Uma análise – se é que isso é possível – “técnica e fria” do debate, segundo muitas pessoas que ouvi, pode ter sido favorável a Dilma.
Como eu sou um brizolista eterno, não sou técnico e frio. Certamente não serviria como “marqueteiro”.
Porque um debate entre uma representante do Brasil que veio depois de Lula e um pupilo de terceira categoria do governo Fernando Henrique Cardoso não poderia ter um resultado diferente de um massacre.
Porque é um confronto entre uma causa e um “sem causa”.
O convencionalismo, os dados , os números, isso é o que Aécio gosta.
Porque ele mente com a maior caradura e não haverá, na imprensa, alguém que o revele.
Não quero dizer que tenha sido ruim para Dilma, ate porque não foi, tamanha é a fraqueza de Aécio.
Mas falta à sua equipe de comunicação mostrar-lhe que ela é mais que uma candidata a gerente eficiente do Brasil – e nem há comparação entre ambos em capacidade de gestão, porque Aécio é nulo nisso, tanto que “tercerizou” a Anastasia seus governos em Minas Gerais.
Dilma tem de aceitar que ela é, mais do que a profissional de administração pública eficiente e honrada que é, a portadora de uma bandeira.
Os marqueteiros não são capazes de ver quanto isso é grande.
Porque ter um país é o maior benefício que cada um de nós pode ter.
Como é, afinal, que os americanos são o que são, se não for pelo papel de liderança e de progresso que sempre foi o maior de seus valores?
Dilma foi bem, pelos moldes convencionais.
Mas não sou um “convencional” e a transformação do Brasil não o é.
Tanto que foi um nordestino, operário, sem muitas letras, que iniciou a maior transformação que este país já viveu.
Torço para que a vitória “convencional” de Dilma no debate que a maioria enxerga, seja o suficiente.
Mas não é o que sinto e devo ser honesto com quem me lê, embora isso não me tire – nem deva tirar aos leitores – uma grama sequer na disposição de combater.
Eu sou partidário de que um candidato do campo popular tem de exalar orgulho.
De que tem de apontar as carências do Brasil como o resultado de 500 anos de domínio das elites, que só a muito custo tem sido revertido.
Acho que Dilma tem muito mais a dar, se sair do papel institucional de Presidenta e for o que ela é, uma mulher que dedicou a vida a tirar o Brasil da opressão e da injustiça que os cem Aécios presidentes nos legaram.
Talvez eu esteja errado, porque seja brizolista demais.
Daqueles que se preocupam menos em vencer do que em dizer verdades.
Ainda assim, que tenhamos nos aproximado mais da vitória eleitoral.
Porque, da vitória política, estaremos longe enquanto o Brasil e o povo brasileiro não forem uma causa que nos mobilizem, além do raciocínio, também o coração e a alma.
Tão linda, tão bonita, tão generosa que transforma em desprezivelmente medíocres todos aqueles que tentam barrá-la.
113 respostas
Senti o peso da injustiça pesar nas costas da Dilma, a voz embargada pelo rebate cruel e mentiroso desse mané a tudo quanto ela dizia. Esse cínico falou que existem muitas empresas em volta da cidade de Cláudio. Ele sabe que ninguém conhece Cláudio. Dá vontade de chamar é a polícia para ele. Lá tem empresa de construção de ninho de tico-tico aos montes. Safado, se fosse eu me recusaria a discutir política com esse farsante, deixaria ele falando sozinho. Crápula.
Curiosamente, em Claudio Aécio Neves teve 79,27% dos votos. Tudo bem que a cidade é pequena e parte da família dele se encontra lá, o que me leva a pensar que a campanha eleitoral pró-Aécio deve ser intensa! Mas mesmo assim, pra uma cidade que sabe que ele está mentindo, 80% dos votos é muita coisa.
Não se esqueça das possíveis conveniências. Muitos de cidades pequenas votam por interesses.
Cláudio sim, é curral do aético. Eles se acham muito importantes por ter um conterrâneo, ainda que seja um gangster, disputando a presidência. Normal, uma avaliação séria, responsável e política??? Sem chance, ali só tem parentes e amigos!
Já fizeram vídeos da cidade? Eu não achei.
Caso não haja, alguém teria disponibilidade de fazê-lo? Filmar tudo, pra que fique mais claro.
O que se sabe é que é uma cidadezinha de 20 e poucos mil habitantes. Isso, por si só, já diz muito.
Tem do aécioporto de Claudio, com o repórter caracterizado como “Turista da Veiga” e outro, melhor ainda, sobre o Aécioporteo de Montezuma, no Viomundo, do Azenha.
Se a gente for fazer uma contextualização do aeroporto com os 453 quilos de cocaína apreendidos lá, com a refinaria de coca fechada pela polícia, o incêndio inexplicável na sede da prefeitura acho que explica sim.
Tiago só vou te perguntar uma coisa, você sabe o que é perseguição politica? se não sabe, passe a saber.
Eu acho que 20,73% dos moradores de Claudio não quiseram se vender.
Também preferiria mais emoção, mas, de qualquer forma, acho que Dilma melhorou bastante em relação a outros debates. Poderia ganhar por nocaute, pois o Aócio está repleto de telhados de vidro, mas não é o estilo dela. O importante, afinal de contas, é que ganhou, sem dúvida. Só não entendi porque ela não falou nada da falta d´água aqui em São Paulo, explicando o que isso tem a ver com a privatização da Sabesp e, portanto, com a política neoliberal defendida pelo Aócio. É um prato cheio para Dilma, no Estado onde ela tem de ganhar mais votos. E, infelizmente, isso não está sendo explorado como deveria.
Fatima.Isso se explora,na propaganda eleitoral no rádio e tv,onde não tem réplica
Concordo, Marco. É o tipo de ataque que deve ser feito no horário eleitoral, que certamente está muito mais assistido agora. As pessoas sabem que é a hora da verdade para o país, então assistem. Na minha opinião, o que falta aos “marqueteiros” é desburocratizar a Dilma, no debate. Como ela é uma pessoa muito técnica, séria, capaz, e sabe da imensa responsabilidade de tocar o Brasil – porque até onde eu saiba, nenhum governo na nossa história, tocou tantas obras e programas ao mesmo tempo como Dilma- então ela fica contida em números e estatísticas, que do ponto de vista da Dilma, é absolutamente natural, afinal ela é uma Mega-Gerente! Só que para um debate com um CHINELÃO IRRESPONSÁVEL, do porte deste playboy, ela precisa ser mais “artista” mais solta, talvez uma conversa com um bom Diretor teatral resolvesse. É só o que falta para ela trucidar este babaca num debate. Porque é simples gente, o que este merda tem pra mostrar, diante da magnitude do que a Dilma fez e está em andamento nos seus quatro anos de governo??? Nada! Este merdinha não tem nada gente…a não ser claro…globo, veja, uol, folha, estadão, isto era, etc…Minas Gerais está quebrada, com uma dívida da 80 Bilhões, que vai estourar nas mãos no PT Mineiro agora em janeiro. E como ficaria Minas se este bosta ganhasse??? Como ele vai ajudar Minas sendo governada pelo PT, já pensaram? Para mim é isto…se solta Dilma…faz duaz aulas de Teatro e trucida este playboy cocaineiro, ganha e eleição e nos deixa relaxar que eu também já estou de saco cheio!!!
Quando erramos, devemos sempre pedir desculpas. Eu, não vi metade do debate da Band, em virtude do transporte coletivo, atrasado e travado aqui de Florianópolis. Mas reconheço que vendo no programa de Dilma agora, a parte em que ela foi firme em esclarecer ao povo o Aécioporto do Titio e o de Montezuma, pra aterrizar bois…mais o trensalão de SP e o nepotismo da família Neves, sinceremente, que achei a Presidenta defendendo, como se quer o nosso povo. Firme, séria e incisiva e o playboy com uma cara de bunda de nenê cagada,como quem realmente não esperasse que ela viria com toda a garra. Gostei muito, me senti em batalha com Dilma. Parabéns Presidenta, que siga firme e forte nos próximos debates, para desmanchar este playboy, e mandar ele de volta ao Leblon…de onde não deveria ter saido!
Fatima, no primeiro turno inteiro Padilha e Sakf falaram da falta d agua e Alckmin ganhou. Essa seria a resposta do Aécio, colocando a culpa em S. Pedro. Não teria efeito eleitoral. Depois é um assunto localizado e Aécio ainda poderia dizer que ele não é o governador de SP. Dilma acertou em focar na gestão em MG onde ele perdeu.
Infelizmente tem muito paulista que precisa sentir a falta d agua na própria pele para acreditar (e quem sente não é a maioria do eleitorado contando o interior, onde se faltar água ainda não sabem se a culpa é do prefeito ou da Dilma). Se é gente do PT que fala eles acham que o problema não existe, que é ataque político.
Puxa Fernando concordo integralmente com o que vc escreveu.
Dilma foi bem,até pq ser pior do que a nulidade que é Aécio é impossível.
Mas realmente faltou deixar mais claro pro povão o que significa ter de volta no comando um partido como o PSDB,que governa para poucos.
Fernando e Gabriel,
Tambem concordo com vocês, nao dá para ser tecnica quando do outro lado temos uma ator cheio de cinismo. Que esse debate sirva de lição para os proximos, principalmente o da Globo, onde a audiencia e maior. Nao da para ser gentil numa guerra, principalmente nessa, onde o adversario e esse moleque apoiado pela midia. Aecio é mais sujo do que pau de galinheiro então tem jogar no ventilador, onde ja se viu um cabra como ele arrotando etica e moralidade. Que a equipe da presidenta reflita pois o que está em jogo nao e só a vitoria de um partido e sim o destino de milhares de pessoas e de um pais que a duras penas tem crescido e se transformado.
Caro creio que Dilma se saiu bem,tirou o cafajeste do sério ao perguntar o que achava da lei Maria da Penha.
Deixou o cara sem chão ao acusa-lo de nepotismo,acredito que achou a linha que desmanchará o novelo.
Acho que seria incrível se a Dilma fosse a Claudio e Montezuma e gravasse parte de seu programa por lá, mostrando a realidade dos aeroportos intercalando com as explicações do Aécio…rs
Concordo contigo Fernando.
A Dilma foi bem no debate, diante das circunstâncias.
Ela é dedicada, boa gestora, faz um bom governo, mas seu ponto fraco é a oratória.
Mas diante de um Aécio apavorado, nitidamente nervoso, sempre esperando uma cacetada, deu para o gasto.
O semblante dele piorou quando Dilma lhe perguntou o que ele achava sobre violência contra as mulheres.
Achei que Dilma fosse se referir sobre a agressão que ele cometeu em sua namorada numa boate e que até Juca Kfouri comentou e disse que era verdade com a alegação de uma fonte que estava no local.
Como na réplica Dilma não seguiu essa linha vi Aécio aliviado.
Acho que ela deveria explorar mais sobre esse tema para desestabilizar ainda mais o Aécio.
Acho ate que ela pensou em falar, mas desistiu.
Se ela fosse uma craque na oratória, teria liquidado Aécio nesse momento.
Fontes sobre o tema:
http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/146506/Juca-Kfouri-ataca-A%C3%A9cio-abaixo-da-cintura.htm
Vale a pena ler os comentários destas duas publicações, principalmente a do Juca, que é de 2009 e tem um monte de outras acusações ao seu governo.
Acho que Dilma manteve a classe necessária diante da baixaria. Todos parecem achar que ela deveria ter ido mais longe no tema da violência contra mulheres. Eu penso que ela foi estratégica, afinal o caso da agressão que Aécio impetrou contra a namorada em uma boate, é de repercussão nacional; não hà quem não saiba do assunto. Ao não ir fundo, ela deixou margem para que o ouvinte pudesse ver nisto uma certa elegância e capacidade de semear sem precisar se expor-se ao que me parece ser um gesto grotesco: ela estaria se igualando ao seu oponente, o que seria lastimável. Por outro lado, parecia que as vezes faltavam palavras ou ela tinha dificuldade em pronuncia-las e a impressão que tive é que isto esta relacionado ao cansaço. Ela, apesar do esforço, pareceu cansada, mas nunca confusa e insegura. Alias, insegurança era o que mais se percebia nas atitudes do oponente que chegou a marejar os olhos de água diante de certos assuntos. Nestas horas, a impressão era de que ele estava apavorado e olhava constantemente para a sua equipe no intuito de ver se ele estava tendo aprovação.
Lamento não concordar contigo Luciano.
O episódio do espancamento da namorada é de repercussão nacional para quem procura.
Tem muito eleitor jovem que não conhece essa história.
No facebook a juventude está mais interessada em fazer poses, beicinho para selfies.
Sr.Britto.Eu tinha admiração pelo Dr.Leonel,não ao ponto e ser brizolista,mas admirava a capacidade de oratória que tinham ele e muitos de sua época.Devo contudo arrazoar-lhe que,embora não tenha assistido ao debate,pois acho que todo o debate,em face de suas formulações serem feitas,não pelos marqueteiros dos candidatos e sim pelos marqueteiros do PIG,cujos conteúdos sempre trazem,armadilhas para os opositores,nesse caso para aqueles que não pertencem à direita,no caso a Presidenta Dilma,os considero inócuos.Mas segundo relatos lidos nos blogs CAF e A.Borges,ambos saudaram a vitória da Presidenta.Ao demais,o centro dos debates no momento,se restringem às teses da direita,que instadas pelos marqueteiros do PIG,centram hoje na moralidade e na corrupção,com acusações de toda ordem,sem prova alguma e em cima de factóides criados pela imprensa,toda ela contra o atual governo,e falam sós durante anos a fio,não tendo a população que os assiste,o senso crítico que somente a interlocução e o exercício do contraditório conseguem.Tem sido assim,desde o século passado,quando começou-se no Brasil,a disputar-se eleições,notadamente em meados da década de quarenta do século passado.Naquela época,já se constituia o PIG,liderado pela mesma canalha representada hoje,pelos mesmos udenistas que invectivavam com ” O MAR DE LAMA ” para achacar todos aqueles que defendiam no Brasil,a maioria da população do país,constituida pelos mis pobres.Inda hoje,estamo assistindo o velho embate entre a New-UDN e os patriótas do nosso país.E no meio disso tudo,uma pequena-burguesia mais numerosa,mas que sempre deixa transparecer suas frustações,não com os ricos,que lhes tira a pele,e sim contra o povo,que não dizem,mas acham ser o causador de suas mazelas.Então,pra mim esse tipo de deate,favorece sempre,os donos do poder,que amanhã vão dispor de toda a sua máquina de propaganda,para difundir o que lhes interessar mais do debate.
BOMBA! EXTRA!…
‘A MENTIRA MAIS DESLAVADA MAIS RECENTE’ DO ‘NEVER’!
Primeiro, ‘a mais uma mentira mais deslavada’ do “Ô candidato” [RISOS]: “A Senhora candidata é leviana: ‘NEVER’ – perdão, ato falho -… [mais risos!] [o “Ô candidato” inspira novamente!]… “A Senhora candidata é leviana: minha irmã Andrea Neves ‘NUNCA’ (!) [NUNCA(!)] exerceu algum cargo em meus governos em MG!”
Agora, ‘A MENTIRA MAIS DESLAVADA MAIS RECENTE’ DO ‘NEVER’
NOTA: a fonte [sem aspas!]:
http://ultimosegundo.ig.com.br…
ENTENDA
Andrea Neves cuida de cada passo da trajetória do irmão Aécio: ela vale por um departamento de Estado
‘Os 60 mais poderosos do país’
(…)
EM TEMPO: segundo a matéria, ‘ela’ é a 42a [personagem mais poderosa do país!]!
AH: o país é o Brasil!
QUANDO o “Ô candidato” [RISOS] FALOU A VERDADE!
… “Prometo que faria um governo que uniria a todos os brasileiros e brasileiras!”
Interpretando a lenda!
É verdade, depois que a turma dos ‘coxinhas’ da entidade ‘ (IN)dignidade Médica’ “castrasse quimicamente todos [todos!] e todas [todas!] nordestinos(as) – e nortistas também!
RESCALDO: e, depois, ‘elles’/’ellas’ querem voltar!…
Messias, você desvendou a função do “dignidade médica”, o grupo vai ser o braço armado do moderno de “O Presidente Negro” (Monteiro Lobato), que faz exatamente isso com a população negra, como eles são mais moderninhos, vão exterminar todos os nordestinos.
QUANDO O “Ô candidato” [RISOS] CONTOU MAIS UMA LENDA!
… Após o debate, em entrevista a um repórter da Band!
“Eu aproveitei o tempo precioso (sic) para apresentar as minhas propostas ao povo brasileiro!”
A LENDA: ‘Quem encontrou uma proposta [do ‘Never’] que me conte outra!”
Pausa para rir!
A esta altura do nocaute, O DIABO está dizendo aos quatro ventos(!): [‘Never’] “bem-vindo!”
Andrea Neves atuará na equipe de comunicação do senador Aécio
FONTE “cheirosa”, pasme:
https://andreaneves.wordpress….
A folha já tirou a noticia do site.
E a “insuspeita” RISOS ‘Folha de São Paulo’ é “a fonte”! Pausa para rir “até eu me acabar”!…
A FONTE NA ‘FOLHA’ [insuspeita!]:
Irmã de Aécio deixa cargo para entrar na campanha
Andrea fará parte da equipe de comunicação
DE SÃO PAULO
(…)
http://www1.folha.uol.com.br/f…
Essa noticia já virou pó.
Prezada e consciente Maria Helena, é verdade?!
A propósito, Maria Helena, nós democratas e progressistas temos que juntar forças no sentido de criar um grande – e permanente – movimento nacional no sentido de considerar a importância magistral da irrestrita liberdade de expressão!
Felicidades à amiga!
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
BRASIL – em homenagem ao [eterno] presidente Lula e à presidenta Dilma Rousseff, A Magnífica!
Aécio usou lei delegada para contratar parentes no governo de Minas
(…)
FONTE: http://limpinhoecheiroso.com/2…
Como a família de Aécio ficou dona de terras públicas em Minas
(…)
FONTE: http://limpinhoecheiroso.com/2…
Aécio usou lei delegada para contratar parentes no governo de Minas
(…)
FONTE: http://limpinhoecheiroso.com/2…
Como a família de Aécio ficou dona de terras públicas em Minas
(…)
FONTE: http://limpinhoecheiroso.com/2…
Dizer mais o quê?!…
E ‘nois’ é que somos os levianos?!…
Aécio Neves aparelha SEBRAE-MG com o cunhado
http://forapsdb.tumblr.com/pos…
… Uma mulher guerreira, absolutamente idônea, honrada, autêntica, competentíssima, que foi torturada covarde e impiedosamente pelos militares… “vai tomar conhecimento de um ‘playboyzinho’ vazio e frívolo num debate presidencial!…
A presidente Dilma Rousseff, A Magnífica, quer é fazer mais e mudar mais para melhor o Brasil! Deixa a Magnífica trabalhar! O sapiente, leal, generoso,, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro agradece, penhoradamente! E o processo civilizatório também!…
ALVÍSSARAS: desde o início do debate que eu estou mais feliz do que pinto no lixo! Imagine o meu estado de espírito agora!
RESCALDO: ao ‘Never’ da DIREITONA FASCIGOLPISTA somente resta “‘a invulnerabilidade’ das urnas eletrônicas brasileiras comprovadamente inseguras (sic), segundo estudos científicos.”
“E ‘vamo’ que ‘vamo'”: ‘arriba militância!’ Mais RISOS!
Viva a Magnífica presidente Dilma Rousseff – que enquanto era levada de Minas Gerais para ser torturada durante três anos pelos infames e impiedosos ‘milicos’ -, o ‘Never’ deixava as mesmas ‘Alterosas’ para passear, segundo a mesma Magnífica, em consonância com a história real! Outra leitura do fato histórico é, portanto,… ‘Lenda’! Pausa para rir novamente!…
APESAR DO NERVOSISMO, DILMA SE SAIU MUITO BEM. MUITO ALÉM DAS EXPECTATIVAS.
Temos que levar em consideração que ela não é politica e nem fleumática, mas é verdadeira.
Não tem ênfase nem eloquência na sua oratória, mas também não tem o deboche e nem ironia do oponente.
Pelo seu discurso normal por vezes até vacilante, passa a credibilidade difícil de encontrar nos discursos dos políticos traquejados.
Quem sabe não esteja aí o pulo do gato???
És classe média? Então assista a esse vídeo!
Por Miguel do Rosário, postado em outubro 14th, 2014
VÍDEO HISTÓRICO!
http://www.youtube.com/watch?v=XO5Wbu-El0I
FONTE: http://www.ocafezinho.com/2014/10/14/e-classe-media-entao-assista-a-esse-video/
“Esmagando ‘o nepotista leviano mentiroso contumaz’!”
O ‘Never’ imagina “estar no passado dos oito de governo dele – controlando a mídia com dinheiro público, e mandando prender – e “esmagar” – os poucos jornalistas que, democraticamente, lhe faziam oposição!…
#################################
A mulher por trás de Aécio Neves
Por jornalistas Enzo Menezes, do R7, em Minas Gerais, e Rodolfo Borges, do R7
Irmã mais velha do tucano, Andrea controla cada inserção de rádio e internet da campanha
O Brasil elegeu sua primeira presidente em 2010, e, pelo que indicam as pesquisas, deve optar mais uma vez por uma mulher para comandar o País nas eleições deste ano. A presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) são favoritas para se enfrentar no segundo turno neste ano, assegurando o protagonismo feminino nestas eleições. Terceira força, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) é o principal homem na disputa, mas sua campanha é comandada com mão de ferro por uma… mulher.
(…)
FONTE: http://noticias.r7.com/eleicoe…
CACETE NO PLAYBOY E NA GLOBO QUE PERSEGUEM JORNALISTAS!
Uma outra análise. Na primeira rodada, da apresentação inicial dos candidatos, Dilma se saiu muito bem, sintetizando os programas realizados e as propostas. Nos outros blocos, houve alguns momentos em que Dilma bateu forte no candidato tucano. Contudo, Dilma tem uma certa dificuldade de oratória, já conhecida. Isso fez com que em algumas finalizações de blocos, quando Aécio era o último a falar, ficasse aquela impressão de que ele saíra melhor naquele embate específico. No fundo, Aécio faz discurso oco, e Dilma precisa aprender a desconstruir este discurso atacando as palavras chaves que ele repete feito papagaio.
Houve um momento, por exemplo, que Dilma fez isso muito bem. Quando Aécio disse sobre a necessidade de que houvesse previsibilidade. Dilma então encaixou um direito no queixo ao dizer que o indicado de Aécio para a área econômica, Armínio Fraga, deixou como legado juros de 45%, além de desemprego e inflação alta. Que previsibilidade era aquela, perguntou.
Uma outra palavrinha que Aécio repete é sobre transparência. Dilma retrucou dizendo que ele queria diminuir o papel dos bancos públicos. Mas, poderia ter contra-atacado de maneira mais direta: que transparência era aquela, que ele não informava quanto se gasta nas rádios da família dele com publicidade?
Ela até mencionou esta questão do favorecimento das rádios da família, mas de forma um pouco solta. Faltou usar uma técnica do tipo: “Como você pode falar que falta transparência no meu governo, se você, no governo, beneficiou a seus familiares com publicidade… E para piorar, segundo o jornal FSP, o seu governo não informa quanto você deu de dinheiro público para a sua família, em forma de publicidade” – algo assim.
Na questão da corrupção, novamente Dilma ficou um bom tempo presa às medidas que pretende tomar – o que é importante – mas foi muito rápida na citação das denúncias contra o PSDB que ficaram escondidas. Poderia ter dito algo como: “A fixação que vocês têm com a corrupção talvez se explique pelo fato de vocês serem os campeões na matéria” – e aí citando os inúmeros casos, para depois completar: “A diferença é que a corrupção no governo de vocês fica debaixo do tapete. No nosso, quando acontece, é apurado e os responsáveis são punidos”. E poderia até dizer que a mídia costuma trazer casos supostamente envolvendo o PT sempre em época de eleição, e que isso não acontece com os tucanos, apesar dos inúmeros casos. Seria uma boa oportunidade para fazer os eleitores refletirem sobre o golpismo praticado pela mídia, globo à frente.
Uma outra oportunidade de ouro que Dilma deixou de explorar foi quando o candidato tucano falou que o governo perdeu a credibilidade, e que isso estava impedindo o Brasil de crescer.
Dilma tinha que ter encaixado um nocaute em cima desta fala. Como assim, perdeu a credibilidade? O mundo inteiro respeita o Brasil hoje, ao contrário da era que o PSDB governou o país; nossas reservas são enormes e suportam as crises internacionais, coisa que não acontecia com o governo FHC, que ficou três vezes de joelho ante ao FMI; hoje, nós não só não devemos mais nada ao FMI, como também passamos a emprestar dinheiro para aquele banco. E mais ainda: estamos criando um banco internacional com países emergentes como China, Rússia, Índia e África do Sul. Além disso, nos últimos 4 anos o Brasil recebeu tantos bilhões de dólares de investimentos de empresas estrangeiras. Se não houvesse credibilidade, ninguém investiria aqui.
Por último, como o candidato tucano bate muito na tecla do crescimento, inclusive comparando grosseiramente o Brasil com países da América Latina com realidades e PIBs difrerentes, Dilma podia lembrar ao candidato que Minas Gerais, há 12 anos governado pelos tucanos, cresceu menos que a média nacional. Em grande parte se deve à crise internacional, já que Minas tem uma economia altamente dependente do mercado internacional – seria até uma forma de mostrar como a crise internacional não é uma desculpa do governo federal. De acordo com dados do IBGE, a taxa de crescimento acumulada de Minas Gerais entre 2002 e 2010 foi de 34,7%, enquanto a média brasileira registrou 37,2%. A campanha de Dilma está precisando de informações técnicas mais direcionadas nos argumentos do candidato da oposição.
Ora, tudo o que Aécio diz que vai fazer para o Brasil, ele não fez enquanto governo em Minas: não investiu na construção de casas populares, não investiu sequer os 25% constitucionais da Educação; não investiu os 12% da Saúde; não investiu na construção de creches, não investiu na construção de escolas técnicas; o tal programa Poupança jovem atende apenas a 1% dos municípios; enfim, é preciso demonstrar que uma coisa é fazer discurso, e a outra é realizar de fato. Isso, só quem tem real compromisso com os interesses dos de baixo. Dilma e Lula fizeram muito e têm o que mostrar. O maior investimento de Aécio em Minas foi na compra do silêncio da mídia mineira. Segundo a oposição, gastou-se mais que R$ 1 bilhão em publicidade. Toda a mídia mineira é tucana – até porque, quem for contra o governo é demitido.
Mas, enfim, foi um bom combate. Dilma se manteve firme, sem se rebaixar, atacou quando quis, se defendeu, manteve a tranquilidade, e pode explorar melhor os pontos fracos do oponente para os próximos debates.
Perfeito, a assessoria de Dilma precisa prepará-la para responder as acusações de Aécio com respostas inquestináveis e demolidoras.
… Um dos resultados das sinecuras e da ‘meritocracia’ do DEMoTucano Aécio ‘Never’!…
#################
VÍDEO HISTÓRICO!
A Fome no Governo FHC/Aécio
E a Dilma tirou o Brasil do Mapa da Fome!
Publicado em 14/10/2014
Amigo navegante Gilson sugere matéria do jn sobre a fome nos tempos de FHC:
FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/10/14/a-fome-no-governo-fhcaecio/#comment-1675391
http://www.youtube.com/watch?v=-A9zEQ1-ODQ#t=35
… Um dos resultados das sinecuras e da ‘meritocracia’ do DEMoTucano Aécio ‘Never’!…
#################
VÍDEO HISTÓRICO!
A Fome no Governo FHC/Aécio
E a Dilma tirou o Brasil do Mapa da Fome!
Publicado em 14/10/2014
Amigo navegante Gilson sugere matéria do jn sobre a fome nos tempos de FHC:
http://www.youtube.com/watch?v=-A9zEQ1-ODQ#t=35
FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/10/14/a-fome-no-governo-fhcaecio/#comment-1675391
A meu ver, Dilma perdeu a grande oportunidade de reduzir Aécio a pó: foi quando ela, depois de deixá-lo nervoso e descontrolado, abordou o tema da violência conta a mulher. Pensei que ela iria falar do empurrão e do tapa que deu numa acompanhante dele, segundo narrou Juca Kfouri. Seria nocaute. Já pensou numa pergunta assim?: “Candidato: segundo Juca Kfouri, colunista da Folha e da ESPN, o senhor empurrou e deu um tapa na sua acompanhante no hotel Fasano, no Rio, numa festa da Calvin Klein. O senhor acha correto bater em mulher? Se não acha, por que bateu?” Acho que seria tiro e queda!
Perdeu nada, muito pelo contrário, não indo aos finalmente manteve-o refém até o último debate. Jogada de mestre, uma Karpova.
Aécio Neves na coluna de Monica Bergamo: ‘estou preparado para decisões impopulares’
Agora, o candidato Aécio Neves, tem se desmentido, afirmando que ele não disse o que disse durante uma reunião com os ricos e banqueiros. A coluna de Monica Bergamo, que aliás pode ser acusada de tudo, menos de ser petista ou ter simpatia pelo PT, registrou a fala de Aécio Neves no mês de abril desse ano. Para refrescar a memória do candidato tucano, vamos relembrar e ao mesmo tempo, perguntar; Em qual Aécio seus eleitores devem confiar. Naquele que, ao lados dos milionários prometeu, há 6 meses atrás, arrocho, desemprego, reajustes de taxas e o pobre cada vez mais pobre, ou no Aécio que hoje desmente tudo que disse de olho nos votos?
Acompanhe o discurso tucano:No pequeno púlpito montado na sala de jantar de sua casa, tendo como fundo uma parede com quadros de Di Cavalcanti, João Doria Jr. chama Aécio Neves para falar à seleta plateia de empresários que foram ao encontro com o presidenciável tucano. “Um jovem amigo. Um dos mais valorosos nomes da política brasileira. Ele é o novo!”
Empresários como José Luiz Cutrale, maior produtor de suco de laranja do mundo, André Esteves, do BTG Pactual, Guilherme Leal, da Natura, e Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, se levantam para aplaudir aquele que, segundo Doria, é um “exemplo de homem público”, “de ser humano”, “de brasilidade”, “de estadista”. E o grande fiador da candidatura de Aécio.
Antes de ceder o microfone, Doria fala dos 50 anos do golpe militar. “Viva a democracia!”, afirma. E todos, em uníssono: “Viva!”.
FHC se diz “sem palavras”. E inicia um breve discurso de apresentação de Aécio.
Lembrando seu próprio governo, acena com a possibilidade de reformas numa eventual gestão do tucano mineiro. “O reformador só é aplaudido depois de muito tempo.”
Antes de falar, Aécio chama Armínio Fraga, presidente do Banco Central no governo FHC, para ficar ao seu lado, sinalizando que ele terá papel primordial na condução da economia em seu eventual governo. “Ninguém tem o time que nós temos”, diz o mineiro. “Vou anunciar aos poucos quem estará comigo. Esse time dará confiança ao mercado.”
Aécio segue: “Eu conversava com o Armínio e ele me perguntou: ‘Mas é para [num eventual governo] fazer tudo o que precisa ser feito? No primeiro ano?’. E eu disse: ‘Se der, no primeiro dia'”.
“Eu estou preparado para tomar as decisões necessárias”, diz. “Por mais que elas sejam impopulares.” Num outro momento, repete: “Se o preço [das medidas] for ficar quatro anos com [índices de] impopularidade, pagarei esse preço. Que venha outro [presidente] depois de mim”. Sua ambição, diz, não é ser querido….
O tucano não detalhou que medidas seriam essas. Um dos empresários disse à Folha: “Ele está querendo dizer que vai reajustar tarifas. Não dá mais para empurrar com a barriga, como o governo [Dilma Rousseff] está fazendo, por populismo”.
Começam as perguntas. O banqueiro André Esteves diz que o país vive numa “armadilha do baixo crescimento”, em que se “esgotou a capacidade de crescer pelo consumo”. …
Horacio Lafer Piva, ex-presidente da Fiesp, pergunta como o presidenciável fará sua mensagem chegar “aos que votam com o estômago”, referindo-se aos beneficiários de programas sociais do governo. Jorge Gerdau pede que ele se comprometa a não aumentar a carga tributária.
Depois de responder a todas as perguntas, Aécio Neves se despede com uma brincadeira: “Se tudo der errado, eu tenho um craque para entrar em campo”. Ele, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Onde estão os tucanos envolvidos com corrupção? Todos soltos! Todos soltos! Todos soltos! A melhor da noite! Dilma tratorou o Playboy baladeiro!
Brito também sou pelo nocaute, mas devemos reconhecer que Dilma no debate de hoje, “nocauteou” Aécio por pontos, aquela luta em que os golpes no fígado minam a resistência do oponente até o ponto que, apavorado com o golpe que levara-o ao nocaute, encolhe-se e vai perdendo pontos e mais pontos, novos golpes no baço, no fígado, que não o levam a lona, mas não o deixam chegar em casa inteiro, mas moído, dolorido e definitivamente derrotado e jogado no coxão. Dilma na quinta, no SBT, deveria apenas jabeá-lo e mantê-lo a distância, reservando o nocaute para a sexta seguinte, na Globo. Ai então deverá utilizar todo o arsenal de golpes reservados ao nocaute, com fibra, gana e coragem (contendo a raiva para não perder o equilíbrio e a visão ampla): Aécioporto, com foco nos 14 milhões gastos e a inutilidade (uso apenas pela família), daí as chaves com o tio e ressaltar que tem ainda mais um em Montezuma, perto de outra fazenda e utilizado como pista de “Cooper” pelos moradores; Lei Maria da Penha para descontrola-lo, citando também agressões de namorados em namoradas; Replay da lista de escândalos tucanos sem punições e o mais novo, o Trensalão tucanista, no Tucanistão; Voto contra o salário mínimo; Valores não divulgados de pagamentos efetuados pela irmã, no governo Aécio, ás rádios do próprio e finalmente a pergunta direto no queixo: Aécio, você e todo mundo sabem, que aos 16 anos eu militava no movimento estudantil em BH, aos 22 fazia a luta conta a ditadura, presa por mais de dois anos em SP e solta aos 25 anos, comecei a refazer a vida na luta por um Brasil justo, em Porto Alegre. E você, Aécio, conta para nós, pois ainda a maioria dos brasileiros não sabe, o que fazia e onde morava aos 17 anos? E aos 25 anos, fazia o que na vida? Seguido do comentário: Aécio eu ia questioná-lo sobre meritocracia, mas acho não ser mais necessário após essa aula prática. Acredito que o telespectador também compreendeu-o perfeitamente em relação ao tema.
“Toda vez que o Aécio diz que Minas tem a melhor educação, 10 professores infartam. E não têm nem piso pra caírem duros”
É muito triste ver um candidato à presidência e ex-governador de um dos maiores estado do país, mentir descaradamente em rede nacional e tentar desconstruir sua adversária usando de um cinismo que lhe é peculiar e muito conhecido em seu estado de nascimento, não de moradia.
Caso aconteca a sua eleição, não podemos responsabilizar os eleitores pela ilusão e aceitação de suas promessas. Minas Gerais não pode ser usada como parâmetro de aceitação de seu governo em mais de 90%, tendo uma mídia, regional e nacional, totalmente dominada para divulgar suas conveniências ou blindada para propagar as verdades, inclusive no âmbito pessoal. Devemos responsabilizar, única e exclusivamente, a sua cara de pau de cobrar do governo federal o que não fez, não só pelo seu estado, em todo o tempo que se dedicou a política.
Tenho o maior orgulho de ser mineira, porém, peço desculpas aos brasileiros por ter como representante do meu estado, alguém como este cidadão se candidatando ao governo do meu país. Ele não me representa como mineira e acredito que a muitos mineiros também não.
Aos professores, pelo seu dia, desejo que tenham a mesma garra e amor a profissão, ainda que alguns não lhes valorizem o quanto merecem ou lhes usem para proveitos próprios.
Não vi o debate, e normalmente não me ligo por opinião dos blogs progressistas porque tem lado e por mais que tentem fazer uma análise fria acho que podem pender pro lado da Dilma.
Por isso, me guio pela opinião de dois aecistas que vi hoje. Um no meu facebook, dizia que o debate foi raco, poderia ter debatido mais economia mas como sempre os ptralhas apostavam numa guerra suja. Ou seja, não teve como defender o desempenho de seu favorito, ataca o PT.
O outro foi um twitter do Noblat
“@BlogdoNoblat: Como todo mundo imaginou q Dilma se daria mal no debate e ela se saiu bem, Dilma ganhou.”
… Ao fim do primeiro bloco do debate da Band, o Boechat já estava nocautedo; já no segundo bloco, o Aético, nas, cordas, partiu para o vale-tudo da baixaria da corrupção na Petrobras;
RESCALDO ATÉ AGORA! Volto a insistir: somente a “invulnerabilidade” das urnas eletrônicas brasileiras – sabidamente inseguras (sic) – salvam ‘o candidato do atraso, das bravatas, do engodo, do entreguismo e, óbvio, da CORRUPÇÃO’!
EM TEMPO: num debate público, um debatedor LEVIANO acusa a debatedora – e presidente da República – de ‘leviana’!… Direito de resposta?!…
Aécio: Um filhinho de papai na presidência ?
Por Camilo Árabe, postado em outubro 14th, 2014
(…)
“Aécio foi um autêntico menino do Rio. Ele se mudou para a cidade aos 11 anos de idade, para acompanhar os pais, o deputado federal Aécio Cunha, e a mãe, Maria Inês, filha mais velha de Tancredo Neves. Na adolescência, foi surfista. Estudou em colégios da elite carioca e depois entrou no curso de Engenharia da PUC do Rio, no qual ficou três anos. Aos 22 anos, ele voltou para Belo Horizonte para se formar em Economia pela PUC mineira…”(Confira com seus próprios olhos aqui).
(…)
… as informações coletadas não indicam que o início da vida no meio político de Aécio Neves, então um adolescente de 17 anos e tendo o pai como Deputado Federal, foi um caso evidente de nepotismo?
Bem, é para seguir com a busca por informações e pensar criticamente antes de votar.
FONTE: http://www.ocafezinho.com/2014/10/14/aecio-um-filhinho-de-papai-na-presidencia/#sthash.hAmhiZnu.dpuf
BOMBA! EXTRA!…
#####################
olha o termo de ajustamento de gestão sobre a saúde que Aécio disse que não existia, no site do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais:http://tcnotas.tce.mg.gov.br/TCJuris/Nota/BuscarArquivo/119093
Nesse link que passei não entra mesmo, está fora do ar, mas dá pra ver em cache. Tenho salvo como imagem se precisar.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:jOjZIKxtmJcJ:tcnotas.tce.mg.gov.br/TCJuris/Nota/BuscarArquivo/119093+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&lr=lang_en|lang_pt&client=firefox-a
Comentário postado por Bia Macedo
15 de outubro de 2014 às 1:23
Em
‘Prova de que Aécio mentia saiu do ar’
Dilma sugeriu que os eleitores visitassem o site do Tribunal de Contas de MG para se inteirar sobre as condenações contra Aécio Neves
Publicado em 14/10/2014
FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/10/14/prova-de-que-aecio-mentia-saiu-do-ar/
BOMBA! EXTRA!…
#####################
olha o termo de ajustamento de gestão sobre a saúde que Aécio disse que não existia, no site do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais:
http://tcnotas.tce.mg.gov.br/TCJuris/Nota/BuscarArquivo/119093
Nesse link que passei não entra mesmo, está fora do ar, mas dá pra ver em cache. Tenho salvo como imagem se precisar.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:jOjZIKxtmJcJ:tcnotas.tce.mg.gov.br/TCJuris/Nota/BuscarArquivo/119093+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&lr=lang_en|lang_pt&client=firefox-a
Comentário postado por Bia Macedo
15 de outubro de 2014 às 1:23
Em
‘Prova de que Aécio mentia saiu do ar’
Dilma sugeriu que os eleitores visitassem o site do Tribunal de Contas de MG para se inteirar sobre as condenações contra Aécio Neves
Publicado em 14/10/2014
FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/10/14/prova-de-que-aecio-mentia-saiu-do-ar/
No final do debate já estava fora do ar.
*************
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
Dilma foi ótima, mesmo nas dificuldades tradicionais que tem ao falar. Deu vários nocautes no Aécio, e tanto assim foi que o cara voltou à insegurança do início de campanha na qual ele fica com aquele ar falso do Cerra. Ele ficou várias vezes atordoado e a fala final dele foi pífia e nervosa. A Dilma passou a imagem de alguém do bem!
Uma pena que a presidenta não perguntou sobre a cocaina, deveria ter pedido para fazer o exame que ele despencava. Fica para o próximo debate!
Deve ficar para o próximo.
Concordo com vc Fernando, falta um pouco de tesão, de vontade de arrancar as tripas, de bater no peito, de dizer pera aí……. Tem que entender que todos os atores são contra. A imprensa não vai dizer nada. Aécio como qualquer um que não tem propostas, é cínico, cara dura e foi transformado em outro Collor, salvador da pátria.
No debate, Dilma perdeu chances de colocar o Ah, é sim, no seu devido lugar: um lugar de um enorme vazio, mais vazio do que o vácuo.
O sujeito é de uma enorme dissimulação, falso, mentiroso e muitos outros adjetivos. No aspecto temporal, é muito pior do que o Collor da época. Collor NUNCA tinha trabalhado na vida e tinha 42 anos em 89, este atual sujeito tem 54 anos, hoje, e também NUNCA trabalhou na vida.
Então, é um caso muito pior.
Assisti ao debate presidencial, de ontem, na Band, entre a “mulher que viveu uma vida dura e sabia sair das dificuldades contra o mauricinho do Leblon”, um olho no monitor, outro no livro “No Tribunal do Juri”, de Edilson Mougenot Bonfim. Ao fim do debate, curiosamente, parei a leitura no cabeçalho da página 276, da edição de 2000. Estava lá: “54.Pérolas de mazelas, maiores ou menores,colhemos à mão cheia dos seus dizeres, verdadeiro tonel de contradições e repositório de “retratações”, onde fez um ataúde, enterrando sua frustra pretensão de engasopamento”. Cruzes! Parece até que o autor,grande tribuno, assistia, também, às patranhas do gaguejante candidato … a menino do Rio… Coisas do sobrenatural?
Assim como a edição do do debate Lula x Collor, a CBN não mostrou hoje pela manhã a parte onde Dilma falou que Aécio não aplicou o percentual constitucional na educação. Isso é mais grave do que qualquer coisa. O povo tem que ser levado a realizar o que isso significa. Por isso, a mídia já “esquece” a questão.
Calma, pessoal. Isto é como uma luta. Vem mais “roundes” por ai.
Ela tem de enfiar na goela dos tucanos o Banestado e outros crimes.
Ontem estive num consultório aqui em SP, Tatuape Z/L, e fiquei admirada da fala de alguns médicos… Falando que o Sr. Aécio, não expira confiança, que sua face, ou a olhar melhor para sua expressão, não passa confiança… Apesar que o Sr. Geraldo Alckmin, tb não passa para muitos e o camarada levou no 1º turmo. Mas olhando para todo o Brasil. O Dilma, vence as ELEICão. Pois com certeza, será uma verdadeira didatura com esses camaradas no PSDB no governo. Li, alguns comentários sobre a midia, favorecer esses camaradas, não é só a midia, tem muitas empresas tb. Trabalho numa que foi privatizada, pelo Governo Covas, e eles, passaram até apresentação e power point, dos candidatos, mas direcionaram à apresentação só para o grupo de gerentes. Mas contudo, esses caos da Petrobras, a Policia Federal, e o Juiz Moro, ajudando o Aécio… Dilma Vencerá! Para o bem do Brasil.
Dessa vez eu estou um pouco apreensivo com o resultado do debate. Nunca vi Dilma tão cansada e retraída. Com tantas bolas pra chutar, ela ficou demais na defensiva, com muito poucos contraataques e poucos tiros no gol, como foi comentado por muitos…
Sinceramente, eu não vi toda essa “vitória” da Dilma no debate não…. isso me preocupa muito. Ela teria que ser bastante mais “Brizola”, descer com tudo em cima do Aécio… partir pro ataque… ficou uma sensação de que só ele atacava.. isso não é bom. Acho que há um alerta no ar… Alguém da campanha do PT precisa tirar uma carta da manga aí!!
Deus sabe o quanto eu admiro a Dilma, mas acho que o único momento que ela brilhou mais foi acuando Aécio com o Aeroporto de Cláudio e Montezuma. O peito estufado dele do começo do debate começou a murchar. Interessante que com apenas 3 perguntas seguidas Dilma o teria tirado do sério, acho que falta à ela mais treino neste sentido, pq ele é fácil de bater. Ela se preocupa demais em responder o que ele cita. Na réplica da pergunta de Montezuma/Cláudio, ao invés de responder as coisas acessórias que ele falou ela deveria voltar com outra pergunta … se ele usava o aeroporto e constatar o incêndio criminoso que destruiu as provas de seu uso.
outra coisa que acho um erro na equipe de Dilma é tentar levantar a bola pra ela falar dos seus projetos. Não está errado, mas a forma de levantar a bola está errada. Ela pergunta pra ele o que ele acha dos programas dela. Óbvio que ele vai rebater e dizer que não está bom e tem que melhorar. O certo seria ela perguntar qual a proposta dele. Ai quando o cretino não tiver resposta dizer que ele não tem projetos, ai apresenta os dela com ar de vitoriosa.
Acho que o debate da globo ainda foi o que ela se saiu melhor.
gente pelo amor de Deus é tão fácil que a campanha petista não enxerga? Eu faço parte de uma comunidade no Face sobre política da minha cidade. Quando a coisa esquenta eu pergunto as propostas do Sr Aécio e seus partidários perdem a linha… simplesmente o cara não tem projeto nenhum!!! Os votos em Aécio são votos anti-pt, só isso. Ele é incapaz de formular uma proposta decente pra resolver qualquer problema. temos que bater nessa tecla.
Dilma tem que saber algumas coisinhas sobre a fraquíssima coleção dos feitos de Aécio em Minas. Meritocracia aplicada à educação, tanto para estudantes como também para professores, é taylorismo, uma coisa abominável dos tempos em que os capitalistas em busca de eficiência testavam métodos industriais, por si já abomináveis, em áreas outras fora do chão da fábrica. Vejamos um trecho de artigo recente sobre isso:
“….Em certo momento, falando do tipo ideal de trabalhador para carregar lingotes de ferro, (Frederich Taylor)não titubeia em afirmar que “este deve ser tão estúpido e fleumático que mais se assemelhe em sua constituição mental a um boi, que a qualquer outra coisa”.
Por certo, portanto, não era de “gente” que Taylor falava, nem de gente era feito o seu trabalhador. Ou pior, assim eram vistos os trabalhadores pela elite industrial da época.
Mas é em Taylor, com toda esta sua visão mecanicista, operacionalista e desumana do trabalho, que está a centelha da meritocracia econômica moderna: o pagamento por produtividade.
Porém, embora esta forma de estímulo à produtividade do trabalho ainda persista hoje em dia, se bem que apenas em alguns tipos muito específicos de tarefas (quando haja uma associação vigorosa entre este estímulo e a resposta em produtividade, e quando os resultados são facilmente mensuráveis e incontroversos), os pressupostos de Taylor, seu “tipo ideal” de organização e de trabalhador, foram enterrados ainda na primeira metade do século XX na Administração, pela chamada “Escola das Relações Humanas”, que, por meio do famoso Experimento de Hawthorne, descobriu o óbvio: que organizações são espaços sociais onde as pessoas desenvolvem relações humanas, e que o trabalhador também é gente, que responde tanto ou mais a contextos sociais e humanos estimulantes do que simplesmente a recompensas monetárias.
Mais tarde, dentro da própria Administração, os comportamentalistas e os culturalistas colocaram a pá de cal nos pressupostos de Taylor.
Face a isto, estarrece-me ver nesta eleição, conforme noticiado pela imprensa acerca do discurso político do candidato Aécio Neves, a proposta de que vai dar aumento no Bolsa Família para as famílias cujas crianças melhorarem o seu desempenho escolar. “Uma família que o filho tem desempenho escolar acima da média pode receber um plus de 30% no Bolsa Família”, disse ele no Estadão. Isto corresponde, na prática a, em pleno século XXI, voltar aos pressupostos mecanicistas de Taylor, agora na escola, com seu pagamento por produtividade.
Taylor ao menos tinha a seu favor falar de trabalhadores adultos para adultos, num período em que a cultura, que era ainda mais autoritária do que hoje, ainda não tolhia tanto a linguagem, os hábitos quotidianos e as relações de trabalho quanto hoje, e num ambiente de trabalho onde reinava a brutalidade das próprias tarefas: o setor de siderurgia pesada. Creio que nem ele ousaria sugerir seus conceitos para a escola ou transpô-los sem ressalvas para o ambiente de aprendizagem.
Por isto mais me espanta ressuscitar o taylorismo no ambiente escolar infantil em um programa de Governo.
É claro que isto tem uma função retórica para o tal candidato, que sempre se mostrou contrariado pelo Programa Bolsa Família. No plano político, o “pagamento por produtividade escolar” permite compatibilizar o seu “discurso meritocrático” liberal com o de manutenção do Programa, algo que restava difícil sem cair em contradição.
Porém, no plano teórico, científico e mesmo humano, a proposta é assombrosa. Quem a propõe por certo não entende nem de educação, nem de pobreza, nem de infância, e sequer de administração.”
(Renato Santos de Souza)
http://jornalggn.com.br/fora-pauta/o-taylorismo-educacional-no-discurso-eleitoral
Dilma venceu, na minha opinião, venceu, mas ela é, vamos concordar, fraca em oratória. Gagueja demais, parece demonstrar insegurança, mas é sincera e franca em suas análises. Concordo com o Fernando, acho que Dilma deveria ser mais emotiva e destruir, de uma vez por todas, este playboy arrogante e vazio.
Jorge, esse é realmente o maior problema da Dilma. Se ela pudesse “terceirizar” o debate em favor da Luciana Genro (PSOL) certamente já hoje na manhã o Aébrio já estaria e malas prontas pra Miami…
Dilma foi melhor com certeza, mas ela pode e deve ser muito mais.
Enquanto seguir o que o marqueteiro escreve ela fica presa ao basico.
Dilma tem que partir para cima e mostrar ao povo o mar de corrupção que são os tucano e o sr Aécio Neves.
Pois não escondo que fiquei muito feliz com a performance de Dilma no debate. Ela passou com a devida segurança aquilo que deveria passar ao público. Foi contida, explícita, calma, um rochedo. Mas não se mata um coelho com apenas uma pedrada.
Concordo com sua análise Fernando, faltou paixão, indignação e falar com mais veemência, principalmente quando assunto corrupção veio a tona, mostrar por a mais b que o PSDB foi o governo mais corrupto da história com a cumplicidade dos meios de comunicação, lembrar que o Ladrão da petrobras foi nomeado por FHC e foi ela que estancou tal sangria, dizer que leviano e cara de pau é ele que se recusa fazer teste bafômetro, que fala de forma como se nada tivesse culpa na situação econômica caótica que o PSDB deixou o Brasil. Me deu ódio de ver tanta desfaçatez e uma Dilma um tanto passiva.
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20141015042312AAwGswS
Jornal Nacional mostra o mal do desemprego e da fome em 2001, período que o Brasil era governado pelo PSDB de Fernando Henrique Cardoso
https://www.youtube.com/watch?v=-A9zEQ1-ODQ
percebe-se na fala, não-dita, de muitos (na verdade, algumas) e traduzo: pessoas que ascenderam exatamente pelas políticas inclusivas do PT não querem ver outros também melhorarem, se agarram no seu egoísmo (“mérito é meu”)e se sentem agora no degrau de cima, olhando para os de baixo com desprezo. (tal fenômeno é motivo de estudo da psicologia social.) não dizem explicitamente ou por não o saberem ou por não serem honestas consigo mesmas, usam de expedientes furados: “bolsa família alimenta preguiçosos”. vieram da pobreza, comiam o pão dormido mas hoje são classe média (no consumo e na visão de mundo), mediana, medíocre. não é coisa que acontece só por aqui, a família proletária ao longo da história se revela assim, ou seja, adota a ideologia dos dominadores. o que chama atenção é o ódio (e o medo, portanto) que se vê destilado…
abraço, fernando
Se esse debate de ontem fosse entre Brizola e Aécio…. Não sobrariam nem as penas no PSDB.
Dilma parece não ser emocional de propósito.
É claro que o projeto dela é melhor, mas veja:
” Num desses programas do horário político, Dilma diz que no governo dela não houve o aparelhamento da Polícia Federal”
Pois bem… Um porteiro de prédio veio dizer pra mim que o PT deveria ter aparelhado a Polícia Federal, porque sem condições de trabalho ( aparelhos ) o policial não tem como trabalhar.
Ora… esse linguajar não é para a massa. Até eu sei disso.
Ontem, no debate foi a mesma coisa.
Será que não há orientação nesse sentido ?
Dilma marcou muitos pontos no debate da Band . Trouxe o aecioporto de volta pro debate. A mídia já estava tentando esconder. O aecioporto tá na boca do povo, é uma bela pauta pra debater.Violência contra a mulher foi outro bom acerto !O playboy tem muitas fraquezas
Dilma não é Lula, não sabe falar a lingua do povo. Ela fala para a elite, mas estes já tem voto certo.
Onde está o bafômetro e a CNH vencida? Onde está a queda do cavalo em dia da semana onde deveria estar trabalhando? Onde estão os 90 mil servidores contratados sem concurso e que agora estão na rua? Onde está o Pior Salário Do Brasil?? Onde está o congelamento dos salários de servidores públicos?
Como pode Aécio ter mais votos que Dilma em Brasília, onde só há funcionários públicos!!!!
Que marketing de campanha é esse??????
Por que não está divulgando que o PSDB congela salário de funcionário público??? FHC fez isto por 8 anos!!!
Poxa Fernando, acho que você está querendo o impossível. A Dilma nunca teve e nunca terá uma boa oratóra, não porque não tenha conteúdo, mas porque nunca foi parlamentar, líder sindical, nunca teve que usar o dom da palavra para desempenhar suas atividades. Em suma, ela não é uma política na acepção da palavra. Dito isto, acho que ela teve um desempenho excelente, na Globo ela já havia tido também, mas contra a Marina. Acho que ela soube “colocar o guizo” no Aécio. Se saiu muito bem no assunto Petrobrás – o ponto que eu achei que ela podia se perder. Mas o principal pra mim foi que o Aécio estava visivelmente incomodado pela postura dela no debate, ele “pegou corda” como dizíamos na escola. O problema é o debate da Globo, pois foi nesse, o de mais audiência, que Aécio se saiu melhor.
Como também sou brizolista, acho que Dilma poderia ter sido mais enfática, mas acho que saiu-se bem melhor que o esperado por aliados e adversários. Aécio desmorona diante de algumas verdades.
Fernando, disto que você trata, emoção, é algo que vejo recorrente na taxa de rejeição à Dilma, principalmente nas conversas que tenho com mulheres. Elas dizem que não sentem que a Dilma tem prazer, “tesão” em governar o Brasil. Eu tenho certeza que ela tem esta garra e adora poder mudar o brasil, mas este é um ponto que os marqueteiros tinham que trabalhar. Pode até ser que eles enxerguem isto, mas a Dilma prefere seu próprio estilo. Pra mim não incomoda, mas é algo perceptível, pelo menos para as do mesmo sexo dela e que tem o tal de sexto sentido. abraço
A equipe de Dilma tem que chamar o Lula pra estar ali no público dentro do estúdio de gravação, aí sim eles vão tremer. Sem dúvida Dilma tem que sair do convencional e partir pra o ataque e desmascarar quem é este cidadão. Nunca trabalhou na vida foi sempre político e funcionário público fantasma. Aqui no RS a senadora Ana Mélia não passou pra segundo turno por uma denuncia muito menor. Dilma saia do script. Pelo amor de Deus.
Eu assisti ao debate querendo estar lá para dar um soco na cara sorridente desse vagabundo. É muito triste debater com um mau caráter que tem uma retaguarda especializada em mentiras para defendê-lo. Vi que a Dilma quase vinha às lágrimas diante de tanta injustiça. Só Deus mesmo para proteger Dilma desse monstro. Ele está preparado para responder a qualquer acusação sorrindo. Acho que as denúncias têm que ir mais fundo. A lista é sem fim mas não podemos recuar diante desse safado que só governa para família e compadres, está rico às custas do governo, nunca trabalhou. Seu caráter é de um invencível estelionatário.Se eu fosse filho da Dilma acho que furava o cerco e quebrava a cara ddaquele mentiroso. Ver minha mãe que mudou o Brasil escravizado há décadas ser chamada de mentirosa por um Doutor Mentiras. Ele veio tão treinado para aplacar as próprias mentiras que a tecla que ele mais usou foi “mentirosa”. Vai falar em Mudança lá no inferno. Vai falar em libertação lá na mídia comprada de norte a sul, e o povo nas correntes com a chave na mão do tio. Sem vergonha.
Após Dilma denunciar Aécio site do TCE de Minas saiu do ar
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/10/14/prova-de-que-aecio-mentia-saiu-do-ar/
Faltou defender a política externa e não só o porto de Cuba…criação do Brics,,,deixa o menino do rio no chão…E precisa desenhar para o público…Criamos empregos enquanto o Mundo demitiu,desempregou,deixou as pessoas a própria sorte.Recebemos investimentos,sim grandes Empresas vão Construir no País…e quem une o povo brasileiro sou eu…com obras do Oiapoque ao Chuí!Vote diz que corrupção do psdb é outra coisa,que outra coisa…cartel? Não, roubo é roubo em qq lugar do mundo.Preparada sou eu que até leis preciso explicar pra um Senador!Lava a minha alma no debate do sbt,Dilma!
Eu gostei.
Vai o vídeo do Kajuru detonando AE5 e seus prazeres:
http://www.youtube.com/watch?v=4YcJXRwW6Gk
ainda enxergo mta passividade da Dilma com a imprensa totalmente pró Aécio, isso deveria ser explorado com mais afinco e até de modo mais duro e incisivo; esse papinho de “..a imprensa no meu governo é livre..” não adianta nada, ela só toma porrada, o preconceito, ódio e irracionalidade imperam justamente no publico q ela precisa atingir mais, classe media/media-alta
vamos lá…pq ela não vira p/ a câmera em algum momento do debate e no horário eleitoral e fala “ei vc, vc mesmo, consegue pensar q os barões da mídia, FOLHA, Estadão, Abril, Globo, e outros q detém o poder de informar deturpam, são parciais, e focam apenas o poder do mercado/ dos bancos ? vejam q só apanho sempre, todo o dia, visitem os sites oficiais do governo ou quem eles menosprezam taxando de blogs sujos, vejam as estatísticas, o Brasil melhorou todos índices nos últimos 12 anos de governo”
Algo + ou – nessa linha…. pergunto, pq não ? o q teria a perder mais do q já perde ? Esse governo da Dilma precisa acordar p a realidade de q o ataque é poderoso e sem escrúpulos e forte, e recuperar o tempo perdido qdo foi omissa e medrosa frente as barbáries diretas da mídia (principalmente da Veja)
Olha pode até ter faltado emoção, aquele apelo que toca o coração do eleitor, mas Dilma trucidou, esmagou e arrebentou com o Aecio. Eu acho que o Aecio não teve reação a tantos fatos concretos colocados como o nepotismo, a má gestão dos tucanos , a improbidade administrativa , a sua gestão no estado de MG. Em todo caso ainda há espaço para este componente emocional na campanha! O que eh difícil eh comparar essa turma com Lula e Brizola! Eh covardia….
Fernando,concordo plenamente com seu artigo.Brizola tinha uma leitura muito clara do tabuleiro do poder.Conhecia a história e foi um de seus maiores personagens ,senão o mais lúcido político brasileiro.Dilma se formou politicamente no PDT,então ela deveria se libertar das amarras que a impedem de falar o que o caudilho falaria nestes debates “mornos”.Ela tem evitado dizer que o seu governo é o governo do PT,por quê?Tem que dizer que a direita esta ali representada pelo Aécio,isso mesmo A DIREITA È AÉCIO,È A GLOBO,È A CASAGRANDE,è o CORONELISMO , AS FAMILIAS 400 , que a mais de 550 anos governam , usurpam o trabalho das classes trabalhadoras e populares ! É preciso o embate político como bem frisou Brizola !
segue lista de parentes do AE5. É a meritocracia tucana que todos conhecem: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/aecio-usa-lei-para-contratar-parentes-no-governo-de-mg-6376.html
– Oswaldo Borges da Costa Filho (genro do padrasto do governador), presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico e Minas Gerais;
– Fernando Quinto Rocha Tolentino (primo), assessor do diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG);
– Guilherme Horta (primo), assessor especial do governador;
– Tânia Guimarães Campos (prima), secretária de agenda do governador;
– Frederico Pacheco de Medeiros (primo), secretário-adjunto de estado de governo;
– Andréia Neves da Cunha (irmã), diretora-presidente do Serviço de Assistência Social de Minas Gerais (Servas);
– Ana Guimarães Campos (prima), servidora do Servas;
– Júnia Guimarães Campos (prima), servidora do Servas;
– Tancredo Augusto Tolentino Neves (tio), diretor da área de apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Eu vi um outro Aécio, embora mentiroso como nunca, mas achei que ele ia desmaiar, parecia que as calças estavam borradas. O olho arregalado e cambaleante. O bicho estava com medo. Mas como sempre o centro de especialidades em mentiras funcionou e ele continua enganando. Pra mim foi a piada da noite: Andréa irmã dele é quem governava Minas (De graça? sei…), as 98.000 “pessoas de idade e sem amparo” que nomeou sem concurso (Dilma poderia ter dito que no seu governo todas as pessoas têm amparo) e que concurso é preceito constitucional, mas a maior de todas é falar que em Cláudio está cheio de empresas que precisam do aeroporto – esse foi de chorar ou arrastar esse facínora para a cadeia.
Pois é, querido FB. entretanto o NOBLAt achou que DILMA13, venceu o debate e externou sua opinião. Resultou disto foi ter ficado fora das primeiras páginas do pasquim safado que abriga o blog dele.
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/157003/Noblat-Dilma-venceu-A%C3%A9cio-no-debate-da-Band.htm
Aécio tem 16 anos de mandato de deputado e mais quatro de senador. É bisneto, neto, filho, sobrinho de velhas raposas da política. Tem na ponta da língua o discurso da UDN e dezenas de frases feitas com as palavras: “mentira”, “ódio”, “não me atinge”, “leviana”, “está mal informado”, “discurso do medo”, etc. Ele está acostumado a usar um discurso fundamentado em mentiras. Somente os mentirosos sobrevivem na política. Dilma é ação, usa termos práticos e abalizados. Não sente prazer em ferir, desmoralizar, achincalhar o outro, talvez até porque já passou por tudo isto em sua própria pele. O importante não é analisar a Dilma, mas o Aécio. Peneirar o seu discurso para ver o que sobra. Ele disse: conheço Minas, porque moro em Minas. Verdade? Aos 14 anos se mudou para o RJ e por lá ficou até o 3o. ano da faculdade. Ficou 2 anos em BH. Depois passou a vida inteira entre RJ e Brasília. Falou de suas realizações como governador. Verdade? Pergunte ao professor comum, ao policial, ao servidor da saúde. Veja quem de fato se preocupou com o Norte de Minas, com o Vale do Jequitinhonha. Que seria destas regiões sem o bolsa família, sem as aposentadorias rurais, dos idosos e dos portadores de deficiência. Falou das estradas. Verdade? Todas feitas com a parceria do governo federal (Lula). No tempo de FHC as rodovias de Minas pareciam um queijo suíço, totalmente acabadas. Falou da alta da inflação, se dirigindo à dona de casa. Verdade? Com certeza no Pão de Açucar, o supermercado dos ricos, a inflação está em alta, como sempre esteve. Mas para o pobre mortal que compra em supermercados populares o que se vê é que os preços estão mais para estáveis do que para instáveis. Falou da estagnação dos empregos. Verdade? Num governo Dilma sempre vai haver espaço para o emprego, por causa da construção civil, pequenos produtores rurais, e outros programas populares. Num governo Aécio, tudo isto acaba, porque quem tem dinheiro vai preferir aplicar na bolsa, gerando emprego na China, no Japão, no Vietnan. Falou do investimento de Brasil em Cuba, como algo ruim. Verdade? Cuba é um pais soberano como qualquer outro. Vive numa ditadura imposta pelos Estados Unidos. Cuba cedeu ao Brasil dez mil médicos. Com as faculdades de medicina que temos, quando chegaremos a este número? São 188 escolas e em torno de 700 médicos por ano. Levaríamos mais de 10 anos para formar 10.000 médicos. Aécio fala que o povo quer mudança e que ele e Marina representam esta mudança. Verdade? As campanhas de todos os partidos são financiadas por grandes grupos econômicos. Tanto o PT, PSDB e PSB, como todos os demais partidos recebem “doações”, empréstimos das empresas e não importa se é 3%, 1%, 10%. Isto é imperativo na campanha política. Por acaso o dinheiro que financia a campanha do Aécio, cai do Céu. Vem da CNBB, da revista Veja, da TV-Globo, dos aposentados, do Templo do Edil Macedo? Evidente que vem das empreiteiras. Se no PP, PT, tem o Paulo Roberto Costa, no PSDB tem o Paulo Preto. Infelizmente é este o nosso sistema político. Aécio exalta suas qualidade morais. Verdade? Basta ver sua trajetória política. No seu bolso nunca entrou um centavo que não viesse dos cofres públicos. Ele e seu partido varreram todas as falcatruas para debaixo do tapete, foi assim com o Azeredo, com o Pimenta da Veiga, com o Clésio, com o Joaquim Roriz, com o Arruda, com os Anões do orçamento, com aqueles que acabaram com nossas estatais e o dinheiro sumiu ou foi devorado pelo FMI. Portanto, Dilma não precisa dizer nada, pois o discurso do Aécio mostra exatamente o chupa sangue, o gigolô da política que ele foi, é e sempre será.
Aécio Neves é uma ameaça mais perigosa que o Ebola. O temível Ebola chama-se Aécio. A.N Ameaça Não. Entre Aécio Neves e o Ebola este último é menos letal à vida da boa gente brasileira.
Eu acho até certo lembrar BRIZOLA e outros que enfrentaram, bravamente, as danações contra o BRASIL. Entretanto a experiência mostra que o povo não gosta muito de muito arroubo; este, precisa ficar na medida certa. O mais difícil é dosar o remédio. A situação da PRESIDENTA é delicada pois além de candidata continua PRESIDENTA.
Resposta que a Presidenta Dilma deveria ter dado a Aécio: Vamos comparar nossas vidas sob o aspecto da moralidade e dos bons costumes. Candidato Aécio: Nunca fui pega em blitz da Lei Seca e me recusei a fazer o teste do bafômetro; Nunca fui vista bêbada pelos bares da zona sul do Rio de Janeiro ou dando entrevistas sob suspeito estado etílico; Nunca tive meu nome relacionado a suspeita de consumo de entorpecentes; Lutei pela democracia do Brasil desde jovem, trabalhei pelo bem de meu país, fui presa e torturada pela ditadura que sua família sempre apoiou para que hoje pudéssemos estar aqui hoje para discutir temas de interesse do POVO brasileiro numa eleição direta para escolher o presidente do Brasil; Nunca vivi sem trabalhar; Nunca ganhei emissora de Rádio de presente e nem fui”nomeada” diretora da CEF sem nunca ter trabalhado; Nunca misturei o público e o privado mandando construir aeroportos em terras de meus familiares; fazendo anúncios de meu governo em rádios de minha propriedade; empregando meus parentes em postos chaves de meu governo; Nunca cerceei a liberdade de expressão de jornalista mandando prender quem escreve contra mim ou meu Governo; Nunca tive o estádio do Mineirão lotado dizendo coisas desairosas sobre meus hábitos, comparando com os de Maradona. Fui sim xingada e desrespeitada por pessoas mal educadas e grosseiras. Portanto, candidato Aécio, me respeite porque sou mulher, tenho 65 anos, sou mãe, avó e honrada. Podemos falar sobre meu governo e tem todo o direito de discordar e criticar meus atos como Presidenta, mas jamais atente contra minha honra porque você não tem nenhuma MORAL para tanto.
Isso não se faz!
É preciso avisar à distinta companheira que não se bate em bêbado, o que ela fez ontem! Também ela precisa saber que um sorriso cai bem. Ela não precisa ficar tensa, pois ela tem muita coisa boa para mostrar, enquanto o candidato do mercado raramente diz algo que realmente tenha feito…
Olha o FHC começando a colher os frutos no Piaui:
http://cidadeverde.com/por-14-a-12-camara-aprova-mocao-de-repudio-ao-ex-presidente-fhc-176011
Fernando, também tenho o mesmo sentimento que você. Quase não dormi e pela manhã, logo cedo tratei de enviar algumas sugestões para a Presidente e os responsáveis pela campanha. Aécio foi para o Dilmabate com a “faca nos dentes” e agredia e ofendia a Presidenta sem o menor respeito pela autoridade maior do país. Com relação ao debate sobre corrupção achei que ele foi muito bem, tanto que ele não voltou mais ao assunto. Tem que ser assim bater como o Lula, desnortear o adversário.
Fabuloso texto, Fernando. Tanto pela análise fria quanto por demonstrar quê tipo de emoção qye está faltando. Aecio só perde quando aparece em publico, mas a imprensa ainda tem muita fumaça para fazer cortina. A luta continua.
Fernando, seja lá como for, alguma coisa aconteceu.
Há uma espécie de magia no ar, por assim dizer.
Aecistas estão cabisbaixos aqui no serviço.
Moro em São Paulo e vou trabalhar a pé todos os dias.
Pela primeira vez, vi um carro com uma bandeirinha da Dilma.
Até então, só tinha visto carros com adesivos de Aécio.
É como se, no debate de ontem, Dilma tivesse recuperado o Brasil pra gente.
Não estou mais me sentido tão em “terra estrangeira”, como estava até ontem antes do debate.
Não quero ser irresponsavelmente otimista, mas acho que a coisa virou – ou se consolidou (dependendo do grau de otimismo/pessimismo de cada um)
Háháhá! Ficou tão “escancarado” que o Aécio se saiu mal no debate da Band que ele sequer se utilizou das imagens no seu programa eleitoral exibido agora a pouco. Enquanto isso, o programa da Dilma usou e abusou do expediente ampliando a repercussão do debate reforçando a ideia de que ela foi superior a seu adversário. Perdeu Playboy! Perdeu! É Dilma, de novo, para o Brasil seguir mudando com distribuição de renda e liberdade de expressão! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=4G4V_Ki0RYg
Caro Fernando, por favor não publique.
Creio que Dilma está mal assessorada ou não tem condições de debate com um adversário que mente, é agressivo, manipula informações e é melhor em explorar o inconsciente coletivo de uma massa apolítica com opinião formada sobre a “corrupção” que lhe é servida cotidianamente pelos meios de comunicação.
Se você tem algum contato com a campanha do PT, essa modesta contribuição talvez possa fazer alguma diferença
A assessoria de Dilma deve explorar o que a candidata tem de bom:
1. A consideram uma gerente durona; no próximo debate, que ela deixe claro e explicite que o PT e o PSDB tem uma visão antagônica de como conduzir o país e produzir benefícios aos brasileiros. Que ela pergunte, na bucha, sem maiores comentários (ela vai se embananar e perder tempo):
1. Quantas universidades federais o governo do PSDB fez em oito anos;
2. Quantas escolas técnicas;
3. qual foi a taxa média de juros dos 8 anos do PSDB;
4. qual foi a inflação média do período do PSDB;
5. quanto o Brasil cresceu no período tucano;
6. quais eram as reservas do país quando FHC deixou o governo;
5. quantas pessoas foram atendidas pelo Bolsa Família;
6. Se ele acha baixo o valor do Bolsa Família, porque os governos estaduais do PSDB não criam o Bolsa Família Estadual ou complementam o valor que eles acham adequado;
7. Quantas foram as empresas que pediram falência ou fecharam as atividades no período tucano;
8. Qual foi o percentual do orçamento para educação e saúde;
9. quantos hospitais foram construidos;
10. quantas casas foram financiadas pelo governo tucano;
11. quantos brasileiros entraram em uma faculdade;
12. qual era o valor do salário mínimo ao final do governo FHC e o compare ao dolar;
13. PAC…quantos quilômetros de ferrovia foram construídos, quantos portos, quantos aeroportos, transposição do São Francisco (projeto de D.Pedro II e levado a cabo agora, pelo PT) levando água para o nordeste enquanto o PSDB deixa faltar água na maior cidade do país;
Enfim, vamos comparar o que PT fez em benefício do cidadão.
E que ela cobre e compare como boa “gerente” que é. Durona, mas sem perder a ternura. E, pelo amor de Deus, que sorria um pouco.
Abraço.
Celso
Sr.Fernando,eu aprendi,ou penso ter aprendido ao longo da vida,que por mais defeitos que um candidato tenha,sejam os defeitos que forem,sempre haverá de ter eleitores que votem nele.São seus iguais,e contra isso,não há remédio.