Record entra na briga das pesquisas e indica o contrário do Ibope

Pesquisa contratada pela TV Record – não esquecer que Edir Macedo assumiu o apoio a Jair Bolsonaro –  é mais uma a publicar dados contraditórios à suspeitosíssima pesquisa Ibope veiculada pela Globo.

Aplicada pela Real Time Big Data, com 3.200 entrevistas, ela aponta uma diferença próxima à margem de erro: 29% para Jair Bolsonaro; 24% para Fernando Haddad.

Todos os demais ficam em índices compatíveis com o Ibope, com um ponto, no máximo, de variação.

Dependendo do comportamento do Datafolha, talvez não seja possível dizer que é só o PSDB que está desaparecendo nestas eleições.

Mas não tenham ilusões: o “dono” de ambas é a Globo.

 

Fernando Brito:

View Comments (73)

  • Não esquecer que mais que o PT, Macedo odeia sobretudo a Globo, e não perderia a oportunidade de desqualificar o seu IBOPE. Voltamos à "normalidade" das pesquisas.

    • E talvez Macedo tenha se posicionado a favor do koiso para agradar os evangélicos e não correr o risco de perder clientes para outras igrejas. Na eleição anterior, não havia "cristão" na parada.

      • Se o eleitorado do coiso é mais fiel a ele do que a Deus, imagine se não trocariam de igreja.
        O cliente sempre tem razão.

    • E na minha opinião Haddad já está na frente. Vai ser no primeiro e único, definitivo turno a vitória progressista.

    • Exatamente o q da nas pesquisas da folha e da Globo. A recopia hipócrita a unica coisa q sabe fazer é se preucupre com a Globo. Mas o que esperar de uma emissora de falsos profetas, q desdenha tudo q tem na Globo e qr ser igual. Nada, né? O canal do capeta é assim, desdenha o q não pode ter e ser.

  • Patético o tal de Cafezinho dizer que Ciro é o único que tem voto a esquerda e direita num momento de radicalismo por que passa a Nação. Se está havendo uma guinada do eleitorado para a direita só o pleito pode confirmar isso, se for assim nenhum candidato de esquerda terá chance nesta eleição. Então vejamos a situação, segundo as pesquisas, dos candidatos posicionados a esquerda: Boulos não passa de 1%, Marina que em duas eleições se destacou e chegou aos 20% hoje fica bem abaixo dos 10%, o abilolado Ciro continua no mesmo lugar das outras duas eleições que disputou em torno de 10 a 12 pontos, e, finalmente, o Haddad candidato mais forte em razão de ser do partido mais representativo da esquerda, o PT, que governou o Brasil por 12 anos, e que conta com o apoio do líder maior das esquerdas Lula é o único competitivo na disputa. Isso é fato, se outra liderança de esquerda tivesse que se destacar o momento era esse, ou seja, Marina ou Ciro ou Boulos já deveriam ter ultrapassado Haddad, assim como Lula ultrapassou Brizola. Para aqueles que dizem que o melhor seria que o PT e Lula não apresentasse candidato e apoiasse um outro de outro partido como o Ciro. A pergunta é a seguinte qualquer outro candidato que passasse a ter o apoio do PT e de Lula fatalmente não passaria a ter a mesma rejeição de Haddad? Se o problema é o antipetismo ele cola em qualquer um. Isso é lógico.

    • Vamos a guerra companheiro... Contra tudo e contra todos !!!
      Que esses maus perdedores da esquerda e até do centro tenham consciência do que está em jogo no país...
      Queremos nosso petróleo de volta... a rede golpista não manda no país !!!
      #HADDADÉLULA
      #MANUÉLULA
      #SOMOSTODOSLULA
      #LULALIVRE #OBRASILFELIZDENOVO !!!

    • estou convicto de que fundamentalmente a direita e a extrema direita do Brasil não são antipetistas. Eles são mesmo é a favor de uma espécie de servidão colonialista aos Estados Unidos. Esta servidão nega o brasileirismo, embora se enrole por vezes na bandeira nacional. Ela tem pontos de contato com a "teoria da dependência feliz" do FHC. Odeiam o PT apenas porque o PT insiste em colocar o país em outro caminho que não é o da submissão total aos americanos. Isto vale tanto para o Temer, como para o Aécio, o Fernando Henrique e o Bolsonaro. Vale para o judiciário lavajatista, para a mídia entreguista e também para o setor militar remanescente da antiga Linha Dura dos governos militares, que agora busca protagonismo político nesta semi-democracia. É aí que todos eles convergem. vamos jogar luz sobre eles, que eles ou cegam, ou correm.

      • Se essa "teoria da dependencia feliz" abrangesse toda a população brasileira, eu nacionalista e aspirador de uma nação soberana e protagonista, poderia até ficar calado. Mas nós sabemos que não é o caso.

      • Na boa, nem é nada tão complicado assim. Eles entregam o país porque ganham o seu pra isso, sem qualquer idealismo de apoio, bom ou ruim.

      • Perfeito. um tempo atrás li um texto de um militar no site defesanet que ele defende essa tese. no raciocínio dele é melhor o brasil adotar uma postura de subserviência aos eua, do que buscar um desenvolvimento autônomo com apoio dos Brics, principalmente, com a China e Rússia. já que, na visão dele, caso tenhamos uma guerra mundial entre eua e China/Rússia, o Brasil teria que ficar do lado dos eua, mesmo que isso signifique submissão aos sistema financeiro ocidental, e nós mantenha no subdesenvolvimento eterno.
        tanto que, se vc for neste site, eles estão apoiando a decisão de produzir o KC - 390 nos eua. são a favor da aquisição da embraer pela boeing.
        ou seja, só discordo dos militares entreguistas sejam um setor. eles são maioria

    • Como o próprio Fernando Brito disse aqui, há alguns posts atrás, Ciro tinha uma Avenida aberta à sua frente para explorar a posição de candidatura antagônica a Temer e seu governo neoliberal, muito mais eficaz até do que o Haddad nesse sentido, graças à excelente coesão de seu programa nacional de desenvolvimento.

      Podendo inclusive, aí sim, fazer a crítica construtiva de que o PT não conseguiu prosseguir com medidas estruturais relevantes, que atacassem os dogmas do tripé macroeconômico e da dependência de commodities.

      Ia continuar mantendo o pé firme no campo progressista, alternativo e inovador à hegemonia petista, porém, sem apelar para o moralismo de botequim que já é dominado por Bozo e disputado a tapas pela turma do “Centro”.

      Resolveu, vendo que as pesquisas o desfavoreciam, entrar nessa mesma bola dividida que a turma da hipocrisia já estava.

      O que, aparentemente, enfraqueceu o reforço de sua essência desenvolvimentista e o posicionou como mais um do “establishment” perante os indecisos.

    • Seu raciocínio é lógico. Mas você está enganado porque essa eleição desde do inicio da campanha
      foge da lógica.

    • Cirúrgico!
      * O Cafezinho não deve ser levado a sério, faz um tempo que, no esforço de vender Ciro, manipula, voluntariamente ou não, as opiniões a custa de distorções deprimentes da "realidade" factual..

  • Esperar o que do Datafalha. Mas vem aí a pesquisa Vox Populi/Brasil 247, nessa eu confio!

    • Infelizmente, essa pesquisa só vem no momento em que não poderá mais desmascarar qualquer outra pesquisa. Deveriam ter pensado em fazer duas pesquisas: Uma agora, neste momento crítico, e outra sábado à noite. Mandaram muito bem, mas não entenderam o potencial que tinham nas mãos.

  • TUDO INDICA QUE AS PESQUIZAS(COM Z MESMO) COLOCARÃO UM EMPATE PARA DAREM A ELES UM MOTIVO DE RECONTAGEM DE VOTOS E SUSPEIÇÃO DO RESULTADO COMO FIZERAM EM 2014.

  • a Record lançar essa pesquisa logo depois do Ibope foi providencial, pois acho que eles estão dispostos a entrar nessa guerra. Até porque, como concorrentes, é uma chance de desmoralizar Ibope e Datafolha, que também não são nada amigáveis com os políticos evangélicos ligados à Record. Fora os institutos do golpe, as demais pesquisas devem demonstrar algo mais próximo do empate técnico, do que uma larga vantagem e seguir uma linha similar ao dos trackings diários, que já mostram vantagem de Haddad ou empate..

    • ONDE VEJO ESSES TRACKINGS, CHARLES? ESSA PESQUISA IBOPE REALMENTE ESTÁ MUITO ESTRANHA. ACHO QUE LI NO TWITTER DE UM TAL DE ARMANDO (OU ARNALDO? ACHO QUE ELE É ESTATÍSTICO) QUE MOSTRA AS DISTORÇÕES DO IBOPE.

      • Os trackings internos são apenas de consumo dos partidos que os fazem mas de vez em quando vaza um. Você tem que digitar no google, ou twitter pra ver os que já vazaram. O do MDB é o que mais tem.

  • Eu disse que não vinha mais aqui, mas essa foi de lascar. A diferença do Ibope e do R7 está estritamente na margem de erro. O que importa é esse viés de alta do Bolso, mesmo depois de tudo. O percentual de Ciro, Alckimin e Marina é o mesmo m todas as pesquisas. Isso significa que no segundo turno o Haddad provavelmente empata “ tecnicamente” com o Bolsonaro na vida real, isto é, o resultado normalmente seria apertado como em 2014. Só que, rejeição à Hadadd aumentando mais o cancelamento dos títulos e delação do Pulhoci trazem uma senhora vantagem ao Bolso nessa margem apertada. Ciro vence Bolso e quase todo o resto, Ciro está crescendo na classe média progressista formadora de opinião, é hora de pensar com a razão e apoiar o Ciro. Pelo Amor de Deus, o país está prestes a sucumbir ao que há de pior, a escória da humanidade, PENSEM!

  • Tem que ver também que, dentro das margens de erro, as duas pesquisas admitem de 29 até 31 p o Bolsonaro e de 22 até 23 p o Haddad. Então se houve distorção, ela pode ter sido dentro da margem de erro.

Related Post