A “retomada”, no Rio, fecha as portas das lojas

lojafech

Levantamento feito pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, cujos dados foram publicados hoje por O Globo, mostra que 9.121 estabelecimentos comerciais do município do Rio fecharam suas portas.  O número é “apenas” 31,7% mais elevado  em comparação com 2016, o “pior da crise”, teoricamente”.

Mas isso é apenas a herança do buraco que se foi?

Não, e o próprio levantamento mostra isso.

Em dezembro, quando as coisas deveriam estar melhores, com a regularização parcial do pagamento do funcionalismo e resta a esperança de que as vendas de fim de ano “salvem a pátria”, 1.084 lojas cariocas fecharam suas portas, um crescimento de 44,1% em relação ao mesmo mês de 2016.

70% delas fora das áreas nobres do comércio, o que é sinal de que a recuperação do consumo não chegou aos mais pobres.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. Essa é a pior recessão dos últimos tempos, acho o Brasil, de tão grande que é não merecia esses governantes que estiveram no poder esse tempo todo, principalmente o Rio de Janeiro. Agora quem paga essa conta é o povo

  2. Aos batedores de panelas nas varandas gourmet e aos canarinhos raivosos da Orla de Copacabana, minhas saudações.

  3. E a culpa é do pt, claro. A globo, o judiciário, a direita, o golpe, não tem nada com isso. Mas faremos lembrar. Sempre lhes faremos lembrar.

  4. Os norte-americanos, ou estado-unidenses, a famosa e platinada TVglobo, os morolistas sem moral e todos aqueles que destilam ódio ia me esquecendo o pig cheiroso ou fedido, devem estar dando risadas até doer à barriga,destruíram uma Nação sem dar um único tiro!!! aja tristeza, ver meus irmãos caídos e a impotência de poder fazer alguma coisa doe na alma, tem nada não apesar de Vcs, amanhã há de ser outro dia. Pobre Povo da cidade maravilhosa.

    1. Caro Pablo, não deram nenhum tiro, mas aparelharam toda a máfia golpista. Começando pelo TRIBUNAL FAZ DE CONTA (TCU), RECEITA FEDERAL, STF, CNJ, MINISTÉRIO PÚBLICO (QUE PODERIA SER MINISTÉRIO PUTO), A MÍDIA TODA, SEM EXCEÇÃO. TODA A MÍDIA TELEVISA, REVISTAS E JORNAIS, OS PALHAÇOS DE TOGA (MORO E SUS TRUPE), MUITOS PILANTRAS PATOS DE CLASSE MÉDIA. Formaram uma gangue pesada. Do outro lado, um povo humilde, igenuo, manipulado por uma justiça midiática, tendenciosa, mentirosa e odienta. AÍ FACA FÁCIL DE DAR GOLPE. Sem falar das influencias e aparelhamento de espionagem americanas. Isso é muito para o povão. MAS UM DIA TEREMOS UMA NAÇÂO SOBERANA. Não é possível que esse povão não desperte….

      1. Pois é Carlos a destruição é tão grave o avanço dos enemigos foi tão grande , cia, FBI, NSA mancomunados com o corpo Brasilis em poucos ou pouquíssimos anos fazem uma devastação dessas, realmente fizeram, fazem, e faram história e é claro que os norte-americanos não estavam sozinhos, mas tai o estrago tá feito. Por isso digo-lhe eles estão dando risada até a barriga doer, só nos resta a esperança que nunca morre!

    1. Pior é que lá parece que não……… mas bem que gostaria de ver aquela cidade as moscas,,,, mas ao que parece lá está ao contrário do Rio……

    2. tem fechar o paletó do responsável por isso, um pilantra que só se veste de preto, como os fascistas italianos

  5. Quem quiser constatar a gravidade da situação do RJ, muito maior do que se veicula no PIG/PPV, deve andar por ruas do centro, tais como Rua da Carioca, Rua Sete de Setembro e mesmo outras do centro velho, para constatar o tamanho da depressão econômica, falência e fechamento generalizado de estabelecimentos comerciais. Nem mesmo bares e restaurantes escaparam. O que me deixa indignado é ver muita gente atribuir essa destruição do estado fluminense somente a desvios de dinheiro público protagonizados por personagens da política, sem mencionar o desmonte da Petrobrás e toda a cadeia de óleo e gás, assim como o setor naval, todos eles destruídos pela ORCRIM Fraude a Jato.

  6. Gostaria de saber como os historiadores do futuro analisarão o papel da grande mídia no golpe!

    1. Nas universidades onde foram instalados cursos para estudarem o golpe 2016 nos darão essa resposta em muito pouco tempo. Aguardemos.

  7. Aqui em POA, está igual ou pior….A cada 15 dias fecha um ponto de comércio aqui no bairro. Há quarteirões inteiros com placas de “aluga-se” ou “vende-se” e a falsimídia mentirosa daqui insiste que “a economia apresenta sinais de recuperação”.

  8. Venho adiando minha ida ao Rio em razão dessa situação degradante, posta em manchetes diuturnas, com mais ênfase que em todos os tempos. Quando lá vivia, por décadas, meus familiares, impressionados com as notícias, rezavam pra me protegerem. Hoje, assistindo de longe, lendo uma matéria como essa, sei que a situação só piorou, e muito. Agora temos, também, a crise econômica aprofundada no RJ, não apenas por causa de Cabral, mas por tudo que se tem feito do Governo Federal ao Estadual de Pezão, passando pela prefeitura de Crivella. Não sobrou quase nada para essa gente comemorar. Só pânico, desesperança, e fé em Deus.

  9. De fato varios comercios estao fechando mesmo com o número crescente de empreendedores (desempregados).

    É impossível o empreendedor se manter ativo, pois a carga de impostos é forte nessa classe, o numero de concorrentes é grande, nao possuem credito como os grandes sonegadores e a violencia bate a sua porta.

    Nao digo para nao pagar impostos, mas estes deveriam ser justos. Ou seja, deveriam haver mais faixas nos impostos. E acima de tudo retorno sobre o investimento (imposto).

  10. vamos agora com capacidade renovar todo o parlamento municipal estadual e federal ( VAMOS ACABAR COM OS RATOS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *