São Pedro, sabe-se, não tem partido e pouca chuva não é problema ideológico, mas hidrológico.
Mas os efeitos e a capacidade de enfrentá-los é, sim, ação de Governo.
Todo mundo acompanhou a agitação, nos primeiros meses do ano, com o “terror do apagão elétrico” que a seca iria provocar.
E não provocou, nem vai provocar, embora as condições sejam, de fato, delicadas e se vá chegar à época das chuvas com um armazenamento muito baixo.
É a verdade, são fatos e fatos não são partidários.
Mas a imprensa é.
Você consegue imaginar o que seriam as manchetes dos jornais brasileiros e as indústrias estivessem demitindo trabalhadores e suspendendo investimentos por conta de uma esperada falta de luz?
Mas isto está acontecendo com a indústria paulista em função do medo de não terem água para trabalhar.
Nem a Folha, nem o Estadão divulgam a pesquisa apresentada hoje pela Fiesp.
Achei apenas no Valor a informação, junto com a notícia de que se estima que três mil empregos tenha sido perdidos com a redução da atividade das empresas pelas restrições atuais ao uso da água.
Como o jornal é voltado para empresas, não pode deixar de noticiar uma coletiva da Fiesp.
Leiam abaixo:
Levantamento divulgado pela Fiesp nesta quinta-feira durante seminário sobre escassez de água na região do PCJ mostra que, em cada três empresas, duas estão preocupadas com possível interrupção no fornecimento. A possibilidade de um racionamento de água ainda neste ano é um fator de preocupação para 67,6% das 413 indústrias ouvidas pela pesquisa realizada pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp.
O levantamento foi feito entre os dias 12 e 26 de maio com 229 empresas de micro e pequeno porte (até 99 empregados), 140 de médio porte (de 100 a 499 empregados) e 44 de grande porte (500 ou mais empregados).
A pesquisa revela que são justamente as empresas de grande porte as mais preocupadas (75% ante 68,1% das pequenas e 64,3% das médias).
Já pensando nas consequências de uma interrupção no fornecimento de água, 64,9% das empresas avaliam que a medida teria impacto sobre seu faturamento: 17,9% avaliam que o impacto seria “forte” enquanto para 47% seria “pequeno”.
As empresas de grande porte foram as que mais indicaram impacto sobre o faturamento: “pequeno impacto” para 50% das grandes ante 48,9% das pequenas e 42,8% das médias; “forte impacto” para 29,5% das grandes ante 17,9% das pequenas e 14,3% das médias.
Das indústrias ouvidas, 62,2% indicaram que a produção pode ser prejudicada, mas não precisa ser interrompida em caso de racionamento. Para 11,9%, a produção é paralisada apenas no momento da interrupção e retomada em seguida. Já 12,1% responderam que a produção não seria afetada.
E das empresas que participaram da pesquisa, 54,5% não possuem uma fonte alternativa de água, enquanto 21,8% possuem e são capazes de manter a produção durante eventuais interrupções, enquanto 20,8% não dependem do sistema de abastecimento de água.
Se os “departamentos de engenharia” da nossa mídia, que analisam com profundidade todas as obras federais, fizerem uma continha simples, vão ver que a velocidade do esvaziamento do Jacareí-Jaguari está se acelerando e muito provavelmente não se atingirá o volume esperado até que a cota fatal de 815 metros seja atingida, porque haverá o isolamento do Jaguari, empoçamentos e perdas extras de evaporação com o afinamento da lâmina d’água.
Entre os dias 16 e 17 do mês passado, um a retirada de 1,21 bilhão de litros correspondeu a uma queda de seis centímetros no nível da represa.
Um mês depois, de ontem para hoje, caiu os mesmos seis centímetros com a drenagem de 920 milhões de litros.
24% menos água para o mesmo nível de rebaixamento.
Não sei se preciso desenhar para os editores dos jornais um funil, para que eles entendam que isso vai piorar mais rapidamente.
É inacreditável que seja um pequeno e desaparelhado blog quem tenha, há cinco meses, de falar que a situação é grave, gravíssima.
23 respostas
Não fata água nas Hidrelétricas paulistas e falta na cantareira.É o modo tucano de governar!
Correção:Não falta.
Claro, as tarifas nos estados de MG, PR e SP não foram reduzidas. É um grande negócio usar a maior quantidade possível de água para gerar energia elétrica nesta condições. Em ano eleitoral, estes governos estaduais estão enchendo os burros de dinheiro. Que de dane o povo, se vai faltar água.
E dá-lhe Alckmin 54% hoje! Paulista pedindo para continuar sofrendo.
É realmente impressionante que um partido diretamente responsável pela falta de água,que certamente virá,seja premiado com mais um mandato.
Vai gostar de sofrer assim em São Paulo!
Esta relacao de paulista com a casa grande seria motivo de estudo sociológico.
A situação é simplesmente CRIMINOSA, no site APOLO11.COM/reservatório em 17/07, informa que o reservatório, volume vivo, já acabou; está com (-) 1,2 e o chamado volume morte só tem 8,6. E a Imprensa, o “PIG”,não sabe? O Governador não sabe? O MP não sabe? Os Funcionários da SABESP não sabem? Como não sabem, se o BRASIL todo esta sabendo. Se isso não e criminoso o que é criminoso então? O Governo do Estado, “PRIVATIZOU” e SUCATEOU a empresa e esta brincando é com VIDAS (SAUDE DAS PESSOAS E TODO UMA ESTRUTURA FAMILIAR E EMPRESARIAL). Fico imaginando todo um Estado parando por essa atitude CRIMINOSA, Deus nos livre! Infelizmente, isto é o jeito PSDB de “GOVERNAR”.
começou a manipulação do dadtafalha, empate no segundo turno DIlma X arrocho,…kkkkkkkkkkkkkkkk
Mesmo assim o geraaaaaaaaaaaaldo ta eleiTo, paulista é masoquista a minha tristeza para completar que no Rio vai voltar o Garoto mais demagogo que existe, e de tabela no 2 lugar um bispo.Tudo pela famosa governabilidade de papel que quase derrubou a Dilma a um ano atrás.
O que precisa mais? Acabar a luz do sol para as autoridades se mexerem?
Paulistas dão atestado de maiores analfabetos politicos do brasil e de estado mais colonelista.
O amor ao tucanato em SP é algo digno de estudo.Porem, o que esta nos jornais é propaganda. Não acredito nessas pesquisas.
Deu dó de ver a cara de decepção do Willian Bonner e Patrícia Poeta ao relatarem o resultado da pesquisa. Agora o PIG vai tentar novas armações, pois o resultado da copa não afetou em nada a confiança na Presidente Dilma. Meu Deus assim como a seleção brasileira eles precisam se renovar, foi-se o tempo em que a elite conseguia dominar/manipular facilmente a mentalidade do povo brasileiro. Acorda cambada!as pessoas estão tendo acesso a várias formas de comunicação, diferente de um passado recente, onde só tínhamos a poderosa rede bobo.
A questão seríssima de falta d’agua , um cenário que nós do sudeste estamos pouco acustumados, vai cair no “colo” da Dilma, pois reflete na questão do emprego e na expectativa positiva do paulistano.
Considerando a possibilidade de que a pesquisa Datafolha para o cargo de presidente esteja correta, mostrando uma eleição bastante polarizada, como foram todas as anteriores vencidas pelo PT, a crise da água em São Paulo deverá ser o fator decisivo para definir o ganhador. Deus nos tirou a copa, mas em compensação, nos livrara de todo o mal (PSDB), amém.
A Livraria Cultura distribui gratuitamente em suas lojas uma revista chamada Revista da Cultura. Na edição n.84, de julho deste mês, a capa é sobre a falta de água. O texto, assinado por Alexandre Bicca, não fala especificamente sobre a falta de água em São Paulo. Embora a matéria esteja acompanhada de duas fotos do Sistema Cantareira (seco) o autor afirma que a falta de água é um problema nacional, fala que é o fim da abundância hídrica no Brasil. Ele aponta múltiplos vilões para o problema: cultura do desperdício, crescimento populacional, crescimento desordenado das cidades, redução da mata ciliar, poluição dos rios. Tudo muito interessante não fosse o caso de no artigo sequer ser citado o nome da SABESP, não falar que é de responsabilidade da Sabesp fazer o planejamento hídrico, cuidar das tubulações que abastecem as cidades (e estão sempre vazando), construir novos reservatórios. Por fim o autor fala que há um vilão claro: o poder econômico. Ora, o poder econômico só se tornou um vilão porque o poder político foi incompetente em cumprir com seu papel de abastecer a população.
Quando os paulistas tratam desse problema da falta de água, sempre nacionalizam o assunto e fazem de tudo para tirar/esconder a responsabilidade do Alckmin e da Sabesp. Seria interessante informar o lucro recorde que a SABESP teve desde que abriu sua ações na bolsa de valores. Para onde foi esse dinheiro?
Nada diferente do que vemos todos os dias. Paulista é cego mesmo, isso é fato. Essa pesquisa vai aparecer na campanha sim, é encomenda do Skaf.
Os paulistas são masoquistas, isto é, gostam de sofrer. A falta de água, ao que tudo indica, é apenas, um mero detalhe. Eles só se convencerão quando não tiver jeito, aí é tarde. Tenho pena deles, é triste tantos alienados em um Estado que deveria ser exemplo de sabedoria.
O PSDB nao consegue fazer o básico em termos de gestão pública: expõe seus governados a falta de água , de energia, de emprego, de dignidade! O mais assustador são os paulistas, exremamente conservadores, ainda fazerem questão de reeleger o Alckmin. Vai gostar de levar pau assim lá na cantareira…………
As indústrias pesadas precisam de muita, mas muita água, que às vezes eles mesmas captam! É Água para refrigeração de equipamentos, água´às vezes utilisada no prórpio processo de fabricação, lavagens de sólidos em suspensão (poeira e residos), demais limpezas e etc! Além de prevenção contra incendios! E, claro, pra beber e higiene pessoal!
Sem água, uma grande fábrica simplesmente pára!
:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! :D:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . :D:D:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:D:D:D:D
NÃO SOU DE SÃO PAULO, DE CORAÇÃO…….ESTOU COM PENA DOS PAULISTAS………..seu Governador do PSDB está deixando vocês sem água!!! pior do que o sertão nordestino!!!, e vocês calados!!! PCC no Comando manda mais do o Governador!!! Robson Marinho, conselheiro do TCE-SP e mais 11 pessoas respondem por atos de improbidade administrativa!!! O CASO METRÔ…Base do PSDB NA AL de São Paulo barra investigações sobre corrupção do METRÔ são 19 anos de corrupção no PSDB no Metrô de SP de Mário Covas a Geraldo Alkimin, eles não sabiam Eles enterram todas as CPIs..Perdão!!! mas eles fazem vocês de Otários… Alienados….idiotas….palhaços…babacas!!! NUNCA VAI FALTAR ÁGUA PARA A NATA DE SÃO PAULO, A ELITE TEM GRANA PARA ENCHER AS PISCINAS!!!!
Plebiscito por uma constituinte Soberana!