Se O Globo pode entrevistar os blogs, os blogs podem entrevistar a Globo?

daviegolias

Meu caro amigo Rodrigo Vianna também andou sendo alvo do interesse de O Globo, como, ao que parece, o Tijolaço.

Porque o maior império de comunicação do Brasil volta seu interesse sobre “nanicos” como nós?

Só porque fomos convidados a fazer uma entrevista com Lula?

Ou porque a entrevista e sua repercussão mostram que eles têm muito poder, mas não todo o poder, não mais?

Vão quebrar a cara conosco, se acham que vão nos intimidar ou nos apresentar como mercenários.

Rodrigo mostrou a maneira certa de reagir a isso.

Nada de ficar de mi-mi-mi, se explicando a alguém – que pode ser, pessoalmente, bom sujeito – que vem em nome do sistema de comunicação que abominamos.

Devemos satisfação a quem nos lê, não a quem nos difama.

Vou prestar contas publicamente de todos os “valores envolvidos” nesta entrevista.

Mas faço questão de reproduzir a resposta de Rodrigo.

Globo, que não mostrou o DARF, tenta
intimidar blogueiros por causa de Lula

Rodrigo Vianna, em O Escrevinhador

Não devo um tostão em impostos. Não sei se as “Organizações Globo” podem dizer o mesmo. 

O fato é que os bilionários da família Marinho estão incomodados, e querem intimidar os blogueiros. É uma batalha descomunal. Eu – que batuco meus textos num escritório improvisado no fundo de casa – de repente virei tema de “reportagem” de um império midiático com centenas de jornalistas Brasil afora?

Vejam só. Na tarde de segunda-feira (14/abril), fui procurado por uma suposta jornalista de “O Globo”, que me enviou a singela mensagem: “Prezado Rodrigo, Sou repórter do jornal O Globo e estou fazendo uma matéria sobre a entrevista coletiva do ex-presidente Lula com blogueiros na semana passada. Nós poderíamos conversar por telefone? Atenciosamente, Barbara Marcolini –Jornal O Globo”.

Curioso que o jornal conservador da zona sul carioca tenha levado uma semana para se interessar pelo tema, não? A entrevista de Lula aos blogueiros foi um sucesso enorme, gerando manchetes Brasil afora. A imprensa velha passou recibo. Ficou furiosa.

Editoriais, comentários na TV e rádio, colunistas conservadores: muitos se mobilizaram para atacar os blogueiros “sujos”. Alguns ataques vieram com acusações graves: fomos acusados de ser “financiados” pelo governo federal. E os mais incomodados parecem ser os colunistas das chamadas “Organizações Globo”.

Nada disso é por acaso. Trabalhei na Globo. Sei como essas coisas são. Quando jornal, TV, internet e rádio da família Marinho começam a bater na mesma tecla – ao mesmo tempo – é porque há uma ordem superior, uma determinação do patrão (ou de seus prepostos) para ir fundo naquele assunto.

Pedi que a repórter Barbara me enviasse as perguntas por escrito. Tenho pela repórter (a quem não conheço) respeito profissional. Mas considero “O Globo” e as “Organizações Globo” adversários. E sei que os prepostos da família Marinho me tratam como inimigo. Pessoa de minha família foi demitida da TV Globo, em 2010, depois que passei a assumir um posicionamento político claro em meu blog. Eles chegam a esse nível. São vingativos. Por isso, não há hipótese de responder nada a “O Globo” – a não ser por escrito.

Até as 21h, as perguntas de Barbara não vieram. Mas eu soube que outros blogueiros também foram procurados por jornalistas de “O Globo” – com a mesma pauta: a entrevista de Lula. Pelo menos 3 repórteres diferentes do jornal foram mobilizados na Operação. Objetivo era estabelecer vinculações “comprometedoras” entre os blogueiros e determinadas empresas, entidades e/ou governo (veja aqui a resposta do Fernando Brito, do Tijolaço, à tentativa de intimidação).

Mas não era só isso. Uma das repórteres globais chegou a perguntar a um blogueiro (a entrevista está gravada) se ele tinha filiação partidária. Sim, o macartismo da Globo avançou até esse ponto.

Trata-se de uma Operação para intimidar aqueles que nos últimos anos – ainda que de forma limitada – criaram um contraponto ao poder da velha mídia. Os barões da imprensa velhaca não se conformam com o fato de meia dúzia de blogueiros “sujos” oferecerem uma outra narrativa ao Brasil. A Globo, a Abril e a Folha seguem a ter imenso poder. Mas já não falam sozinhas.

Seria bom que soubessem: com essa tentativa de cerco, em vez de intimidar, vão mobilizar ainda mais blogueiros e internautas.

A Globo não tem estatura moral para cobrar explicações de ninguém. Vamos relembrar alguns episódios recentes:

– a Globo foi acusada de sonegar impostos (mais de 1 bilhão em valores atualizados – clique aqui para saber mais), e até hoje não esclareceu o episódio;

– o processo fiscal em que a Globo era investigada por bilionária sonegação “sumiu” (na verdade, teria sido roubado) de uma agência da Receita Federal no Rio, e a Globo até hoje não explicou o caso;

– um diretor da Globo, Ali Kamel, processa pelos menos 6 blogueiros (entre eles este escrevinhador), numa tentativa clara de intimidação judicial, de calar as vozes que em 2006 e 2010 ajudaram a desmascarar a tentativa da Globo de interferir no processo eleitoral;

– por fim, a Globo (estou falando só da TV) recebeu quase 6 bilhões do governo federal nos últimos anos – como mostra a tabela abaixo, publicada pelo VioMundo e pelo jornalista Fernando Rodrigues.

E essa mesma Globo de 6 bilhões em recursos públicos (recursos dos seus, dos meus impostos!) quer acusar blogueiros de serem “financiados” pelo governo?!

É piada.

De minha parte, sou jornalista profissional. Vivo do trabalho como repórter de TV. Já vendi minha força de trabalho para a “Folha”, a “TV Cultura”, a “TV Globo” – e hoje sou repórter na “TV Record”. Jamais vendi meu cérebro para nenhum patrão. Tenho posições políticas claras. Públicas. E por conta delas comprei briga com a Globo em 2006 – deixando a emissora.

Não vejo nada de anormal em blogs e sites sem vinculação com a velha mídia pleitearem publicidade. Mas, felizmente, não preciso disso para seguir travando o bom combate. Nunca entrei na SECOM do governo federal para tratar de dinheiro. E nem em qualquer outra secretaria de Comunicação Brasil afora.

Minha questão é política. Encaro o debate de forma aberta – jamais de braços dados com ditadores, ou beneficiado por acordos obscuros com embaixadas e governos estrangeiros. O Escrevinhador não tem em seu currículo: TimeLife, apoio a uma ditadura assassina, escândalo Proconsult contra Brizola em 82, manipulação da cobertura das Diretas-Já, edição criminosa do debate Lula/Collor em 89, combate ao Bolsa-Família, oposição às quotas para negros, tentativa de transformar bolinha de papel num míssil em 2010…

Os gastos mensais para manter meu blog hoje são de aproximadamente 2,5 mil reais. Conto com anúncios do Google (valores irrisórios) e com a colaboração de leitores, e ainda tiro dinheiro do meu bolso para cobrir as despesas. Em 6 anos, devo ter recebido 6 anúncios pontuais de governos ou entidades sindicais. Nenhum deles por mais de um mês. Nenhum deles superior a 2 mil reais (ou seja, no total os anúncios não chegaram a 15 mil reais em quase 6 anos – contra despesas de aproximadamente 150 mil no mesmo período).

Tenho lutado para que os blogueiros se organizem, façam parcerias com empresas ou criem associações para disputar, sim, o direito a participar do bolo publicitário – inclusive as verbas oficiais, que ajudaram a família Marinho a ficar bilionária nos últimos anos.

Aliás, proponho à Redação de “O Globo” uma troca singela: dou entrevista e respondo tudo o que quiserem saber, desde que a família Marinho (que ficou bilionária graças a uma concessão pública) abra suas contas e apresente o famoso DARF – esclarecendo se pagou (ou não) a suposta dívida com a Receita Federal.

Que tal, Bárbara? Passa a sugestão pros seus chefes aí!.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. Fernando Brito/Rodrigo Vianna, vocês sim me dão orgulho de ser brasileiro!!!

  2. Não compensa fazer barganha com a Globo.
    Vocês contam a verdade, eles deturpam e publicam mentira.
    Enquanto que da parte deles só viria mentiras e tergiversações a qualquer pergunta feita pelos blogueiros.
    Melhor ignorar e continuar o trabalho de formiguinha.

    1. Qualquer percentual que eles declinem é declinante. Um dia a curva de gauss vai se acentuar e chegará na horizontal, do mínimo. Espero estar vivo para ver.

  3. As Organizações Globo perderam, há muito tempo, o bonde da História. Seus mea-culpa e justificativas, além de atrasados, apenas deixam claro o cinismo com que tratam quem ainda os acompanha. O tempo corre, lento, porém, inexorável. A realidade nos mostra que a era da verdade única acabou. O contraponto, o “outro lado” e a possibilidade de termos vários pontos de vista chegaram para ficar, para desespero e despreparo dos barões da mídia. Para azar destes, as coisas vão mudar muito mais. E para melhor… pelo menos nós!

  4. A famiglia Marinho acha que pode ganhar as coisas no grito, que pode pressionar e ameaçar jornalistas. A famiglia Marinho têm suas mãos sujas de sangue de inocentes, tem que esconder a sua imensa dívida que ela sonega, tem que esconder as suas ações ardilosas de tentar sumir com o processo que constatou que ela, famiglia Marinho, é sonegadora.

    A famiglia Marinho é uma famiglia, tal qual as famosas máfias italianas.

  5. Tivesse eu condições e ajudaria muito mais, com gosto, essa brava turma de blogueiros que nos permite ter uma outra visão dos fatos, ou melhor, conhecer a verdade factual, como diria Mino Carta.
    Brava gente brasileira essa, lutando heroicamente contra aqueles que, por estranhíssimas razões, tem um desprezo incomum pelas nossas coisas.
    Do jeito que dá, como posso, vou colaborando; é fundamental termos nossa voz ouvida no meio de tanta gritaria direitista.

  6. A mentira da Anistia

    O retorno sazonal de propostas para a revisão da chamada Lei de Anistia mobiliza duas visões antagônicas: a do esquecimento conciliador e a da justiça exemplar. O que as separa é a concepção de impunidade, na primeira vertente dotada de um viés positivo e, na segunda, de um viés negativo.

    “Anistia” é termo equivocado, portanto, já que embasa apenas a versão conciliadora da lei. Embora tenha sido adotada imediatamente pela sociedade, adquirindo na época um sentido próximo ao da abertura política, a expressão contribui para legitimar a auto-absolvição dos militares e civis ligados ao regime. Não por acaso, é o nome que os próprios criminosos deram para a excrescência.

    A idéia mesma de rever a dita “Lei de Anistia” embute um desvio original enganador. Equivale a anular um perdão, a contrariar o suposto esforço pacificador e unificador da medida. Inspira as falaciosas deturpações vingativas, retrógradas e até ilegítimas que embasam os discursos dos golpistas de todas as épocas.

    Basta substituir “Lei de Anistia” por “Lei da Impunidade” para que tudo ganhe uma dimensão nova e constrangedora. Será que o Supremo Tribunal Federal teria endossado uma Lei da Impunidade em 2010, se ela fosse discutida, desde o início, com esse nome?

    Aliás, já que estamos falando em preservação da memória do país, nunca é demais lembrar como votaram os ministros da sacrossanta corte. Eros Grau, Cármen Lúcia, Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso aceitaram que assassinos e torturadores continuem inimputáveis. Apenas Ricardo Lewandowski e Ayres Britto quiseram reverter a absolvição eterna.

    Joaquim Barbosa? Ausentou-se. Estava em licença médica.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

  7. O império piscou. Prá bom entendedor , as cartas estão claríssimas na mesa . O drible do Lula ( e do Franklin Martins ) foi fenomenal . Os Blogueiros independentes ( começando com esse mesmo grupo ,alterando-se ,estudando-se o melhor formato) , no meu entender , tem que propor o modêlo ( enxuto ) ao governo como canal de contraponto , sem edição e progressista. É isto que eles estão temendo . Existe o vácuo do bom jornalismo ( com as excecões de sempre ). A Dilma não tem o que temer . A hora é de ir pra cima.

  8. Muito bem Fernando Brito !
    Aqui em casa há muito tempo deixamos de assistir os noticiários da TV Globo, particularmente o que é emitido no final da noite. Percebe-se manipulação, particularmente na linguagem, durante todo o tempo. Por outro lado, observo entre as pessoas das minhas relações que quase nenhuma acredita no que a Rede Globo diz.

  9. Porque não filmar, protocolar, enviar proposta de entrevista com a Rede B… até mesmo através de um Cartório de Títulos e Documentos através do qual fica registrado no mesmo a entrega da correspondência e termos um comprovante oficial do pedido e podê-lo mostrar publicamente.Uma orientação básica pode orientar o procedimento. Não seria nenhuma base para nenhum processo mas para expor essa boa vontade que eles querem dos blogs?

  10. Fernando, Rodrigo, Miguel, e demais blogueiros, o momento é de comemoração. O medo da Globo estampado nos comentários de seus poodles circenses que escrevem e falam contra os blogs, e agora a ridícula ordem de sua direção para investigar a origem dos “polpudos” recursos desses blogs, é motivo de comemoração. A música Pesadelo, de Mauricio Tapajós e Paulo Cesar Pinheiro, surge mais uma vez e canto e comemoro com vocês:
    “… que medo você tem de nós, olha aí”

  11. é uma ótima ideia de criar uma associação dos blogueiros progressistas de modo a que as contribuições sejam feitas a essa entidade e repartidas proporcionalmente aos acessos de cada blog associado.

  12. Só um alerta…boca-aberta! “Para Bandido não se dá as costas, que a facada é certa! TODO CUIDADO É POUCO!!!

  13. Estão preocupados com os Blogs que estão funcionando como um antídoto contra a injeção hipodérmica do PIG.

  14. É A REDE BOBO ESTA MESMO PREOCUPADA COM OS BLOGUEIROS ,A INTERNET ESTA PASSANDO UMA RASTEIRA NELES KKKKKK SE ESTÃO PREOCUPADOS E PORQUE JA PERCEBERAM QUE NÃO MAIS O PODER DE OUTRORA,QUE BOM…… PARABENS A VC BLOGUEIROS ,EU HJ NÃO VEJO MAIS TV ( JORNAIS ESCRITOS E DA TV)SÃO TODOS UM BRAÇO DO PSDB … LAMENTAVEL…….

  15. Fernando,

    Vocês devem encarar isso tudo como uma grande contribuição da globo para o desenvolvimento dos blogs independentes ! Muitas pessoas que, apesar de serem leitores assíduos, não colaboravam para a manutenção destes blogs agora estarão dispostas a fazê-lo (eu sou um deles).
    Nilton

  16. Fernando,
    Mês passado contribui pela primeira vez com o blog com a quantia de 20 reais…É uma quantia pequena mas pretendo aumentar em breve assim que minha condições pessoais pretendo contribuir mais.Parabens pelo trabalho!!

  17. Por favor continuem com o bom trabalho, blogueiros sujos. Foram vocês que há algum tempo me abriram os olhos a respeito do amaldiçoado PIG e continuam a prover diariamente a minha necessidade de ler matérias escritas por pessoas de bem, que nos mostram como as coisas são realmente e não como os cínicos do PIG pretendem que elas sejam. Deus abençoe a todos!!!

  18. Alguém sabe qual órgão fiscaliza as arrecadações do “Criança Esperança” e do “BBB”? Alguém já viu alguma prestação de contas destas arrecadações? Posso estar errado, mas para mim, estes dois “programas”, são uma imensa “lavanderia”. Eles podem muito bem “arrecadar” 1 milhão, e declarar 100 milhões. Lava-se 99 milhões na maior.

  19. Já troquei a Globo e outros, pelos blogs.
    Não há retorno…
    E eu tenho o TOP 10 dos blogs..
    Estou aguardando a adrenalina das eleições..
    Derrota por um “pelotaço” na Globo…e outras.
    No final das eleições,regada a oleo grosso e
    bolinhas de papel, e muita pena..

  20. A luta dos blogueiros progressistas é árdua, mas muito heroica. Todos estão de parabéns. Por favor, não arrendem um milímetro, pois coerência e ideal são atributos muito importantes, todos vocês tem uma diretriz e uma ideologia, pois torcem por um Brasil que está dando certo, então vamos a luta, todos os internautas estão vocês. Vamos todos continuar contribuindo com alguma quantia, para que os blogs possam continuar nessa luta sempre fazendo o contraponto, fornecendo outra visão, outra análise, fortalecendo com isso o processo democrático da liberdade de informação, que em suma é um direito humano dentro do estado democrático de direito. Viva a liberdade de informação !

  21. Maravilhosa resposta à sonegadora Globo. É bom que ela saiba: bobos a gente não vê por aqui, só lá! Fiquei orgulhosa de vocês!

  22. Eu Brasileiro tenho uma resposta a Rede Manipuladora Globo:

    Acabo de assinar e pagar a devida contribuição a este maravilhoso sítio, pois este espaço é um verdadeiro baluarte contra uma concessão pública que no pretérito ou presente só dá prejuízo ao povo brasileiro, vide as eleições de 1989 ou apoio incondicional ao golpe de 1964 pelo Marinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *