Seca se agrava e energia fica mais cara. Mas apagão,na mídia, só com Dilma

sobradinho

Há oito dias, escrevi aqui sobre o silêncio da mídia diante da crise hídrica a que o Brasil está submetido, sem que isso ocupe espaço na mídia.

No dia 11, a capacidade  nacional de armazenamento estava em 30%, com 33,8% nos reservatórios do Sudeste (2/3 do total nacional) e os do Nordeste (1/4 do total) , com apenas 16,4% de sua reserva possível.

No boletim de ontem do Operador Nacional do Sistema, a reserva nacional está em 26,3% e o Nordeste com 10,1% de acumulação.

Sobradinho (NE) terá, amanhã, um volume útil na casa de 5% do total, o mais baixo da história. As ruínas de Remanso, cidade que submergiu com a formação do lago da represa, ressurgiram pela primeira vez, como você v~e na foto.

Hoje, o Valor anuncia que deverá ser imposta a “bandeira vermelha”, que encarece as tarifas de energia.

Deve, nada, vai ser.

A geração térmica está tendo de operar a todo vapor, para reduzir a velocidade de queda dos reservatórios.

Serra da Mesa, o maior do Brasil, libera 7,5 vezes o que recebe e está a 8,2% da capacidade. Três Marias, no alto São Francis,co, tem 15%, mas solta dez vezes mais água do que entra. Em Sobradinho, cujo nível já se registrou, solta o dobro do que lhe aflui.

Só não está pior porque os investimentos em energia eólica estão dando frutos e o vento já gera 10% de toda energia elétrica consumida no Brasil.

Se Dilma estivesse no governo, você não estaria lendo estes dados aqui, no Tijolaço (como sempre viu, aliás), Estaria vendo, com belos gráficos e imagens terríveis no quadro da Míriam Leitão, no “Bom Dia, Brasil”.
contrib1

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

18 respostas

  1. Você, Fernando Brito, que é Jornalista e não profissional do setor elétrico, vê essas coisas e as publica com clareza.
    Lamentável é que muitos da área se omitam quanto à gravidade da situação e não coloquem a boca no trombone. Mas há uma explicação para isso: a famigerada MP-579, editada em fins de 2012, depois convertida na Lei 12.783/2013. Aliás, essa MP, depois convertida em Lei, é também responsável pela privatifaria que estão fazendo com a Eletrobrás.

    A Presidenta Dilma cometeu vários erros e a edição da MP-579/2012, depois convertida na Lei 12.783/2013, é um dos maiores, sobretudo porque Dilma fora Secretária de Minas e Energia no RS , depois Ministra de Estado nessa áreas. Vários profissionais e especialistas na área a alertaram do erro que estava cometendo. Mas turrona e desbocada como é, Dilma ignorou os alertas que recebeu e foi na onda de Márcio Zimmermann e outros tucanos, cedendo às pressões da da FIESP, acreditando em cantos da sereia. O governo da Presidenta legítima começo a morrer ali.

    1. João, não precisa esse esforço gigantesco para tentar jogar a culpa dos erros do ilegítimo nas costas do PT, pois a resposta é simples: muito dinheiro no bolso da mídia golpista/corrupta/sonegadora para abafar o apagão. Simples assim, e vc fica dando uma de papagaio da globo.

      1. Caro Miron,

        No meio em que trabalho fui voz solitária até o início do ano. Criticar erros da Presidenta Dilma não significa atribuir a ela a culpa pelos crimes cometidos pela quadrilha que a derrubou. Falo com conhecimento do assunto.

        Quanto à mídia canalha, golpista, corrupta e comprada pelas quadrilhas de “MT” e cia. você tem razão. Se você lê meus comentários e artigos deve saber que sou um dos mais ferrenhos críticos do PIG/PPV, sendo contundente e impiedoso com todos os veículos da chamada ‘grande mídia comercial brasileira’. Há cinco anos não dou audiência a NENHUM veículo do PIG/PPV; e isso não me faz a menor falta

  2. Sem dúvida a grande imprensa estaria alardeando isto aos quatro Ventos e jogando a culpa em Dilma.Que , aliás, é a grande responsável por certas regiões do Brasil não estarem já a sofrer racionamento ou mesmo apagões de energia. Dilma, conforme esquecido pela imprensa, foi quem interligou as fontes energéticas do Brasil e quem mais investiu no uso de energia eólica.
    Ah não fossem os ditos blogs sujos, o que seria da informação do povo brasileiro.

  3. E por falar em seca, não se vêem os flagelos de outras épocas no Nordeste.

    Não sei até quando, pois a política social do atual governo golpista e ilegítimo é um giro de 180 graus em relação ao anterior.

  4. Tenho certeza de que o provável candidato Bolsomito deve promover os desvios dos rios: Tocantins,Rio Negro e o Amazonas para os reservatórios das grandes hidrelétricas dos sistemas: Cemig, Furnas e Chesf. Viva o Bolsomito o exterminador dos excluídos (vai mandar fuzilar todo mundo)

  5. BRITO!
    E a gasolina? Você se lembra que qualquer aumento nos combustíveis era repercutido com milhares de economistas dizendo que a inflação ia subir,
    porque todos os produtos dependem de frete?
    E agora? Preciso comentar?

  6. E pensar que o leilão de novas eólicas este ano foi cancelado sob a alegação de que havia um excedente de capacidade geradora para os próximos anos.

    Visão curta é a “alma” deste governo golpista.

    Corre-se ainda o risco de desmontar a cadeia produtiva nacional de aerogeradores – as encomendas só vão até 2020.

  7. “…o vento já gera 10% de toda energia consumida no Brasil.”. Isso não é verdade, você está confundindo a matriz energética brasileira com a matria elétrica. Procurem pelo Balanço Energético Nacional (BEN) para elucidação.

  8. O problema é o auto-engano dos técnicos do ONS. Já que a mídia não diz nada, então estamos tranquilos, MAS…pequeno detalhe: eles deveriam ter estabelecido bandeira vermelha já há mais tempo, recuaram para amarela em agosto, além de terem acionado mais térmicas anteriormente, não agora no desespero. Como sempre checo o site do ONS, notei algo ultimamente…parece que eles querem esconder a realidade. O site ficou mais bonito, mas as informações estão mais difíceis de encontrar. É proposital? Não duvido.

  9. Mídia corrupta e bandida. Nunca informa, deforma. Como podem ser hipócritas e bandidos uma miriam leitão e um boechard da vida?
    Não nos esqueçamos, apesar do stf, a responsável por toda esta desgraça é a globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.