A experiência de Mauro Santayana e a advertência que faz aos jovens líderes das manifestações populares: tolerância com provocadores é fatal para enfrentar adversários que fazem da manipulação uma regra para esvaziar a luta pelos direitos do povo.
Quem acha que “Cabo Anselmo” é coisa do passado não abre o caminho do futuro.
Falta de controle nas manifestações
dá munição à mídia e ao governo
Mauro Santayana
A falta de controle, por parte dos comitês de organização da manifestação de ontem, 24, em Brasília, acabou sabotando a pauta que levou a maioria dos manifestantes à Praça dos Três Poderes, que era a de pedido de realização de eleições diretas e de repúdio às reformas trabalhista e previdenciária.
Manifestação da oposição, qualquer que seja ela, não pode ser feita sem a organização de comitês de segurança formados por gente de confiança escolhida entre os próprios manifestantes.
Se até nos blocos dos trios elétricos de Salvador dá para separar o público, bastando para isso um cordão humano e uma simples corda, porque não tentar fazer o mesmo em uma manifestação dessa importância?
Não é a polícia que tem que revistar os “participantes”.
Como ocorre em muitos países estrangeiros, quem tem que fazer isso, primeiro, são os próprios manifestantes, para possibilitar a rápida identificação de fascistas e infiltrados pagos que ali estão recebendo justamente para garantir que a imprensa e a opinião pública tenham razões suficientes para ficar contra e desancar quem está protestando.
Em política, qualquer cena de destruição e violência é passível de ser aproveitada pelo adversário.
Ao final da tarde de ontem em Brasília, a TV já reforçava, a todo instante, a ocorrência de atos de “vandalismo”.
Justificava, com isso, a truculência da polícia, e lembrava, a cada cinco minutos, que se tratava de manifestações organizadas e “pagas” por centrais sindicais.
Reforçando, indireta e gostosamente, a bandeira do enfraquecimento dos sindicatos e do fim do imposto sindical obrigatório.
E a convocação de tropas das forças armadas pelo presidente da República, em absurda “ação de garantia de lei e da ordem”.
Sem esclarecer, com a mesma ênfase, que o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já havia desmentido ter pedido – em gesto por si só já absolutamente desnecessário e inadequado – tropas do exército, e, sim, da Força Nacional, para “colaborar” com a polícia do Distrito Federal na “defesa” dos prédios da Esplanada dos Ministérios.
Um pouco de estratégia e de informações históricas não fazem mal a ninguém.
O Movimento das Diretas Já só deu certo, do ponto de vista da ampla e bem-sucedida mobilização da sociedade brasileira – embora tenha perdido no Congresso depois – porque era suprapartidário, reunia as mais importantes organizações da sociedade civil, como a Igreja, a UNE e a OAB, tinha sido “costurado” politicamente antes de sair para a rua, era ordeiro, organizado e pacífico e primava pela organização.
Vou falar o que penso, porque não sou vaquinha de presépio.
Compreende-se a necessidade da oposição ir à luta nessa hora, em defesa, principalmente, da democracia.
Mas se for para sair no improviso, de qualquer jeito, e acabar servindo de plataforma para a ação de provocadores fascistas, dando tiro pela culatra, ajudando a parte mais canalha da mídia a justificar a truculência da polícia, o enfraquecimento dos sindicatos e o golpismo, insuflando as vivandeiras dos quartéis e alimentando um novo golpe dentro do golpe, quem saiu para as ruas que me desculpe, mas é melhor ficar em casa assistindo, indignado, pela televisão, à ação dos infiltrados e à deprimente repetição de velhos e costumeiros descuidos do passado.
PS. Quem quiser ver um flagrante deste tipo de infiltração, em 2013, pode assistir aqui.
21 respostas
Santayana está corretíssimo. Sem mais.
Concordo plenamente. A esquerda esta tonta, perdida e desorientada. Bastou sair as denuncias contra o Temer e já começou o amadorismo, falta de preparo e descoordenação. Basta uma camera para filmar estes infiltrados! A esquerda tinha que ter partido para cima do Rodrigo Maia, desqualificando-o. Maia é artifice do golpe, se reúne com Temer 24 hs por dia, a medida provisório foi armação dele com o Temer pra ver se cola!
Passou da hora de expelir o PIG que são os verdadeiros vândalos deste pais.
Fora mídia golpista.
Zelotes, CARF, Panama, Ilhas virgens Britânicas.
SONEGAÇÃO CORRUPÇÃO SONEGAÇÃO CORRUPÇÃO SONEGAÇÃO CORRUPÇÃO
Zelotes, CARF, Panama, Ilhas virgens Britânicas. Zelotes, CARF, Panama, Ilhas virgens Britânicas. Zelotes, CARF, Panama, Ilhas virgens Britânicas.
TUCANISTÃO
SONEGAÇÃO CORRUPÇÃO SONEGAÇÃO CORRUPÇÃO SONEGAÇÃO CORRUPÇÃO TUCANISTÃO
NAZIFASCITAS TOMARAM CONTRA DA NAÇÃO DE MIDIOTAS
Concordo plenamente com Santayana. Outro mau exemplo foram as manifestações de domingo passado. Se elas não foram violentas, restaram esvaziadas devido ao improviso, convocadas de afogadilho, com pouca divulgação, sem tempo hábil para muitos saberem do evento. Eu mesmo não soube que haveria manifestação na minha cidade, só fiquei sabendo pela internet quando já estava acontecendo. Para que uma manifestação ou greve tenha sucesso é necessário um amplo período de divulgação, além da intensidade da divulgação. Por isso a greve geral foi bem sucedida. Manifestação esvaziada é melhor não fazer, pois só dará força ao inimigo.
Ontem em Brasília vimos claramente a ação de elementos infiltrados na manifestação, alguns velhos conhecidos de quem é habitué em manifestações de massa na capital: gangs de jovens da alta classe média brasiliense e agentes da P2, setor de inteligência(?) da PM do Distrito Federal.
O esquema é simples e muito usado no Rio e em S.Paulo. Esses grupos começam as depredações e outros jovens entram na onda e dão musculatura à desordem.
A Globo, parceira desse esquema, já dispõem cinegrafistas estrategicamente posicionados, cujo o foco de imagem são os ditos “vândalos”, depois é só temperar as imagens editadas com o texto de sempre, selecionando alguns notáveis entrevistados pra desqualificar a manifestação popular, tipo “isso não é manifestação e sim baderna”.
Em 1986, em pleno governo Sarney, na mesma Brasília, participei de uma manifestação onde o mesmo esquema “infiltração manipulação” foi posto em prática.
O jornal “Hoje” da Globo, nem se importando de que hoje a imprensa alternativa mostra o “outro lado da moeda”, exibiu apenas imagens de PMs feridos e vidraças quebradas, se furtando, numa manipulação jornalística criminosa, a mostrar ou entrevistar dezenas de civis feridos e violentados.
Se a repressão é contra vândalos e arruaceiros, as ditas forças de (in)segurança deveriam apontar suas armas para a Praça dos Três Poderes, mais precisamente para o Palácio do Planalto e pro Congresso nacional, onde se alojam vândalos de terno gravata e caneta ou o barulho de seu armamento não letal letal para o STF na tentativa de acordar suas excelências do “berço esplêndido”.
Uma idéia é que pessoas munidas de câmera procurem ficar perto dos cinegrafistas da imprensa. Se eles quiserem criar um factóide com a posterior edição das imagens, alguém próximo que filmou a mesma cena pode jogar a verdade no Youtube e congêneres.
Puliça nazifascista executa 10 pessoas em extermínio na luta pela terra no estado do Pará.
Concordo, já falei sobre isso hoje cedo, tem que neutralizar os infiltrados, nem que seja partindo pra cima deles, melhor isso que deixar 40 machucados por causa deles, o que pode ir criando medo de participar das manifestações.
Os especialistas em segurança nesse tipo de manifestação deveriam urgentemente ajudar os movimentos sociais e lhes oferecer essas preciosas informações e conselhos. Que a crítica seja feita por todos que participam da luta contribuindo para o sucesso das manifestações. Além desses heróis terem se deslocado e representado todos aqueles que não podiam participar fisicamente, sem contar terem enfrentado a violência arbitrária e truculenta da polícia, deveriam tb ter se assegurado para controlar todos os infiltrados. O Santayanna conversou com os organisadores para saber mais sobre como eles fazem a segurança ? CUT e MST têm experiência de profissionais nesse quesito. Por que então o Santayanna não lembrou de se reunir com eles antes para alerta-los ? Poderia ter se oferecido tb como segurança, ou dirigente da equipe de segurança. E que história é essa de “vaquinha de presépio” ? O país em chamas e esse senhor fala de coisas sérias revestidas de conversas de carolas ? Ou é sério ou é novela ? Eu da minha parte só tenho a agradecer o que esses heróis magníficos fizeram ontem ! Tiro o meu chapéu e tenho orgulho de cada minuto dessa marcha linda de 200 MIL PESSOAS ! Quanto aos conselhos finais do Santayanna, sugiro que da próxima vez ele se junte aos heróis e nunca mais seja tão derrotista ao ponto de aconselhar que as pessoas fiquem em casa (?) sentadas no sofá (?) para não se machucar ?!?!? Ninguém deseja que se machuquem, É CLARO ! Este texto que poderia ter sido positivo é um texto triste e violento simbolicamente ! … rsrsrsrs
Dois jornalistas que não frequentam manifestações (a não ser pela internet) falando fezes. Será que nem mesmo as diversas manifestações pacíficas (sobretudo no Rio de Janeiro) conseguiram desmontar a narrativa patética de que a PM só age quando é provocada, nos limites da lei. Já ouviram falar em mundo real? A polícia simplesmente reprime, violentamente, tendo ou não sido “agredida” (difícil conceber como um aparato como o Batalhão de Choque pode ser agredido, ou vimos algum PM em chamas ou ferido?). Claro que toda ação gera reação, imagino que já ouviram falar na terceira lei de Newton. E é claro que a coisa mais fácil do mundo é colocar um P2 (sabe o que é? pergunta a um manifestante que todo mundo sabe) atirando uma chapinha de cerveja num muro e dali decretar que houve vandalismo e que uma massa de manifestantes merece ser varrida, sob fogo de chumbo como foi o caso ontem. Sejam mais responsáveis, ou então estão apenas operando como advogado das tropas.
Deus me colocou lá !!!!!!!!!!!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=KQSWyIjeUGY
Agentes provocadores se infiltraram na manifestação de ontem em Brasília, com cobertura da PM. Manifestantes ainda tentaram impedi-los sem sucesso:
https://www.youtube.com/watch?v=mAclfb0VkGo
Os infiltrados tem nome, sobre nome e “posição social”. são os “de familia” com ranço e fscistas, os que tem nome a “preservar” (por isso nunca são pegos pela policia) e são da própria polícia que se infiltram dão fé em tudo e depois entregam cada um, enfim, são COVARDES e fáceis de serem percebidos, normalmente, são afobados prá tudo, de cara tapada e ficam agitando o tempo todo.
Querem apostar quanto que nas próximas manifestaçoes de esquerda toda essa baderna e vandalismo vão se repetir !!
Esta no DNA destes grupelhos, tome por base o teor de alguns “comentários” deste “brog” !!
Bronco Ernesto, quando tinha manifestações da coxianhada muitos mascarados se infiltravam nessas passeatas. Então não venha com essa ladainha. Mané!!
Concordo plenamente com o emérito jornalista. Porém, eu digo que, ainda que façamos tudo correto, dentro da mais perfeita ordem, a mídia hegemônica vai, no mínimo, distorcer os fatos, quando não mentir descaradamente sobre eles, para inculpar e incriminar os manifestantes.
–
O Sr Osmar Terra, que é, claramente, um amador nesta questão de manipulação, deu um exemplo do que é feito pelo grande aparato de propaganda do sistema.
–
Ele expôs uma foto que tem já mais de 10 anos como se tivesse sido tirada no dia de ontem, com o propósito de criminalizar o protesto e dar razão à polícia.
–
Ou nós popularizamos a mídia alternativa, ao mesmo tempo em que travamos uma batalha de desmascaramento total da grande mídia, para que as pessoas passem a, no mínimo, desconfiar dela, ou não haverá solução.
Concordo com a opinião do Santayana. Infelizmente houve esse descontrole por falta de planejamento. Muitos já deram várias sugestões válidas, mas o principal delas é organização. Desconfiem de pessoas mascaradas ou todas de preto. Uma idéia que eu achei interessante é dividir os manifestantes em alas e cada uma delas ter um ou dois responsáveis, assim como acontece no desfile das escolas de sambas.
César Nardi = Jony Diaz, igual ao Bronco Capiau = Ernesto.
Tudo a mesma sopa, diria o Mino.
Esses bandidos são colocados ali pela direita. A Polícia atira, bala de borracha e bala de verdade, agride manifestante indefeso com cacetada, MAS “NÃO CONSEGUE” PRENDER UM MASCARADO. Qualquer pessoa com um pouco de percepção percebe que estes mascarados estão ali para isso mesmo. PROVOCAM para que a polícia tenha um “álibi” para desestruturar a manifestação. TUDO ARMADO!