A história do Instituto Sensus está recheada de acusações de fraudes.
O próprio PSDB cansou de representar judicialmente contra o instituto. Uma pesquisa no Google mostra uma quantidade razoável de representações judiciais de tucanos contra o Sensus.
*
De alguns anos para cá, porém, o PSDB fez a pazes com o Sensus, e passou a contratá-lo.
O que leva um partido que, até ontem, acusava um instituto de praticar fraudes sistemáticas, a adotá-lo como seu instituto preferido?
Em maio de 2014, teríamos a primeira explicação para a súbita conversão do PSDB, de inimigo a cliente.
O Estadão, jornal ultra-tucano, mas que, de vez em quando, é acometido por alguns escrúpulos éticos, denunciou que o Sensus estava preparando uma pesquisa cuja metodologia beneficiava Aécio Neves.
Foi o primeiro grande vexame dos institutos de pesquisa destas eleições, de uma série de muitos. Nenhum outro órgão de mídia, porém, deu bola para o assunto e a coisa morreu.
Agora, no segundo turno, eis uma segunda explicação, essa definitiva, para o ódio do PSDB pelo Sensus ter se transformado em amor.
O Sensus tem outros clientes interessantes:
Observe bem. São as principais empresas estrangeiras interessadas em roubar nosso pré-sal. Quase todas petroleiras estrangeiras.
Há ainda a Telemig, até há pouco controlada por Daniel Dantas.
Há algum tempo, muitos temiam que houvesse um processo de “venezuelização” da política brasileira.
Bem vindos! Chegamos lá.
Em todas as eleições em que Chávez se elegeu com larga maioria dos votos, os principais institutos de pesquisa da Venezuela sempre apontavam larga vantagem para a oposição, semanas antes do pleito.
Estaremos vivendo a mesma angustiante experiência?
Suponho que sim.
Dilma sempre foi favorita para vencer estas eleições. Ganhou o primeiro turno com 43 milhões de votos. Aécio obteve 34 milhões de votos.
O Sensus está dizendo que Dilma não acrescentou um mísero votinho a seu capital eleitoral e que Aécio ganhou 30 milhões de votos?
Se um dia fizermos uma reforma política, teremos que debater a questão dos institutos de pesquisa. Eles terão de ser mais plurais (mais institutos), mais transparentes, mais imparciais. De preferência, temos de fundar institutos ligados a universidades, criar regras mais transparentes e mais rígidas, abrir financiamentos para a criação de mais pesquisas.
Hoje são todos financiados pelo mesmo cartel midiático. A Istoé, que pagou o Sensus, é quase uma filial da Globo em termos de opinião e publicidade.
Não estou dizendo: ah, é impossível Aécio crescer, Dilma vai ganhar, etc.
Não sou adivinho. Não sei quem vai ganhar as eleições. Na minha opinião, o quadro é apertado e qualquer um pode vencer.
Não escondo minha preferência: sou Dilma. Mas se o tucano ganhar, paciência. É democracia. Prometo respeitar a decisão do povo. Não vou reclamar de fraude, de nada.
Vou aceitar estoicamente e seguir fazendo meu blog, contando com a generosidade de meus leitores e assinantes.
Estou apenas dizendo que não dá para confiar mais em nenhum instituto de pesquisa.
Sobretudo naqueles que são clientes do PSDB, já beneficiaram o PSDB nessas eleições, e aparecem com números absurdos.
39 respostas
Os vexames das pesquisas eleitorais
Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:
Após a apuração das eleições no domingo, alguém no twitter comparou, com picardia, os critérios científicos das pesquisas de opinião feitas no País ao horóscopo. De fato, os institutos de pesquisa colecionaram vexames em vários Estados este ano e mesmo na eleição para a presidência estiveram bem longe de acertar o resultado.
Virou uma lei não escrita no Brasil que é proibido contestar as pesquisas de opinião, como se elas fossem absolutamente científicas e infalíveis. Desde 2010 está provado que não são. Naquele ano, todos os institutos de pesquisa foram incapazes de detectar a subida da candidata Marina Silva, então no PV, o que acabou estancando sua arrancada e a impediu de ir ao segundo turno, dando lugar a José Serra, do PSDB, para quem se direcionaram os chamados votos úteis. A partir daí, pessoalmente parei de divulgar pesquisas, sejam boas ou más para os meus próprios candidatos. Não posso provar que elas estejam erradas –nem que estejam certas. Portanto, passei a ignorá-las.
Em 2010, especialistas criticaram o excesso de pesquisas e afirmaram que a metodologia utilizada possui falhas graves. Chamados a explicar-se, os institutos de pesquisa admitiram que não é possível obter resultados precisos e que seriam necessários “ajustes pontuais”, mas defenderam a metodologia utilizada no Brasil, que não é a mesma de alguns países, como a Inglaterra. Segundo os diretores dos institutos, seria “inviável” usar outro método porque não há cobertura de telefonia fixa em todo o País e não seria possível fazer as pesquisas por meio de celulares porque não existem listas de proprietários dos aparelhos (veja a reportagem da própria Folha sobre o assunto aqui). Isso explicaria as eventuais discrepâncias entre as tendências de voto e o resultado propriamente dito. Não me parece uma explicação satisfatória.
Nesta eleição, os dois maiores vexames foram protagonizados pelo Ibope na Bahia e no Rio Grande do Sul. Na Bahia, o instituto errou fragorosamente o resultado pela terceira vez consecutiva. Repetiu-se o ocorrido em 2006: naquele ano, o candidato do PT, Jaques Wagner, iria, segundo o Ibope, perder no primeiro turno para o candidato do DEM, Paulo Souto; ocorreu o exato oposto e Wagner foi eleito governador na primeira volta. Este ano, no dia 4 de outubro, na véspera do pleito, após meses dando o mesmo Paulo Souto na frente, o instituto apresentou pela primeira vez um empate técnico entre ele e o petista Rui Costa. Apenas na pesquisa de boca-de-urna Rui apareceu na frente –e ganhou no primeiro turno. Detalhe: um instituto local, o Bapesp, foi ridicularizado por mostrar, todo o tempo, resultado oposto –bem como os trackings da campanha petista.
No Rio Grande do Sul, aconteceu algo pior: o Ibope conseguiu errar de forma espantosa a própria pesquisa de boca-de-urna (também errou no Rio de Janeiro). Depois de meses dizendo que a candidata Ana Amélia Lemos, do PP, era a franca favorita para vencer a eleição a governador, o instituto insistiu em colocá-la empatada em segundo lugar na pesquisa feita no próprio dia da eleição, que, por ser feita na “boca da urna”, tem uma margem de erro ínfima. Apurados os votos, não só Ana Amélia não passou ao segundo turno como o vencedor foi Ivo Sartori, do PMDB, que aparecia em terceiro lugar. Tarso Genro, do PT, ficou em segundo. A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, disse que o erro aconteceu porque a boca-de-urna “usa metodologia totalmente diferente e tecnicamente não tem o mesmo rigor”. Ora, se não tem rigor, por que é divulgada?
Chama a atenção, tanto no caso do Rio Grande do Sul quanto no caso da Bahia, que os candidatos derrotados (e beneficiados pelas pesquisas durante meses a fio) possuam ligações com as afiliadas da Rede Globo em ambos os Estados. Ana Amélia é ex-funcionária do grupo RBS; Paulo Souto era o candidato de preferência da TV Bahia, propriedade da família do falecido senador Antonio Carlos Magalhães e do prefeito ACM Neto, do DEM. Detalhe: as pesquisas do Ibope foram feitas sob encomenda das emissoras de TV. Como não ficar com a pulga atrás da orelha?
Ibope e Datafolha também protagonizaram erros no Estado de São Paulo que prejudicaram o candidato do PT, Alexandre Padilha. Padilha chegou a 18,22% na apuração final, apenas 3% a menos que o candidato Paulo Skaf, que pontuou em segundo lugar durante toda a campanha. Na última pesquisa feita pelos institutos, Padilha aparecia com 11%, segundo o Ibope –só a boca-de-urna mostrou resultado próximo à realidade, com o petista aparecendo com 20%. Segundo o último levantamento do Datafolha, que não faz boca-de-urna, Padilha teria 13%. Os 7% a menos, em média, para o PT nas pesquisas viraram uma praxe dos institutos em todas as eleições em São Paulo (clique aqui para ver um levantamento). Ratifico: apenas com os candidatos do PT a “falha” ocorre.
Alguém dirá: “mas são ninharias, apenas percentuais”. Uma ova. O fato de pontuar abaixo dos dois dígitos nas pesquisas durante quase toda a campanha trouxe uma série de prejuízos a Alexandre Padilha. A Rede Globo, por exemplo, deixou de cobrir suas atividades diariamente sob a justificativa de que o petista ia mal nas pesquisas –como um nanico qualquer. Nos telejornais da emissora apareciam apenas as campanhas de Paulo Skaf e Geraldo Alckmin, do PSDB. Para um político pouco conhecido no Estado como Padilha, é óbvio que aparecer nas telas da principal emissora de TV ajudaria a impulsionar sua candidatura.
Teve mais. Na edição do sábado, véspera do dia da eleição, a Folha de S.Paulo publicou artigos escritos pelos candidatos ao governo e simplesmente ignorou Padilha: somente Alckmin e Skaf escreveram seus textos, intitulados, respectivamente “São Paulo, terra da inovação permanente” e “Chega de pasmaceira, SP merece renovação”. Era como se o candidato petista não existisse. A justificativa dada mais uma vez foi a de que o petista pontuava mal na pesquisa que o instituto Datafolha, do mesmo grupo Folha, fez –e errou. Como compensar este prejuízo? Silêncio.
Novamente chamados a explicar as diferenças entre as pesquisas e as urnas, os diretores do Datafolha e do Ibope lançaram mão de explicações pífias. O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, disse que as pesquisas não são elaboradas para fazer previsões, mas para “contar a história da eleição até a manhã de sábado”. Cavallari, do Ibope, foi na mesma toada, e disse que “o que se divulga representa sempre o momento para trás, não para frente”. Apelou-se até à “troca de idéias entre amigos e familiares” como fator para as discrepâncias nos resultados. Mas não era científico o negócio?
Estamos começando agora o segundo turno das eleições e é a vez de os institutos de pesquisa (assim como os veículos de comunicação a que são ligados) responderem a algumas perguntas, em nome da lisura do pleito. Se a metodologia não é a melhor possível, por que as pesquisas têm tanto destaque? Se não são feitas para acertar, apenas para “indicar tendências”, para que são divulgadas? Se são um retrato do passado, por que são tratadas pela mídia como se fossem capazes de prever o futuro? As pesquisas induzem o voto e têm o poder de modificar resultados. Isto os próprios institutos de pesquisa admitem. Deviam, no mínimo, ser tratadas com mais reserva.
UPDATE: A revista Época tirou da cartola pesquisa de um tal instituto Paraná na qual Aécio Neves aparece com 54% e Dilma Rousseff com 46% no segundo turno. Apesar de o instituto ser totalmente desconhecido, a revista da Globo destacou a pesquisa que mostra o tucano na frente curiosamente em um momento em que é necessário uma pesquisa positiva para exibir no horário eleitoral.
Pesquisa da Sensus manipulada não pode ser levada a sério. O ex-senador Clésio Andrade dono do Instituto é participante do mensalão tucano.
Gente temos que ir pra luta independente de pesquisas. Esta eleição será decidida no voto a voto. Um conselho: Não fiquem tentando convencer o eleitor tucano e que nunca votou no PT.
O negócio são os eleitores que votaram na Marina ou os indecisos estes são os votos a conquistar. Explique o que esta em jogo no país neste momento! Vamos a Luta. Vamos vencer!
Se essa pesquisa fosse real o mercado financeiro teria fechado a semana em êxtase. Porém, caiu maia de três pocento na sexta.
… A começar, inusitadamente, por um fantasmagórico Instituto Paraná de “Pesquisas”, “as pesquisas” que estão vindo – e que virão – servirão, também, para, digamos, ‘pavimentar o novo golpe do Procunsult’, ou seja, as urnas eletrônicas – que foram fraudadas no primeiro turno – darão “a legítima e consagradora vitória do DEMoTucano Aécio ‘Never'”!…
RESCALDO FASCIGOLPISTA: ‘o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso’ não se esgotou, portanto, com o protagonismo vil e abjeto do rábula psicopata do MENTIRÃO!…
Ou as forças progressistas e democráticas deste país se juntam e denunciam, imediatamente, o golpe… Ou Honduras já é aqui!…
Quem (sobre)viver, verá!…
… E antes que me chamem de adepto de teorias conspiratórias e/ou lunático!…
###############
Denúncias
*Bajonas: Subida de 14 pontos de Aécio em 72 horas deve ser investigada
publicado em 7 de outubro de 2014 às 21:24
O parodoxo de Aécio (ou: por que investigar os resultados do primeiro turno)
Aécio ganhar 14,5 pontos percentuais em 72h, sem nada capaz de explicar tal ascensão, “desafia a lógica e os fatos”, diz professor, estranhando o silêncio sobre a diferença entre votos dados ao tucano e o que previam as pesquisas
por Congresso em Foco | 07/10/2014 12:19
por *Bajonas Teixeira de Brito Junior
** Bajonas Teixeira de Brito Junior é doutor em Filosofia, duas vezes premiado pelo Ministério da Cultura por seus ensaios sobre o pensamento social e cultura no Brasil, professor universitário e escritor.
FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/o-parodoxo-de-aecio-ou-por-que-investigar-os-resultados-do-primeiro-turno/
ou aqui:
http://www.viomundo.com.br/denuncias/bajonas-teixeira-junior-subida-de-145-pontos-de-aecio-em-72-horas-precisa-ser-investigada.html
… E antes que me chamem de adepto de teorias conspiratórias e/ou lunático!…
###############
Denúncias
*Bajonas: Subida de 14 pontos de Aécio em 72 horas deve ser investigada
publicado em 7 de outubro de 2014 às 21:24
O parodoxo de Aécio (ou: por que investigar os resultados do primeiro turno)
Aécio ganhar 14,5 pontos percentuais em 72h, sem nada capaz de explicar tal ascensão, “desafia a lógica e os fatos”, diz professor, estranhando o silêncio sobre a diferença entre votos dados ao tucano e o que previam as pesquisas
por Congresso em Foco | 07/10/2014 12:19
por *Bajonas Teixeira de Brito Junior
** Bajonas Teixeira de Brito Junior é doutor em Filosofia, duas vezes premiado pelo Ministério da Cultura por seus ensaios sobre o pensamento social e cultura no Brasil, professor universitário e escritor.
*Bajonas: Subida de 14 pontos de Aécio em 72 horas deve ser investigada
FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/o-parodoxo-de-aecio-ou-por-que-investigar-os-resultados-do-primeiro-turno/
ou aqui:
http://www.viomundo.com.br/denuncias/bajonas-teixeira-junior-subida-de-145-pontos-de-aecio-em-72-horas-precisa-ser-investigada.html
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/o-parodoxo-de-aecio-ou-por-que-investigar-os-resultados-do-primeiro-turno/
ou aqui:
http://www.viomundo.com.br/denuncias/bajonas-teixeira-junior-subida-de-145-pontos-de-aecio-em-72-horas-precisa-ser-investigada.html
Porque o PT nao exige uma auditoria dessas urnas? TEM QUE SER JA> Nao me conformo com essa abulia. Parece barata esperando ser pisada.
Em tudo.
O pessoal do PT deve ter pesquisas internas.
Realmente é estranho. O que esses marqueteiros fazem que são tão genéricos, não são tão objetivos, parecem terem medo da GLOBO e Cia. Tem que dizer abertamente que se trata de um golpe midiático. Tem que dizer a quem pertence o Instituto, quem contratou.
Onde está a grande base aliada nos estados e municípios. Se não tem TV a disposição bote carros de som nas ruas, façam panfletagem, usem as redes sociais para tentar diminuir o estrago, se ainda dá tempo.
Ou mostra ao povo que isso é uma armação para ganhar de qualquer jeito ou a “vaca vai pro brejo” mesmo…
Concordo. Ir para luta. Mostrar ao eleitor indeciso, o que está acontecendo e o que irá acontecer com a classe mais humildes e os trabalhadores. Temos que buscar forças na adversidade e trabalhar até o último momento. Combater o bom combate, e seja o que Deus quiser. Mas, lutar sempre!…
… Estamos em guerra! Certo? Certo!
O golpe ‘jurídico-midiático ainda ora em curso’ não se esgotou com o protagonismo criminoso e abjeto do rábula psicopata durante o julgamento do MENTIRÃO! Certo?! Certo!…
Portanto, quando a campanha da reeleição da presidente Dilma Rouseff, A Magnífica, apresentará ao dileto público eleitor – sedento de sangue midiático (sic) – os documentos oficiais da Petrobras que demonstram que o CORRUPTO Paulo Roberto Costa ingressou na empresa em 1978, sendo indicado politicamente pelo DEMoTucano FHC para exercer o cargo de diretor da Gas Petro?!… Portanto, provando, cabalmente, que o ‘megalarápio’ é obra e cria do PSDB/DEMo/PP!…
Quando a campanha da reeleição da presidente Dilma Rouseff, A Magnífica, informará ao dileto público eleitor – sedento de sangue midiático (sic) – que o dinheiro da *Labogen do doleiro Yousseff foi parar nas falcatruas contumazes e irrecuperáveis dos tucanos e DEMoníacos?!…
*CASO “LABOGEN” DE LAVAGEM DE DINHEIRO CAI NOS COLOS DE FHC, SERRA E ALCKMIN
*SERRA É CONVIDADO A IR À CÂMARA EXPLICAR CONTRATO COM DOLEIRO
FONTE: http://democraciapolitica.blog…
O mesmo doleiro Alberto Yousseff que participou do MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DO BRASIL, **’O Escândalo do Banestado’ do PSDB!…
**Banestado: ”maior golpe da história brasileira”
Jornal do Brasil
FONTE: http://m.jb.com.br/pais/notici…
O escândalo do Banestado
FONTE, PASME,
http://opiniao.estadao.com.br/…
#################
… A legítima pergunta que nos aflige – e que não quer calar: QUANDO?…
Ou ‘nois’ não estamos em guerra?!…
… Estamos em guerra! Certo? Certo!
O golpe ‘jurídico-midiático ainda ora em curso’ não se esgotou com o protagonismo criminoso e abjeto do rábula psicopata durante o julgamento do MENTIRÃO! Certo?! Certo!…
Portanto, quando a campanha da reeleição da presidente Dilma Rouseff, A Magnífica, apresentará ao dileto público eleitor – sedento de sangue midiático (sic) – os documentos oficiais da Petrobras que demonstram que o CORRUPTO Paulo Roberto Costa ingressou na empresa em 1978, sendo indicado politicamente pelo DEMoTucano FHC para exercer o cargo de diretor da Gas Petro?!… Portanto, provando, cabalmente, que o ‘megalarápio’ é obra e cria do PSDB/DEMo/PP!…
Quando a campanha da reeleição da presidente Dilma Rouseff, A Magnífica, informará ao dileto público eleitor – sedento de sangue midiático (sic) – que o dinheiro da *Labogen do doleiro Yousseff foi parar nas falcatruas contumazes e irrecuperáveis dos tucanos e DEMoníacos?!…
*CASO “LABOGEN” DE LAVAGEM DE DINHEIRO CAI NOS COLOS DE FHC, SERRA E ALCKMIN
*SERRA É CONVIDADO A IR À CÂMARA EXPLICAR CONTRATO COM DOLEIRO
O mesmo doleiro Alberto Yousseff que participou do MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DO BRASIL, **’O Escândalo do Banestado’ do PSDB!…
**Banestado: ”maior golpe da história brasileira”
Jornal do Brasil
O escândalo do Banestado
FONTE, PASME,
#################
… A legítima pergunta que nos aflige – e que não quer calar: QUANDO?…
Ou ‘nois’ não estamos em guerra?!…
*http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2014/05/cai-nos-colos-de-fhc-serra-e-alckmin.html
**http://m.jb.com.br/pais/noticias/2014/09/17/justica-do-parana-condena-doleiro-alberto-youssef-a-4-anos-de-prisao/
O nome de Clesio Andrade é mais sujo que pau de galinheiro. Quando ouço dizerem que o PT é corrupto dá vontade de fazer uma lista com a ficha pessoal e política completa desse Aecio e seus comparsas que só sabe dizer “isso já foi discutido, isso já foi resolvido, a candidata está batendo na mesma tecla” – só que as teclas são milhares e todas cabeludas de dar medo. A história de Aécio começa cedo aprendendo todos os truques da política suja. Criamos o monstro agora vamos soltá-lo para devorar o Brasil. Os votos dele em Minas seriam ZERO por cento mas como a mídia aqui é comandada por ele e seus correligionários alguns caem na armadilha dele. É o político do compadrismo, dos agregados, dos parentes, dos rabo preso, da licitações aconchavadas, dos desdobramentos com os prefeitos tucanos, dos mensalões, dos valeriodutos, do tucanato escravizando o povo eternamente. MUDAR PARA O QUE ERA NOS TEMPOS DO PSDB NÃO É MUDAR E VOLTAR Á ESCRAVIDÃO DO POVO. ALTERNAR O PODER DE NAUFRAGAR O BRASIL DE NOVO COM ESSE ARMÍNIO SALÁRIO DE MISÉRIA? ACORDA, BRASIL!
O ESCÂNDALO DO BANESTADO DO PSDB
***FONTE, pasme,
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-escandalo-do-banestado-imp-,1025246
O único meio de chegar ao povo que não acessa blogs e que se informa na televisão aberta é o horário eleitoral, o PT deve utiliza-lo para dizer aos cidadãos que as pesquisas não são confiáveis, incluindo, além do Sensus, o Ibope e o Datafolha. O país não pode continuar com esses picaretas tentando sabotar a democracia para prejudicar o povão. Além dos resultados furados com os quais tentaram induzir a população todos sabem que esses institutos tem lado e estão desesperados para retornar ao poder.
… É desolador, revoltante, angustiante…: num país continental, o destino do povo e da nação sendo apunhalado sordidamente em função de interesses mesquinhos, criminosos e terroristas de uma elite transnacional caquética, decrépita, IMUNDA, estúpida, beócia, alienada, aloprada, miasmática, CORRUPTA até a enésima geração, fascigolpista…
“As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias.” Eduardo Galeano – eminente escritor e pensador humanista uruguaio, autor de ‘As Veias Abertas da América Latina’, entre outros best sellers
COMPATRIOTAS, AJUDEM A DIVULGAR ESSE VIDEO QUE EXPÕE O DITADOR AÉCIO. FERNANDO, POR FAVOR. AJUDE A DIVULGAR O MESMO. AÉCIO PERSEGUINDO JORNALISTAS EM MINAS AINDA QUANDO ERA DITADOR LÁ E A RELAÇÃO DELE COM A GLOBO.
http://www.youtube.com/watch?v=BixdPe_Jqxw&feature=share
POR FAVOR, AMIGOS. ASSISTEM E VEJAM O,PERIGO QUE NOS ESPERA, SE ESSE BANDIDO FOR ELEITO.
Boa Fernando, sempre atento desmanchado as tentativas de golpes.
Vamos passar p/os outros blogs.
Nem a FSP , nem o Estado publicaram nada acerca dessa pesquisa. Logo até parte do PIG anda de barbas de molho.
Mas tem outra coisa, estes números são estatisticamente impossíveis de ocorrer, totalmente fora da razoabilidade mais elementar, fora das análises lógicas mais rasteiras.
Vamos ver o que diz o GLOBOPE , mas sinceramente, tó com a mochila nas costas , vou ficar na rua até o dia 26 e tentar convencer o maior número possível do que será um hipotético des-governo aécio.
Se perdermos, paciência, mas lhes digo, jamais o PT voltará ao poder central e seremos uma republiqueta de bananas e bundas , indigentes abjetos como os piores países do planeta. Esse será o País que os demotucanos sonharam e construirão !
Nem o Serra imaginava que seria nesse nível e ainda foi tão criticado por falar em aborto ! 2014 é um verdadeiro circo dos horrores.
Dornelles, do PP que indicou ex-diretor da Petrobras preso, indicou Aécio para a Caixa.
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) é primo de Aécio Neves (PSDB) e um dos principais líderes do PP, partido que o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, declarou em depoimento como sendo responsável por sua indicação e que acusou de receber propinas (o partido, pois o nome de parlamentares não foram citados nos depoimentos na Justiça Federal do Paraná).
Dornelles foi presidente do PP de 2007 a 2011. Hoje é presidente de honra do partido.
Em 1985 ele foi escolhido por Tancredo Neves para ser Ministro da Fazenda. Com a morte de Tancredo, o vice Sarney virou presidente, e Dornelles continuou no cargo no início do governo Sarney.
Foi Dornelles que nomeou, junto com Sarney, o recém-formado Aécio Neves para Diretor da Caixa Econômica Federal aos 25 anos.
Como o mundo das velhas oligarquias políticas é pequeno.
Dizem os mais antigos que vó Risoleta, dona de casa, acostumada a gerir a criadagem na cozinha foi elevada à categoria de integrante do Conselho de Administração de estatais, o pai do Aecim, na época era locutor esportivo de uma tv pequena aqui em BH, e recebeu a semelhante ascensão – tudo isso normalmente, e o povo batendo palmas… A Andréa irmã dele tbém é infiltrada nos esquema de se apresentar na política na qualidade de parente, na cara dura. O Brasil não é, nunca foi bobo, é só falar, derrubar a armadura global, as muralhas do poder. Aécio é a cara do retrocesso, da velha política – mudança é só no papo. Se chegar lá não Planalto não sai mesmo e contra ele não pesará nada – tem experiência de sobre nesses esquemas desde sempre.
Roberto Amaral, Presidente do PSB declara em Carta Aberta apoio a reeleição de Dilma Rousseff.
Se tivesse feito antes talvez não existisse o risco real de retrocesso democrático a que estamos submetidos. De qualquer forma, pra quem quiser ler, segue link.
https://www.pt.org.br/roberto-amaral-apoia-dilma-e-fragiliza-ala-a-direita-do-psb/
É inadmissível. Não vamos nos quedar! O Brasil não pode perder essa mulher de fibra, honesta e competente. Nunca teve parente na política, nunca compactuou com roubalheira, nunca levou vantagens, tem uma história de luta e coragem. Não será a política encardida, rançosa que vai derrubá-la. Aécio é sujo da primeira à última geração. Fora, Aécio, saia da reta TUCANÃO, MENSALEIRO, AVIADOR, ESTRATEGISTA, INIDÔNEO!
Clésio Andrade é meio que “dono oculto” do Sensus. Antigamente, através da CNT, ele era o cara que encomendava as pesquisas. Em 2010, ele estava brigado com Aécio, mas agora eles se reconciliaram.
De Morvan, Usuário Linux #433640: ************* Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já! Seja Legal; seja Livre. Use Linux.
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
“o Brasil viveu sua maior e mais escandalosa fraude até hoje.” (Do artigo “Gustavo Castañon: Houve fraude eleitoral ou na pesquisa de boca de urna?”, no Viomundo, disponível em http://www.viomundo.com.br/denuncias/gustavo.html
De Morvan, Usuário Linux #433640: ????????????? Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já! Seja Legal; seja Livre. Use Linux.
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
A COVARDIA DO AGORA COBRARÁ SEU PREÇO AMANHÃ
Preciso dizer algo, em alto e bom som, para a cúpula do PT. Estou aqui na linha de frente. Estive aqui sempre. Estou com o PT desde 1989. Na primeira eleição do Brasil democrático, votei em LULA. Como, aliás, tenho feito em todas as eleições, votado no PT e em seus aliados, por força das coligações.
Sou filiado ao PT desde 1994, muito embora não seja aquele militante que esteja sempre dentro do partido.
Dito isto, faço um alerta para a cúpula do PT.
ACORDEM. O jogo mudou!!! Vocês acham que o que a mídia está fazendo agora é jogo sujo??? BEM VINDOS AO PLANETA TERRA AMIGOS!!!
Percebam, o quanto antes, que não estamos participando de uma eleição, ESTAMOS NUMA GUERRA!!!
E ninguém, aqui, me venha a falar de flores, não é hora e nem há tempo, amigos, para sentir seu perfume e nem admirarmos sua beleza.
Estamos falando de um jogo sujo, tão sujo como jamais imaginamos que poderíamos ver, em PLENO ESTADO DE DIREITO. Mas ele está aí. Os canhões APONTADOS PARA A NOSSA PRESIDENTA, vide as fotos do CORREIO BRASILIENSE no sete de setembro.
Nós, que estamos aqui, no FRONT DESTA GUERRA, de peito aberto, buscando fazer a diferença diante do PODER OPRESSOR, não agüentamos mais ver a FALTA DE FIBRA DE VOCÊS NA CÚPULA DO PT!!!
Há alguns dias, fiz um texto e enviei aos FACEBOOCKS do PT em diversos locais e coloquei nos diversos blogs democráticos brasileiros. Sob o título de, “A HORA DA VERDADE, OU: DE QUE VOCÊS SÃO FEITOS? Carta Aberta ao PT”, nele, sou muito claro, ou o PT parte para colocar a mídia no lugar dela ou vira história, acaba. Ou mostra que ela não tem credibilidade alguma, ou iremos nos arrepender amargamente.
Isto é guerra. Não podemos aqui ficarmos a brincar. As pessoas não assistirão aos programas eleitorais de um e de outro para fazer suas escolhas, não percebem? Abram os olhos o quanto antes porque ficar de frufruzinho agora não tem o menor cabimento…
É CLARO QUE ELES PARTIRAM PARA O GOLPE!!! E você LULA, vai denunciar a quem??? À corte interamericana??? À Carta Capital? Ao PAPA???
Chegou a hora de mostrar do que vocês são feitos.
Sabe qual o efeito desta campanha bonitinha de vocês na televisão??? ZERO!!! ZERO!!! Senhores(as) acordem!!! O Brasil precisa que vocês enxerguem, o quanto antes, que o momento é outro, e esta campanha não está adequada ao momento pelo qual passamos. Não se trata mais de debates, apenas, sobre o melhor programa.
”Governo Novo, Idéias Novas”??? Façam me rir.
Vocês acreditam mesmo que vão para algum lugar com isso??? Denúncias contra Aécio? De um aeroporto que ele construiu com dinheiro público no quintal dele? E se os 14 milhões do tal do aeroporto estivessem na carteira dele??? Que diferença faria???
Nós, militantes do PT, não temos sangue de barata. Estamos aqui na linha de frente e escutamos o que as pessoas dizem. Escrevo de uma cidade do Nordeste do Brasil chamada de Itarantim, no Sul da Bahia. Aqui o PT elegeu o Governador do PT, o Rui Costa, em primeiro turno, com 52% dos votos. E, mesmo aqui, lhes afirmo senhores(as), o ar está difícil de respirar devido ao massacre que o “CONTROLE REMOTO” não foi capaz de impedir, desde que o Lula assumiu o primeiro mandato, e, principalmente, e com mais intensidade, quando a Dilma assumiu.
Senhores e senhoras da cúpula do PT, ou vocês partem para o ataque, dando nomes aos bois, ou esqueçam, “NÃO VERÁS PAÍS NENHUM”. Em minha carta dizia:
“Neste tempo, nada se fez para politizar o país. Tem que ser feito agora, e já!!! Existe uma forma bem fácil de se reverter esta história, e é preciso que o PT encare de frente, e, de forma didática, REVELE COMO SE CONSTRÓI A NOTÍCIA NO BRASIL.
Sem medo de dar nomes aos bois, é preciso que se diga, nos primeiros cinco minutos de propaganda eleitoral, que a GLOBO apoiou a ditadura, que a GLOBO foi a promotora do escândalo do PROCONSULT, que a GLOBO escondeu do cidadão brasileiro as DIRETAS JÁ, anunciando-a como se fosse parte das comemorações do aniversário de São Paulo, é preciso que se recorde que GLOBO E VEJA, e demais veículos de comunicação apoiaram o COLLOR e foram eles os responsáveis pelo que aconteceu depois. Eles SONEGAM, a informação correta e os tributos, e prejudicam, com isso, o cidadão brasileiro.
Como se pode dar credibilidade a veículos assim??? Aquele “jornalista” que costuma dizer que “o PT é um partido igualzinho aos outros” tem que ser desmascarado, coloque-se ele ao ser pego com o vazamento a tripudiar dos bravos garis. Pergunte-se, de forma direta, se o cidadão concorda com ele, se o cidadão acredita que uma pessoa que pensa desta forma merece, realmente, alguma credibilidade.
Deveria-se questionar por que este cidadão não está na cadeia?
Faça-se uma visita ao FACEBOOCK da cidadã Raquel Sheherazade, mostre-se o que ela publica lá, será que uma jornalista que publica todas aquelas asneiras pode ter alguma credibilidade??? Em países, verdadeiramente democráticos todas aquelas acusações e difamações seriam tratados da mesma maneira que no Brasil? Por que não se questiona o porquê da Justiça brasileira nada fazer?
Ou o PT vai para jugular e, sem raiva, sem rancor, mostra-se como o partido que tem compromissos com a democracia para o país e uma democracia que busca a inclusão e que isto significa a oportunidade de cada um de nós em dizer o que pensa, e que podemos participar, e ajudar, o nosso país nos rumos que este tem que tomar, ou de nada adiantou chegarmos até aqui.”
Queremos ver ação!!! A denúncia, didática e objetiva, dos procedimentos nefastos e criminosos da mídia, terá, por si, cinco frentes a favor do PT e da DILMA e poderá reverter o jogo a nosso favor:
1. A mídia terá que se defender e perderá preciosos minutos em que ela estaria atacando o PT, para se defender;
2. O Aécio será reconhecido, inexoravelmente e irremediavelmente, como o candidato dos poderosos, e a DILMA das pessoas mais humildes;
3. Toda e qualquer denúncia, contra o PT, será olhada com muita desconfiança pela população, que olhará o PT com mais simpatia;
4. Irá dar um ânimo de leão para a militância, que não se sentirá mais abandonada no campo de batalha;
5. Não precisaremos mentir, estaremos com a verdade, e nada é mais poderoso que estar com a verdade.
Fábio Murilo Gil Brito
Cidadão Brasileiro
Itarantim, Bahia
11/10/2014
Taqueu! Eu gostei disso!
Ana
Pesquisa Sensus é a que mais erra, na verdade este índice deve estar 54% pro Aécio e 46% pra Dilma. Mas não é impossível a Dilma não ter acrescentado nenhum voto lembrando que em 2006 o Alckimin teve menos votos no 2 turno do que no 1.
Sr.Fernando.Importante matéria e bom seria,que muitos a lessem.Quero agregar às suas preocupações com relação particularmente com respeito a três aspectos abordados nela.Em primeiro lugar,às pesquisas e seus institutos e métodos,que acho interessante a sugestão.Em segundo,ao fato de que eu e o senhor,não temos como saber quem ganhara as eleições,pois não somos adivinhos,mas no meu caso,eu vou ACATAR as decisões dos eleitores,se majoritariamente derem a vitória,pra o candidato da DIREITA,mas respeita-los,jamais.Nesses casos,penso como se fora uma decisão judicial injusta,que ACATAMOS,mas não a respeitamos jamais,como exemplo,inúmeras decisões dessa gente,que assistimos diuturnamente,ACATAMOS,muitas vezes por impotentes,mas respeita-las,jamais.Em terceiro lugar,uma das coisas mais importantes no BRASIL e penso que quase todo o mundo precisa,diz respeito a ATIVIDADE JORNALÍSTICA,Esta atividade que dispões de modos e métodos para ligar às pessoas aos fatos e acontecimentos,verdadeiros intermediários entre o desconhecido por todos e condensados no que se chama,notícia,para serem distribuidos como informação para todos,deveriam ser pessoas cujos interesses não estivessem aos serviçoes das MINORIAS,a classe dos ricos,e sim às maiorias constituidadas pelas massas ignaras e pobres de todo o mundo.O que eu chamo,de VERGONHA NA CARA e que infortunadamente não consigo ver,senão em muitos pucos na ATIVIDADE JORNALÍSTICA.
Eu adorei o seu texto, mas eu só não concordo com uma coisa: nós não estamos vivendo em uma democracia.
Ana
****
De Morvan, Usuário Linux #433640: ************* Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já! Seja Legal; seja Livre. Use Linux.
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D