Sem um líder popular no Planalto, a festa será dos ratos de sempre

laertecenario

A charge do Laerte, na Folha de hoje, é o retrato pronto e acabado do que nos aguarda caso não ocorra a cada vez mais improvável normalização da disputa eleitoral, deformada pela intervenção autoritária de Sérgio Moro, com o afastamento de Lula.

Teremos um presidente fraco – mesmo que de perfil autoritário, como Bolsonaro – numa situação que Bruno Boghossian, no mesmo jornal, define como “emparedado pelo Congress”.

Congresso, claro, que ante à desgraça atual de sua composição, tende a confirmar a máxima de Ulysses Guimarães: “acha o Congreso ruim? Espere o próximo”.

Como será capaz de sobreviver um presidente em uma selva onde políticos, juízes e mídia sabem que, se não for uma nulidade, não leverá mais que meses para que contra ele se arme um impeachment.

Há alguém com lastro na opinião pública para resistir, chamando o povo?

Mesmo Lula teria dificuldade, mais ainda Ciro Gomes, o único outro que admite que o novo presidente precisará remeter ao povo as suas decisões.

Só que, antes disso, terá de passar pelo Congresso e pela Justiça, pois não tem poder legal para convocar plebiscitos.

Eleições anormais não podem trazer de volta a normalidade.

O que nasce torto nunca se endireita.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

36 respostas

  1. Os ianques, as petroleiras e a banca estão pouco se lixando para o que acontecerá a um país e seu povo devido às consequências da instalação de “governos” fantoches compostos pelo pior tipo de gente que possa existir. É preciso encarar a realidade: a direita latino-americana é composta por exterminadores do futuro; a sede da Skynet que os comanda fica em Washington. Podem destruir quantos exterminadores quiserem, a Skynet coloca outros no lugar.

    1. Skynet hahahaha… Brincadeira à parte, tem razão! Os especuladores estão adorando esta quizumba!

      1. Não se trata só do brazil e restante da América Latina. Se a gente der uma olhada em outros cantos do mundo, vai ver que a origem dos problemas é sempre a mesma. Não existem soluções locais possíveis e duradouras sem que a fonte do mal seja eliminada. É tipo uma doença: não adianta abaixar a febre e controlar os sintomas se o vírus ou bactéria que os provocam não forem combatidos.

  2. Terra devastada: “o novo presidente precisará remeter ao povo as suas decisões. Só que, antes disso, terá de passar pelo Congresso e pela Justiça, pois não tem poder legal para convocar plebiscitos.”

  3. Entortar tudo promovendo o caos econômico, eleger um zumbi amestrado como presidente e utilizando a rede de lojas maçônicas para implementar o golpe … Pode até ser um livro apócrifo, mas isso tudo estava escrito nos Protocolos dos Sábios do Sião.

  4. Fernando Brito, como termos governabilidade? Na política, referendo revogatório e auditoria pública da dívida. Na organização do estado, Constituinte exclusiva que submeta os poderes sem controle (judiciário, MP e PF) ao controle nosso, os eleitores. Na economia, industrialização e resgate das políticas sociais. Essas ideias acabei de ouvir no blog duploexpresso.com.

  5. Java Jato e TCU

    Parabéns à Lava Jato e ao TCU (ironia) por foderem com a vida de milhares, ao paralisarem obras sem dar alternativa de gestão. Além de foder com a vida dos trabalhadores, essas ações geram mais prejuízos ao patrimônio público por não traçarem um caminho alternativo, levando, o que seria uma atividade estratégica, à paralisia e derrocada total:

    “Comperj: com obra parada e desemprego, Itaboraí fecha mais de 700 lojas e vê violência crescer”. Vejam…

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/comperj-com-obra-parada-e-desemprego-itaborai-fecha-mais-de-700-lojas-e-ve-violencia-crescer.ghtml

  6. Simplificando: o golpe destruiu o país. Stf, globo, moro sem querer ou querendo, estes dois últimos querendo e o stf de bobo e irresponsável, mas o grande responsável, destruíram este país.
    Simples assim.

  7. O que nasce torto nunca se endireita.Lapidar esta frase.Verdade absoluta do golpe que esta em andamento no nosso Brasil.

  8. Sem Lula na disputa, o Brasil terá presidente, mas não governo com credibilidade popular. Resultado, o inquilino a partir de 01/01/2019 do Palácio do Planalto será um marionete conduzido pelos “profissionais” do Congresso. A instabilidade institucional passa a ser a rotina da nação.

    Aos 72 anos de idade, Lula não precisa do Brasil, mas o Brasil precisa de Lula.

    1. Presidente da Câmara, na próxima Legislatura, terá papel fundamental. Pro bem, pro mal, pro caos, pra tudo.

    2. Faltou dizer que esses “profissionais” são os empregadinhos dos bilionários daqui e, principalmente, da franquia USA.

    3. E o capital Internacional também sabe disso. Assim que terminarem de sugar as últimas gotas de nosso patrimônio mais importante e garantirem o petróleo, restaremos uma terra arrasada. Sem reservas, sem produção industrial, sem controle sobre as hidroelétricas, sem educação e pesquisa. E comandada pelas bancadas da bala, da bíblia e do boi. O golpe foi muito bem orquestrado e só Lula no governo teria como reverter uma parte dele em favor do Brasil. Um dia ainda veremos as cabeças do MPF e do judiciário golpista, com STF e tudo, rolarem em praca pública. So espero estar viva para assistir.

  9. O Golpe abriu precedente… Qualquer presidente que não seja extremamente popular será refem do Congresso caso deseje manter-se no cargo.

  10. Gente a globosta News falsificou o convite do casamento Real! Eu fiquei estarrecido o convite igualzinho! Imagina que esses FDP da globosta não fazem aqui no Brasil ! São criminosos mesmo !

  11. “Acha o congresso ruim, espere o próximo”, depois de 30 anos piorando, o congresso é o lixo que está aí… que joga no lixo 54milhões de votos e se alia ao supremo e tudo…

    1. Mas, Gurgel, nem para arrumarem um “laranja”, evitando a desmoralização completa?
      Assim que li, comecei a rir… mas lembrei que se não tiveram nem a preocupação de disfarçar (com Lula ainda preso) só pode ser por certeza absoluta da impunidade…

      1. A lava-jato é uma desmoralização só. Desde o começo. Aquele juizeco canastrão e os procuradores de Cristo. Os vaivéns do STF. As acusações ridículas, os pedalinhos e tantas outras palhaçadas abraçadas pela mídia. Essa gente não tem moral mais pra preservar não .

      2. E nada de questionarem as notas das empresas amigas lá do PR que fizeram (coincidentemente) a tal reforma…

  12. Pobre pais que anda em bulandas desde que me conheco (58). E’ o futuro sempre adiado.
    Em Odemira ha uma aldeia o Almograve que est’a a’ espera de ser desenvolvida com cadeias de hoteis , estradas etc… h’a 50 hanos. Um sujeito espera espera desespera e parte. E’ igual a’ sorte dos brasileiros.
    Para mim o pior e’ o facto de os brasileiros esperarem um messias, mais, esperam que um do qual ha’ duvidas os salve, quando nao o fez totalmente em 2 mandatos mais uma sucessora
    Ainda pior e’ num pais de 200 milhoes de pessoas nao teem confianca em arranjar 1000 pessoas capazes nao corruptas para ocupar o congresso o senado o planalto e os outros ministerios, perfeitorias, policias e tribunais. Que diabo sao so precisos 1000, e’ um cantinho do maracana. sao s’o precisos ( para comecar) os chefes.

  13. Essas eleições será a eleição mais acirrada de todos os tempos. ou nos unimos em prol do país ou veremos o golpe se perpetuar no poder. Não há tempo a perder, temos que partir para o enfrentamento do golpe com força total

  14. A minha mãe dizia que o pau que nasce torno até a cinza é torta. Então, sem Lula, não esperemos outra coisa, senão a continuidade da catástrofe.

  15. Deformada com as decisões autoritárias de moro ( o jagunço de curitiba ) e chanceladas, todas , pelo stf de carmen lúcia.

  16. CAMISA DO BRASIL?

    Falando em País, Brasil, declaração ridícula do Temer sobre a seleção, conto a vocês que comprei para mim e minha família camisas amarelas lisas de algodão e costurei o emblema antigo da CBD, a fim de usar apenas dentro de casa nos dias de jogos do Brasil.

    Primeiro, porque futebol é paixão e, segundo, porque não vou vetar festa das crianças por questões políticas.

    Mas essas camisas não darão $ à CBF pilantra, que levou o João “Lobista” Dória para a Copa América, representando a seleção. Fora que as camisas da Nike são caras e fracas.

    Aconselho a outros que quiserem fazer igual entrar no mercado livre e comprar os escudos separadamente. Compre a camisa de algodão da marca que quiser e grude o emblema depois…

    Por mais que a razão diga para torcer contra, não consigo colocar o futebol na esfera unicamente política. Só não uso camisa Nike/CBF (NUNCA MAIS!), depois que trouxinhas passaram a simbolizá-la.

  17. O bordão do Temer é “O Brasil voltou, 20 anos em 2”.
    Olha piada pronta! tu tira a vírgula e fica:
    “O Brasil voltou 20 anos em 2”!!
    HAHAHAAHA
    Cara, esse país é surreal

  18. Sr.Fernando.O mais provável é que os GOLPISTAS,estão preparando ,um adiamento das eleições.Afinal,o senhor conhece algum GOLPISTA,na história,que goste de eleições? Ah!Outra observação;não foi somente o juizeco curitibano que condenou o Sr.Luis Inácio,foi todo o JUDICIÁRIO JUNTO.E juiz,também não gosta de votos,senão os de louvor.São PODER SEM OUTORGA E VITALÍCIO.Esse é também um dos males,que devemos combater.

  19. “O que nasce torto nunca se enDireita” é perfeito para explicar aos patos o que virou a política após o golpe anti-democrático de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.