Se a política vira polícia, democracia vira ditadura

No Brasil, a política foi substituída pela polícia.

O cidadão , agora, não precisa ter votos, popularidade, idéias, projetos.

O que não pode é ter inquéritos, processos, sentenças.

Não pode conversar, porque os gravadores pululam.

Va bene, a política nunca foi propriamente um lugar de santos e donzelas, embora dela tenham saído grandes homens e mulheres, que mudaram a história de seus povos.

Mas agora, aqui, ela se tornou um espetáculo policialesco, entregue a escroques da pior espécie, que fazem dos Youssefs, os Funaro, os Joesleys os personagens mais importantes da vida brasileira.

Há três anos, tudo o que se faz no Brasil é destruir: de reputações a usinas, de líderes a empregos, de prosperidade a esperanças.

Não temos mais  mãos a nos dar, apenas dedos a apontar, não temos palavras a propor, só a delatar.

Não temos projetos de desenvolvimento, temos cortes como nos tempos em que se acreditava que sangrias e amputações revigoravam um organismo.

Sobretudo, não temos democracia, porque nossas escolhas foram entregues a um grupo de ungidos, cujos cargos lhes dão o poder de decidir por nós.

Nas mãos de um destes estará, hoje, uma flor bruta do povo brasileiro, destas que vicejam um por geração, quando a geração não falha, como a minha.

Não deixa de ser uma ilustração de  como a elite brasileira, tão bem arrumada por fora como medíocre por dentro, encara o povo brasileiro: com desprezo, com ódio e com o castigo por violar os salões interditos do poder.

É ela, e apenas ela, quem decide pelo Brasil. Nem mesmo como em Roma, nem mesmo como no Credo, nem mesmo como no júri popular.

É monocrático, mas não será diferente na assembléia dos ungidos, onde todos se parecem por dentro.

E quando decidem por nós, sejam generais, juízes, delegados ou sacerdotes, o que temos é uma ditadura.

 

Fernando Brito:

View Comments (47)

    • "Quando a POLITICA penetra no recinto dos tribunais a JUSTIÇA se retira por alguma porta" ( Bertolt Brecht).

  • Vou abrir um parênteses aqui para pedir o não voto em Ciro Gomes, o intruso disfarçado de esquerda. Está tentando se apropriar indevidamente do eleitorado do Lula entregando-o mais ainda aos leões de Curitiba e da mídia descabida. Disse ele em entrevista recente que Palloci aniquilou a tese do inimigo externo, a não ser que ele queira dizer que o tal boca mole e covarde e o inimigo interno que agora temos. No mínimo gera questionamentos. De qualquer forma Ciro já foi tucano e sabe muito bem como é que se joga em cima dos muros. Cai fora Cirinho.

    • Acabei de ler a narrativa do babaca. O Ciro é inimigo do Lula e um baita de um otário. Na direita ele não é bem quisto e será trucidado pelos eleitores do Lula. Quer um conselho Ciro idiota, fica de fora dessa que será melhor para ti. Aprenda a fazer política e depois a gente conversa.

      • ... O Ciro Gomes fez uma autodelação bombática:
        Fala, Cirão 'O Enganador'!
        "Eu sou mais 'neocachorro' do que o antonio PaLLochio! Fui canalha sem estar sob tortura!"

        • Este ex marido da Patricinha da Globo não tá com nada. É farinha do saco deles. O que mais me admira é o PDT dar guarida a um sujeitinho desta laia e da mesma estirpe daquele educador de araque, mais conhecido por Cristovam Buarque que recentemente traiu a Pátria elevando Temer a condição de mandatário da nação. Então, companheirada, é Lula ou quem ele indicar sem medo de ser, sem medo de ser feliz.

  • Moro ira' condenar Lula, por tantos processos, quantos caiam nas maos dele. Sem importar o que vem nos autos.

  • Finalmente nossos blogueiros preferidos, entre os quais Brito está no primeiro time, começam a falar o português claro: não vivemos sob um "estado de exceção" como até alguns petistas falam, mas sob uma DITADURA MIDIÁTICO-JUDICIAL. E não é de hoje, é desde o dia que a Presidenta Dilma teve um processo de impedimento ilegalmente aceito pela Câmara dos Horrores, sem ter cometido qualquer tipo de crime, aprovado pela bandidagem que predomina no Congresso Nacional e no nosso "sistema judicial". Vamos adotar o nome correto: DITADURA MIDIÁTICO-JUDICIAL.

    • Um exemplo trivial:
      o canalha safadão "alexandre Porta-voz da Ditadura Garcia dos Marín(ho)" *afirmou que "em toda esta crise institucional, somente o juiz sérgio moro tem mantido uma postura irrepreensível"!
      *em putrefato &$ nazigolpista comentário radiofônico veiculado nesta manhã
      Até nestas safadezas, o salafrário "Faz Gracinha para os patrões da Globo" não é original:
      apenas plagiou o "irrepreensível" proferido pelo juizeco amigão do peito do mesmo 'mor(T)o', o tal Gebran do "insuspeito e imparcial" TRF4!

    • ... Dileto(a) leitor(a),
      observe a "pedagógica" utilização da crase na frase "desaprovam à Lava Jato"!
      Sim, Ô gentalha estúpida, sô!
      PQP

      • Messias, perdoa.A manifestante que segura a faixa no lado direito, é a coitada da empregada que foi desviada da sua atividade domestica.A sua preocupação deveria ficar com o silencio do ACM Neto sobre as malas de dinheiro encontradas no apartamento do parente do Jairo Azi, aliado do prefeito de Salvador.

  • O juiz globeleza está incumbido de detonar as instituições para o deleite de seus senhores.

  • ... Os(as) 'penas amaestradas' a $oldo estão tratando o "trabalho" de hoje do juizeco protofascista 'mor(T)o' como se fosse de um galo de briga!
    E a IMUNDA sala da 13a Vara Federal da província de 'CUritiba', a rinha!

    • ... Os(as) 'penas amestradas' a $oldo sórdido dos criminosos patrões barões do *PiMG estão tratando o **"trabalho" de hoje do juizeco protofascista 'mor(T)o' como se fosse protagonizado por um adestrado e hipervitaminado galo de briga!
      E a IMUNDA sala da 13a Vara Federal da província de 'CUritiba', a rinha!
      *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)
      **trabalho encomendado pela CIA e banca transnacional!

  • Ótimo texto, Fernando Brito. E foi na essência do que se passa hoje no Brasil: uma ditadura, um regime de exceção, onde o povo é peça meramente decorativa. A mídia golpista, Globo à frente, se apresenta como a voz do povo que nunca representou de fato, a tutelar a ação desses mauricinhos investidos no traje de procuradores, policiais federais e juízes. E a força-tarefa da lava-jato nada mais é do que uma força de intervenção estrangeira, barata, aliás, que poupou aos EUA o envio de tropas e de mísseis. A destruição que eles causaram no Brasil em qualquer outro lugar do mundo teria custado muitos bilhões de dólares ao império. Aqui, como temos uma elite institucional vira-lata e entreguista, o que se faz agora é a punição aos que tentaram de maneira muito tímida - caso do PT - quebrar as regras do jogo que sempre beneficiam aos senhores de engenho modernos, aspas, com as devidas sobras da farta mesa dos ricos para seus capitães-do-mato - Moro, Janot, Dallagnol, comentaristas da mídia golpista, hoje, ou Fleury e outros carrascos, ontem, como qualquer outro em qualquer época que se preste ao trabalho sujo para atender aos interesses dos donos do PIB. Canalhas!

      • FALA, MATUTO VELHO!

        Parabéns por mais esta iniciativa civilizatória e democrática!
        Importante:
        o advogado (e doleiro!) "Rodrigo Tac(l)a Dura(n) no CUnha do 'mor(T)o'" ajudará muito nesta empreitada cívica e redentora!
        Alvíssaras!
        Viva!

  • As receita de Orwell, no 1984, e de Goebbels, com suas onze leis da propaganda, foram aplicadas. A CIA não é boba. Aprendeu que os tempos mudaram e que golpe militar não colava mais. Estão aí as "primaveras coloridas", "primaveras árabes", golpes paraguaios e hondurenhos, "jornadas de junho", badernas promovidas pela direita venezuelana que provam isso.

    • se bem que a Direita Venezuelana PERDEU TODAS! já aqui acharam Lindo essas Jornadas de Junho e está ai o resultado. com certamente Dória na presidência,adeus Brasil de Vez!

Related Post