Silêncio sobre bomba da Istoé desmascara cartel da mídia

A eclosão do escândalo de corrupção em metrô e trens urbanos em gestões tucanas e democratas de São Paulo e Distrito Federal serviu, entre outras coisas, para desmascarar o falso moralismo da nossa grande imprensa. Não vimos até agora nenhum editorial furibundo cobrando ética e apuração rigorosa.

Mas a pior lição que tiramos de tudo isso acabamos de ver neste final de semana. Não são apenas empresas de transporte urbano que fazem cartel para fraudar a população, cumpliciadas ao governo. As empresas de mídia formam um cartel ainda mais nocivo ao bem público, porque mais dissimulado, além de afetar virtualmente todas as esferas da nossa vida social.

O poder da mídia deriva justamente dessa formação de cartel, cuja cabeça é a Rede Globo. Se a Veja publica uma denúncia qualquer sem fundamento, a notícia é repercutida em todos os jornalões e chega ao Jornal Nacional. Mas se outra revista, de fora do cartel, publica uma denúncia fundamentada em documentos oficiais, o cartel se sente no direito de silenciá-la, abafá-la, simplesmente não tocando no assunto. Claro, isso acontece sobretudo se a denúncia fere os interesses do cartel.

É o que acaba de acontecer. A Istoé publicou neste final de semana uma reportagem amplamente fundamentada em documentos, mostrando que o esquema de corrupção do governo tucano possuía uma conta no exterior. Deu o número da conta, o nome da conta, informou as pessoas que a operavam, asseverou que os documentos foram fornecidos por autoridades suíças e estão já em poder do Ministério da Justiça.

Silêncio sepulcral.

Ninguém fala nada.

Os colunistas ainda estão preocupados com os “médicos cubanos”.

A mesma coisa acontece com o escândalo fiscal da Globo. Sshhhhhh! Silêncio! Toda a conversa sobre imprensa “independente” foi pro ralo. Os jornalistas tem “independência” para falar mal de Lula, que tem um apartamento em São Bernardo do Campo. Não para falar de FHC, que tem apartamento em Paris. Nem da família Marinho, que tem milhares de imóveis e 52 bilhões de reais no bolso.

Este silêncio é outro escândalo de corrupção. O cartel da corrupção também está na mídia.

O governo do PSDB paga por este silêncio. Ontem informarmos aqui que o governo Alckmin acaba de liberar R$ 4 milhões em assinaturas da Veja, Folha e Estadão para os jovens paulistanos da escola pública. Com este mesmo dinheiro, poderia distribuir milhares de tablets para os jovens acessarem livremente a internet. Mas o governo prefere mantê-los no cabresto da informação direcionada. Ele não tem controle sobre a internet, mas tem sobre a Veja, que só publica matérias favoráveis a seu governo.

Mas tem um problema. O silêncio da mídia se torna cada vez mais ensurdecedor. Com a internet, a farsa está ruindo. Essa é a razão do ódio cada vez maior que a direita tem dos blogs. Estamos acabando com a festinha deles.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

56 respostas

  1. Vamos continuar lutando. A grande velha mídia não prosperará! A direita jamais poderá voltar ao poder. Vamos lutar com todo esforço para democratizar e regular a mídia, através de um projeto de lei de inciativa popular. Parabéns pelo texto ! Viva a liberdade de informação !

  2. Tem vezes que um simples enfermeiro seria suficiente. Não todos mais a grande maioria dos médicos se acham deuses, pouco conversam com seus pacientes, principalmente se a consulta não for particular. Tenho absoluta certeza que os médicos brasileiros não querem concorrência, o que querem e escolher os pacientes que tem dinheiro, pois é um absurdo voce doente ter de esperar meses por uma consulta. Que venham os estrangeiros, uma das poucas coisas que o atual governo acertou

  3. Tem vezes que um simples enfermeiro seria suficiente. Não todos mais a grande maioria dos médicos se acham deuses, pouco conversam com seus pacientes, principalmente se a consulta não for particular. Tenho absoluta certeza que os médicos brasileiros não querem concorrência, o que querem e escolher os pacientes que tem dinheiro, pois é um absurdo voce doente ter de esperar meses por uma consulta. Que venham os estrangeiros, uma das poucas coisas que o atual governo acertou

  4. Tem vezes que um simples enfermeiro seria suficiente. Não todos mais a grande maioria dos médicos se acham deuses, pouco conversam com seus pacientes, principalmente se a consulta não for particular. Tenho absoluta certeza que os médicos brasileiros não querem concorrência, o que querem e escolher os pacientes que tem dinheiro, pois é um absurdo voce doente ter de esperar meses por uma consulta. Que venham os estrangeiros, uma das poucas coisas que o atual governo acertou

  5. Tem vezes que um simples enfermeiro seria suficiente. Não todos mais a grande maioria dos médicos se acham deuses, pouco conversam com seus pacientes, principalmente se a consulta não for particular. Tenho absoluta certeza que os médicos brasileiros não querem concorrência, o que querem e escolher os pacientes que tem dinheiro, pois é um absurdo voce doente ter de esperar meses por uma consulta. Que venham os estrangeiros, uma das poucas coisas que o atual governo acertou

  6. Tem vezes que um simples enfermeiro seria suficiente. Não todos mais a grande maioria dos médicos se acham deuses, pouco conversam com seus pacientes, principalmente se a consulta não for particular. Tenho absoluta certeza que os médicos brasileiros não querem concorrência, o que querem e escolher os pacientes que tem dinheiro, pois é um absurdo voce doente ter de esperar meses por uma consulta. Que venham os estrangeiros, uma das poucas coisas que o atual governo acertou

  7. Aceitar que uns sejam escolhidos para pagar, enquanto outros são liberados para roubar impunemente é corroborar com a iniquidade de nossa Justiça que enche as cadeias de ladrões de galinha enquanto os ladrões de bilhões continuam soltos delinquindo. Zé Dirceu, Genoíno e demais petistas estão sendo punidos porque ousaram sentar na cadeira principal da CASAGRANDE, que por destino era dos bem nascidos brancos de sangue nobre.

    1. Leonel Brizola como sempre tinha razão. Pensem no Brizola vivo com o poder da internet. Não sobraria pedra sobre pedra do PiG.

  8. Perdem audiência
    encalham revistas e jornais
    Demitem funcionários(jornalistas)

    E continuam omitindo informações

  9. Ouvimos algum ex-presidente norte americano fazer comentários do governo Obama?
    E Sarkozy, opina sobre o governo de François Hollande?
    Tony Blair ou Gordon Brown falam do governo de David Cameron?
    Então FHC, por que não te calas?

  10. Ainda bem que temos a internet para fazer um contraponto inteligente ao lixo que vem da carcomídia. Excelente artigo, demolindo as bobagens que esse senhor escreve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *