Cantanhêde, leia Merval. Não é “Brasil, ame-o ou deixe-o” de Temer, mas “deixe Temer e não ame o Brasil”

vaiacabar

O comovente apelo feito hoje pela moça da “massa cheirosa”, Eliane Cantanhêde, ao melhor estilo do “Brasil, ame-o ou deixe-o” do período Médici, é tão “sem-noção” quanto sua autora.

” O esforço para derrubar Temer, neste momento, é trabalhar contra o Brasil.”

Ora, Eliane, quem mais se esforça para derrubar Michel Temer, hoje, do que o grupo governista?

Não foram os servidores da ex-CGU, com suas vassouras e baldes, que arrumaram a crise da vexatória demissão de Fabiano Silveira, ontem.

Como não foram a juventude e os artistas que detonaram a crise do Ministério da Cultura, pesadelo inicial dos 19 dias em que a já escassíssima popularidade de Michel Temer sangra sem descanso.

O problema de Michel Temer é o fato de que um governo que chega ao poder pela conspiração é, sempre, propriedade do grupo que se integrou ao complô.

Todos são donos. E, como acontece nas sociedades – sobretudo na societa celeris  – sócios normalmente vivem às intrigas, na “derrubação”, na disputa por espaços de poder e de ganhos.

Por isso, já se viu, Temer é refém de todos eles: Cunha, Renan, “mercado”, Globo, MP, STF…

Não tem, portanto, autonomia de decisão.

Explica-se aí a sua completa imobilidade e as “saias-justas” que enfrenta. Ajudado, claro, por sua compreta dessintonia com o Brasil moderno, que exige interlocução própria e não apenas os conchavos de parlamentares e “coronéis” da política (ou da religião) que se expressa na maioria dos políticos.

Por isso é cada vez mais difícil Temer, como pretendia ou pretende ainda, adiar a explicitação do cumprimento daquilo que o puseram lá para fazer: suprimir programas sociais e liquidar qualquer veleidade de soberania nacional.

Mesmo os integrantes mais capazes da trupe de colunistas da direita, como Merval Pereira, já assumem isso claramente, afirmando que “a tibieza que Temer vem revelando, que não se esvai com um tapa alegórico na mesa”.

Não, diz Merval, é preciso assumir que vai fazer “o que tem de ser feito”.

Ceder a  um “conjunto de exigências internacionais de investidores que buscam ambientes transparentes e seguros para negócios.”

Aí, sim, Eliane, serão as ruas o problema central de Michel Temer.

Por enquanto, este lugar é dele próprio e de sua associação golpista.

O problema é quando as pessoas descobrirem que este vídeo que viralizou na internet está bem perto de ser a pura verdade.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. A análise é perfeita. Por enquanto, aliás, aquelas mobilizações gigantescas anunciadas sequer apareceram. O Lula anda mudo. O MST, que ia trancar estradas, tornar a vida dos golpistas um inferno, anda ocupado com outras coisas. A própria presidente afastada anda dando manifestações tímidas. Não sei o que estão esperando para serem didáticos, para fazerem um mísero vídeo de internet que desmascare o golpe. Só falta dizerem que falta conteúdo. Conteúdo tem em abundância, chega a ser ridículo que uma iniciativa tão primária como esta, a de montar um vídeo com a Dilma explicando as coisas didaticamente, inclusive com trechos dos áudios, ainda não tenha sido tomada. Então, se este governo golpista vai mal é porque é péssimo mesmo, é um conjunto de bandidos interessados apenas em pilhar o Estado brasileiro, sedento por se apropriar mais e mais do orçamento público em benefício próprio. Esta quadrilha está se esvaindo por si mesma.

  2. TUCANHEDE VC SABE MUITO BEM QYE ELE CHEGOU A PRESIDENTE ATRAVES DE UM GOLPE QUE TENHA CERTEZA NAO VAI VINGAR. ENTAO TEM MAIS E QUE CAIR FORS LOGO. ALIAS NUNCA VI APELO SEU PRA DEIXAREM A PRESIDENTE DILMA LEGITIMAMENTE ELEITA GOVERNAR. O QUE FOI TENTADO CERCA DE DIAS APOS SER ELEITA. QUER SABER MAIS: VA A MERDA

  3. O TUCANHEDE QUANDO EU JOGAVA FUTRBOL NA VARZEA TINHA UM DITADO ASSIM: SE UM JOGADOR TAVA JOGANDO MAL O TIME TODO GRITAVA; O FULANO PEDE PRA CAGAR E SAI. E ISDO QUE DEMOS GRITAR PRO GOLPIDTA TEMER

  4. Boa tarde,

    esse jornalista de meia pataca da GN, só querem vender ou ver o que se pode ganhar no Brasil sem fazer esforço, como a massa faz no seu dia a dia. Continuo no movimento que deve ter uma Revolução Francesa.

  5. Deveria ser a favor do Brasil quando so pensavam em derrubar a dilma, criticavam qualquer postura ou programa q ela adotasse e faziam comparativos entre Brasil e Venezuela.
    Ou seja, quando for o governo do PT nao tem importancia criar um ambiente de terror, espalhar falsas noticias sobre sequestro da poupança, sobre como o Brasil eh ruim ppra se investir, que o governo petista nada fez e nada fará pelo Brasil, q td eh errado no programa do pt, que ciclofaixa eh inferno na terra, fazer alardes diarios por causa da reduçaod e velocidade nas avenidas de sao paulo.
    Enfim, problemas todo governo tem, mas fazer terrorismo contra as administraçoes do PT eh bom; engolir o Michel Temer, aceitar ate a corrupçao e o objetivo de atacar a lava jato que seriam inaceitaveis qto ao pt, eh ser anti brasil.
    Muito coerente ela.
    So faltou dizer que essa eh a opiniao dela pq simplesmente ela nao gosta do PT.
    Eh a opiniao, alias, que a midia construiu dia apos dia na cabeça dos cidadaos que leem e nao questionam o que leem, onde tudo que o PT faz eh ruim e inaceitavel… Mas os dos outros, pode ate ser ruim, mas eh aceitavel.

    Se hj temos uma crise, a midia eh uma das grandes culpadas, pois o agravamento da crise politica afundou o país.
    Nao venham agora com esse discurso selecionista de anti petistas.

  6. Quanta diferença entre o jornalismo analítico de Fernando Brito e o jornalismo Lambe-Cu de Eliane Catanhêde.

  7. Deve ter algo de muito escabroso que ainda não veio à tona no noticiário contra a Petrobras. E não é da era Lula nem da Dilma. Se não, por que tanto empenho em privatizá-la assim como fizeram com a Vale? Aí tem…Estou achando que querem privatizar para sumir com as digitais…

  8. Tacanheda representa descaradamente a perversidade, a violencia e o autoritarismo em estado puro da oligarquia brasileira. Essa mesma oligarquia que continua a ser apoiada por uma classe média que desafia qualquer raciocinio logico. Como diz a Chaui: são uma aberração cognitiva !!

  9. alo, alo estudantes e secundaristas: o novo ministro da Educaçao Mendonça filho pretende tornar o FIES tbm “produto” do ITAU, Bradesco e todos os privados – e nao só a caixa e BB como agora.
    As taxas de juros de todos eles sobem imediatamente.
    Nao fique parado. A vitima pode ser voce no ano que vem.

  10. Mais machismo do machistério: Veículos estatais deixam de usar o termo ¨presidenta¨. É mais demonstração de machismo e restrição à liberdade de expressão.Mulheres e homens que não se deixam levar pelas babaquices dos machistas, vamos gritar para todos os cantos do Brasil: ¨PRESIDENTA DILMA¨. Porque a gente pode usar o termo que a gente quiser, que está no dicionário, para se referir ao cargo quando uma mulher está na presidência. Chega de violência física e moral e todo tipo de violência.

  11. GREVE TOTAL. GREVE GERAL. FORA GOLPISTAS TRAIDORES. “BRAVA GENTE BRASILEIRA!…” Será que é só no hino da independência do Brasil mesmo? Este hino que deveria ser o hino nacional. VAMOS COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS. Agora estamos dependentes de golpistas, todos envolvidos em crimes e entregando nossa soberania e dignidade. A pátria tem de ficar livre de golpistas e traidores. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER.

  12. ‘FORA TEMER”, “FORA GILMAR” e “FORA SERRA”

    NÃO É UM JUIZ: É UMA VERGONHA NACIONAL – p/ Paulo Nogueira

    O responsável pela degradação do STF é Gilmar Mendes, uma das heranças malditas de FHC.

    Não que outros ministros não tenham dado sua cota. Mas nenhum juiz fez tanto quanto Gilmar para transformar a maior corte do país num grotesco, despudorado palco político.

    É por conta sobretudo de Gilmar que é absolutamente crível a afirmação de Jucá sobre a participação do STF no golpe.

    Num mundo menos imperfeito, Gilmar já teria sido enxotado do STF há muitos anos. Mas o Brasil é o que é.

    Em algum momento Gilmar simplesmente perdeu a noção, o pudor, o senso do ridículo. E começou a fazer política abertamente.

    Ele contou com o silêncio de seus colegas de Supremo, que jamais manifestaram publicamente nenhum desconforto com seu comportamento patológico e indecente.

    Contou, também, com o apoio da mídia, que jamais produziu um só editorial que lembrasse aos leitores que em nenhuma sociedade avançada é tolerado um juiz tão descaradamente partidário e parcial quanto ele.

    A imprensa, na verdade, se mancomunou com ele. É conhecido o episódio em que, numa reunião de pauta do Jornal Nacional, Bonner fala ao telefone com Gilmar para combinarem pautas.

    A reunião estava sendo acompanhada por convidados de fora, e um deles registrou a abjeta parceria entre a Globo, por Bonner, e Gilmar. Não é à toa que Glenn Greenwald escreveu nestes dias no Twitter que já via piadas jornalísticas, mas nenhuma como o Jornal Nacional.

    A relação promíscua de Gilmar com a imprensa vem de longe. Você vê no Google fotos dele abraçado, em eventos festivos, a jornalistas patronais como Merval Pereira e Reinaldo Azevedo. Foi Gilmar quem liberou a funcionária da Receita Federal que fora presa depois de ser flagrada tentando fazer sumir o processo que provava a fraude e sonegação da Globo na compra dos direitos de transmissão da Copa de 2002.

    Este meme que corre na internet deve muito a Gilmar

    Em países não dominados pela plutocracia, a imprensa e a justiça são poderes que se fiscalizam um ao outro. Na pátria de Gilmar e da Globo, os dois poderes se complementam e protegem um ao outro.

    Nas sessões do STF relativas ao impeachment, Gilmar jamais perdeu a chance de proferir estridentes discursos contra o PT, mesmo quando eles eram impertinentes.

    Por que o PT nunca reivindicou o impeachment de Gilmar diante de seus repetidos descalabros e desafios à lei da magistradura que prevê equidistância pelo menos aparente dos juízes, é um mistério que caberá à posteridade decifrar.

    O que desde já se pode dizer é que no futuro, quando o Brasil já não for controlado pela plutocracia predadora de hoje, Gilmar vai servir de exemplo daquilo que não deve ser um juiz.

    Com seu palavreado pomposo e envenenado, com seu semblante cínico e debochado de quem confia na impunidade, Gilmar arrastou a imagem do STF para o lodaçal em que ela está enterrada hoje.

    Não é um juiz: é uma vergonha nacional.

    O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

  13. Ela não entendeu que o Temer foi uma saída temporária para a Globo, seus patrões. Que no fim o objetivo é mesmo colocar um tucano, preferencialmente o Serra que já deve ter vendido o Brasil e o povo trabalhador aos yankes, como grande vendedor que é, com muito, muito lucro para a Globo.
    Se ela continuar nessa linha, interferindo nos interesses patronais pode perder o emprego.

  14. O poderoso golpista precisa moderar a potência de seus tapas na mesa, pois o primeiro deles derrubou dois ministros.

  15. Perfeita análise Fernando. O governo Temer é um desastre. Ele é refém dos aliados, do PIG, do judiciário, do supremo e dos empresários. Quem vai derrubar ele não vai ser a esquerda, o PT, os movimentos sociais ou o povão; e sim os seus “amiguinhos”.

  16. Essa velhota metida a garota, está pra lá de caduca. Não dá nem para levar mais em consideração seu besteirol verborrágico.

  17. FB, eu tinha passado batido pelo vídeo do Conde Dracula. De arrepiar! Esse vídeo é daqueles de provocar pesadelos. Tem que bombar pelas redes sociais. FB, pls, coloca o vídeo no meio do teu post para que outros não passem batido.

  18. Essa “cheirosa” sempre foi sem noção. Desde quando estudava comunicação na UnB.
    Piorou com o tempo, é verdade!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *