Sem um líder popular no Planalto, a festa será dos ratos de sempre

A charge do Laerte, na Folha de hoje, é o retrato pronto e acabado do que nos aguarda caso não ocorra a cada vez mais improvável normalização da disputa eleitoral, deformada pela intervenção autoritária de Sérgio Moro, com o afastamento de Lula.

Teremos um presidente fraco – mesmo que de perfil autoritário, como Bolsonaro – numa situação que Bruno Boghossian, no mesmo jornal, define como “emparedado pelo Congress”.

Congresso, claro, que ante à desgraça atual de sua composição, tende a confirmar a máxima de Ulysses Guimarães: “acha o Congreso ruim? Espere o próximo”.

Como será capaz de sobreviver um presidente em uma selva onde políticos, juízes e mídia sabem que, se não for uma nulidade, não leverá mais que meses para que contra ele se arme um impeachment.

Há alguém com lastro na opinião pública para resistir, chamando o povo?

Mesmo Lula teria dificuldade, mais ainda Ciro Gomes, o único outro que admite que o novo presidente precisará remeter ao povo as suas decisões.

Só que, antes disso, terá de passar pelo Congresso e pela Justiça, pois não tem poder legal para convocar plebiscitos.

Eleições anormais não podem trazer de volta a normalidade.

O que nasce torto nunca se endireita.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Os ianques, as petroleiras e a banca estão pouco se lixando para o que acontecerá a um país e seu povo devido às consequências da instalação de "governos" fantoches compostos pelo pior tipo de gente que possa existir. É preciso encarar a realidade: a direita latino-americana é composta por exterminadores do futuro; a sede da Skynet que os comanda fica em Washington. Podem destruir quantos exterminadores quiserem, a Skynet coloca outros no lugar.

    • Skynet hahahaha... Brincadeira à parte, tem razão! Os especuladores estão adorando esta quizumba!

      • Não se trata só do brazil e restante da América Latina. Se a gente der uma olhada em outros cantos do mundo, vai ver que a origem dos problemas é sempre a mesma. Não existem soluções locais possíveis e duradouras sem que a fonte do mal seja eliminada. É tipo uma doença: não adianta abaixar a febre e controlar os sintomas se o vírus ou bactéria que os provocam não forem combatidos.

        • Detonando o terrorismo de estado representado pelo consórcio israel/eua já ajuda.

  • Terra devastada: "o novo presidente precisará remeter ao povo as suas decisões. Só que, antes disso, terá de passar pelo Congresso e pela Justiça, pois não tem poder legal para convocar plebiscitos."

  • Entortar tudo promovendo o caos econômico, eleger um zumbi amestrado como presidente e utilizando a rede de lojas maçônicas para implementar o golpe ... Pode até ser um livro apócrifo, mas isso tudo estava escrito nos Protocolos dos Sábios do Sião.

  • Ou seria... O que nasce torto só vira Ditadura, e de Direita...

  • Fernando Brito, como termos governabilidade? Na política, referendo revogatório e auditoria pública da dívida. Na organização do estado, Constituinte exclusiva que submeta os poderes sem controle (judiciário, MP e PF) ao controle nosso, os eleitores. Na economia, industrialização e resgate das políticas sociais. Essas ideias acabei de ouvir no blog duploexpresso.com.

  • Java Jato e TCU

    Parabéns à Lava Jato e ao TCU (ironia) por foderem com a vida de milhares, ao paralisarem obras sem dar alternativa de gestão. Além de foder com a vida dos trabalhadores, essas ações geram mais prejuízos ao patrimônio público por não traçarem um caminho alternativo, levando, o que seria uma atividade estratégica, à paralisia e derrocada total:

    "Comperj: com obra parada e desemprego, Itaboraí fecha mais de 700 lojas e vê violência crescer". Vejam...

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/comperj-com-obra-parada-e-desemprego-itaborai-fecha-mais-de-700-lojas-e-ve-violencia-crescer.ghtml

  • Simplificando: o golpe destruiu o país. Stf, globo, moro sem querer ou querendo, estes dois últimos querendo e o stf de bobo e irresponsável, mas o grande responsável, destruíram este país.
    Simples assim.

  • O que nasce torto nunca se endireita.Lapidar esta frase.Verdade absoluta do golpe que esta em andamento no nosso Brasil.

  • Sem Lula na disputa, o Brasil terá presidente, mas não governo com credibilidade popular. Resultado, o inquilino a partir de 01/01/2019 do Palácio do Planalto será um marionete conduzido pelos "profissionais" do Congresso. A instabilidade institucional passa a ser a rotina da nação.

    Aos 72 anos de idade, Lula não precisa do Brasil, mas o Brasil precisa de Lula.

    • Presidente da Câmara, na próxima Legislatura, terá papel fundamental. Pro bem, pro mal, pro caos, pra tudo.

    • Faltou dizer que esses "profissionais" são os empregadinhos dos bilionários daqui e, principalmente, da franquia USA.

    • E o capital Internacional também sabe disso. Assim que terminarem de sugar as últimas gotas de nosso patrimônio mais importante e garantirem o petróleo, restaremos uma terra arrasada. Sem reservas, sem produção industrial, sem controle sobre as hidroelétricas, sem educação e pesquisa. E comandada pelas bancadas da bala, da bíblia e do boi. O golpe foi muito bem orquestrado e só Lula no governo teria como reverter uma parte dele em favor do Brasil. Um dia ainda veremos as cabeças do MPF e do judiciário golpista, com STF e tudo, rolarem em praca pública. So espero estar viva para assistir.

Related Post