Nada é mais deprimente do que ver uma pessoa devorar, cada vez com menor pudor, a história de sua juventude, de seus tempos mais generosos, de sua coragem mais desprendida, de seu amor mais sem interesses.
Aos 20 anos, vi Gabeira voltar ao país, logo metido a misturar revolução sexual – se é que uma tanga é uma revolução sexual – e revolução político-social.
A lateralidade dos temas que Gabeira elegia como centrais – e ser lateral não é ser desprezível – sempre me incomodou e isso atingiu seu aspecto mais chocante, para mim, com o “abraço na Lagoa Rodrigo de Freitas”, enquanto nós, desgraçados brizolistas, lutávamos contra Sarney e seu Cruzado, para não deixar Moreira Franco acabar com o sonho de dar os Cieps para as crianças de nosso povo.
Mas, vá lá, às vezes temos mesmo de nos abrir, aceitar a emergência de novos temas e amar as novidades, porque elas são nossos filhos, nossos netos e as maneiras sempre melhores que eles têm de encarar a vida.
Mas isso nunca pode significar menos, há sempre que ser mais lutas que agregamos àquela de sempre, à do progresso e da dignidade do ser humano.
Faz tempo, pelo menos desde que ingressou no “serrismo” em 2010, que Gabeira completou sua mudança de lado.
Natural que a essa altura não se envergonhe mais de partilhar palanques e manifestações com os que defendem o regime que lhe meteu uma bala nas costas e o pendurou num pau-de-arara.
Ainda assim, no outono da vida, servir de decrépito troféu para os personagens deste neofascismo não deixa de ser uma visão deprimente para quem ama a juventude e seus sonhos rebeldes e não quer acreditar que tudo o que milhares de jovens viram em Gabeira como algo de novo era falso, falso, falso.
A foto com o Kinzinho do fuzil e o Holiday do ódio expõe-lhe vergonhas maiores do que as que poderia fazer a de quase 40 anos atrás a da tanga de chochê, porque o revela por dentro, não por fora.
O crepúsculo de Gabeira é, apenas, indecente como toda estupidez.
45 respostas
É isso Brito, tem canalhas que se descobrem aos 70. Talvez ele agora consiga ir a miami comprar terno, pois tanguinha já não deve usar mais.
“tem canalhas que se descobrem aos 70″…
Faltou a camisa da CBF e cantar o hino nacional.
Velharada ridícula.
Ao lado de Gabeira, FB, também há dois jovens sonhadores…reparaste? Dois jovens decrépitos, que sonham em levar o Brasil ao passado das velhas injustiças sociais. E não é que estão próximos de realizar este sonho?
gabeira deve estar arrasando no baseado
Pra este sr. meu eterno desprezo.
Eo que ki tem o diabo do gabeira? pelo menos foi cagao e deixou a bosta e ai? deixem pra la . isso ai nos paparemos com eleicoes justas em 2018. LULA 13.
Seja feliz, Gabeira, com teus amigos que são a nova roupagem do que não se sacia e a tudo devora.
Digno de pena…pena de tucano…pena de pato…pena de galinha !
As cinzas do embaixador americano deves ter se revolvido na tumba: superestimou o sujeito.
Vejo esse camaleão,como ele sempre foi,ou seja um baita de um oportunista,sempre esteve do lado que os ventos sopram,buscando sempre algum tipo de dividendo e visibilidade,na verdade essa figura exotica é que chamamos de mosca de padaria,papagaio de pirata ou metamorfose patogênica.
Quando eu era adolescente vi uma foto de um bicho estranho. Parecia três em um . É um pato ? Não ! É um rato ? Não ! É um porquinho ? Não ! Então o que é ? Um ornitorrinco. O que é isso ? Ah, melhor perguntar a um deles ! Espere, ei gabeira fala aqui o que você é !
Es una buena hora de se ir. Entonces, que se va !
A vida é uma só e ela deve ser vivida com dignidade e compaixão . O que Gabeira fez de útil na vida? Ele se parece como muito com o conto de Fausto de Goethe em que revela a decadência do homem que se deixa seduzir pelo deslumbramento ( colunista da Globo), que trai seus ideais e abraça o demônio e com ele vai conviver. Este ser indigno fez uma reportagem sobre Dirceu, dizendo que a cela da lavajato era vermelha e tinha numero 13, era onde se encontrava Dirceu, uma mentira. Que diferença de vida entre esses dois protagonista que se conheceram na revolução de 64.
Quem não sabe fazer calculo, não vai achar a diferença. Na balança sejam postos os valores de um e de ” outro ” . O resultado é gigantesco, é de 99 1 . E fecha a conta.
Nunca se deve esquecer que pairam dúvidas cruciais em relação à atuação deste moço no episódio do embaixador americano. Seus “companheiros” nunca digeriram bem aquele “esquecimento” do mimeógrafo na casa do sequestro, a qual entregou as pistas aos militares, que acharam os autores posteriormente.
A mim, nunca enganou. Egocêntrico, pseudo-intelectual, vaidoso e bunda mole, e se deixou seduzir pelo “padrão globo de futilidade”…
Ostracismo nele!
´Outro problema com o Gabeira foi aquele referente à época em que agentes da agência internacional de energia atômica, sabidamente controlada pelos americanos, cismaram que queriam saber como era o sistema de enriquecimento de urânio brasileiro, sabidamente muito mais avançado e mais barato do que o de outros países. Os cientistas militares brasileiros resistiram e negaram peremptoriamente acesso a segredo de tal monta, não só por ser de segurança nacional, mas também por valer milhões ou bilhões de dólares para a concorrência do Brasil. Gabeira, que era deputado então, falou à TV com cara de inocente: “Ô besteira… Deviam mostrar logo tudo e deixar de fazer segredo disso…”
E esse tal de David Marques? Boto fé que tá mais pra David Brasil. E aí, bichona? Tá com o c… Na mão, né? Foi um fiasco a “mega”manifestação em defesa do Moro e agora o congresso vai avançar sobre CU-ritiba. AproveiTem logo e passem creme pq lá vai p…ca
Gabeira sempre foi um enganador. Recebia caladinho os louros, como se tivesse redigido o manifesto que foi lido na TV em troca da liberdade do embaixador americano. Só bem depois é que se veio a saber que tal manifesto havia sido escrito pelo Franklin Martins e não por ele. Perguntaram: Gabeira, porque você não falou que o autor não era você? E ele respondeu: Ora, ninguém me perguntou…
Ele sempre foi um oportunista.
Considero perfeita a avaliação. Colocou no papel aquilo que sempre pensei do indivíduo. Mais uma tentativa de aproveitar uma onda, só que agora está entrando tarde, já passou.
Gabeira sempre foi um oportunista. A começar pela importância indevida que se seu no caso do sequestro do embaixador norte-americano, Charles Burke Elbrick. Insinuou que foi o mentor da ação e o autor do manifesto que a ditadura teve que, espumando de raiva, ler em cadeia nacional e em horário nobre. Ambos os méritos couberam a Franklin Martins, que. aliás, nunca se preocupou em assumir publicamente ou divulgar os créditos. É compreensível quando vemos a trajetória de um e a de outro. O Gabeira de hoje é somente um retrato mais desabrido de sua própria essência.
Há uma fofoca também de que foi a uma padaria e comprou praticamente todos os frangos grelhados da ‘televisão de cachorro’ para os companheiros que participavam do sequestro, o que deu na pinta.
O Gabeira e a tipica figura, a exemplo de Ferreira Goulart entre outros, que na velhice ou na decrepitude se tornam velhos ranzinzas de direita. Passa a ser usado pelos novos aliados e desprezado pelos antigos. Triste ocaso.
Da minha geração 70, quando reuniam os colegas de universidade os só maconheiros, os só comunistas, os maconheiros comunistas, os comunistas maconheiros e eu, parece que só sobrou eu na ponta esquerda. Alguns ainda dão uns tapas mas, sempre pela direita. kkk
Este já demonstrou ser canalha a vários anos atrás quando votou a favor da quebra do monopólio do petróleo, contra a Petrobrás.
Nojo! Nojo! Muito nojo! Malditos ladrões canalhas! Canalhas! Canalhas! Canalhas!
Esse zumbi chamado Gabeira ainda vive? Ele é tão zumbi quanto o finado FHC.
Mais um – aliás, são três ali – mau caráter que surfa na onda passageira do neofascismo. Que o povo brasileiro saberá varrer da face do país, ainda que demore a perceber o quanto tem sido enganado por esses canalhas que sobrevivem da subserviência e serventia aos donos do PIB.
Isso, de serem três, três iguais, três que são a mesma coisa, faz abrir os olhos para uma possibilidade terrível. Como há indícios sérios de que os outros dois seriam “rapazes do George Soros”, o maior patrocinador de golpes de estado do planeta, e que financia alguns movimentos de pseudo-esquerda, mas principalmente movimentos e organizações de direita jovem do qual o MBL é modelo típico destinado às chamadas “revoluções coloridas”, então será que o Gabeira tem ou teve relações estranhas que lhe conferem uma identificação maior do que simples afinidade com esses dois?
Gabeira e o PV, que inicialmente não eram esses lixos em que se transformaram, tiveram o mérito de trazer temas importantes remetendo à política do cotidiano.
Falo de repressões várias que não eram contempladas mesmo por importantes setores da esquerda.
Herbert Daniel, dentre eles, parecia ser uma pessoa muito interessante para o debate de então.
Sabe Deus o que se passou para que o Gabeira virasse um personagem grotesco da direita, um verdadeiro Calabeira (mistura de Clabar com Gabeira).
Que é isso que ele é hoje, e já desde alguns anos, para decepção daqueles que um dia o admiraram.
É também o personagem controverso que tomava reposição hormonal pra mostrar-se um cruzado da moralidade, ao passo que não oferecia explicações convincentes para certos favorecimentos a familiares e alguém a título de namorada.
digo, mistura de Calabar com Gabeira
Sabe Deus o que se passou com o Gabeira… O que se sabe é que quem tem a ideologia como um mero adereço, depressa pode se livrar dela para ostentar outro enfeite para se pavonear.
Gabeira é o clássico caso de ex-petista ou ex-comunista que, sente uma vontade quase que biológica em justificar a todo o momento para seu novo grupo sócio-político, de que não faz mais parte da “turma” anterior.
Da forma mais piegas e intelectualmente desonesta possível.
Nessa linha, foi que o mesmo começou sua “virada” ao se prestar a dar entrevista para as páginas amarelas da Veja (antes das eleições municipais de 2008) dizendo que estava arrependido do sequestro do embaixador americano, não pelos riscos inerentes a ele e a seus companheiros, mas, por achar a luta armada uma “estupidez ideológica”.
Tem gente que na vida faz downgrade – e chega a níveis cada vez mais baixos – achando que tá fazendo upgrade.
Esse é o caso do Calabeira.
E essa foto com os moleques fascistas diz muito disso.
Não podia ser mais baixo. Ou será que o próximo passo é abraçar o Bolsonazi? (aí acho que é demais porque, até aqui, o nazi, por causa do centrão de cunhos e evangélicos, não parece ser o preferido do patrão PIG)
Ele também pode ser chamado de Colabeira:
“colabô” (do francês colaboracioniste, que é aquele ou aquela que colaborava com a ocupação nazista) + Gabeira
É o três em um e o um em tres. Um pato, um rato e um porco. Todos juntos então, são o ornito.
O jabá Global é mais gostoso e irresistível, é tão bom como as tangas de tricô, afinal aposentou-se cedo é preciso ganhar uns por fora, será que esse exílio não fora como os do Serra e FHC, um faz de conta para serem sustentados fora como perseguidos políticos ou o cara seria um X9 no meio? Eu já vi vinho mudar para água e ficar muito ruim, sem nenhuma condição de se ingerir, e com certeza água transformar em vinho só na bíblia.
Gabeira já não é mais tia,ele já é uma vó.Vamos respeitar…
Verdade! Kkkk
Seria menos obsceno se ele aparecesse pelado do que isso! Espetáculo patético! Deve ter conta no Citibank também…
Gabeira o oportunista de sempre zero a esquerda e nada, nada e nada! Quanto a Doria e escarrado Collor, nao esquecam ele e collor, boca dura exibicionista ( lembrem vivia agredindo Sarney ) e pior ainda que Collor, que agride com baixarias e covardia, o mundo esta escandalizado com as calunias ao estadista Lula melhor presidente brasileiro, QUE MAIS FEZ PELO BRASIL E BRASILEIROS reconhecido pelo Brasil e mundo, esse pequeno Doria por fora e por dentro,, e um embuste gestor de araque, so bla , bla, bla, oportunista e falso ( lembra Janio ), Doria e a favor da terceirizacao e apoia destrucao da CLT, teve reuniao com empresarios apoiando Temer, pega vassoura e faz teatro fazendo vitrine para ser presidente, nao se esquecam DORIA E COLLOR, fiquem atentos, nao se deixem envolver o cara e bom de papo sedutor, mas e contra a sociedade, contra os trabalhadores, a favor dos empresarios, gestor pro empresarios, os moleques irresponsaveis e venais do MBL, estao sendo pagos e usados para levarem jovens inexperientes no entusiasmo, e serao descartados! Atencao muita atencao, Doria e fanfarao e a favor das elites, nao se deixem enganar, pois Doria ao ser favoravel a terceirizacao apoiando a destruicao da CLT e contra a sociedade e trabalhadores!
Gabeira vai pra onde o rabo aponta.
Boneca velha e esclerosada,sempre termina assim. Pagando garotos
Gostei do comentário do Marco Aurélio , Gabeira foi para o “lado negro da força”, junto com o Roberto Freire, Fernando Henrique, Serra, Noblat e muitos outros.
Jorge Araújo, já comeu a sua dose de alfafa hoje? David Marques (ou David Brazil) e você? Também já comeu? Coitados! As manifestações deles foram um fracasso. Manés!