Record entra na briga das pesquisas e indica o contrário do Ibope

Pesquisa contratada pela TV Record – não esquecer que Edir Macedo assumiu o apoio a Jair Bolsonaro –  é mais uma a publicar dados contraditórios à suspeitosíssima pesquisa Ibope veiculada pela Globo.

Aplicada pela Real Time Big Data, com 3.200 entrevistas, ela aponta uma diferença próxima à margem de erro: 29% para Jair Bolsonaro; 24% para Fernando Haddad.

Todos os demais ficam em índices compatíveis com o Ibope, com um ponto, no máximo, de variação.

Dependendo do comportamento do Datafolha, talvez não seja possível dizer que é só o PSDB que está desaparecendo nestas eleições.

Mas não tenham ilusões: o “dono” de ambas é a Globo.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

73 respostas

  1. Não esquecer que mais que o PT, Macedo odeia sobretudo a Globo, e não perderia a oportunidade de desqualificar o seu IBOPE. Voltamos à “normalidade” das pesquisas.

    1. E talvez Macedo tenha se posicionado a favor do koiso para agradar os evangélicos e não correr o risco de perder clientes para outras igrejas. Na eleição anterior, não havia “cristão” na parada.

      1. Se o eleitorado do coiso é mais fiel a ele do que a Deus, imagine se não trocariam de igreja.
        O cliente sempre tem razão.

    1. E na minha opinião Haddad já está na frente. Vai ser no primeiro e único, definitivo turno a vitória progressista.

    2. Exatamente o q da nas pesquisas da folha e da Globo. A recopia hipócrita a unica coisa q sabe fazer é se preucupre com a Globo. Mas o que esperar de uma emissora de falsos profetas, q desdenha tudo q tem na Globo e qr ser igual. Nada, né? O canal do capeta é assim, desdenha o q não pode ter e ser.

  2. Patético o tal de Cafezinho dizer que Ciro é o único que tem voto a esquerda e direita num momento de radicalismo por que passa a Nação. Se está havendo uma guinada do eleitorado para a direita só o pleito pode confirmar isso, se for assim nenhum candidato de esquerda terá chance nesta eleição. Então vejamos a situação, segundo as pesquisas, dos candidatos posicionados a esquerda: Boulos não passa de 1%, Marina que em duas eleições se destacou e chegou aos 20% hoje fica bem abaixo dos 10%, o abilolado Ciro continua no mesmo lugar das outras duas eleições que disputou em torno de 10 a 12 pontos, e, finalmente, o Haddad candidato mais forte em razão de ser do partido mais representativo da esquerda, o PT, que governou o Brasil por 12 anos, e que conta com o apoio do líder maior das esquerdas Lula é o único competitivo na disputa. Isso é fato, se outra liderança de esquerda tivesse que se destacar o momento era esse, ou seja, Marina ou Ciro ou Boulos já deveriam ter ultrapassado Haddad, assim como Lula ultrapassou Brizola. Para aqueles que dizem que o melhor seria que o PT e Lula não apresentasse candidato e apoiasse um outro de outro partido como o Ciro. A pergunta é a seguinte qualquer outro candidato que passasse a ter o apoio do PT e de Lula fatalmente não passaria a ter a mesma rejeição de Haddad? Se o problema é o antipetismo ele cola em qualquer um. Isso é lógico.

    1. Vamos a guerra companheiro… Contra tudo e contra todos !!!
      Que esses maus perdedores da esquerda e até do centro tenham consciência do que está em jogo no país…
      Queremos nosso petróleo de volta… a rede golpista não manda no país !!!
      #HADDADÉLULA
      #MANUÉLULA
      #SOMOSTODOSLULA
      #LULALIVRE #OBRASILFELIZDENOVO !!!

    2. estou convicto de que fundamentalmente a direita e a extrema direita do Brasil não são antipetistas. Eles são mesmo é a favor de uma espécie de servidão colonialista aos Estados Unidos. Esta servidão nega o brasileirismo, embora se enrole por vezes na bandeira nacional. Ela tem pontos de contato com a “teoria da dependência feliz” do FHC. Odeiam o PT apenas porque o PT insiste em colocar o país em outro caminho que não é o da submissão total aos americanos. Isto vale tanto para o Temer, como para o Aécio, o Fernando Henrique e o Bolsonaro. Vale para o judiciário lavajatista, para a mídia entreguista e também para o setor militar remanescente da antiga Linha Dura dos governos militares, que agora busca protagonismo político nesta semi-democracia. É aí que todos eles convergem. vamos jogar luz sobre eles, que eles ou cegam, ou correm.

      1. Se essa “teoria da dependencia feliz” abrangesse toda a população brasileira, eu nacionalista e aspirador de uma nação soberana e protagonista, poderia até ficar calado. Mas nós sabemos que não é o caso.

      2. Na boa, nem é nada tão complicado assim. Eles entregam o país porque ganham o seu pra isso, sem qualquer idealismo de apoio, bom ou ruim.

      3. Perfeito. um tempo atrás li um texto de um militar no site defesanet que ele defende essa tese. no raciocínio dele é melhor o brasil adotar uma postura de subserviência aos eua, do que buscar um desenvolvimento autônomo com apoio dos Brics, principalmente, com a China e Rússia. já que, na visão dele, caso tenhamos uma guerra mundial entre eua e China/Rússia, o Brasil teria que ficar do lado dos eua, mesmo que isso signifique submissão aos sistema financeiro ocidental, e nós mantenha no subdesenvolvimento eterno.
        tanto que, se vc for neste site, eles estão apoiando a decisão de produzir o KC – 390 nos eua. são a favor da aquisição da embraer pela boeing.
        ou seja, só discordo dos militares entreguistas sejam um setor. eles são maioria

    3. Como o próprio Fernando Brito disse aqui, há alguns posts atrás, Ciro tinha uma Avenida aberta à sua frente para explorar a posição de candidatura antagônica a Temer e seu governo neoliberal, muito mais eficaz até do que o Haddad nesse sentido, graças à excelente coesão de seu programa nacional de desenvolvimento.

      Podendo inclusive, aí sim, fazer a crítica construtiva de que o PT não conseguiu prosseguir com medidas estruturais relevantes, que atacassem os dogmas do tripé macroeconômico e da dependência de commodities.

      Ia continuar mantendo o pé firme no campo progressista, alternativo e inovador à hegemonia petista, porém, sem apelar para o moralismo de botequim que já é dominado por Bozo e disputado a tapas pela turma do “Centro”.

      Resolveu, vendo que as pesquisas o desfavoreciam, entrar nessa mesma bola dividida que a turma da hipocrisia já estava.

      O que, aparentemente, enfraqueceu o reforço de sua essência desenvolvimentista e o posicionou como mais um do “establishment” perante os indecisos.

    4. Seu raciocínio é lógico. Mas você está enganado porque essa eleição desde do inicio da campanha
      foge da lógica.

    5. Cirúrgico!
      * O Cafezinho não deve ser levado a sério, faz um tempo que, no esforço de vender Ciro, manipula, voluntariamente ou não, as opiniões a custa de distorções deprimentes da “realidade” factual..

    1. Infelizmente, essa pesquisa só vem no momento em que não poderá mais desmascarar qualquer outra pesquisa. Deveriam ter pensado em fazer duas pesquisas: Uma agora, neste momento crítico, e outra sábado à noite. Mandaram muito bem, mas não entenderam o potencial que tinham nas mãos.

  3. TUDO INDICA QUE AS PESQUIZAS(COM Z MESMO) COLOCARÃO UM EMPATE PARA DAREM A ELES UM MOTIVO DE RECONTAGEM DE VOTOS E SUSPEIÇÃO DO RESULTADO COMO FIZERAM EM 2014.

  4. a Record lançar essa pesquisa logo depois do Ibope foi providencial, pois acho que eles estão dispostos a entrar nessa guerra. Até porque, como concorrentes, é uma chance de desmoralizar Ibope e Datafolha, que também não são nada amigáveis com os políticos evangélicos ligados à Record. Fora os institutos do golpe, as demais pesquisas devem demonstrar algo mais próximo do empate técnico, do que uma larga vantagem e seguir uma linha similar ao dos trackings diários, que já mostram vantagem de Haddad ou empate..

    1. ONDE VEJO ESSES TRACKINGS, CHARLES? ESSA PESQUISA IBOPE REALMENTE ESTÁ MUITO ESTRANHA. ACHO QUE LI NO TWITTER DE UM TAL DE ARMANDO (OU ARNALDO? ACHO QUE ELE É ESTATÍSTICO) QUE MOSTRA AS DISTORÇÕES DO IBOPE.

      1. Os trackings internos são apenas de consumo dos partidos que os fazem mas de vez em quando vaza um. Você tem que digitar no google, ou twitter pra ver os que já vazaram. O do MDB é o que mais tem.

  5. Eu disse que não vinha mais aqui, mas essa foi de lascar. A diferença do Ibope e do R7 está estritamente na margem de erro. O que importa é esse viés de alta do Bolso, mesmo depois de tudo. O percentual de Ciro, Alckimin e Marina é o mesmo m todas as pesquisas. Isso significa que no segundo turno o Haddad provavelmente empata “ tecnicamente” com o Bolsonaro na vida real, isto é, o resultado normalmente seria apertado como em 2014. Só que, rejeição à Hadadd aumentando mais o cancelamento dos títulos e delação do Pulhoci trazem uma senhora vantagem ao Bolso nessa margem apertada. Ciro vence Bolso e quase todo o resto, Ciro está crescendo na classe média progressista formadora de opinião, é hora de pensar com a razão e apoiar o Ciro. Pelo Amor de Deus, o país está prestes a sucumbir ao que há de pior, a escória da humanidade, PENSEM!

  6. Tem que ver também que, dentro das margens de erro, as duas pesquisas admitem de 29 até 31 p o Bolsonaro e de 22 até 23 p o Haddad. Então se houve distorção, ela pode ter sido dentro da margem de erro.

  7. Até, quando a globo vai monopolizar e fazer o que bem entender? Ridícula essa “pesquisa” ibope. Evidente a distorção e manipulação. Não tem contraponto, não tem análise crítica. Quando vai sair a proxima pesquisa vox populi? Porque a demora? Nem tentam mais disfarçar. Mandam e desmandam na porra toda. Não precisam mesmo dar satisfação a ninguém. Seguem impunes e cínicos golpe após GOLPE.

  8. O mais recente DataFRAUDE do I-Golpe é mais asfalto para a pavimentação da fraude anunciada nas urnas eletrônicas do TSE incrustado até o talo das togas imundas no golpe vagabundíssimo que está destruindo o Brasil!
    Ademais, “golpe não tem retorno!”
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

  9. Não se enganem… daqui pra frente o objetivo central, e final da Grobo, será colocar o candidato “engolido” por ela, sempre em uma situação de vantagem sobre Haddad, na clara tentativa de forçar um questionamento do resultado das urna, como aliás, já declarou o candidato fascista, “que não aceitará um resultado diferente da sua eleição”! Mas, agora teremos, graças a mídia alternativa, de denunciar e desmascarar pra o Brasil e o mundo esse apátridas golpistas! Quem viver verá!!!

  10. Tá ficando (mais) esperto (ainda), Brito. Perfeito : “Mas não tenham ilusões: o “dono” de ambas é a Globo.”…

  11. O MORFÉTICO TOMOU UMA FAKEADA EM 6 DE SETEMBRO,SUBIU 4 PONTOS.SÁBADO PASSADO O MORFÉTICO TEVE CONTRA SI MANIFESTAÇÕES GIGANTESCAS NO MUNDO TODO,ESSE FOI O FATO NOVO E A GLOBO COM O IGOLPE DIZEM QUE O MORFÉTICO FEZ DEZ PONTOS DE DIANTEIRA. O FATO NOVO É QUE A GLOBO E O IGOLPE COMETEM FAKE NEWS,SÃO CRIMINOSOS ELEITORAIS A LADO DOS BANDIDOS SÉRGIO FERNANDO MORO, FUX PORTEIRO DE PUTEIRO E DO COVARDE TOFOLI O CACHORRINHO DE GILMAR OU PUTINHA COMO QUEIRAM.

    1. Será? Infelizmente, eu não estou tão confiante assim em fraude. O bolsobosta pode ter tido contra ele uma manifestação grande, mas seu eleitorado tbm é grande

      1. CERTO QUE A TROPA DE JUMENTOS É GRANDE MAS OS LEGALISTAS SÃO MAIS,OUTRO RESULTADO QUE NÃO HADDAD É FRAUDE!

  12. O pior dessas mentiras, ainda mais a do Paloso, não é a falta de embasamento, pois quem pensa identifica esta caça ao PT. O ultrajante disso é o tempo, o momento, que eles fdps sabem é crucial. Filhos de uma não, de várias éguas.

  13. O Golpe se moveu: mais de 3,5 de votantes impedidos, censura do Lula, Juízeco interferindo nas eleições e Haddad sumindo das pesquisas. Continuemos na luta e atentos.

  14. A escala do eixo horizontal não está legal. Da primeira pra segunda é um mês. Da segunda pra terceira, uns 20 dias. O que significa que a reta deveria ser muito mais inclinada para Haddad da segunda pra terceira pesquisa.

  15. Pessoal, pesquisa é SÓ um TERMÔMETRO momentâneo…. Devemos batalhar muito mais agora que o dia D está chegando…
    A nossa arma são os VOTOS, temos que lutar por eles… Se não for assim, será como??? As eleições são o que temos de momento, então ponhamos todas as nossas forças ….
    É 13 !!! HADDAD e MANUELA 13 !!!! Por Todos , e por LULA, 13 !!!!! 13 !!!!! É 13 !!!!!

  16. Brito,
    Você esqueceu de mencionar nesta pesquisa as intenções de voto no segundo turno, na qual Haddad venceria por uma diferença de quatro pontos, ou seja, 45X41.

    1. E na do Ibope aparece empatados 42×42. tudo dentro da margem de erro nas pesquisas. de uma forma ou de outra será equilibrado. Isso que assusta, o monstro tem chance, infelizmente

  17. A única maneira de se fraudar as urnas é o Bozo estando próximo ao Haddad, poucos pontos. Mas isso só vai acontecer no segundo turno quando o Haddad estiver à frente. Aí pode-se retirar votos do Haddad e transferir para o Bozo. Se a diferença for grande não vão ter como mexer. As pesquisas de segundo turno estão nesse sentido, todas colocando o Haddad na frente, mas por poucos pontos, 3 no máximo.

  18. Acredito que a direita brasileira esta com medo que USA aumente seu atual ataque ao Brasil caso a esquerda ganhe. Somente isso explica tantas decisões contrárias as leis não serem questionadas. Os militares estão envolvidos pela chance de invadir a Venezuela? O soldado profissional quer a chance de se provar? Que tal defenderem nosso país? Covardes!!!

  19. Vergonhoso o jornalismo da Globo News, pedindo votos para bolsonaro sem pudor algum.
    Falam de um tal antipetismo e citam o coiso logo em seguida. Analisam que o eleitor já está no segundo turno e está votando contra quem ele nao quer no poder.
    Descarados, globo golpista.
    O maior erro do PT no governo foi permitir a sobrevivência desse lixo, deveriam ter cortado toda a verba publicitária durante seus governos.

  20. A pesquisa do Ibope foi feito no fds em que houve grandes mobilizações tanto a favor quanto (principalmente) contra o lixo. Isso aglomerou pessoas com o mesmo ponto de vista, o que deixa mais possível que o espaço amostral fique enviesado. Isso, claro, sem considerar a possibilidade de ter sido armação pura e simples

  21. Dia 07 de outubro diremos um retundo não a Rede Golpe de Televisão. Ela não. Chega de Globo. Chega de manipulação. O Brasil que nós queremos para o futuro com certeza exclui esta rede de intriga formada em 1964 para propagar, divulgar e apoiar o golpe militar. Ela não!
    Rede Globo não! Haddad Sim, Sim, Sim, Sim. Lula forever.

  22. É triste ter que debater com eleitor de Ciro Gomes que diz que, em 2º turno, votará em Boçalnato, pois não quer eleger representantes de um partido de corruptos. Logo, prefere ignorar, como os boçalnatos, que ele é corrupto, e pior, que é um fascista vagabundo. Muito triste.

    1. É exatamente o que vejo também.

      Eu, por exemplo, iria votar no Ciro até há duas semanas atrás, quando depois de uma sabatina na CBN, distribuiu “patadas” moralistas sem nexo e começou a entrar nessa conversa fiada, pseudo-equilibrada, de que deveríamos “fugir dos extremos”, numa estratégia ruinosa (vide TODAS as pesquisas de duas semanas para cá) de dividir a bola do anti-petismo rasteiro com quem já se engalfinha nesse nicho.

      Continuo achando-o o candidato com o melhor programa antagônico ao liberalismo, de longe também, o que mais se encaixa numa ideia de nacional-desenvolvimentismo (como
      Projeto de longo prazo).

      Porém, seu comportamento e cálculo político foram prejudicados pelo ressentimento pessoal, a meu ver.

    2. Ouvi e li exatamente o mesmo de eleitores do PT em uma possível ida do Ciro. Não generalize, eleitores de PT e Ciro que votariam em Bolso são esmagadora minoria!

  23. Que sorte só existirem idiotas em oposição ao PT, puxa…. ainda bem !!!
    As mentiras do IBOPE só vão contribuir para que os eleitores do Ciro migrem de vez para o PT e o Haddad tenha uma ótima votação no primeiro turno !!!
    Vai ser assim: Haddad 32/33% e Bolsonaro 25/26%

  24. Neste momento de turbulência eleitoral, pesquisas arranjadas e divulgação de notícias de crimes mais uma vez contra o PT a véspera da eleição encomendada pela Globo cabe uma pergunta. Porque só a Globo encomenda pesquisas ao DataFalha e ao Ibope. Os outros canais ou entidades não tem dinheiro para custear pesquisas a estes institutos ou Ibope e Datafolha se recusam a prestar serviços para outros clientes que não seja a Rede Golpe de Televisão?

  25. A Globo bolsonarizou! Não tendo outra alternativa, optou por Bolsonaro que se vencer esta tramóia eleitoral que estão preparando, farão do mito um fantoche do Congresso Nacional e deveras quem sabe desencadear em um golpe militar para dar um chute de vez nesta democracia que ela não tem nada a ver, pois promoveu e defendeu o golpe militar contra a democracia, inventou e apoiou Color de Melo, promoveu e alavancou o golpe de 2016 elevando Temer a categoria de mandatário mor da nação. Globo definitivamente odeia a democracia brasileira. Volto a repetir: o Brasil que nós da esquerda queremos para o futuro, com certeza, exclui este projeto de barbárie que atende pelo nome de Rede Globo Enganação de Televisão.

  26. Cuidado católicos e adeptos de outras religiões. Os evangélicos querem o Brasil pra eles. A pastorada declarou apoio incondicional ao Bolsonaro. Lavagem cerebral a todo vapor nas igrejas evangélicas. Sei o que estou dizendo. Convivo diariamente com seres desta religião e a idéia é implantar um regime de exploração cada vez maior em benefício dos espertinhos do evangelho. Como diz Alvaro Dias, abram o olho.

  27. Todas as pesquisas, exceto a do globope do dia 01/10, indicam tendencias em que a inclinação das curvas de HADDAD ante as de boçalnaro, desenhavam uma interceptaçao das curvas que já deveriam ter ocorrida por volta do dia 30, ultimo.
    ObvÓb, que devemos considerar uma diminuição do ritmo de crescimento de HADDAD, ainda assim, a interceptacai deveria ter ocorrido. Some-se à desaceleração da chapa petista, o fato de não ter ocorrido nenhum fato novo que provocasse erosao nos índices de HADDAD, pelo contrário.
    Acho que as pesquisas estão segurando o HADDAD. Acrescente-se que a campanha neo-fascista, mantém um crescimento constante. Qualquer que seja o intervalo entre as pesquisas o crescimento é constante. Muito esquisito.

  28. No segundo turno Haddad e Bolsonaro terao o mesmíssimo tempo… Talvez 20 a 30% dos minions mudem pra nulo ou 13 por conta da nulidade o vazio que é a candidatura do ex-capitao terrorista.

  29. Essa falácia de que o voto em Bolsonaro cresceu entre as mulheres depois do #ele não prova que as pesquisas foram forjadas. Eles querem desmobilizar as mulheres. Acontece que não somos otárias e nem defecamos na rua. Sobre mostrar os peitos são eles bolsonaristas que contam como cabo eleitoral um ator da indústria pornográfica como Alexandre Frota. Arregacem as mangas mulheradas que somos nós que vamos resolver essa parada com ou sem pesquisa eleitoral.

  30. Não é pesquisa eleitoral falsa que vai impedir que a mulherada vá para as ruas. Agora é que elas vão mesmo! Não somos otárias, nem masoquistas e muito menos defecamos nas ruas.
    Trata-se de uma questão de honra. Fracas são as mulheres que se casaram com o capitão. Fracas são as mulheres que ainda pensam em votar nele depois de toda essa humilhacao. As mulheres brasileiras não defecam na rua e nem mostram os peitos para qualquer não.

    1. Esta pesquiseca de quinta do Ibope é só para que os investidores do mercado financeiro tenham mais alguns ganhos financeiros. É a farra da Bolsa de Valores e do dólar em queda. Aproveitem bem senhores financistas, os seus dias estão contados. Se quiserem ganhar dinheiro no futuro governo do Haddad vão ter que soar a camisa e arregaçar as mangas como faz a maioria do povo brasileiro. Mulheres, mais do que nunca, é preciso dizer não ao mitomaníaco.

  31. Essas pesquisas estão estranhas mesmo. Não pelo fato do capitão estar à frente mas pela guinada repentina de sábado para hoje. a rejeição do Haddad que era baixa disparou em 4 dias; o capitão que tinha poucos votos no nordeste agora dizem que tirou muito votos do Ciro que é de lá e tem força; o Haddad que estava em escalada crescente até sábado, inclusive sinalizando empate técnico, estagnou. Tudo foge à simples lógica e à estatística. Manipular dados é muito fácil e como a credibilidade de Ibope e Datafolha depende dos seus patrocinadores, aí tem. Por que será que em vários outros institutos e fontes as tendências permanecem tal como estavam? Certamente a divulgação pela globo e pela Folha não vai considerar os demais institutos de pesquisa e somente os “seus” visando formar opinião e induzir votos, isso tudo somado às ações do juiz curitibano e dos dois ministros do STF. O Brasil está uma zona por causa daqueles que deram o golpe e não querem largar o osso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *