele dia, a diferença da acumulação nos reservatórios, era de era de 25,9% da capacidade máxima, ou 9,6% a menos que na mesma data do ano anterior, quando havia 35,5%
15 dias depois, a água nos reservatórios chegou a 30,1%, contra 36,9% da mesma data em 2014. 6,8% de diferença.
Ainda delicadíssima a situação, mas melhor do que outra, que tem estado “quietinha” na mídia.
A água em São Paulo, que se beneficiou das chuvas fortes de fevereiro e março que, desaceleraram este mês.
O índice crescente é apresentado de uma forma que transmite uma compreensão falsa, porque não revela que os 19,6% de água são calculados de forma diferente, com a inclusão da água bombeada, da qual São Paulo ainda vive.
Como não se fala que a água só está neste nível porque foi reduzido à metade o volume fornecido pelo Cantareira (de 30 m³/ segundo, em março de 2014 para 13 m³/segundo, agora) e a cidade passou a depender mais do sistema Alto Tietê, que tinha 37% de água há um ano e tem hoje 22,3%.
Por isso, faço questão de reproduzir o vídeo, didático, claro e verdadeiro, da meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo.
Ela mostra que, hoje, os 19,6%, na verdade, são pouco mais da metade da água que se tinha, nesta época, há um ano no Sistema Cantareira.
E que, “se tudo correr bem” e tivermos chuvas na média histórica, está mostrado que a agonia se prolongará para 2016, com o abastecimento de água andando sobre o fio da navalha.
Ótima explanação, que merece ser vista por todos.
30 respostas
Para variar, uma análise que esconde a verdade.
Falta água porque o agronegócio, base da economia petista, está usando a água dos rios e lençois freáticos sem nenhum controle do governo, em quantidades crescentes a cada ano. O que era um “poço inofensivo” para subsistência virou uma lenta sangria do sistema que abastece os reservatórios próximos do mar no sudeste.
Isso não vai a público porque teria que comparar a diferença de médias pluviométricas não só da região afetada, mas das regiões que ALIMENTAM o sistema hídrico. E elas estão no mato grosso/mato grosso do sul, onde a expansão agrícola industrial está roubando a água de beber da população.
Da-lhe petralhas…
Agora a UDR é petralha????Tá fumando b….a de vaca no lugar da ganja ,caro nazitucano!
Alberto! – O Alex ai acima,não é da UDR não.Ele deve ter sido expelido por alguma Vaca,que foi para o matadouro,e esta com saudades da mão dele.
Fiquei curioso com sua observação técnica e peço disponibilizar o estudo técnico em que sustenta sua afirmação.
Existe a economia petista, o agronegócio, pergunto ao Alex, qual a economia dos demais partidos, a do psdb era a doação de meu patrimônio para os amigos deles.
Nada mais equivocado. A base da economia do agronegócio, que é do Brasil, e não petista, está no oeste da Bahia, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, e não às margens da Cantareira.
A falta de água em SP não é por outra razão que a irresponsável gestão de investimentos da SABESP.
Distribuir dividendos para inflar o caixa do Estado e alegrar investidores matou a fonte de renda da companhia, a água.
Faltou investimento em novos reservatórios, interligação de sistema, manutenção na rede de distribuição, que joga quase 40% da água fora, falta de fiscalização de ladrões de água e por aí vai.
Culpar o agronegócio é má-fé, ignorância, ou excesso de leitura de blogueiros e jornais de esgoto que, esses sim, são tratados a dado-de-ouro pela SABESP com seus anúncios.
Engraçado, podia jurar que no estado de São Paulo, onde o PSDB governa há mais de 20 anos, os incentivos para o agronegócio vinham do governo estadual. Os petralhas do governo federal não estavam mais preocupados com o nordeste? Ou o Cantareira é numa divisa entre Ceará e São Paulo e ninguém sabia?
O Fernando Brito deixou seu comentário pra gente rir um pouco… kkkkk!
Trata-se de um Troll a serviço da Direita, em todos os sites da esquerda ele deixa suas postagens coxinhas.
Se fosse assim, já estaria uma gritaria na globo faz é tempo. É melhor ler isso que ser cego. Kkkkkkkkkkk … os PeTistas todos fazendeiros, kkkkkk … ronaldo caiado, katya abreu … kkkkkkkkk … eita nóis …
O PT é dono de todas as fazendas kkkk, parabéns, agora marque o psiquiatra.
Opinião e análise de “jênio”!
Esse Alex que me precedeu nos comentários é c-a-m-p-e-ã-o !
Ele cometeu essa frase:
” o agronegócio, base da economia petista, ”
Estou de boca aberta diante de tanta clarividência! Como se explica que esse cidadão ainda não dominou o mundo? O seu brilho ofusca os pobres mortais.
Ave Alex !
Tio reys, olavos, jabores, merdovais pedreiras, catanhedis, mainardis, waaaaaacks, tremei!
Alex vem ai!
O Alex não me engana. Essa estratégia está sendo disseminada pela internet, pelo pessoal da direita, intencionalmente: invente um argumento, invente dados, invente informação que pareça real e diga que é culpa do PT.
Como há gente ingênua que acredita no que lê e não checa, tem gente até hoje dizendo que o filho do Lula é dono da Friboi e muitas outras mentiras desse tipo.
Alex, suas afirmações tem a comsistencia de um nada.
Seu discurso está em blog errado. Neste, terás que mostrar o estudo que “sustenta” sua afirmação.
Justiça seja feita, vc escreveu tão pouco mas a sua capacidade de escrever asneira é imensa.
Diga ao tatú ai em cima, do cupim , que aqui em Mato -Grosso, a soja o algodáo e o milho não são irrigados por agua de poços. Aqui Deus nos irrigA , de todo o sempre!!!
Sr. Mané,
Pergunto:
Será que esse Deus que irriga a plantação petralha ai do seu estado assinou a ficha do Partido dos Trabalhadores?
Esse Alex aí está de gozação, ou tomou todas, ou é coxinha mesmo e aí seu comentário e nada é a mesma coisa.
A maior parte da população de São Paulo NÃO sabe que o estado ainda está no vermelho no “cheque especial” da água.
O cidadão pensa que choveu e por esse motivo não vai faltar água. Não sabe que ainda não chegou no nível zero da captação sem canudinho.
O Crime da desinformação continua por parte do governo de São Paulo.
Seria didático publicar a foto atual do portal de captação do Cantareira, aquele mesmo que saiu aqui meses atrás.
Muito bom o vídeo, esclarece bastante a situação…
Alex, sinceramente… fiquei com pena de você cara. Foi o único sentimento que me ocorreu. Você é um pobre coitado…
Vá estudar um pouco cara… de outro jeito vais continuar a passar vergonha!!!
Então, Alex é daqueles que acredita que foi a PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF que nomeou um comunista Argentino para o cargo de PAPA da Igreja Católica.
:
Ouvindo A Voz do BraSil e postando:
* 1 * 2 * 13 * 4 *************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
:
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! !
Não caro Alex,que eu saiba, Deus não abona fichas partidárias.Você se ofendeu,por chama-lo de tatú,mas o bichinho é inofensivo,e vive de insetos e a furar buracos. Imagine se eu lhe chama-se de Tucano,ai sim , o bicho é predador,agressivo,e teve um que se atreveu a imitar o Tatú. Como? Olhe o buraco de FURNAS!!!
É verdade! Os petralhas fizeram uma tubulação subterrânea ultra secreta, com tecnologia da Coreia do Norte, pra roubar água de São Paulo e distribuir pra governos bolivarianistas!
Isso precisa ser investigado pelo ministério público do Paraná e pela Liga da Justiça:
Homem Pássaro; Bionicão; Aquaman(que logicamente não é de São Paulo) Mulher Maravéia e etc….
Observo que os comentários desta matéria resumem-se a manifestações de espanto e troça pelo inusitado e imbecil comentário de um tal Alex. A meu ver é esta mesmo a essência da notícia hoje na imprensa brasileira: inventada e inconsequente. Não! o Alex não é um lunático despreparado que trocou as bolas e falou asneiras. Ele sabe muito bem o que diz e porque o diz. Inventar notícias, levantar suspeitas sobre fatos insistentes, caluniar e destruir reputações são parte da rotina de quem movimenta o golpe. E mais: nunca é diferente, sempre a culpa é de quem? Acertou: a culpa é sempre do PT. É como se Goebbels estivesse vivo e atuando no Brasil para provar suas teorias de repetição de mentiras até se tornarem verdades cristalinas. Essas “verdades” vão destruir o Brasil, a nossa democracia e a condição de vanguarda no mundo que vínhamos tomando.
Imagine se o velho Brizola chamaria a grave crise de abastecimento de água de “crise hídrica”…
O Alex está de ironia!
gozado em relação a crise hidrica de São Paulo, me falaram que estão tornando ela mais cruel porque a Coca-Cola e a Nestle querem ficar responsável por ela e a Globo esta colaborando como sempre
Excelente notícia para os paulistas, pois pela previsão do Climatempo, em setembro ainda haverá água. Se não fosse o dilúvio destes primeiros meses do ano em SP, a água do Cantareira acabaria antes do meio do ano. E haveria um caos, uma situação de calamidade pública. Mas a situação ainda é muito preocupante pois continuamos dependendo, nos próximos meses, da quantidade de chuvas que teremos, pois o governador tucano não fez as obras para aumentar a capacidade do sistema de abastecimento a tempo. Não houve planejamento, agora dependemos da sorte. A previsão de 9% de água em set/15, quando em set/14 era de 11%, significa que há necessidade urgente de redução maior no consumo da população, porque caso contrário, correremos o risco de que, caso chova menos no início do ano que vem do que choveu este ano, a situação piore ainda mais. Mas o governador do PSDB prefere continuar a fazer um racionamento seletivo, no qual não são afetados os moradores dos bairros mais ricos e que gastam mais água, para não ficar com uma imagem ruim perante esses moradores, na maioria seus eleitores. É mais provável que ele reforce o racionamento nos locais que em que já está havendo cortes constantes de água.