Resistência de Cármen Lúcia pode levar à desmoralização pública

carmmarcocelso

A Ministra Cármen Lúcia, ao boicotar ontem a reunião com a qual Celso de Mello queria encontrar uma saída política para o impasse provocado pela não inclusão na pauta do Supremo das ações diretas de inconstitucionalidade contra a execução da pena antes de seu trânsito em julgado, foi um tiro em seu próprio pé.

O anúncio feito por seu colega Marco Aurélio Mello de que pode pedir, através de uma questão de ordem a ser apresentada em plenário vai levar para as câmaras da TV Justiça a divergência que poderia ter sido resolvido, como conviria, num diálogo ponderado de um encontro particular. Ao que parece, a presidente do STF resolveu transferir para seus pares as pressões que, ao menos sobre ela, se mostraram eficientes: as da mídia.

Só que são diferentes as espécies de alma.

Bernardo Mello Franco, em O Globo, dá conta de que o moderadíssimo Celso de Mello está irritado com a atitude de Cármen:

Na segunda-feira, Cármen prometeu uma reunião para ouvir os colegas. Ela chegou a anunciar o encontro a uma rádio, mas não convidou ninguém. A atitude irritou até o decano Celso de Mello, conhecido pelo espírito conciliador.
“Ficou combinado que ela faria o convite”, disse o ministro. “Se não houve convite, isso significa que ela não se mostrou interessada”, acrescentou.
Prestes a completar 29 anos no Supremo, Celso avisou que Cármen pode enfrentar um “constrangimento inédito”. Basta que um dos ministros insatisfeitos apresente uma questão de ordem na sessão de hoje. Isso obrigaria a presidente a submeter sua decisão ao plenário, sob forte risco de ser derrotada.

Na coluna de Monica Bergamo, na Folha, registra-se que Cármen “não convidou ninguém para o encontro”.

Por meio de sua assessoria, disse não ter entendido que a iniciativa de chamar os colegas deveria partir dela.

Ora, qualquer pessoa sabe que, para uma reunião em seu gabinete e sob sua liderança, era ela – e  mais ninguém – que deveria convidar. E quando não o fez, ficou evidente a todos que quer continuar a interditar o debate, em lugar de enfrentá-lo.

Marco Aurélio conserva uma linguagem moderada, até mais do que o decano da corte, dizendo que o “o ideal” seria Cármen pautar o julgamento espontaneamente. Como não o faz, admite que pode apresentar a questão de ordem, o que fará, ainda, com a esperança de que ela a acate por sua iniciativa e não obrigada por uma derrota no plenário.

A persistir com o pé na porta, estará em marcha uma inédita rebelião na Suprema Corte, mais um retrato deprimente do caos em que o golpismo lançou as instituições deste país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

41 respostas

  1. coitadinha
    ele não entendeu essa coisa simples?
    então o caso é bem mais grave do que eu pensava

  2. resistência? chamaria de outra coisa. “que segredos tem carminha?”, pra ser tão pressionada? Dá pra gente fazer um bocado de ilação, não é?

  3. Ora!Ora!Ora! Ignorar ou fazer que não se sabe,que o CENTRO DO GOLPE DE ESTADO,esta fora das leis e que são comandadas pelo JUDICIÁRIO GOLPISTA,é uma tremenda “INGENUIDADE”. Logo logo,vão mandar prender o LULA,e a galera vi ficar fazendo COMÍCIOS INÚTEIS.

  4. Como???? Pode desmoralizar????? Ora, se ainda estamos nessa fase, então voltamos no tempo. O STF é completamente desprovido de moral, de qualquer resquício de credibilidade. Só existe por força de lei, e só impõe seu poder por força de polícia, quando o faz, que não foi o caso de renan calheiros, por exemplo. O stf, e o resto do judiciário brasileiro é uma piada.

  5. O povo brasileiro está em vigília, aguardando, não aceitamos “o tronco”, será isso, irresponsabilidade ou Dna. Cármen Lúcia está amarrada na mão de corruptos que querem se livrar de LULA ? Do que se trata mesmo, a visita que a “gang de Juca” (Michel Temer) fez à Mma. ?

  6. O NSTF adiou a decisão com a seguinte explicação: gente vamos esperar primeiro a prisão do LULA dai se não tiver comoção e revolta a ponto de estrangular o pais, nos mantemos a prisão dele e saimos todos ilesos,, mais…. se houver comoção ai eles vão dizer que soltar ele vai ser pior e pronto de um jeito ou de outro LULA será preso

  7. URGENTE

    A ERA NAZIGOLPISTA DO “SUPRASSUREALISMO” NO CONTEXTO DO GOLPE VAGABUNDÍSSIMO SOB O AVAL DA “Justiça”!

    Além do décimo-segundo ‘miniSTRO’ do STFede, “o supremo” MERDAL pereira, os mafiosos donos do jornaleco Estadão em estado comatoso tambem já sabem que o inocente, honrado e eterno presidente Lula será preso – “e suicidao” em uma masmorra qualquer do títere da CIA/Globo e protofascista ‘mor(T)o’!
    A única divergência (sic) é quanto a melhor data!
    Entenda o que significa “suprassurrealismo”!

    ***

    ESTADO DE S.PAULO COBRA O FIM DA LAVA JATO

    21/03/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/347846/Estado-de-SPaulo-cobra-o-fim-da-Lava-Jato.htm

    MERVAL MUDA A DATA DE PRISÃO DE LULA PARA EVITAR COMPARAÇÃO COM JESUS CRISTO

    21/03/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/347848/Merval-muda-a-data-de-pris%C3%A3o-de-Lula-para-evitar-compara%C3%A7%C3%A3o-com-Jesus-Cristo.htm

      1. A história nos mostra que a direita costuma se impor com armas, tivemos agora o exemplo do assassinato da Vereadora Marielle Franco. A esquerda, ao contrário, costuma se impor com ideais.
        Só que para poder colocar em prática os seus ideais, talvez esteja na hora da esquerda aprender a atirar.

  8. A questão é simples. Estados Unidos não querem e não aceitam o retorno de Lula ao governo porque isso significará o retorno do Brasil ao BRICS. E até as rochas da lua sabem que o BRICS é adversário total do domínio americano e judeu no mundo. Por isso o desespero de manter o Brasil na “latrina” do mundo. Voltando a esquerda ao comando do nosso país, toda a América Latina retorna aos trilhos do centro-esquerda. Isso apavora os estados unidos.

    1. É pra isso que adestraram o Judge Murrow. Tomam as nossas riquezas e enfraquecem as grandes empresas brasileiras. No fim, tá tudo dominado com a ajuda da nossa justiça que é uma maravilha, mais os pobres de direita alienados pela mídia interesseira e ápatrida. Valeu, Paulo Roberto!

    1. Que tal fazermos um crowdfunding e contratarmos um detetive particular para saber o paradeiro de Cláudia Cruz, a jornalista absolvida pelo juizeco Moro que – tadinha, tão ignorante – não sabia que seus gastos eram incompatíveis com a renda do marido?

  9. O que a mau caráter e medíocre Carmen Lúcia fez foi desfraldar uma bandeira no topo do “çupremo” escrita: AQUI QUEM MANDA É A GLOBO.

  10. A Carminha, o juizeco de Curitiba e o Barbosão foram devidamente propinados pela Globo, ao vivo e a cores. Lembram?

  11. Estava indo na página da Ministra Carmen Lúcifer cobrando um posicionando mais legal e sem partidarismos do STF; ela simplesmente me bloqueou; é a prova que essa direita golpista não consegue lidar com a crítica e o debate.

    1. QUANDO SÃO LULA VOLTAR ESSA TURMA VAI PRO PAREDÃO (MENOS TOFOLLI E LEWANDSOHI) PRA SER SUBXSTITUIDOS POR JURISTAS DE VERDADE: ZANIN, ARAGÃO, CAROL PRONER…

  12. O patrão deles deve chegar bem cedo a Brasília . Informa um site que um dos marinhos estará hoje em visita ao STF ,possivelmente antes da reunião plenária que ocorre as 14:00 hs , reunião esta que pode ser colocada a questão de “ordem ” . Até lá o dono das togas pacificará os rebeldes , e assim todos podem sorrir para as capas dos jornais e revistas e televisão .

  13. E um dos Marinhos, parece, já aterrissou em Brasília para ser “ouvido” pelos Ministros do STF.
    Parece querer levar aos Ministros cópias de seus editoriais publicados no seu principal jornal que pedem a prisão de Lula.
    Se isso for verdade não deveria ser recebido pelos Ministros… e se for recebido, o que já seria uma vergonha, não deveria ser ouvido.

  14. Marco Aurélio pode, ou seja, depende do seu querer e outras coisas profundas que talvez não dependam apenas dele. Espero que sim, mas não tenhamos ilusão baseada apenas no “pode”. Tudo que acontece juridicamente com Lula nesse processo do Triplex que não é dele, mas foi atribuído a ele (existe isso?) é anormal.

  15. O STF, a cada patacoada, se desmoraliza mais um pouquinho diante da opinião pública, e de nada adianta as atrizes e atores manifestoches da Globo, tentar recuperar a imagem de sua presidente, que já está seriamente comprometida.

  16. Não nos esqueçamos que Carminha é mineira. Da mesma justiça das Minas Gerais que nunca encontrou crimes em Marcelo Azevedo, Aécio Neves, Newtão, etc.

  17. O atual momento consagrador de um STF de formigas, regidos pela formiga rainha Globo, foi consequencia de deixarem um famigerado soldado formiga da Globo chamado Moro, ser transformado em heroi fabricado, a ponto se se tornar superior ao Supremo e voz incontestavel. E tudo serviu como uma luva aos seus interesses e da parceira Globo, que juntos servem aos interesses de seus parceiros internacionais. Hoje, infelizmente para eles e para o País, vivemos um momento de escancaração dos nossos piores defeitos, da trairagem ampla explicita, que durante tanto tempo lutaram para se manter encoberta, onde só os poucos países iguais em canalhice e sabujice já sabiam e compartilhavam, desnudando o que a somada hipocrisia fazia força para ocultar.

  18. Não se pode desmoralizar o que já é imoral. O que pode ser feito é os demais ministros, excetuando os que não têm mesmo qualquer dignidade, resgatarem algo da credibilidade perdida ao aderirem ao golpe, desbancando essa carola lamentável.

  19. Agenda da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para esta quarta-feira (21) – Atualizada às 11h27

    13h30 – Audiência com quatro representantes do Movimento Vem Pra Rua Brasília
    Local: Gabinete da Presidência

    14h – Sessão Plenária do STF

    18h – Sessão Administrativa
    Local: Sala de Lanche

    18h30 – Palestra “Reflexões sobre o papel feminino, suas lutas e vitórias na busca da igualdade de gênero”
    Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília

  20. Mais uma teatralização. Essa confusão é para ganharem mais tempo. Lembrem-se: nenhum desses senhores e senhoras tentaram impedir o golpe. Obs: para se chegar a ministro ou qualquer outro cargo por indicação, muita coisa é feita por baixo dos panos. Dossiês existem registrando isso? Muito mais que dossiês…

  21. Tenham pena dela, deve está sendo chantageada por algum motivo que a tiraria o belo cargo que tem. Não pode ser outra coisa, está nua mas, não tem saída. A CIA sabe das coisas.

  22. Ela acabou refém do que falou na mídia varias vezes. Isto é o que acontece por falar demais com a globo. Agora querem passar o rolo compressor por cima dela. Bem feito

  23. Ninguém mais arrisca um tostão furado na honestidade e moral desses togados e quinta categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *