Reis, ministro do STJ, critica Moro e “condenação prévia” na Lava Jato

Não saiu nos jornais, porque os alvos foram o “querido Moro” e a “sagrada Lava Jato”.

Mas o que disse o ministro Sebastião Reis, do Superior Tribunal de Justiça, em palestra realizada ontem no Instituto Vitor Nunes Leal, que congrega  juristas – vários deles ex-integrantes do Supremo Tribunal Federal e do próprio STJ é notícia, porque ele foi muito mais direto que o gaguejar de Ricardo Lewandowski na crítica à Lava Jato.

Foi na veia de Sérgio Moro:

“Não posso admitir e concordar com juiz emitindo nota para a imprensa, vídeos na internet, filme com tapete vermelho, dando entrevista para falar não de casos que poderá vir a apreciar, mas de casos que já está examinando naquele momento”

Criticou, sem meias palavras, a “condenação obrigatória” , pré-determinada ao Judiciário pela mídia:

Hoje em dia, não é mais necessário ter coragem para prender alguém, mas para absolver um inocente. “[O magistrado] começa a decidir de acordo com o que o povo quer ouvir, no que a imprensa quer ouvir, naquilo, vamos dizer, chamado de politicamente correto, mesmo que não seja o que está imposto na lei, não reflita o que está no processo”.

No site jurídico Conjur, onde suas declarações estão registradas (sem destaque) diz-se que ele  afirma que “o Ministério Público e a polícia usam a imprensa com o intuito claro de criar pano de fundo favorável à acusação em processos e para defender projetos de lei absurdamente imorais, aproveitando-se da sanha acusatória que toma conta do país. Com isso, qualquer um que discorde dos órgãos de acusação é taxado como inimigo, cúmplice de bandido e favorável à corrupção.

“(…) ele afirmou que há um silêncio “assustador” em órgãos que deveriam protestar contra essa atuação, mas se calam e, pior, muitas vezes aplaudem e incentivam esse tipo de procedimento. “Vejo a Ordem dos Advogados do Brasil se calando e em várias oportunidades pedindo que documentos ocultos sejam tornados públicos”, discursou, aplaudido por todos os presentes, entre eles, os ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal Cezar Peluso, Ayres Britto e Sepúlveda Pertence.
Ele lamentou que esse tipo de prática também esteja presente no Judiciário e citou casos em que tornam público um documento porque ele já foi divulgado de forma informal. “É um contrassenso, pois dizem que não adianta preservar como oculto algo que já foi noticiado, mas nenhuma atitude é tomada em relação ao vazamento, [nem para investigar] quem é o responsável ou, ao menos, medidas para complicar, controlar esse tipo de situação”, observou.
A omissão das instituições, apontou, levou o Brasil a uma situação absurda, onde as pessoas precisam ter coragem para defender o que acham justo. A presunção de inocência, segundo ele, acabou. E um dos motivos disso é uso indevido da mídia por instituições. “Quem é exposto na imprensa, independente se de maneira justa ou injusta, do dia para noite está condenado”, lamentou.

Ainda há juízes em Berlim. Jornalistas, nas editorias, não sei…

Fernando Brito:

View Comments (29)

    • Eu também. Este judiciário precisa ser implodido com todo mundo dentro. Quando começam a brigar entre eles é bom, porque os enfraquecem.

  • o PIG esconde, mas a informação está por aí, está aqui no Tijolaço. Alento que o juiz não tenha medo do Moro, juiz de piso sobre o tapete vermelho, porque o STF está tremendo se borrando de medo das Delações Premiadas Vazadas lhes manche Honra de Respeitáveis Sádicos. E por sadismo, imagino a histeria do Savonarola ao ouvir as palavras do "Querido" Sebastião Reis.

  • O Ministro Sebastião Reis falou o que o Brasil precisa ouvir, e vindo de alguém com essa autoridade. É triste ver Juízes e Promotores disputando com galã de telenovela enquanto o país se aniquila, principalmente, por falta de justiça. Parabéns, Brito.

    • Exatamente. Não é possível que essa farsa tenha corrompido todos os ministros e juízes desse país, principalmente do TRF onde os recursos desse parcial e midiático juiz da república de curitiba (tudo minúsculo) será apreciado, espero, observando as provas e as leis dessa república de banana...

  • O ódio e a repulsa que a direita nutre por nós da esquerda é motivo de grande alegria. Ótimo a tucanalhada não gostar.

  • O que destoa da constatação do ministro são os aplausos de Ayres Britto que recentemente pregava e incentivava, inclusive, pela velha imprensa a tal "Pausa Democratica"

    • Verdade! Se ele ainda está à frente e se beneficia daquela sinecura golpista do Innovare, tá ferrado por ter aplaudido a critica do Reis!

      Por falar em golpista, a Janaína Paschoal parece que só é boa mesmo como metaleira punk e fiscal de banheiro público. Só tem tese aprovada quando a bancada examinadora é formada por cunhas e tucanalhas dispostos a lhe dar uns 45 milzinhos. Lixo! Parece que ela tentou emplacar que foi aprovada em último lugar, mas foi mesmo é reprovada!

  • Do Fernando Horta:
    Jovens apedeutas “pela liberdade e contra a corrupção” estão conseguindo transformar o Brasil do século XXI no pior dos mundos: defendem a liberdade máxima econômica e assim protegem e expandem as possibilidades de um bem que não possuem (o capital), e defendem um estado interventor, punitivista, censurador e que não respeita o indivíduo, acabando com um bem que todos temos: nossos direitos individuais, políticos e sociais. É um erro de quem nunca leu o século XIX. Parece pequeno, mas está fazendo um enorme estrago.
    Ministro Sebastião Reis você pode dormir com a consciência tranquila, a nação brasileira registrara seu nome nesse tempo das idades da trevas.

  • COMO NEM TODOS JUÍZES, EXCETO ALGUNS CINEMATOGRÁFICOS ATORES EXPOSTOS AOS HOLOFOTES DA RIBALTA DA GLOBO, TENHO CERTEZA QUE EXISTEM MUITOS JUIZ, COM JUÍZO, PODERIA ATÉ DIZER CRISTÃO DE VERDADE E DE VALORES ÉTICOS E DE MORAL ILIBADA, QUEM SALVA A JUSTIÇA DO BRASIL, APESAR E EMBORA O BAIXO CLERO DE TOGA APARECE E A MÍDIA ADORA A BAJULAÇÃO BEM SE VÊ NA TV O GLOBO LINHA DE FRETE.

Related Post