A “retomada”, no Rio, fecha as portas das lojas

Levantamento feito pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, cujos dados foram publicados hoje por O Globo, mostra que 9.121 estabelecimentos comerciais do município do Rio fecharam suas portas.  O número é “apenas” 31,7% mais elevado  em comparação com 2016, o “pior da crise”, teoricamente”.

Mas isso é apenas a herança do buraco que se foi?

Não, e o próprio levantamento mostra isso.

Em dezembro, quando as coisas deveriam estar melhores, com a regularização parcial do pagamento do funcionalismo e resta a esperança de que as vendas de fim de ano “salvem a pátria”, 1.084 lojas cariocas fecharam suas portas, um crescimento de 44,1% em relação ao mesmo mês de 2016.

70% delas fora das áreas nobres do comércio, o que é sinal de que a recuperação do consumo não chegou aos mais pobres.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Essa é a pior recessão dos últimos tempos, acho o Brasil, de tão grande que é não merecia esses governantes que estiveram no poder esse tempo todo, principalmente o Rio de Janeiro. Agora quem paga essa conta é o povo

  • Aos batedores de panelas nas varandas gourmet e aos canarinhos raivosos da Orla de Copacabana, minhas saudações.

  • E a culpa é do pt, claro. A globo, o judiciário, a direita, o golpe, não tem nada com isso. Mas faremos lembrar. Sempre lhes faremos lembrar.

  • Os norte-americanos, ou estado-unidenses, a famosa e platinada TVglobo, os morolistas sem moral e todos aqueles que destilam ódio ia me esquecendo o pig cheiroso ou fedido, devem estar dando risadas até doer à barriga,destruíram uma Nação sem dar um único tiro!!! aja tristeza, ver meus irmãos caídos e a impotência de poder fazer alguma coisa doe na alma, tem nada não apesar de Vcs, amanhã há de ser outro dia. Pobre Povo da cidade maravilhosa.

    • Caro Pablo, não deram nenhum tiro, mas aparelharam toda a máfia golpista. Começando pelo TRIBUNAL FAZ DE CONTA (TCU), RECEITA FEDERAL, STF, CNJ, MINISTÉRIO PÚBLICO (QUE PODERIA SER MINISTÉRIO PUTO), A MÍDIA TODA, SEM EXCEÇÃO. TODA A MÍDIA TELEVISA, REVISTAS E JORNAIS, OS PALHAÇOS DE TOGA (MORO E SUS TRUPE), MUITOS PILANTRAS PATOS DE CLASSE MÉDIA. Formaram uma gangue pesada. Do outro lado, um povo humilde, igenuo, manipulado por uma justiça midiática, tendenciosa, mentirosa e odienta. AÍ FACA FÁCIL DE DAR GOLPE. Sem falar das influencias e aparelhamento de espionagem americanas. Isso é muito para o povão. MAS UM DIA TEREMOS UMA NAÇÂO SOBERANA. Não é possível que esse povão não desperte....

      • Pois é Carlos a destruição é tão grave o avanço dos enemigos foi tão grande , cia, FBI, NSA mancomunados com o corpo Brasilis em poucos ou pouquíssimos anos fazem uma devastação dessas, realmente fizeram, fazem, e faram história e é claro que os norte-americanos não estavam sozinhos, mas tai o estrago tá feito. Por isso digo-lhe eles estão dando risada até a barriga doer, só nos resta a esperança que nunca morre!

  • Curitiba a casa dos coxinhas, tá fechando lojas tb!

    • Pior é que lá parece que não......... mas bem que gostaria de ver aquela cidade as moscas,,,, mas ao que parece lá está ao contrário do Rio......

    • tem fechar o paletó do responsável por isso, um pilantra que só se veste de preto, como os fascistas italianos

  • Quem quiser constatar a gravidade da situação do RJ, muito maior do que se veicula no PIG/PPV, deve andar por ruas do centro, tais como Rua da Carioca, Rua Sete de Setembro e mesmo outras do centro velho, para constatar o tamanho da depressão econômica, falência e fechamento generalizado de estabelecimentos comerciais. Nem mesmo bares e restaurantes escaparam. O que me deixa indignado é ver muita gente atribuir essa destruição do estado fluminense somente a desvios de dinheiro público protagonizados por personagens da política, sem mencionar o desmonte da Petrobrás e toda a cadeia de óleo e gás, assim como o setor naval, todos eles destruídos pela ORCRIM Fraude a Jato.

  • Gostaria de saber como os historiadores do futuro analisarão o papel da grande mídia no golpe!

    • Nas universidades onde foram instalados cursos para estudarem o golpe 2016 nos darão essa resposta em muito pouco tempo. Aguardemos.

  • Aqui em POA, está igual ou pior....A cada 15 dias fecha um ponto de comércio aqui no bairro. Há quarteirões inteiros com placas de "aluga-se" ou "vende-se" e a falsimídia mentirosa daqui insiste que "a economia apresenta sinais de recuperação".

Related Post