Revelações fazem Mello mudar o voto sobre Lula?

Na última sessão do Supremo no primeiro semestre, dia 25 de junho, quando se adiou a votação do pedido de decretação do processo do “triplex” do Guarujá, “atribuído” por Sérgio Moro a Lula, Celso de Mello disse que já tinha formado juízo de mérito sobre o caso, ao explicar porque negava um habeas corpus de ofício a Lula:

(…)pedindo vênia aos eminentes ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, me manifesto no sentido do indeferimento da concessão da medida cautelar, na linha do voto proferido pelo eminente ministro relator, mas insistindo em que este meu pronunciamento não envolve nem sequer antecipa a decisão que eu já tenho preparada e que já tenho pronta no voto elaborado para examinar o mérito, o fundo, da controvérsia suscitada na presente processual”

Hoje, na entrevista que deu ao Estadão, o decano do STF disse o contrário, que ainda está formando sua opinião:

É aguardada com expectativa a posição do senhor no caso em que a defesa do ex-presidente Lula alega parcialidade do então juiz Sérgio Moro na sentença do triplex. O voto do senhor, que deve ser decisivo, já foi concluído?
Eu tenho estudado muito, porque é uma questão que diz respeito não só a esse caso específico, mas aos direitos das pessoas em geral. Ainda continuo pensando, refletindo. Eu, normalmente, costumo pesquisar muito, ler muito, refletir bastante para então, a partir daí, formar definitivamente a minha convicção e compor o meu voto.
A convicção do senhor já está formada nesse caso?
Não, não, eu estou ainda em processo de reflexão.

Os fatos, portanto, estão mexendo com o STF.

E muito.

PS. Desculpas aos leitores por não te percebido o “iminente” em lugar do “eminente” importado do texto do G1, na primeira citação. Foi corrigido, claro, mesmo sendo transcrição.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

42 respostas

  1. Tomo emprestado as palavras do sociólogo Jesse de Souza:

    “Bolsonaro precisa ser afastado o quanto antes. Está acabando com a ciência, a economia, a cultura, a política e com qualquer forma de respeito e sociabilidade. Razões jurídicas não faltam. Queiroz que o diga. Ou acabamos com ele ou ele acaba com o país! Simples assim”.

    1. E quanto ao decano, ele só está perguntando, publicamente, aos seus chefes, se pode ousar qualquer medida ou voto em favor de Lula e do restabelecimento da justiça. Isso não é postura de magistrado de corte suprema. Ele apenas ameaça, a fim de verificar o que dirão.

  2. Futebol e Copa do mundo nunca fizeram parte do meu universo então quando eu cheguei em 1994 namorando um rapaz que era fanático por futebol eu fiquei confusa. Eu vi todo mundo pulando de alegria quando o italiano errou o pênalti e me perguntei “como pode a felicidade do país estar nos pés de uns poucos?”

    No entanto o universo mesmo quando se torna tão mais sério ainda deixa o destino do país nas mãos de uns poucos. Uma boa parte de nós sempre esteve escandalizada pela parcialidadee não poderia nem sonhar em reverter o quadro se não fosse a VazaJato. Mas os senhores de toga estão certos de que sempre foram imparciais. Talvez a política se aproxime muito mais do futebol do que eu podia imaginar quando desconhecia os dois.

  3. O que está mexendo com a cabeça de Celso Mello é que ele, depois do grampo ilegal (a parte do grampo feito no telefone da Presidente [?] que não estava protegida por decisão judicial), em que Lula disse que o judiciário estava acovardado, fez um verdadeiro discurso no plenário do STF mostrando-se bem corajoso, revoltado e duro com Lula e Dilma (e, talvez, movido em parte por alguma forma de preconceito contra Lula), e agora tem que reconhecer a necessidade de libertar Lula!…

  4. É lamentável isso. Tem uma pessoa presa sem provas, fruto de uma armação jurídica e os caras ainda ficam pensando. Tinha que dar um habeas corpus de ofício e processar os envolvidos.

  5. Tomo emprestadas as palavras do Min Saulo Ramos sobre o Min Celso de Mello. Fez Jus e continua fazendo.

  6. Doce ilusão dessa esquerda perdida comandada pelo PT jurídico, aquele PT traíra que deu leis e todos os instrumentos pra lava jato e a direita colocar Lula na cadeia e que acabaram com a ala lulista sindical, operária do PT. Quem manda lá agora é a ala desse PT jurídico corruptucano e que tanto faz para amansar e distrair população a luta pelo que realmente interessa.
    Só povo na rua e pressão popular tiram Lula da cadeia, o resto é ilusão.

  7. O Famoso ” vaca de presépio não precisa e nem precisava dos vazamentos da ” vaza jato ” . Como disse o Lula é só ler o processo e ser imparcial .Ele deve está aguardando alguma manchete da veja , folha , globo, estadão , etc , para formatar o voto . Quem o indicou para o tribunal o conhecia muito bem .

  8. O Famoso ” vaca de presépio não precisa e nem precisava dos vazamentos da ” vaza jato ” . Como disse o Lula é só ler o processo e ser imparcial .Ele deve está aguardando alguma manchete da veja , folha , globo, estadão , etc , para formatar o voto . Quem o indicou para o tribunal o conhecia muito bem .

    1. Mas vejam o tamanho da falta de caráter: Primeiro votam concordando com a prisão após a segunda instancia, depois votam contra a mesma, afinal de contas , este país é ou não é uma vergonheira só?
      Em Minas tem um ditado que diz:Fulano(a) é como folha de bananeira, vai para onde o vento sopra!!!!!!

  9. Eu só acho engraçado o palhaço negar uma medida cautelar sob o argumento de que já tem uma decisão preparada.

  10. Só muda de posição se tiver um fato gravíssimo que deixe a situação insustentável. Caso não, continua como está. Qual juiz vai dizer que já tem a sentença?

  11. Querido Fernando Brito.
    Respondendo a sua pergunta: Revelações, não. As ruas, sim.
    Ninguém que tenha, ao menos, dois neurônios confiaria em 1) traseira de jegue 2) dianteira de padre 3) cabeça de juiz.

  12. Ainda não será desta vez que o presidente Lula conseguirá sair das quatro paredes de Curitiba. Os que poderiam soltá-lo ainda não estão certos sobre se têm ou não têm autoridade para tanto. Vendo seu país reduzido à situação meio assustadora de quase colônia, que não pode automaticamente fazer valer seus próprios princípios seculares do direito e da soberania, então não há outra alternativa para o momento: As autoridades constituídas brasileiras (que não as constituídas por fakenews dos inimigos do Brasil) precisam entender uma frase de Mao Tse Tung nos anos cinquenta: “O imperialismo norte-americano é um tigre de papel”. Graças à compreensão desta frase, a China é hoje a potência que é. : .

  13. Infelizmente, ainda não consigo ver os “fatos” mexendo com o stf. Aliás, nem com os eleitores do monstro. Para os de cima, os que podem, por exemplo, anular a condenação do Lula, talvez sejam necessários mai$$$$ fato$$$$.

  14. Brito,
    De jeito nenhum. O ministro Celso de Mello não é nenhum pouco confiável. Basta ler o livro “Código da Vida” de Saulo Ramos , para se saber como ele se comporta diante de situações como esta do ex-presidente Lula. Penso que essa declaração dele ao Estadão foi bem calculada, e serve apenas para acirrar ainda mais os ânimos daqueles que querem o Lula eternamente preso. Podemos citar um deles: os militares. Mello se aposenta no próximo ano e não vai se arriscar a tomar uma decisão que contrarie sobretudo os militares; além disso, é bom frisar que ele não suporta o Lula e nem o PT. É só aguardar.

  15. Eles só estão se mexendo porque foram atingidos , caso contrário estaríamos na mesma . É o espirito de corpo funcionando . . Ninguém caiu até agora e nem caíra . O envolvimento do poder judiciário é bem maior do que imaginamos .Dos três poderes é o mais corrupto . Coloquem nas pesquisas quantos parente de 1º grau de ministros das cortes superiores tem banca de advogados , quantos processos dessews advogados estão nessas corpes . Estamos falando em parentes de primeiro grau , se extendermos a pesquisa para os demais graus de familiaridade fica assustador. amigos , companheiros , campanheiras ,etc . Tornar se suspeito de julgar qualquer processo que estão nas várias instâncias é mole .
    Como diz um amigo meu ” Chumbo trocado não doí ” . Mora aí o maior índece de corrupção do Brasil . O judiciário .

    1. Tanto é verdade que o tofinho monte de m….Deu seu voto e depois quase pediu desculpa (mesmo depois de falar umas quatro horas) disse: Eu votei, mas se vocês quiserem eu desdigo o meu voto. Eita País bagunçado!!!!

  16. Prezado Brito, data venia, não entendi assim. Pareceu-me que o Ministro Celso Melo diz que não concordar com o HC NÃO antecipa uma decisão já preparada. Creio que ele está pensando, desde aquela época, como votará ao analisar o mérito. Entendi mal ?

  17. Se ainda está pensando, vai votar contra Lula.
    O caso do Lula é tão claro que não precisa ficar “refletindo”.
    Será medo dos coturnos?

  18. Cuidado com esta esperança pueril! Mello pode estar se cacifando junto aos “financiadores” para votar contra o Lula. Ninguém no judiciário merece a menor confiança. Seus salários e privilégios que os cooptaram para o garantismo judicial do golpe não vão ser colocados em risco.

  19. O judiciário faz parte do Golpe, sempre fez, está sob tutela dos gorilas de coturno. De onde pouco se espera, daí mesmo é que nada vem !
    Só o povo na rua, indignado e mostrando força, acaba com esta triste vergonha que é o Brasil destes dias !

  20. Pmuito, estudar muito e refletir muito.
    Eu ia dar o contra, mas pensando bem, é preciso muito malabarismo pra justificar tanta injustiça.

  21. Quanta besteira, é incrível como o desejo de construir narrativa ultrapassa o de fazer jornalismo. Acho engraçado esse site aqui se considerar um “site de notícias”. Não passa de um panfleto de esquerda, e com o ato político sórdido e com narrativas baixas.

    Só serve a militância mesmo, e a militância mais infantilizada lulista fanática.

  22. Sempre a mesma lenga, lenga. Eu ainda não decidi, mas no fundo a verdade é: Somos uns cagões e borramos de medo dos milicos. Vejam se não é verdade!

  23. Brito,
    Eu já disse há pouco tempo aqui que no ministro Celso de Mello não se pode confiar de jeito nenhum, principalmente quando se trata do PT e do Lula. Ele não suporta nenhum dos dois. Disse, também, que para saber como ele se comporta diante de situações como esta do ex-presidente Lula, basta ler o livro o “Código da Vida” do saudoso jurista Saulo Ramos. Lá ele explica todo o comportamento desse ministro. O ministro Mello é Pusilânime e suscetível a pressões externas, além disso, ele se aposenta no próximo ano e não vai querer comprometer-se com essa situação, ou seja, não votará pela liberdade de Lula.

  24. Em minhas décadas de vida, jamais vi tanta polêmica em torno de um condenado. Será que somos uma sociedade que ainda não amadureceu ?….

  25. Saulo Ramos: O senhor é um juiz de merda.
    Ele está doente, mas quem garante que ele não deu uma caganeira!!!

  26. Saulo Ramos: O senhor é um juiz de merda.
    Ele está doente, mas quem garante que ele não deu uma caganeira!!!

  27. Lembram na época do Golpe de 1964, fecharam o Congresso cassaram três
    Ministro do STF e o restante acovardado se calu ficando de quatro. O que dá para esperar de bom quando tem um Presidente (tofinho) monte de est

  28. 247 E OUTROS SITE SÃO CONSPIRADORES CONTRA O LULA EU SOU LULA NÃO ABRO MÃO VEJA A BOMBA QUE MUITA GENTE DO PT TENTA TIRAR O LULA DE LEVAR A FRENTE LULA ESTA SENDO LUDIBRIADO DENTRO DA SUA BOA FÉ SÃO TRAIRAS https://duploexpresso.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.