Resistência de Cármen Lúcia pode levar à desmoralização pública

A Ministra Cármen Lúcia, ao boicotar ontem a reunião com a qual Celso de Mello queria encontrar uma saída política para o impasse provocado pela não inclusão na pauta do Supremo das ações diretas de inconstitucionalidade contra a execução da pena antes de seu trânsito em julgado, foi um tiro em seu próprio pé.

O anúncio feito por seu colega Marco Aurélio Mello de que pode pedir, através de uma questão de ordem a ser apresentada em plenário vai levar para as câmaras da TV Justiça a divergência que poderia ter sido resolvido, como conviria, num diálogo ponderado de um encontro particular. Ao que parece, a presidente do STF resolveu transferir para seus pares as pressões que, ao menos sobre ela, se mostraram eficientes: as da mídia.

Só que são diferentes as espécies de alma.

Bernardo Mello Franco, em O Globo, dá conta de que o moderadíssimo Celso de Mello está irritado com a atitude de Cármen:

Na segunda-feira, Cármen prometeu uma reunião para ouvir os colegas. Ela chegou a anunciar o encontro a uma rádio, mas não convidou ninguém. A atitude irritou até o decano Celso de Mello, conhecido pelo espírito conciliador.
“Ficou combinado que ela faria o convite”, disse o ministro. “Se não houve convite, isso significa que ela não se mostrou interessada”, acrescentou.
Prestes a completar 29 anos no Supremo, Celso avisou que Cármen pode enfrentar um “constrangimento inédito”. Basta que um dos ministros insatisfeitos apresente uma questão de ordem na sessão de hoje. Isso obrigaria a presidente a submeter sua decisão ao plenário, sob forte risco de ser derrotada.

Na coluna de Monica Bergamo, na Folha, registra-se que Cármen “não convidou ninguém para o encontro”.

Por meio de sua assessoria, disse não ter entendido que a iniciativa de chamar os colegas deveria partir dela.

Ora, qualquer pessoa sabe que, para uma reunião em seu gabinete e sob sua liderança, era ela – e  mais ninguém – que deveria convidar. E quando não o fez, ficou evidente a todos que quer continuar a interditar o debate, em lugar de enfrentá-lo.

Marco Aurélio conserva uma linguagem moderada, até mais do que o decano da corte, dizendo que o “o ideal” seria Cármen pautar o julgamento espontaneamente. Como não o faz, admite que pode apresentar a questão de ordem, o que fará, ainda, com a esperança de que ela a acate por sua iniciativa e não obrigada por uma derrota no plenário.

A persistir com o pé na porta, estará em marcha uma inédita rebelião na Suprema Corte, mais um retrato deprimente do caos em que o golpismo lançou as instituições deste país.

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • coitadinha
    ele não entendeu essa coisa simples?
    então o caso é bem mais grave do que eu pensava

  • resistência? chamaria de outra coisa. "que segredos tem carminha?", pra ser tão pressionada? Dá pra gente fazer um bocado de ilação, não é?

  • Ora!Ora!Ora! Ignorar ou fazer que não se sabe,que o CENTRO DO GOLPE DE ESTADO,esta fora das leis e que são comandadas pelo JUDICIÁRIO GOLPISTA,é uma tremenda "INGENUIDADE". Logo logo,vão mandar prender o LULA,e a galera vi ficar fazendo COMÍCIOS INÚTEIS.

  • Como???? Pode desmoralizar????? Ora, se ainda estamos nessa fase, então voltamos no tempo. O STF é completamente desprovido de moral, de qualquer resquício de credibilidade. Só existe por força de lei, e só impõe seu poder por força de polícia, quando o faz, que não foi o caso de renan calheiros, por exemplo. O stf, e o resto do judiciário brasileiro é uma piada.

  • O povo brasileiro está em vigília, aguardando, não aceitamos "o tronco", será isso, irresponsabilidade ou Dna. Cármen Lúcia está amarrada na mão de corruptos que querem se livrar de LULA ? Do que se trata mesmo, a visita que a "gang de Juca" (Michel Temer) fez à Mma. ?

  • O NSTF adiou a decisão com a seguinte explicação: gente vamos esperar primeiro a prisão do LULA dai se não tiver comoção e revolta a ponto de estrangular o pais, nos mantemos a prisão dele e saimos todos ilesos,, mais.... se houver comoção ai eles vão dizer que soltar ele vai ser pior e pronto de um jeito ou de outro LULA será preso

  • URGENTE

    A ERA NAZIGOLPISTA DO "SUPRASSUREALISMO" NO CONTEXTO DO GOLPE VAGABUNDÍSSIMO SOB O AVAL DA "Justiça"!

    Além do décimo-segundo 'miniSTRO' do STFede, "o supremo" MERDAL pereira, os mafiosos donos do jornaleco Estadão em estado comatoso tambem já sabem que o inocente, honrado e eterno presidente Lula será preso - "e suicidao" em uma masmorra qualquer do títere da CIA/Globo e protofascista 'mor(T)o'!
    A única divergência (sic) é quanto a melhor data!
    Entenda o que significa "suprassurrealismo"!

    ***

    ESTADO DE S.PAULO COBRA O FIM DA LAVA JATO

    21/03/2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/347846/Estado-de-SPaulo-cobra-o-fim-da-Lava-Jato.htm

    MERVAL MUDA A DATA DE PRISÃO DE LULA PARA EVITAR COMPARAÇÃO COM JESUS CRISTO

    21/03/2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/347848/Merval-muda-a-data-de-pris%C3%A3o-de-Lula-para-evitar-compara%C3%A7%C3%A3o-com-Jesus-Cristo.htm

      • A história nos mostra que a direita costuma se impor com armas, tivemos agora o exemplo do assassinato da Vereadora Marielle Franco. A esquerda, ao contrário, costuma se impor com ideais.
        Só que para poder colocar em prática os seus ideais, talvez esteja na hora da esquerda aprender a atirar.

        • Ainda está para acontecer o dia em que uma mudança social relevante será feita sem violência.

  • A questão é simples. Estados Unidos não querem e não aceitam o retorno de Lula ao governo porque isso significará o retorno do Brasil ao BRICS. E até as rochas da lua sabem que o BRICS é adversário total do domínio americano e judeu no mundo. Por isso o desespero de manter o Brasil na "latrina" do mundo. Voltando a esquerda ao comando do nosso país, toda a América Latina retorna aos trilhos do centro-esquerda. Isso apavora os estados unidos.

    • É pra isso que adestraram o Judge Murrow. Tomam as nossas riquezas e enfraquecem as grandes empresas brasileiras. No fim, tá tudo dominado com a ajuda da nossa justiça que é uma maravilha, mais os pobres de direita alienados pela mídia interesseira e ápatrida. Valeu, Paulo Roberto!

    • Que tal fazermos um crowdfunding e contratarmos um detetive particular para saber o paradeiro de Cláudia Cruz, a jornalista absolvida pelo juizeco Moro que - tadinha, tão ignorante - não sabia que seus gastos eram incompatíveis com a renda do marido?

    • Acho que isso, Eduardo Cunha preso, não passa de uma lenda urbana.

  • O que a mau caráter e medíocre Carmen Lúcia fez foi desfraldar uma bandeira no topo do "çupremo" escrita: AQUI QUEM MANDA É A GLOBO.

Related Post