Publicada com pouco destaque, a informação de que a anglo-holandesa Shell pretende comprar a inglesa BG é uma demonstração de como o Brasil atrai o interesse das grandes petroleiras e do terremoto provocado pela queda dos preços do petróleo.
A BG sentiu no fígado a queda do preço do petróleo: suas ações caíram quase 50% de julho de 2014 para cá, a empresa anunciou uma redução de US$ 9 bilhões em seus ativos e a demissão de 10% de seus trabalhadores.
Aqui, a gente subestima o impacto da queda de 50% do preço do petróleo no comportamento de mercado das ações da Petrobras, atrbuindo-os aos malfeitos da turma do Costa, ou então usa esta queda para dizer que “ah, aquele pré-sal não vale mais nada, vamos entregar…”
A Shell, que é “bobinha”, não acredita nisso e ofereceu um acordo de R$ 218 bilhões (é isso mesmo) para incorporar a antiga estatal inglesa, privatizada por Margareth Tatcher.
E nós com isso?
Simples: embora não apareça assim nos boletins da ANP, a BG é a empresa estrangeira com maior participação na nossa produção de petróleo e gás: 100 mil barris diários.
Não por resultados diretos – ela só é operadora em campos ainda em prospecção em Barreirinhas, no Maranhão(parte deles, aliás, postos à venda) – mas porque tem grande participação, como sócia minoritária, nos campos do pré-sal.
Tem 25% de Lula e 30% dos maiores entre os que já entraram em operação e mais 25% nos de Iara, Iracema e Lapa (neste 30%), que começam a produzir ao longo dos próximos três anos.
O Brasil já representa quase 20% da produção da BG e a própria empresa projeta que serão 50% em 2020. Nem é preciso dizer que a participação nos campos brasileiros é um dos maiores ativos da BG.
Com isso, a “bobinha” da Shell, que já havia comprado 20% de participação em Libra, se consolida como maior presença estrangeira nos campos em exploração e nos em prospecção do Brasil, mais que dobrando, de uma só tacada, sua participação no pré-sal
Que, é claro, são uma bobagem que não vale nada, um “sacrifício” do qual gente boa como o Senador José Serra vem tentando livrar a Petrobras.
16 respostas
E um vigário como esse,ainda é senador!
Graças à uma parcela do povo Paulista politizado.
Brito, só uma pequena correção no seu, como sempre, afiado post: Barreirinhas fica no Maranhão, na região dos Lençois Maranhenses.
Barreiras é que fica na Bahia.
Corrigido, saiu Bahia por causa de Barreiras, Bahia, onde a riqueza é soja, não petróleo
Parem de escrever ironias. Coxinhas de São Paulo não entendem isso tudo. Pregar para convertidos.Usem linguagem sindical, de peão.
Uai, as ações da BG cairam 50% ? Foi o PT, a Dilma quem derrubou também ??? Coxinhas abestados que querem entregar a Petrobrás e o pré-sal pros gringos (e embolsar uma bolada no HSBC) …
Perfeito o post !! Nao veremos analise por esse angulo e lugar algum da nossa midia.
Olhando o site da BG vemos quais sao os dois grandes projetos:
– Australia
– E ??? Pre sal !!!!
http://www.bg-group.com/25/about-us/our-history/
Deborah: um dos artigos anteriores de Fernando aqui no blog dizia claramente que os 3.5 bi USD emprestados pelo banco chines a Petrobra´s cobriria uns
30% das necessidades de capital para investimento neste ano. Isso nao bate com tua conta de 20 bi. Como ficamos? Tambem nao entendo o “imagina” se os chineses fazem isso em dezenas de lugares do mundo quando se trata de garantir fornecimento futuro de commodities. Depois, a propria elevaçao do valor das açoes no mercado local e no de NY chama capital e o capta mais facil.
Augusto; Parece que tem gente que posta aqui na base do chutômetro sem ter base e conhecimento algum sobre o que esta falando, e fica dando pitaco sobre o que não sabe,ela não deve nem saber que o Brasil sócio dos Brics, alias nem deve saber que existe Brics.
Isto significa o que? que os ingleses estão mal das pernas? ou só estão se associando aos holandeses porque sabem que o brasil é o petróleo no brasil o pre-sal e um maravilhoso investimento, contrariando tudo que o pig partido da imprensa golpista tem pregado nos últimos tempos,junto com esta oposição serviçal e entreguista.
Ora está claro que executivos comunistas bolivarianos infiltrados na Shell estão por trás desse falcatrua de comprar qualquer cousa que seja vindo da Petrossauro!
Qualquer pessoa em sã consciencia, como nosso amado Cerra, jamais investiria um tostão furado naquela que é a pior das empresas brasileiras de todos os tempos!
Todos sabemos que não existe pressal! Se existir, não pode ser explorado! Se puder ser explorado, tem que ser da Chevron ou da BP (qualquer una serve, desde que não seja a Petrobrás, lugar donde nasceu toda a corrupção do Brasil, em 2003!
Mas o Zé Bolinha não desiste!
Ainda bem que nem todos são coxinhas no mundo. Olha o que o presidente da Shell disse, eles são tão bobinhos e não entende desse negocio chamado petroleo:
“O país mais excitante do mundo”
Além disso, o executivo-chefe da Shell, Ben van Beurden, afirmou o que o Brasil representa para a indústria do petróleo no mundo. “Já operamos no Brasil e estamos felizes, mas queremos ter mais. Uma parte significativa do negócio é ter uma presença mais forte em águas profundas”, disse ele. “Temos de olhar para o Brasil pelo potencial que existe. No momento, essa é talvez a área do mundo mais excitante para a indústria atualmente. Há um potencial incrível”, afirmou. “A Shell estava insuficientemente exposta à essa oportunidade. Já operamos no Brasil e estamos felizmente, mas queremos ter mais”.
Na coletiva, um dos analistas questionou Beurden sobre os riscos de sofrer respingos da crise na Petrobras. Eis sua resposta” “Estamos há muitos anos no Brasil, há mais de 100 anos. Trabalhamos há muito tempo com a Petrobras e temos muito boa experiência no campo de Libra. A BG também tem boa experiência e tudo é positivo”, disse. “A Petrobras é uma empresa forte e queremos estar ao lado dessa grande empresa”, disse o principal executivo da Shell.
Fernando, envio uma pequena contribuição corroborando o que eu já havia comentado ontem no post sobre a Petrobras.
Já que não se veicula no Brasil, segue parte da entrevista dada pelo CEO da Shell onde ele comenta os ativos que ele cobiça com a aquisição da BG: http://video.cnbc.com/gallery/?video=3000369287&play=1
Destaco algumas frases que falam por si:
“By and large, if you want to be a highly profitable, top, leading company in the deepwater, you have to have more exposure to Brazil”
“Petrobras is fundamentally a very, very competent company. It will come through this as a much stronger company”
“We have worked alongside Petrobras already, as has BG, and we will be the premier IOC working alongside Petrobras in an incredibly exciting upstream province. So therefore, I’m very, very confident that this will be a very important part of the portfolio going forward”
Como se vê, o Ben seria um verdadeiro néscio holandês aos olhos de alguns brasileiros…
http://www.ft.com/cms/s/0/dd3f1b4c-ddd0-11e4-8d14-00144feab7de.html#slide0
Esta ai para quem quiser ver. Na entrevista contida na materia e na propria e dito com todas as letras que o movimento da Shell tem um foco especifico no Brasil.
Num cenario em que o barril se desvalorizou uma fusão desse porte não ocorre de bobeira ?
E nossa midia ? Não diz nada sobre isso. Como é sabido pre sal para eles não tem valor. E ainda tem nobre senador propondo saída da Perobras do pre sal. Será que ninguem se interessa mesmo pelo Pre Sal.
Pensando na midia e nas ideias enteguistas quanto a esse assunto lembrei-me do Cazuza: Sua ideias não corresponde aos fatos. O tempo não para …
Serra abrindo o caminho!
Aos bobões de plantão. A Petrobras foi a única empresa de petróleo do mudo que cresceu em 2014, entre as SA, Hoje e a maior empresa do mundo em exploração de Petróleo. Fico rindo com a mediocridade deste traidores da pátria. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tem mais o fluxo de caixa da Petrobras não está no vermelho. Não é deste vez que Ela vai cair.