São Paulo tem falta d’água e de informação

dataseca

Ontem, finalmente, tanto no programa eleitoral quanto no debate da Record, Dilma Rousseff tocou na questão da seca que atinge São Paulo.

E não há qualquer exagero em dizer isso, porque a pesquisa Datafolha de hoje mostra que já 60% dos paulistanos (e 38% de maneira grave) sofrem com problemas de abastecimento.

Mas se isso é lamentável e angustiante para todos os que vivem em São Paulo e para os de outros Estados que superam o bairrismo tolo de ficar dizendo que “eles merecem” por conta de sua opção pelo governador que – à testa do Estado ou, quando não, junto dos outros poucos tucanos que o comandaram – levou nossa maior metrópole, não se pode esconder que o Governo Federal, até agora, estava deixando os paulistas sem algo tão essencial quanto a água.

O esclarecimento sobre as responsabilidades de cada governante, os alertas que o órgão federal fez às autoridades paulistas e sobre sua disposição de ajudar, que se expressa na autorização para retirada das águas mais profundas dos reservatórios e, até, em abster-se de uma intervenção – a que legalmente já tem direito, pois se trata de uma concessão vencida, a do Cantareira, de intervir no sistema.

O governo brasileiro sofre de um onirismo republicano de que as instituições da sociedade a ela são fiéis e tratam das questões com equilíbrio e equidade.

É uma versão institucional da “teoria do controle remoto” que norteou (ou, melhor dizendo, desnorteou) a comunicação do Governo Dilma.

Também neste caso, acreditou que a a mídia poderia revelar os problemas – afinal, falta d’água é um problema social imenso – e levar não apenas à correta atribuição das responsabilidades como a uma pressão para que se adotassem medidas prudentes.

Nem mesmo um comunicado da Agência Nacional de Águas, ainda fora do período eleitoral, para não haver questionamentos, se publicou. Que dirá, então, na TV.

Geraldo Alckmin aproveitou-se, com o cinismo que lhe é peculiar, desde cedo deste silêncio.

Seu primeiro ato, logo que a questão da água começou a ser noticiada, foi confundir a população sobre as responsabilidades pela administração da crise.

Sacou do bolso do colete aquela história da transposição das águas do rio Paraíba do Sul, que é tecnicamente algo extremamente questionável tecnicamente ( as cabeceiras do Paraíba do Sul se localizam na mesma área geográfica de parte dos mananciais do Cantareira e do Alto Tietê e, portanto, sujeitas ao mesmo regime de chuvas, tanto que o rio está dramaticamente seco) e inviável sob o aspecto da engenharia, porque é obra para, em ritmo alucinado e imprudente, levar ao menos dois anos para se concluir.

Aqui se advertiu sobre a bobagem que era a tal “guerra da água”, tanto que já a se esqueceu.

O Governo de São Paulo, em sua ânsia de praticar o estelionato político-eleitoral com as sucessivas afirmações de que “tudo ia bem” e que “a água estava garantida” perdeu todas  as estribeiras em matéria de mistificação.

Agora, diante de todos os valentes jornais paulistanos, tudo o que era dito pela Sabesp e pelo Governador estava contaminado pela “esperteza” que era sua única reação ao problema.

De degrau em degrau, chegou ao ponto de fraudar estatísticas, medições e, agora, retirar da internet os valores das medições do nível dos reservatórios, “abolidos” desde sexta-feira.

A única reação decente nem sequer saiu nos jornais, ficou restrita ao blog do jornalista Mauricio Tuffani, da Folha, que ontem publicou que “A água ainda não acabou, mas a informação, já”, no qual, inclusive, menciona a manipulação estat´sitica que, há meses, vem marcando o que se divulga, a qual a gente aqui percebeu na hora, porque evidente.

Agora, não é surpresa que, embora menos que antes, os paulistas possam crer que há responsabilidades da União – e até da Prefeitura de São Paulo! – numa questão exclusivamente conduzida pelo Governo do Estado, como revela a pesquisa da Folha.

É por isso que disse, ao início que finalmente se tocava no assunto.

Porque não é democrático nem republicano que se deixe a população à míngua da verdade, como não é que lhe falte água.

Deixar um povo sem informação ou com informação que vem somente de grupos cuja cumplicidade política está mais que clara não é democrático, porque impede o seu livre processo de formação de consciência e de julgamento.

E os leva, muitas vezes, a decidir contra seus próprios interesses.

Talvez, depois dessa, se convençam de que o saudoso Chacrinha estava certo: “quem não se comunica, se trumbica”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

76 respostas

  1. Fernanado, dois artigos esclarecedores sobre a política por trás da candidatura da direita, e do perigo que significa para, não só o pais, mas para o mundo.
    http://www.informationclearinghouse.info/article40012.htm
    http://motherboard.vice.com/blog/why-the-us-is-building-a-high-tech-plague-lab-in-kazakhstan
    O segundo trata, especificamente de pesquisas militares com a peste bubonica. Não esquecer que a atual situação sanitária de SP é pasto fértil para um surto da praga.

  2. 5 horas da manhã…e ainda não é horario de verão…começo a trabalhar cedo, mas antes o sagrado café, acompanhado da utilização das dependências sanitarias… “Oh! que escatológico!” Me poupem coxinhas!
    Pois bem, da minha parte fiz tudo dentro do roteiro mas…na hora de apertar a descarga! Me lembram os mísseis americanos, aqueles que podem destruir o planeta em questão de milisegundos! Bem, no water.
    Mudamos o tempo para o presente…são 4 HORAS DA MANHÃ…tudo igual…Um galão de água para quem adivinhar onde eu moro.

  3. Pessoal de São Paulo, vamos conversar com os indecisos e aecistas sem convicção. É aqui que a eleição vai ser decidida, ele não pode abrir muita vantagem. Puxe conversa, se a pessoa for resistente ao PT, incentive a anular o voto. Argumentos não faltam. Bata na questão da falta d’água, aponte o verdadeiro culpado, o PSDB. Mostre os casos de corrupção de Aécio. Vamos tirar votos dele. Um voto a menos já ajuda. Dez votos a menos ajudam ainda mais. Se cada um tirar 5 votos dele em São Paulo, já faz diferença nessa eleição tão apertada. Agora, só ficar na internet não vai resolver. É na rua, na padaria, no borracheiro, no posto, na feira livre que a coisa ganha convicção. Olho no olho a coisa funciona mais. O que é se engajar durante uma semana pra não correr o risco de aguentar 4 anos de psdb? Vamo, gente. Vai ser apertado. Você, você mesmo que está lendo, pode fazer muita diferença. Vamos lá!

    1. Hoje de manhã eu acho que consegui converter uma pessoa “ÓDIO AO PT” em “VOTO NULO!
      Vou continuar insistindo para, quem sabe, chegar num voto DILMA*13.

      1. Moro no Vale do Paraíba. Eu e minha filha já conseguimos mudar 5 votos e uns três vão anular. Ainda conseguimos mudar uma amiga que agora faz campanha pra Dilma no Face. Se cada eleitor de Dilma conseguir mais 1 voto já estaria ótimo. O maior problema que não confio nas urnas eletrônicas de São Paulo. Quando votei aconteceu algo estranho. Tenho certeza que digitei os números corretamente, mas antes de aparecer Fim, piscou uma tela muito rapidamente no rodapé escrito branco. Fiquei paralisada e o mesário me mandou sair que já tinha terminado o meu voto.

    2. Se eles acreditarem, eu te dou um doce. São obcecados por tucanos, bebem lama, mas estão felizes, porque é um tucano,não é a falta de comunicação. Padilha denunciou, mas elegeram o tucano no primeiro turno. O que a mídia nativa noticia é o que vale. Pagarão o preço e ainda dirão que está barato.

      1. Também acho que não tem jeito. São tucanos até na seca. Que arquem com as consequências de suas escolhas.É assim em TUDO na vida.

    1. Se até a CNT do Clésio tá mostrando a DILMA na frente …!
      Mas pode ser mero jogo de contra-informação.

    2. Quando o bocal esta a frente o titulo enfatiza ele na frente com empate técnico, com a Dilma é empate técnico com ela na frente numericamente, tem que ter saco para aguentar esse povo

  4. Fernando me desculpe, mais nada que seja dito a respeito da falta de água em São Paulo irá mudar a opinião da população, eu que moro em outro Estado a muito já li sobre este problema e como a vida de todos está prejudicada, então o que podemos fazer para que as pessoas entendam que não se trata de política e sim das necessidades deles. Só lamento.

    1. O cidadão paulista abre a torneira e está seca. Abre o portão e é assaltado. Entra no metrô e é esmagado pela superlotação. Mas quando liga a TV/rádio tranquiliza-se pois o PIG lhe convence que o governo do PSDB é bom.

      Além da falta d’água, a violência em SP está fora de controle. É como se tivessem mandato soltar os criminosos das cadeias, pois desde pouco antes da eleição para cá, os casos de assaltos comentados (não na mídia, mas nas ruas da capital) são frequentes, aumentaram demais, o que é muito estranho.

      1. Fernando…Eu não vi e nem senti, o mesmo empenho, do Pt na eleição para Governador…foi como se o pt estivesse distante…aliás, eu vivo perguntando se o pt,realmente quer São Paulo.Durante doze anos de Governo Petista,não vi movimentos,não vi grupos sociais mobilizados..enfim,temos quase um pacto político no Estado.A Ana, poderia se quisesse,provocar antes das eleições debates e esclarecimentos para a população,não o fez!São paulo é um reduto da mais velha política…que o diga Marina,o vice do Alckmin é do psb!Tenho muita pena ,de São Paulo, pois é refém das piores insanidades e nada e nem ninguém,toma qualquer iniciativa para mudar os fatos!

  5. CrisenaPF
    Greve na PF: agentes páram em 16 estados, se dizem enganados por Dilma e buscam fita inédita sobre compra de Pasadena

    Por: Claudio Tognolli

    Este blog antecipou com exclusividade que uma medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, na calada da noite e às pressas, enterrou o desejo dos agentes da Polícia Federal (endossado por dois senadores do PT) de disporem do mesmo espaço dos delegados no poder de condução e investigação dos inquéritos.

    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/exclusivo-leia-a-medida-provisoria-pela-qual-dilma-023400431.html

    Nesta sexta-feira um batalhão de agentes federais filiados à Federação Nacional dos Policiais Federais, apurou este blog, se mobilizou na tentativa de apurar o que, por enquanto, é um boato que agita a categoria: o de que a Medida Provisória em prol do poder total aos delegados teria sido “negociada” em troca do não-vazamento da seguinte denúncia: a de que Paulo Roberto da Costa, da Petrobras, teria dito na gravação de sua delação premiada que a presidente Dilma Rousseff teria sido quem “forçou a barra” para que a usina de Pasadena, na Califórnia, fosse comprada pela Petrobras a preços insuflados, e em total desacordo com os de mercado.

    Para os agentes, esta busca da suposta gravação tornou-se a busca do Santo Graal pré-eleitoral

    Outro Lado

    Os delegados comemoraram o suposto poder que Dilma lhes teria conferido. Mas alguns referem que eles também teriam sido enganados, como os agentes foram. Alguns delegados federais ouvidos por este blog sustentam que se a presidente Dilma quisesse dar tanto poder a eles, teria assinado m decreto-lei e não uma medida provisória. “A medida provisória se extingue em 60 dias caso não referendada. Ou seja: essa promessa de poder aos delegados vai ir pro espaço rapidinho”, diz um delegado federal.

    “Na verdade se eleita Dilma vai criar uma Secretaria de Polícia Federal, tendo a frente uma pessoa da confiança dela, e não necessariamente um delta”, disse outro delegado federal, empregando o codinome para sua categoria na PF, que é “delta”.

    Enquanto isso, os cerca de 15 mil agentes da PF já programam uma greve contra a Medida Provisória de Dilma, chamada de MP do Vazamento.

    Nesta sexta-feira, até o momento deste post, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Alagoas, Tocantins, Acre, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Pará, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí, acataram a greve dos agentes da PF, que se estenderia até sexta feira próxima.

    O tempo vai esquentar biblicamente na PF esses dias…
    Leia Também:
    https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/nova-medida-provisoria-faz-policiais-federais-entrarem-002850248.html

    Fonte: Blog Cláudio Tognolli
    :: Índice de Notícias
    Efetue Login para ler os Comentários.
    > CAMPANHAS

    1

  6. Eu acredito no Espirito de Gaia.
    Que após traida pela Marina, que
    demonstrava ser sua protetora,
    desviou-se para o lado daqueles
    que a destroem.
    Gaia, apenas não regou um determinado
    jardim,camuflado de passaro para
    enganar a população.
    Gaia, vai cobrar caro..os maus tratos
    com sua maior herança..os homens de boa
    vontade.

  7. Esse assunto “Falta d’água em São Paulo” tem que ser martelado no resto da semana, tanto no programa eleitoral como no próximo debate da Globo, para que a população entenda que a responsabilidade é EXCLUSIVA do governo Estadual do PSDB – não pode haver dúvidas quanto a isso.
    Infelizmente o pessoal do “ódio AO PT” aqui em São Paulo não vai aceitar, mas pelo menos aqui, morrer de SEDE talvez seja mais “natural” do que morrer de ÓDIO.

  8. Tenho falado todos os dias nos blogs progressistas. Não adianta só ficar falando nesses blogs sobre isso, sobre aquilo. Temos é que pedir votos para a Dilma, na padaria, filas de banco, supermercado, trens, ônibus, metrô, na rua, na praça, pedir aos amigos, esses, aos seus amigos e assim vamos nós para a vitória final. Não podemos esmorecer. Tenho pedido muitos votos para Dilma, tenho conseguido. Nosso amigo e internauta Jorge comentou aqui que também está fazendo. Vamos todos nós fazermos.

  9. A agua é bem publico e como! nao pode ser privatizado, e nao foi, ainda bem.
    Agora, acho importante e peço q examinem divulgar isto:

    A SABESP, empresa grande, forte e de pessoas capacitadas como é, foi politizada pelos tucanos.
    Porem A SABESP NAO EXISTE pra fornecer agua na torneira SE e QUANDO sao Pedro ajudar.
    A SABESP existe para GARANTIR sempre agua potavel e nao potavel a todos. A responsabilidade dela é so do gov do Estado, de mais ninguem.
    Nao planejou nem investiu pra isso, que responda por isso.

  10. Sr.Britto,se toda a oposição,imprensa alternativa,professores,policiais civis e militares e demais membros da sociedade organizada,alegam e reclamam ha muitos anos,organizações nçao governamentais e afins se quixam que em Minas Gerais,comandada ha anos pelo PSDB alegam que o governo de lá,blindou juntamente com o PIG os desmandos e a corrupção que por lá transitam,por que em São Paulo,dirigido ha anos por esta mesma quadrilha seria diferente?O que poderia fazer,o governo federal?Nestes casos,não foi o republicanismo ingênuo do atual governo,que prejudicou os paulistas e sim,eles próprios que ha décadas,vem elegendo,entre outros,os Laudo Natel,Jânio Quadros,Ademar de Barros,Celso Pitta,Paulo Sallin Malluf e tantos outros e somente não votam e votaram e voariam no Demônio,porque este não se candidata ai.Os paulistas,sr.Britto,desde a INTENTONA CONSTITUCIONALISTA de 32,teimam em viver fora do Brasil.As exceções são tão poucas,que dá para contar nos dedos das mãos,e alguns dedos dos pés!

    1. Fernando se esqueceu do enorme poder do PiG. E mais ainda que em SP vicejam mentes vulneráveis ao preconceito e ódio que a mídia sabe muito bem disseminar. Se esqueceu que um dos mais brilhantes brasileiros o senhor Brizola foi vitima dessa corja.Brizola nunca teve medo dessa corja, enfrentando o PiG na sua própria casa, no JN. Mesmo assim Brizola foi impedido de chegar à presidência. SP é outro mundo.

  11. Costumo vê os blogs sempre atribuindo as péssimas escolhas eleitorais dos paulistas e paulistanos a falta ou manipulação da informação, mas esse problema não existe só em SP, é no país todo, e nem por isso nos outros estados se vota tão ruim como em São Paulo. Concordo com a Marilena Chaui que alguém tem que fazer um estudo de caso pra entender o que ocorre em SP.

  12. Tive que ouvir de uma estagiária, filhinha de papai, que a culpa da falta de água em SP é da Dilma, por não ter cancelado a Copa (muita gente tomando banho) e por não ter oferecido ajuda ao Alkmin. Pode uma coisa dessas?

  13. Amanhã haverá um importante debate na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre a falta de água em São Paulo:
    “A Liderança do PT na ALESP, promoverá um importante debate sobra a falta de água em São Paulo. Peço que compareçam ajudem divulgar.
    Data: 21 de Outubro
    Horário: 10 horas
    Local: Assembleia Legislativa – Auditório Teotônio Vilela
    Presenças:
    Vicente Andreu – Presidente da ANA
    José Eduardo Ismael Lutti – Promotor de Justiça do Meio Ambiente
    Júlio Cerqueira César Neto – Poli USP
    Laércio Benko – Presidente da CPI da SABESP na Câmara Municipal de São Paulo

    Mediador: Deputado Adriano Diogo


    Edson Aparecido da Silva
    Coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental
    11-986744984 “

  14. O maior problema de SP é a crise sanitária inevitável, decorrente do colapso (sim é colapso, e sem solução nem mesmo a médio prazo) do sistema Cantareira.
    O problema está só começando.

  15. ************* Dilma, Vamos Para Cima.

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  16. Tenho um parente no interior de SP, na região de Campinas, próximo a Itu, onde já falta água a tempos. Ele possui uma loja de materiais de construção. Aumentou muito seu faturamento vendendo caixas d’água. Crise = oportunidade. Mas que oportunidade triste, não é?

    1. Oportunidade pra pouquíssimos. Pra maioria será prejuízo total. Será um baque absoluto na economia de SP. Muito triste essa situação, estou torcendo pra que chova muuuito em SP, e o povo e os governantes acordem.

    2. É preciso entender que o país todo se ferra junto com nossos irmãos paulistas. São Paulo responde por cerca de 30% do PIB brasileiro (ainda bem que o resto do Brasil cresceu e tiramos todos os ovos da única cesta…), e não é a toa que estamos crescendo menos este ano, principalmente na área industrial.

  17. É não entendi muito a análise, no que tanje as responsabilidades pelas torneiras secas em SP. Ora se o Governo Federal mete o pitaco nas atrubuições e obrigações inerentes ao Governo Paulista, seria massacrado pelo PIG, pelo PSDB, pelo Alckimin e pelo próprio ódio ao PT do povo Paulista. Eu esses dias até brinquei aqui, que moro em Floripa, que aqui mora água, até chove demais. Mas claro que eu estava ironizando, e admito até com um certo sarcasmo, mas era de tanta raiva de ver um Povo Trabalhador como o Paulista, ser vítima de sua própria ignorância política. Ora se a “blogosfera suja” é páreo pra fazer o PIG tremer nas pernas, pela sua abrangência (web) e qualidade e seriedade das matérias, como não poderia ser fonte de informação à População Paulista, à cerca da crise evidente da água. Cada pessoa que está no metrô, no ônibus, no carro, a pé, de bicicleta e até de moto, está neste interín fuçando na web, pelo celular. Então, vão me desculpar, dizer que é falta informação sobre uma crise que vem se anunciando desde 2013, é um pouco gozado. A própria População de SP, foi negligente e conivente com a situação, tanto é que o Pinóquio foi reeleito, no 1º turno e com uma votação estupanda, frente aos outros candidatos, o que significa que a maioria do povo paulista está TÃO FELIZ e SATISFEITA com a Administração Tucana em SP, que até delegou aos Tucanos mais 4 anos de mandato! É a Domocracia, temos que RESPEITAR o DESEJO SOBERANO DO POVO DE SÃO PAULO!

  18. Não caberia imoeachment de Alckmin? Adiar o racionamento a ponto dele ser inviávl é crime de lesa-pátria. Alguma lei determina um volume minimo para se iniciar racionamento?

    1. Imagina a situação dela, tendo que compactuar com a irresponsabilidade do governo tucano de SP, durante todos esses meses, fingindo não haver problemas de abastecimento somente para não atrapalhar a reeleição do governador. Deve ter-lhe dito: toma, que o filho (o racionamento) é seu.

        1. Cliquei pra ver e é verdade !!
          Então a água acaba ANTES de Novembro…quer dizer , acaba de vez !! E o Alckmin ainda queria que ela ficasse até Dezembro.. Ela devia ter saído em Maio, mas vai saber as pressões, as promessas.. complicadíssima a situação.

  19. “Nem mesmo um comunicado da Agência Nacional de Águas, ainda fora do período eleitoral, para não haver questionamentos, se publicou. Que dirá, então, na TV”.

    E desde jan/14 pelo menos, este blog alertava sobre a seca que a incompetência e a irresponsabilidade do governo do PSDB de Alckmin preparava para SP, para após as eleições.

    1. Ricardo, pesquisa no google ações da sabesp, o valor vem caindo a dois anos, investidores, políticos, todos estavam cientes….

  20. Por enquanto, a classe média dos bairros populares tem como saída os banhos nas piscinas públicas.Foi o assunto de domingo. Imagino a fila dos banheiros. Ficar sem água no estado mais rico do país é uma afronta à dignidade humana. Pagando caro por um serviço que não é prestado. Será que o rolézinho das classes mais abastadas vai ser nos clubes da periferia? Sim, porque a elite poupa o seu bolso sempre. Seria cômico se não fosse trágico.

    1. O que vai ser engraçado vai ser os trabalhadores saírem de casa para trabalhar nos condomínios zona sul, todo mundo com agua, e eles que foram induzidos, ameaçados e coagidos a votar no picole de xuxu sem agua…..
      Na altura do campeonato, quem tem dinheiro já fez seu poço artesiano, estão comprando agua…

  21. Acho q ontem ninguém assistiu o programa de Dilma na noite de domi Ela falou claramente sobre proposta de ajuda ao governo de São Paulo, qto a crise hídrica e o mesmo não aceitou; procurem na internet o programa de ontem e assistirão a fala dela sobre o assunto. Inclusive demonstrando dados qto ao dinheiro dispo0nível

  22. Ouvi dizer que eleitores indecisos irão participar do próximo debate da Globo com perguntinhas capciosas que beneficiam somente os subversivos do PSDB. Se realmente for verídica a informação a Dilma vai correr sério risco com essa armação. Sou mineiro e mineiro é desconfiado. Então Dilma, como boa mineira não aceite isso no debate, não entra nessa, pois é “missa encomendada”.

  23. Moro em São Paulo e estou ajudando a Dilma deixando minhas 4 torneiras abertas 24 horas por dia!

    1. Pois sou eleitor de Dilma e estou economizando água há meses, pois não é porque o governador tucano de SP e o PSDB são irresponsáveis, deixando os brasileiros sem luz (FHC) e sem água (Alckmin), que a população deva seguir o mau exemplo deles.

    2. Coisa feia Colega, agindo dessa forma você está se igualando aos coxinhas sem noção. Economize água, e muito importante para todos. O que nós faz diferente e o nosso modo de agir.

    3. Confesso que tive muita vontade de fazer exatamente isso. Só na fiz porque achei que me igualaria aos ultra direitistas do ‘quanto pior, melhor’
      E eu fico P*** (muito P***) da vida qdo ouço a coxinhada falar que ‘o povo tem culpa’ pela falta d’água, pq desperdiça muito… Isso me irrita profundamente, pq todas essas ‘grandes’ dicas de fechar a torneira ao escovar os dentes, banhos rápidos, água do tanque pra lavar quintal, etc.. eu já faço desde criança, pq era pobre e economizava por necessecidade financeira não por consciênica ambiental.
      Aí eu digo: pobre, mesmo às vezes sem saber, tem mais consiênica ambiental do que esses coxinhas alienados.

    4. Puxa, não entra nesta de “vingança” não. Bobagem, economize sua água! Deixa o facismo para os facistas/nazistas: nós somos do “bem”, esqueceu?

  24. PSDB deixa povo sem luz e sem água. Sabem tudo de apagão. Dilma tem que bater forte nessa tecla no debate da Globo e nos programas dessa semana.

    1. E quem vai pagar a conta são os cofres públicos do Estado de SP, ou seja, o dinheiro dos nossos impostos arcará com a “previsibilidade” da incompetência do governo do PSDB.

  25. so sei de uma coisa , quem assistir tv nesses dias de campanha do pig golpista ,vai ficar doido. é melhor acompanhar pelos blogs progressistas para nao sentir dor no estomago , asia , ma disgestao. é so assistir esses lixos de tv que tudo isso volta. porque dessa turma ai , é isso ai e para pior.

  26. Fernando,

    Na propaganda eleitoral obrigatória, a Dilma explorou o tema e disse ser lamentável São Paulo estar passando por essa situação por culpa da falta de planejamento dos governos tucanos.

    Logo depois, no jornal hoje, a globo conseguiu descobrir onde ficam os reservatórios do Sistema Cantareira e mostrou que o hotel que explora o turismo náutico está passando dificuldades pois os barcos não podem navegar sob o risco de bater em troncos de árvores submersos, devido ao baixo nível das represas.

    Você acha que o Governo federal consegue informar a população, concorrendo com tamanho exército de desinformação?

    Lívia

  27. Respeito a sua postura politicamente correta de lamentar o sofrimento do povo de São Paulo pelo drama da falta da água, mas eu acho que esse povo sofre de masoquismo político e no fundo merecem sofrer um pouquinho para quem sabe aprenderem pelo drama, acontece que os mais ricos compram carros pipas e bebem água mineral e os mais pobres que se virem. Mas falando sério para entender Sao Paulo é só estudar o movimento constitucionalista de 32,e entender como o povo é facilmente manipulado.

  28. Vejam uma chamada do portal uol:

    “Aécio rebate Dilma, e diz que falta d’água em SP é culpa do governo federal”
    muita cara de pau!!!

    1. Não surpreende Manoel. Cara de Pau é o que lhes dá poder, através de quem acredita neles. Por sorte Dilma vem desde sexta, em seu programa esclarecendo à SP e ao Brasil, que não tem nada a ver com a bandidagem tucana para conseguir a reeleição em SP. E nós, os milhares que trafegamos na blogosfera “sem banho”, somos testemunhas do esforço de vários blogueiros, como Fernando, para alertar a FALCATRUA MOLHADA TUCANA. Mas o povo Brasileito que vota na Dilma está bem escaldado a este respeito. Já o povo de SP -tucano por opção- optou pela seca. Deve ser a influência “Nordestina”!

  29. FILHO CURIOSO

    Filho – Pai quem é esse cara que apareceu na tv explicando um acidente durante uma briga com a namorada?

    Pai-A filho é o candidato a Presidente.

    Filho- Mas pai um presidente pode dirigir sem carteira ,bêbado,drogado,bater na mulher e ainda se negar a fazer o bafômetro?

    Pai-Não pode filho

    Mas por que ele pode?

    Pai- Ahhh filho difícil explicar ,
    Mas parece que ele é neto de ex presidente , tem várias rádios e jornais e é filiado ao PIG e ao PSDB.

    Filho- Mas o que é PIG pai?

    Pai- Filho , PIG significa Partido da Imprensa Golpista , é um Partido à margem da lei que usa todo seu poder pra PROTEGER pessoas como o Aécio e usa todo poder contra ao governos que não aceitam ser extorquidos por eles.

    Filho- E quem faz parte do PIG ?

    Grandes empresas de comunicação , incluindo radio,tv jornais e revistas como por exemplo Globo ,ISTOÉ(quanto é), VEJA, ÉPOCA e outros que pertencem à certos grupos políticos do Brasil que foram beneficiados por concessões publicas de radio e Televisão.

    Estes grupos filho tem um exército de ROBÔS que só falam o que o patrão manda , eles não podem ter opinião e devem se mostrar RAIVOSOS e INDIGNADOS mas só contra que não aceita a EXTORSÃO do PATRÃO DELES.

    Muitos deles aparecem vendendo frases de EFEITO à PSEUDO-PENSADORES INDIGNADOS , acho que eles ganham muito dinheiro com isso , pois alguns até fugiram do país pra não pagar processos que perderam por calunia e difamação.

    Filho- mas que são eles pai?
    Pai – eles aparecem todo dia 24 hs na TV , por exemplo Willian Wack,Boris Casoi,wilian , Bonner ,Raquel Sherazade ,Merval Pereira e etc. Nas revistas tem o Rodrigo Constantino ,Diogo Mainardi,Rodrigo Azevedo e foras outros a nível regional.

    Filho-Ah tah
    Mas a justiça não vê isso pai?

    Pai -Vê mas só acusa com todas as forças os que não fazem parte do PIG.
    Por exemplo existe Magistrados,Promotores e Procuradores que estão à serviço do PIG.
    Por exemplo Joaquim Barbosa,Gilmar Mendes,Roberto Gurgel ,Moro e entre outros que tem compromisso com a mídia e não com a justiça.

    Mas o povo sabe dessas coisas pai?

    Filho , só descobre através da mídia alternativa ou BLOGs SUJOS como preferem os que não conseguem calar a BLOGOSFERA.

    Mas se depender da irmã do Aécio , logo logo a censura vai acabar com a BLOGOSFERA.

  30. Fernando boa tarde:

    Acabo de ler na internet Aécio dizendo que a falta de água em SP também é culpa do governo federal.
    (http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/10/20/aecio-rebate-dilma-e-diz-que-falta-dagua-em-sp-e-culpa-do-governo-federal.htm
    http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/157617/A%C3%A9cio-sugere-que-crise-h%C3%ADdrica-%C3%A9-tamb%C3%A9m-federal.htm?ls-acm0=0&acid=1651337)

    Não vai ter óleo de peroba suficiente para lustrar tantas faces e bicos longos.

  31. Avisa os Paulistas que a GASOLINA vai custar 6,00 reais com Petrobras Privatizada e o litro de agua vai ser 5,00

  32. bebem nao moro mais em sao paulo mas e um irresponsabilidade meus conterraneos querer o psdb administre o brasil basta lembrar o fator previdenciario do sr fernando henrique cardoso chamando os aposentando de todo brasil de vagabundo sera que povo de sao paulo tem memoria curta e os avanços que lula e dilma tem feito pelo brasil os tucanos sao elite do brasil e riem das pessoas pobres porque para eles o que interessa sao os ricos e esse aecio nao foge a regra divulgem e vejam no you tube e comprem e leiam sobra a privataria tucana a luciana genro muito falou nos debates e dilma esta reforçando os escandalos deixem povo de sao paulo esse odio ao pt porque o pt fez muito brasil avançar encarem e votem para dilma 13 porque eu votarei sem medo

  33. O grande problema da falta de água em São Paulo é da exclusiva responsabilidade dos governos paulistas e da SABESP, cujo capital foi aberto e suas ações vendidas na bacia das almas, certamente para grupos e pessoas bem informadas, levando a empresa a distribuir alguns bilhões em dividendos para esses mesmos felizardos, comprometendo a parcela de seus lucros que deveria ser destinada aos investimentos que deveriam ter sido feitos e não o foram, e que teriam evitado a dimensão da crise porque São Paulo já passa e passará, de forma muito mais grave. Já imaginaram faltar água em uma região de alta concentração urbana, habitada por mais de l5 milhões de pessoas? É a maior catástrofe anunciada.

  34. fugindo do tema:

    Como funciona o Tribunal de Contas de Minas

    De uma reportagem do Globo de julho passado:

    “Órgão fiscalizador das contas do governo e da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) tem sido protagonista frequente de escândalos no estado. Acumulados nos últimos 12 anos, três mil processos foram queimados num incêndio comprovadamente criminoso, três conselheiros foram apontados pela Polícia Federal como participantes de um esquema de desvio de verbas do Fundo de Participação dos Municípios, e a Corte foi também acusada de abrigar funcionários fantasmas. Desde domingo, O GLOBO mostra investigações e suspeitas sobre conselheiros desses tribunais.

    A atual presidente da casa é Adriene Andrade, mulher de Clésio Andrade (PMDB-MG), réu no mensalão tucano. Segundo denúncia do Ministério Público, ela não teria conhecimento jurídico suficiente para o cargo. Adriene foi indicada na gestão do ex-governador Aécio Neves (PSDB), quando Andrade era vice-governador.

    Na ação do MP, é citado o currículo da conselheira até então, onde constam mandato de prefeita de Três Pontas, cidade com 53 mil habitantes no Sul de Minas, atuação no Conselho Municipal de Assistência Social, na APAE da mesma cidade, além do comando da Associação Mineira de Município (AMM). A ação do MP contra a indicação da atual presidente do TCE-MG ainda tramita no STF. Sua defesa argumenta que ela preenche todos os requisitos exigidos para ocupar o cargo.

    O ex-deputado Elmo Braz, que também foi presidente do TCE e se aposentou em 2011, virou alvo de uma investigação recente do MP de Belo Horizonte. Segundo documentos obtidos pelo GLOBO, ele é suspeito de conseguir cargo no tribunal para três mulheres, mas os empregos eram fantasmas. Pais, irmãos e primos das jovens também conseguiram trabalho no tribunal.
    ADVERTISEMENT

    Entre as contempladas, está a bacharel em Direito Letícia Miranda Santiago, que neste ano conseguiu uma vaga no reality show “BBB-14”. Uma das provas do inquérito são fotografias do conselheiro passeando com Letícia numa lancha. Em seu depoimento ao MP, Elmo admitiu que as três mulheres foram lotadas no tribunal, porém, negou irregularidades.

    O Tribunal de Contas de Minas foi palco de um incêndio criminoso em 2002. Quatro funcionários de alto escalão foram acusados de destruir provas de investigações fiscais. Neste ano, mesmo concluindo que o incêndio havia sido comprovadamente criminoso, a Justiça de Minas arquivou o processo por falta de prova contra os acusados. No inquérito, o então presidente do TCE, José Ferraz, já falecido, foi apontado como um dos responsáveis.”

  35. Estou com receio que as urnas já venham fraldadas,e que cada voto em branco caia para o dono do aeroporto.
    Dilma 13.

  36. Esconderam a irresponsabilidade do Governo paulista até onde deu, agora não é mais possível, não sai água da torneira. E o que vai acontecer ao Alckmin? Nada, vai desgovernar mais quatro anos.

  37. A segurança hídrica é uma obrigação do Governo do Estado.
    Está na Constituição, jogar nas costas do Governo Federal, só cola para quem é burro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *