Os jornais dão destaque a um estudo, com foros de ridículo, divulgado pela Sabesp de que uma seca como a que estamos tendo só ocorre a cada 3.378 anos.
Seria digna de ir para o Festival da Besteira que Assola o País, do fantástico Stanislaw Ponte Preta.
Vejam o detalhe da precisão: 3.378, não 3.377 ou 3.779 anos. Nem o Datafolha conseguiria tal exatidão.
Claro que a seca que temos é a mais severa já medida e isso, aliás, não parece comover os tucanos quando falam em falta de planejamento do sistema elétrico que, com todos os seus problemas, ainda tem um patamar de acima de 40% na sua capacidade de acumulação, contadas todas as regiões.
O Cantareira, como se sabe, tem 8,6%, segundo a Sabesp, e 8,5, segundo a Ana.
Só que o Cantareira poderia, hoje, com toda a seca, estar com o dobro de água, não fosse a imprevidência do governo paulista.
Se a vazão liberada para a região metropolitana de São Paulo, hoje em 21 metros cúbicos por segundo, em média – mais alguma água captada pelo reservatório Paiva castro, em Juqueri – tivesse sido reduzida nos meses de janeiro, fevereiro e março, quando ficou na faixa de 30 metros cúbicos por segundo, teriam sido poupados 70 bilhões de litros d’água, quase o mesmo que há hoje nas represas.
Isto é objetivo: 9 m³ por segundo durante 90 dias dá 70 bilhões de litros.
Mas a argumentação da Sabesp chega ás raias do ridículo:
“Com exceção da estação em Nazaré Paulista, onde fica a Represa Atibainha, todos os outros pontos registraram período de retorno do volume de chuva superior a 1.000 anos. Mais crítico da história do sistema, inaugurado na década de 1970, o mês de fevereiro apresentou um tempo de recorrência de 10.000 anos. Ou seja, um índice pluviométrico tão baixo só voltaria a ocorrer no ano 12.014.”
Vejam que precisão: 12.014, daqui a exatos dez mil anos!
Infelizmente, ninguém poderá cobrar essa previsão, não é?
Ou será que o PSDB pretende governar os paulistas até lá?
40 respostas
Eles desmoralizam sozinhos.
O “Boimate” da Veja, que se cuide, pelo não rolar das águas em São Paulo, vem aí um novo campeão para substituí-lo, o “SECADÃO MILENAR”.
O Governador Aidenós é uma espécie de Noé às avessas. Se depender dele, daqui a 3.378 anos o Cantareira encherá de novo.
Pô, Fernando! Será que tu não sabe que, é óbvio, existe uma margem de erro de 2%? Te liga!!
LEIAM:
http://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-serapiao/falta-agua-jorra-dinheiro-6176.html
Mostra que a falta de água em SP tem a ver com corrupção. E, como sempre, com acobertamento, pois as falcatruas foram denunciadas,mas não foram investigadas. Enquanto isso, a SABESP pagou dividendos aos acionaistas. O ‘mercado’ está satisfeito. A população, que não pode tomar banho todo dia, tem que conhecer esta história.
Espero que pelo menos para votar eles tomem banho. Já pensaram a inhaca na fila de votação. E vão todos com bonés do PSDB, que é azul para lembrarem da chuva!
A grande mídia têm “especialistas” às dúzias, sempre prontos para endossar as idéias dos patrões com “estudos científicos”.
Seca e uma das sete pragas de Sao Paulo. A proxima sera uma nuvem de gafanhotos petistas. Segura Xuxu!
Valeu Jeremias, esta deu pra rir muito. Imagina um bando de gafanhoto, todos com camiseta do Padilha e bandeirinha do PT, entrando nos estúdios da Globo, SBT,BAND, na Ed.ABril, na Folha, Estadão, e eles todos disparando pela av. Paulista gritando: …”olha os vermelhos!…socorro…comunistas, reformistas, progressistas, vanguardistas, seria hilariante !”
Háháhá! Lata d’água na cabeça! Lá vai Maria! Lá vai Maria…O fim está próximo! O fim está próximo! O fim está próximo! É o Secadão Tucano em Sampa! Quanta incompetência e falta de planejamento! Vinte anos de administrações do PSDB que não ampliaram os reservatórios e agora a culpa é de São Pedro! Sei…PSDB nunca mais! Os tucanos vão partir agora para velha truculência e a censura aos meios de comunicação? E a liberdade de expressão? PSDB nunca mais! Vejam em http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/139191/PSDB-quer-barrar-pesquisa-sobre-falta-de-%C3%A1gua-em-SP.htm
De tanto os urubufólogos do PIG torcerem (lançarem os seus feitiços) pela seca para causar uma apagão no setor elétrico que ela veio mesmo, mas, o tiro saiu pela culatra, o que secou foi o reservatório da Sabesp, administrada pelo PSDB.
ALÉM do PSDB ser incompetente,é de um tremendo PÉ FRIO,depois de todo os anos,ter justo agora a seca,é muito azar,pudera,só tem ave de mau agouro,não falo do PÁSSARO TUCANO,mas lá só tem ABUTRES.
Geraldo Alckmin esta furioso com JORGE AMADO por causa de QUINCAS BERRO D’água
Chega às raias da desfaçatez este cálculo apresentado pela Sabesp! Não bastasse o papel ridículo, e ainda querem fazer de bobo o povo de São Paulo. Na verdade,a população está começando a perceber o quanto foi ludibriada nos últimos vinte anos. Outubro está chegando…
Demorou…
A coisa tá feia em Sun Paulo. Estáo assaltando caminhões e automóveis. Não querem a carga nem o veículo. Ficam com a agua do RADIADOR.
O problema de São Paulo é que o PSDB é um deserto de idéias…
IMAGINEM SE O FILME TITANIC FOSSE FILMADO EM SP ? O GERAAAAAAALDO WALKMAN ( PQ SE FAZ DE SURDO ) DEVIA PARODIAR A MARCHINHA DE J JUNIOR … LATA D’AGUA NA CABEÇA , LÁ VAI O ALCKMIN , LÁ VAI O ALCKMIN , SOBE O MORRO DA CANTAREIRA , E NÃO ENCONTRA NADA , SENTA NO CHÃO E LAMENTA KKKKKKKK
Que 3700 anos que nada!
É só deixar essa canalha PSDBista no poder em São Paulo que o ano que vem tem mais…
O “técnico” da Sabesp que fez os “cálculos” deve ter se formado na mesma faculdade do SSerra.
Esses cálculos não seriam para se fazer as linhas do metro que eles prometem ano após ano e não sai nada?
Para eventos hidrológicos extremos não há possibilidade de obter períodos de retorno minimamente confiáveis. Dois técnicos, de acordo com a equação matemática de ajuste, encontrarão valores dispares. Por que? Como temos poucos pontos extremos diversas equações de ajuste podem ser usadas.
Esse tempo todo e os tucanos não fizeram nada pra diminuir o sofrimento do povo? É muita incompetência! Só escapa pq o MP paulista é tucano.
Há muito mais por trás da falta d’água em São Paulo do que a imprevidência do Geraldo Picolé Alckmin.
Penso que esta situação é forçada para encaminhar a privatização da SABESP da mesma forma que foram privatizadas várias SEMAES no interior de São Paulo. Por exemplo a de Limeira. Ouvimos falar da SABESP mas, o governador Mário Honesto Covas dividiu a SABESP em duas, a SABESP Metropolitana e a SABESP, esta última atende o interior mas o filé, a SABESP Metropolitana atende a Grande São Paulo e a região em torno, o filé. No litoral sul de São Paulo, o PAC permitiu a construção de estações de tratamento em Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém, inauguradas pelo Serra e a Dilma do Serra, atual Dilma do Picolé. Na campanha, se lembram, o Serra não disse uma palavra sobre elas. Por que? Porque foram construídas com dinheiro do PAC, as estações e a rede coletora. Da mesma forma foram construídas outras ETE’s no interior mas, nenhuma palavra dos tucanos aboletados no Bandeirantes.
Outro dado interessante, embora em todas elas exista a placa SABESP, todas são unidades de negócios independentes. A divisão já está feita, só falta escolher ao apaniguado que vai levar. Claro levará também a distribuição de água.
Esta baixa nos reservatórios, acredito eu, faz parte do plano de privatização, em que alguma empresa estrangeira associada a uma construtora assumem o controle da distribuição da água para a Grande São Paulo. O filé mignon do negócio, exatamente como foi feito com a Eletropaulo.
Toda hora que me deparo com essas noticias me indago – Será que eles vão conseguir meter mais essa, goela abaixo nos Paulistas.
Essa tal de ÁGUA MORTA já vem sendo chamada de ÁGUA DE DEFUNTO.
O Alckimin mandou chamar a Empresa para abrir canaletas de água para a cantareireira.
Nome da empreiteira: ENXADÃO do GASTÃO.
Hoje é 13 de Maio, dia da libertação dos Escravos.
Putz, que precisão cirúrgica.!!! 3378 anos. Peraí: 33 idade de Cristo; 78 idade do meu barbeiro…hum …nada a ver!!!! . Deixe ver: 3+3+7+8= 21. Ãrã… Bingo!!! Matei a charada!!!! Maior seca do século 21.
Logo,logo, vai ter servente matando o pedreiro para beber a água da mangueirinha de nível!
Emocionante a matéria do JN hoje sobre o Sistema Cantareira, mostrando as pessoas preocupadas, solidárias, sorridentes, economizando água por iniciativa própria. Imagine se fosse um Estado governado pelo PT! Os repórteres, com certeza iriam mostrar a população revoltada com o Governo que, lá atrás, não construiu obras estruturantes para evitar o caos que se avizinha. A Globo me provoca engulhos.
Realmente, esses dados da SABESP são um PIADA – chega a ser engraçado de tão RIDÍCULO!
Mas o pior da história é que por aqui (moro em Campinas) a elite ainda acha que o PSDB do Serra é melhor que o PT do Lula.
Vão morrer secos mas não dão o braço a torcer…
Como vai ficar a massa cheirosa da urubóloga sem água?
Para SABESP, ultima seca como essa só a que secou o dilúvio…
“Com exceção da estação em Nazaré Paulista, onde fica a Represa Atibainha, todos os outros pontos registraram período de retorno do volume de chuva superior a 1.000 anos. Mais crítico da história do sistema, inaugurado na década de 1970, o mês de fevereiro apresentou um tempo de recorrência de 10.000 anos. Ou seja, um índice pluviométrico tão baixo só voltaria a ocorrer no ano 12.014.”
Por qual método sobrenatural foram calculados esses períodos de retorno citados pela Sabesp? A Sabesp possui as estatísticas pluviométricas de 100, 1.000, 10.000 anos atrás? Pelo jeito ela tem os registros dos índices desde o dilúvio bíblico.
Salve geral em Sampa. A ordem dos manos agora é roubar água! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
PSDB além de ruim de governo é azarado. 3.378 anos e cai justo no governo deles??
Segundo um amigo meu esses dados foram encontrados nos apontamentos do Raul Seixas, afinal ele nasceu há 10.000 anos atrás e não tinha nada nesse mundo que ele não sabia demais.
Prezado Sr. Fernando,
parece-me que o Sr. não entendeu o recado. Eles querem dizer que as obras para redução da dependência paulista a tal sistema serão concluídas no ano de 12014!
Somente o Raul Seixas poderá comprovar a previsão. Nem Nostradamus, né não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Desculpe mas 12014 quer dizer dezembro de 2014, portanto em dezembro, depois das eleicoes o paulista vai pegar um pau-de arara para o nordeste ja que la o setao virou mar
E o pior de tudo é que já ouço muito “coxinha” endossando esse “estudo” da sabesp como se fosse a verdade!!! Pessoal eles acreditam piamente, sem questionar!!! Ai para brincar eu digo: “E se fosse o governo Lula/Dilma afirmando isso?” Ai, eles se entregam e já começam a ladainha de sempre,,, corrupção, safados, mensalão…
Temos que admitir que a “lavagem cerebral” do pig tem tido certa eficiência, principalmente em sp…
Se Graciliano Ramos fosse vivo iria escrever Cantareira Seca,que seria a continuaçao de Vidas Secas e no lugar da cachorra Baleia cravaria um tucano de bico bem longo!!!!