Revelações fazem Mello mudar o voto sobre Lula?

Na última sessão do Supremo no primeiro semestre, dia 25 de junho, quando se adiou a votação do pedido de decretação do processo do “triplex” do Guarujá, “atribuído” por Sérgio Moro a Lula, Celso de Mello disse que já tinha formado juízo de mérito sobre o caso, ao explicar porque negava um habeas corpus de ofício a Lula:

(…)pedindo vênia aos eminentes ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, me manifesto no sentido do indeferimento da concessão da medida cautelar, na linha do voto proferido pelo eminente ministro relator, mas insistindo em que este meu pronunciamento não envolve nem sequer antecipa a decisão que eu já tenho preparada e que já tenho pronta no voto elaborado para examinar o mérito, o fundo, da controvérsia suscitada na presente processual”

Hoje, na entrevista que deu ao Estadão, o decano do STF disse o contrário, que ainda está formando sua opinião:

É aguardada com expectativa a posição do senhor no caso em que a defesa do ex-presidente Lula alega parcialidade do então juiz Sérgio Moro na sentença do triplex. O voto do senhor, que deve ser decisivo, já foi concluído?
Eu tenho estudado muito, porque é uma questão que diz respeito não só a esse caso específico, mas aos direitos das pessoas em geral. Ainda continuo pensando, refletindo. Eu, normalmente, costumo pesquisar muito, ler muito, refletir bastante para então, a partir daí, formar definitivamente a minha convicção e compor o meu voto.
A convicção do senhor já está formada nesse caso?
Não, não, eu estou ainda em processo de reflexão.

Os fatos, portanto, estão mexendo com o STF.

E muito.

PS. Desculpas aos leitores por não te percebido o “iminente” em lugar do “eminente” importado do texto do G1, na primeira citação. Foi corrigido, claro, mesmo sendo transcrição.
Fernando Brito:

View Comments (42)

  • Tomo emprestado as palavras do sociólogo Jesse de Souza:

    "Bolsonaro precisa ser afastado o quanto antes. Está acabando com a ciência, a economia, a cultura, a política e com qualquer forma de respeito e sociabilidade. Razões jurídicas não faltam. Queiroz que o diga. Ou acabamos com ele ou ele acaba com o país! Simples assim".

    • E quanto ao decano, ele só está perguntando, publicamente, aos seus chefes, se pode ousar qualquer medida ou voto em favor de Lula e do restabelecimento da justiça. Isso não é postura de magistrado de corte suprema. Ele apenas ameaça, a fim de verificar o que dirão.

  • Futebol e Copa do mundo nunca fizeram parte do meu universo então quando eu cheguei em 1994 namorando um rapaz que era fanático por futebol eu fiquei confusa. Eu vi todo mundo pulando de alegria quando o italiano errou o pênalti e me perguntei "como pode a felicidade do país estar nos pés de uns poucos?"

    No entanto o universo mesmo quando se torna tão mais sério ainda deixa o destino do país nas mãos de uns poucos. Uma boa parte de nós sempre esteve escandalizada pela parcialidadee não poderia nem sonhar em reverter o quadro se não fosse a VazaJato. Mas os senhores de toga estão certos de que sempre foram imparciais. Talvez a política se aproxime muito mais do futebol do que eu podia imaginar quando desconhecia os dois.

  • O que está mexendo com a cabeça de Celso Mello é que ele, depois do grampo ilegal (a parte do grampo feito no telefone da Presidente [?] que não estava protegida por decisão judicial), em que Lula disse que o judiciário estava acovardado, fez um verdadeiro discurso no plenário do STF mostrando-se bem corajoso, revoltado e duro com Lula e Dilma (e, talvez, movido em parte por alguma forma de preconceito contra Lula), e agora tem que reconhecer a necessidade de libertar Lula!...

  • É lamentável isso. Tem uma pessoa presa sem provas, fruto de uma armação jurídica e os caras ainda ficam pensando. Tinha que dar um habeas corpus de ofício e processar os envolvidos.

  • Tomo emprestadas as palavras do Min Saulo Ramos sobre o Min Celso de Mello. Fez Jus e continua fazendo.

  • Doce ilusão dessa esquerda perdida comandada pelo PT jurídico, aquele PT traíra que deu leis e todos os instrumentos pra lava jato e a direita colocar Lula na cadeia e que acabaram com a ala lulista sindical, operária do PT. Quem manda lá agora é a ala desse PT jurídico corruptucano e que tanto faz para amansar e distrair população a luta pelo que realmente interessa.
    Só povo na rua e pressão popular tiram Lula da cadeia, o resto é ilusão.

Related Post