Mauro Santayanna, em seu blog, mostra a evidente sedição de Sérgio Moro contra uma ordem jurídica legítima (correta ou incorreta, não é a questão) acaba completamente com o ordenamento jurídico do país.
Virou zona
Mauro Santayanna, em seu blog
A atitude de certo juiz de Curitiba de interferir na decisão de um desembargador do TRF-4 que mandou soltar o ex-presidente Lula ainda neste domingo é a gota que faltava para mostrar que a justiça está sendo descaradamente desobedecida e vilipendiada por bufões e tartufos de primeira instância no Brasil.
Caso o comportamento não seja coibido, isso equivalerá a um reles golpe de estado dado por um juiz de piso contra a República e o Estado de Direito em nosso país.
A mídia de sempre quis dar a impressão que se trata de um imbróglio judiciário quando não há imbróglio algum.
Moro não é o delegado da Polícia Federal encarregado de cumprir a determinação da justiça, não é o dono da custódia de Lula e não tem que se meter, interceptando ou prejudicando o cumprimento – especialmente no fim de semana – de uma decisão tomada pela autoridade competente, hierarquicamente superior, de um desembargador de plantão.
O que vai ocorrer daqui pra frente quando um juiz de primeira instância discordar da determinação – que se sequer estava dirigida a ele – de um desembargador?
Independente do desfecho desse episódio, a palavra e a responsabilidade estão com o órgão máximo do Judiciário, que deve assumir o seu papel de fazer cumprir a lei e a Constituição e a velha máxima de que decisão judicial não é para ser desobedecida e sim para ser cumprida incontinenti, evitando que se abram precedentes que irão transformar a justiça brasileira em uma balbúrdia em que terá maior poder quem espernear ou gritar mais alto, no lugar de obedecer aos prazos e ritos previstos no trâmite judiciário normal. Caso o STF se exima de manifestar-se sobre esse gravíssimo ato, absolutamente político, será o mesmo que confessar que quem manda no Brasil é a famigerada república que se instalou solertemente em Curitiba.
Nesse caso é melhor abandonar o prédio da Suprema Corte ao porteiro que estiver de plantão com as chaves de arquivos e gabinetes para que sejam entregues em prazo hábil ao insolente – e totalmente desequilibrado – juiz de piso que está agindo como se estivesse no comando da Nação.
View Comments (21)
Não nos deixemos acometer de uma miopia hipócrita, a questão é cristalina, o STF em Brasília passou a ser um "puxadinho" da 13ª Vara Federal de Curitiba e se auto imolou ao permitir o golpe do impeachment sem crime de Dilma.
#STFAutoApequenado
Não seria a questão do desembargador Rogério Favreto, ir até a prisão onde está Lula, pedir a sua liberdade, e quem se colocar contra, ser preso?
Nem na zona existe essa esculhambação.
É o fim da PICAda.
PQP !
Em português: MORO foi pego com as calças na mão. Se fodeu. Não adianta dar chilique. PERDEU PLAYBOY ! LULA livre já !!!
Em português: MORO foi pego com as calças na mão. Se fodeu. Não adianta dar chilique. PERDEU PLAYBOY ! LULA livre já !!!
tijolaço liberem meus comentários please
nao tem ninguem no stf para peitar esse golpista? só temos bundas moles na supreminha corte?
Eles que criaram o Moro-monstro que trate de domá-lo. O real medo deles é que, uma vez Lula solto será impossível trancafia-lo outra vez, Lula não será mais bobo de se entregar.
Globo news com uma "tarja preta" para noticiar a soltura de lul4 parece até luto...
PQP, custou mas parece que finalmente os juízes de berlim estão aparecendo. Mas algo há de se fazer com os juízes nazistas caso eles não tomem aquele comprimidinho que resolveria tudo.