Silêncio sobre bomba da Istoé desmascara cartel da mídia

A eclosão do escândalo de corrupção em metrô e trens urbanos em gestões tucanas e democratas de São Paulo e Distrito Federal serviu, entre outras coisas, para desmascarar o falso moralismo da nossa grande imprensa. Não vimos até agora nenhum editorial furibundo cobrando ética e apuração rigorosa.

Mas a pior lição que tiramos de tudo isso acabamos de ver neste final de semana. Não são apenas empresas de transporte urbano que fazem cartel para fraudar a população, cumpliciadas ao governo. As empresas de mídia formam um cartel ainda mais nocivo ao bem público, porque mais dissimulado, além de afetar virtualmente todas as esferas da nossa vida social.

O poder da mídia deriva justamente dessa formação de cartel, cuja cabeça é a Rede Globo. Se a Veja publica uma denúncia qualquer sem fundamento, a notícia é repercutida em todos os jornalões e chega ao Jornal Nacional. Mas se outra revista, de fora do cartel, publica uma denúncia fundamentada em documentos oficiais, o cartel se sente no direito de silenciá-la, abafá-la, simplesmente não tocando no assunto. Claro, isso acontece sobretudo se a denúncia fere os interesses do cartel.

É o que acaba de acontecer. A Istoé publicou neste final de semana uma reportagem amplamente fundamentada em documentos, mostrando que o esquema de corrupção do governo tucano possuía uma conta no exterior. Deu o número da conta, o nome da conta, informou as pessoas que a operavam, asseverou que os documentos foram fornecidos por autoridades suíças e estão já em poder do Ministério da Justiça.

Silêncio sepulcral.

Ninguém fala nada.

Os colunistas ainda estão preocupados com os “médicos cubanos”.

A mesma coisa acontece com o escândalo fiscal da Globo. Sshhhhhh! Silêncio! Toda a conversa sobre imprensa “independente” foi pro ralo. Os jornalistas tem “independência” para falar mal de Lula, que tem um apartamento em São Bernardo do Campo. Não para falar de FHC, que tem apartamento em Paris. Nem da família Marinho, que tem milhares de imóveis e 52 bilhões de reais no bolso.

Este silêncio é outro escândalo de corrupção. O cartel da corrupção também está na mídia.

O governo do PSDB paga por este silêncio. Ontem informarmos aqui que o governo Alckmin acaba de liberar R$ 4 milhões em assinaturas da Veja, Folha e Estadão para os jovens paulistanos da escola pública. Com este mesmo dinheiro, poderia distribuir milhares de tablets para os jovens acessarem livremente a internet. Mas o governo prefere mantê-los no cabresto da informação direcionada. Ele não tem controle sobre a internet, mas tem sobre a Veja, que só publica matérias favoráveis a seu governo.

Mas tem um problema. O silêncio da mídia se torna cada vez mais ensurdecedor. Com a internet, a farsa está ruindo. Essa é a razão do ódio cada vez maior que a direita tem dos blogs. Estamos acabando com a festinha deles.

Fernando Brito:

View Comments (51)

  • MUITO BOM ESTE TEXTO DESTE GRANDE JORNALISTA,FALOU A PURA VERDADE, CADE A REVISTA DA OIA, DO GROUBO.

  • Vamos continuar lutando. A grande velha mídia não prosperará! A direita jamais poderá voltar ao poder. Vamos lutar com todo esforço para democratizar e regular a mídia, através de um projeto de lei de inciativa popular. Parabéns pelo texto ! Viva a liberdade de informação !

  • Mande os melhores cozinheiros do Brasil, para as regiões onde o povo passa mais fome e não envie comida para eles cozinharem.

  • Mande os melhores cozinheiros do Brasil, para as regiões onde o povo passa mais fome e não envie comida para eles cozinharem.

  • Mande os melhores cozinheiros do Brasil, para as regiões onde o povo passa mais fome e não envie comida para eles cozinharem.

  • A informação como coisa da verdade dói! que bom que a imprensa caminha novos rumos...via blogs

  • Aliás ... e o apartamento em Paris , o que se sabe sobre ele ?

  • Caros, não é nada disso, ele entrou no Casa Minha Vida ou no Mais m2. Deixem de implicar com os impolutos tucanos.

  • Mande os melhores cozinheiros do Brasil, para as regiões onde o povo passa mais fome e não envie comida para eles cozinharem.

  • PARABÉNS , A CORAGEM E INICIATIVA DESTES PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE. SINTAM-SE EM CASA.