Há oito dias, escrevi aqui sobre o silêncio da mídia diante da crise hídrica a que o Brasil está submetido, sem que isso ocupe espaço na mídia.
No dia 11, a capacidade nacional de armazenamento estava em 30%, com 33,8% nos reservatórios do Sudeste (2/3 do total nacional) e os do Nordeste (1/4 do total) , com apenas 16,4% de sua reserva possível.
No boletim de ontem do Operador Nacional do Sistema, a reserva nacional está em 26,3% e o Nordeste com 10,1% de acumulação.
Sobradinho (NE) terá, amanhã, um volume útil na casa de 5% do total, o mais baixo da história. As ruínas de Remanso, cidade que submergiu com a formação do lago da represa, ressurgiram pela primeira vez, como você v~e na foto.
Hoje, o Valor anuncia que deverá ser imposta a “bandeira vermelha”, que encarece as tarifas de energia.
Deve, nada, vai ser.
A geração térmica está tendo de operar a todo vapor, para reduzir a velocidade de queda dos reservatórios.
Serra da Mesa, o maior do Brasil, libera 7,5 vezes o que recebe e está a 8,2% da capacidade. Três Marias, no alto São Francis,co, tem 15%, mas solta dez vezes mais água do que entra. Em Sobradinho, cujo nível já se registrou, solta o dobro do que lhe aflui.
Só não está pior porque os investimentos em energia eólica estão dando frutos e o vento já gera 10% de toda energia elétrica consumida no Brasil.
Se Dilma estivesse no governo, você não estaria lendo estes dados aqui, no Tijolaço (como sempre viu, aliás), Estaria vendo, com belos gráficos e imagens terríveis no quadro da Míriam Leitão, no “Bom Dia, Brasil”.
View Comments (18)
TODO CASTIGO PRA COXINHA É POUCO!
Coxinhada dos raios! O "curriola" da vagabundagem .
Boa tarde,
a culpa é do PT e afiliados! Que não deixa chover, não é coxinha?
Coxinhada dos raios! O "curriola" da vagabundagem . Kkkkkkkkkkkkkkk Viu só o poder do PT!?!?
Você, Fernando Brito, que é Jornalista e não profissional do setor elétrico, vê essas coisas e as publica com clareza.
Lamentável é que muitos da área se omitam quanto à gravidade da situação e não coloquem a boca no trombone. Mas há uma explicação para isso: a famigerada MP-579, editada em fins de 2012, depois convertida na Lei 12.783/2013. Aliás, essa MP, depois convertida em Lei, é também responsável pela privatifaria que estão fazendo com a Eletrobrás.
A Presidenta Dilma cometeu vários erros e a edição da MP-579/2012, depois convertida na Lei 12.783/2013, é um dos maiores, sobretudo porque Dilma fora Secretária de Minas e Energia no RS , depois Ministra de Estado nessa áreas. Vários profissionais e especialistas na área a alertaram do erro que estava cometendo. Mas turrona e desbocada como é, Dilma ignorou os alertas que recebeu e foi na onda de Márcio Zimmermann e outros tucanos, cedendo às pressões da da FIESP, acreditando em cantos da sereia. O governo da Presidenta legítima começo a morrer ali.
João, não precisa esse esforço gigantesco para tentar jogar a culpa dos erros do ilegítimo nas costas do PT, pois a resposta é simples: muito dinheiro no bolso da mídia golpista/corrupta/sonegadora para abafar o apagão. Simples assim, e vc fica dando uma de papagaio da globo.
Caro Miron,
No meio em que trabalho fui voz solitária até o início do ano. Criticar erros da Presidenta Dilma não significa atribuir a ela a culpa pelos crimes cometidos pela quadrilha que a derrubou. Falo com conhecimento do assunto.
Quanto à mídia canalha, golpista, corrupta e comprada pelas quadrilhas de "MT" e cia. você tem razão. Se você lê meus comentários e artigos deve saber que sou um dos mais ferrenhos críticos do PIG/PPV, sendo contundente e impiedoso com todos os veículos da chamada 'grande mídia comercial brasileira'. Há cinco anos não dou audiência a NENHUM veículo do PIG/PPV; e isso não me faz a menor falta
Sem dúvida a grande imprensa estaria alardeando isto aos quatro Ventos e jogando a culpa em Dilma.Que , aliás, é a grande responsável por certas regiões do Brasil não estarem já a sofrer racionamento ou mesmo apagões de energia. Dilma, conforme esquecido pela imprensa, foi quem interligou as fontes energéticas do Brasil e quem mais investiu no uso de energia eólica.
Ah não fossem os ditos blogs sujos, o que seria da informação do povo brasileiro.
E por falar em seca, não se vêem os flagelos de outras épocas no Nordeste.
Não sei até quando, pois a política social do atual governo golpista e ilegítimo é um giro de 180 graus em relação ao anterior.
Eu sei a proposta dele: Torturar coxinha midiota com choques elétricos. kkk
Tenho certeza de que o provável candidato Bolsomito deve promover os desvios dos rios: Tocantins,Rio Negro e o Amazonas para os reservatórios das grandes hidrelétricas dos sistemas: Cemig, Furnas e Chesf. Viva o Bolsomito o exterminador dos excluídos (vai mandar fuzilar todo mundo)
BRITO!
E a gasolina? Você se lembra que qualquer aumento nos combustíveis era repercutido com milhares de economistas dizendo que a inflação ia subir,
porque todos os produtos dependem de frete?
E agora? Preciso comentar?
E pensar que o leilão de novas eólicas este ano foi cancelado sob a alegação de que havia um excedente de capacidade geradora para os próximos anos.
Visão curta é a "alma" deste governo golpista.
Corre-se ainda o risco de desmontar a cadeia produtiva nacional de aerogeradores - as encomendas só vão até 2020.
"...o vento já gera 10% de toda energia consumida no Brasil.". Isso não é verdade, você está confundindo a matriz energética brasileira com a matria elétrica. Procurem pelo Balanço Energético Nacional (BEN) para elucidação.
Você está correto, faltou o "energia elétrica", cou corrigir