Reitor preso pela PF em SC se atira de shopping e morre

O reitor afastado da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, preso pela Polícia Federal por suposta “obstrução da Justiça” no procedimento interno da Universidade, atirou-se esta manhã do vão central do Shopping Beiramar, em Florianópolis.

Cancellier sequer era reitor na Universidade na época em que ocorreram as alegadas irregularidades no programa “Universidade  Aberta do Brasil” , destinado a dar cursos de graduação à distância, sob o argumento de que “poderia constranger professores”.

O ex-senador Nelson Wedekin, que pertenceu a PMDB autêntico e ao PDT, dias atrás protestou contra o ato que, disse, visava “provocar constrangimento e humilhação”, ao reitor, que não tinha qualquer envolvimento no caso investigado. Ele escreveu a Zero Hora:

“Tanto mais nos aprofundamos sobre a prisão de Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o reitor da UFSC, tanto mais avulta o exagero, a desproporção, e portanto, a injustiça do ato. Diz a Polícia Federal que as prisões temporárias de Cancellier e de outras seis pessoas eram para evitar constrangimento ou assédio a professores e servidores. O argumento foi abraçado com o mesmo sem cuidado pelo Ministério Público e pela juíza que a prisão.

Estamos então em que para evitar suposto, possível, hipotético, incerto e duvidoso constrangimento, submeteram Cancellier e mais seis cidadãos a um constrangimento imediato e brutal. Ou uma prisão, do modo como se deu, mesmo sem culpa formada, não é um constrangimento tão profundo que nunca se esquece e apaga?

O que se apagou foi a vida de Cancellier, jornalista, doutor em Direito , professor, orientador de dúzias mestrandos jurídicos. Morreu assassinado por uma “convicção”, uma “cognição sumária”.

 

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Consequência de uma justiça fraca, pré-concebida e calculadamente morosa!

  • Boa tarde,

    a verdade é que no meio acadêmico esta ocorrendo sim irregularidades, mas não podemos colocar no balaio todos como culpados. O ministério público tá com uma caça as bruxas para 2018 e vem num papel colocando pessoas que no momento apresentasse como inocentes juntos aos criminosos de verdade. Nada a ver um tema com o outro, mas uma pergunta. Será que CUNHA tá em coxão cela de prisão Sr moro? Por que o PM persegue os Esses reitores do governo do Lula? Sabemos que o ministério público são uns dos maiores larápios (diga Nicolau), cadê os ex reitores de FHC? Já passou de hora de acabar com essa palhaçada no Brasil....

    • O Nicolau de quem você fala não é do MP! Era juiz e foi punido, como todos devem ser!

    • Estado Policialesco edição pós-moderna do "prendo e arrebento", senhor das coisas e dos homens, absolutismo transgênero
      para massagem do Ego mastodõntico de apostileiros togados que têm o Rei na barriga, minhoca na cabeça e trevas na alma.

  • Mas eles acham que não tem culpa nisso nesses atos de desespero de quem é humilhado e exposto na mídia, foi assim com a morte de Dona Marisa, foi assim que quase deram cabo com o Almirante Othon que também tentou suicídio...O almirante Othon que desenvolveu método próprio para beneficiamento de urânio e que comandava o programa do submarino nuclear em parceira com os franceses. Submarino esse que seria utilizado para proteção dos mares do pré-sal.

    Preferem execrar a todos com humilhação pública mesmo sem provas...

    OBS: Esses abestalhados dos coxinhas acham que somos país sem tecnologia. O Brasil está entre os países no mundo que produz aviões; Está entre os 10 países que possui porta aviões; Líder também em algumas pesquisas na área de saúde com a Fio Cruz; A Petrobrás é a Primeira colocada dentre as empresas em prospecção de petróleo em águas profundas... Mas parece que profundo mesmo é a ignorância desses eleitores da direita e dos minions coxinhas! E "vai tudo de mão beijada" para o capital estrangeiro...

    http://jornalggn.com.br/noticia/a-prisao-do-pai-do-programa-nuclear-brasileiro

    https://www.terra.com.br/noticias/mundo/alem-de-china-somente-9-paises-possuem-porta-avioes-veja,3f08d50b8d1ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    http://www.brasil.gov.br/saude/2011/01/brasil-e-lider-mundial-em-pesquisa-em-medicina-tropical-destaca-revista-britanica

  • Lágrimas,lágrimas, e mais lágrimas os seres humanos suando viram bichos nos causa tánta dor que só nos está perdoar, tristeza quando vais embora ou não tem fim já diz o poeta!!!

  • A disputa entre PF, MP e Judiciario pela próxima manchete leva a essas consequências. Se inocente ou culpado, não sei, mas a presunção de inocência foi retirada da Constituição por essa malta de vaidosos doutores e excelências.

    • Além da presunção de inocência também ausência total de respeito ao princípio da ampla defesa.

    • Além do despeito ao direito à presunção de inocência, também violação ao princípio da ampla defesa.

      • Fora de cogitação. Se ele aguentou toda essa perseguição sórdida, criminosa e vagabunda até aqui, pode tirar o cavalinho da chuva. Lula é forte e tem a força dos justos, aos quais não falta o sentido de justiça, como falta em canalhas da PF, do MPF e do Judiciário, como um pulha chamado Sérgio Moro.

  • Um Homem que ocupa a posição de Reitor de uma Universidade, ser submetido a uma Vergonha dessas frente aos seus pares da sociedade e sua família, só mesmo na arrogância desses seres primários que atuam na justiça e na ânsia do que agora se tornou moda, de se promover frente a Mídia, não importando que destruam a vida e a reputação das pessoas.
    Segundo a Policia Civil, um bilhete foi escrito pelo professor Cancellier,: "Minha morte foi decretada no dia de minha prisão".
    O reitor não conseguiu neutralizar os efeitos políticos, sociais e psicológicos da sua prisão na Operação Ouvidos Moucos. Com toda a vida dedicada à Universidade e à educação viu o esforço acadêmico e político de décadas desmoronar do dia para a noite.
    A partir da prisão viveu dias terríveis, segundo os amigos mais chegados. Iniciou um processo depressivo, tinha aconselhamento psiquiátrico e tomava medicamentos para neutralizar o impacto psicológico da prisão e todo o processo humilhante a que foi submetido.
    Seu irmão, o jornalista Júlio Cancellier, está inconsolável com a morte do reitor. Com ele esteve no domingo e constatou que Luiz Cancellier estava duplamente contente: por ter autorização para ir à UFSC participar de banca examinadora no Curso de Pós-Graduação em Direito e pela vitória do Hercilio Luz, seu time de coração em Tubarão.
    Ele costumava se manifestar inconformado sobretudo, porque todos os supostos atos irregulares na UFSC foram praticados, segundo a própria Polícia Federal, nas gestões anteriores à sua. Além disso, sua formação acadêmica ocorreu na área do Direito e da Justiça. E ele se sentia o maior dos injustiçados com a prisão na Operação Ouvidos Moucos. Dizia que não encontrava qualquer explicação para o ocorrido.
    Nos primeiros dias ficou confiante em decisão da Justiça que o beneficiasse, especialmente, depois dos esclarecimentos dados no longo depoimento na Polícia Federal.
    De acordo com pessoas mais próximas, a autorização da juíza federal de autorizar sua presença na UFSC por apenas duas horas e meia pode ter sido o fato que o levou a praticar o suicídio. Ele já meditara sobre a possibilidade de retorno, mas sempre preocupado com o abalo da imagem e o ferimento mortal de sua liderança, fatos que o impediria de concluir o mandato na Reitoria da UFSC. Ele completou o primeiro dos quatro anos de gestão no mês de maio. ( Fonte Diario Catarinense).
    Onde está a justiça agora? O Brasil se tornou uma vergonha.

  • Quem vai reparar o irreparavel.isso e lastimavel. e ai estao satisfeitos?

  • Pelo amor de Deus! Aonde estamos indo? Prá onde querem levar esse País?????

Related Post