Singer: a direita radicalizou e bloqueou as saídas

Ótima análise de André Singer, na Folha,diz que o processo de radicalização política do Brasil – uma obra da mídia e do Judiciário, sobretudo – bloqueou o caminho de conciliações e pactos políticos (que Lula representou e, com parco sucesso, Ciro Gomes tenta reeditar) e nos levou a uma situação em que as eleições parecem mais ser uma porta de entrada para a “crise permanente” que uma saída para os impasses colocados ao país.

Vale muito a leitura.

Direita optou por radicalizar

André Singer , na Folha

Em menos de cinco meses, as expectativas econômicas sofreram uma séria reversão. Conforme noticiou a Folha na última quinta (5), “em março, a alta esperada para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2018 encostava em 3%, com alguns economistas prevendo algo acima disso”. Agora as projeções caíram para cerca de um terço daquele montante.

Em outras palavras, o Plano Meirelles deu errado e a ponte para o futuro nos levou ao passado de estagnação dos anos 1980 e 1990. Compreende-se, assim, que o ex-ministro da Fazenda amargue 1% das intenções de voto e Lula continue com mais de 30% nas pesquisas, apesar de preso. 

Da metade da pirâmide para baixo, o eleitorado quer, sobretudo, voltar ao período em que havia emprego e renda.

O problema está em como reconstruir as condições para tal retomada. O processo do impeachment, iniciado em 2015 e concluído em 2016, abalou as bases do pacto que permitiu o “milagre” lulista de reduzir a pobreza sem confronto político. Na sequência, a conjuntura foi transformada por importantes mudanças locais e mundiais. 

Na esteira do golpe parlamentar, e sem a legitimação de um pleito presidencial, houve bloqueio dos gastos públicos, retirada de direitos trabalhistas e abertura do pré-sal para empresas estrangeiras. No plano externo, a ascensão de Donald Trump significou o acirramento dos conflitos globais. 

As vaias a Ciro Gomes (PDT) e os aplausos a Jair Bolsonaro (PSL) na CNI (Confederação Nacional da Indústria), quarta (4) passada, expressam bem o ambiente polarizado do qual não conseguimos escapar. 

Os apupos vieram quando o candidato do PDT —longe de ser um radical, ainda que intempestivo— apenas afirmou que reabriria o debate sobre as mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O postulante do PSL, por sua vez, foi ovacionado quando disse que iria colocar “generais nos ministérios”.

Bolsonaro reiterou que não entende de economia, delegando ao economista ultraliberal Paulo Guedes a formulação dos planos para a área. Mas se propõe a garantir a ordem, por meio de presença militar, para que o capital possa reinar inconteste. “Os senhores são os nossos patrões”, declarou o deputado na CNI.

Como disse um amigo, a direita está venezuelizando o país. Joga fora a Constituição de 1988 que, bem ou mal, garantiu a fase mais completamente democrática que o Brasil teve. Se forem bem-sucedidos, a instabilidade prosseguirá. Diante de tal ofensiva, fica difícil conciliar. 

Fernando Brito:

View Comments (60)

  • Bolsonaro deixa bem claro a quem quer servir, e não são as Forças Armadas. Essas serão apenas utilizadas para garantir o bom ambiente dos verdadeiros patrões de Bolsonaro, o grande Capital

  • Que tristeza! Caminhamos para bolsonaro presidente. Triste fim do Brasil. Nós, o povo, não merecemos isso.

  • Colocaram o maior conciliador contemporâneo, Luís Inácio Lula da Silva, atrás das grades. Querem achar um caminho agora como?! Todos HIPÓCRITAS!

    Do dicionário Aurélio. Conciliar:

    1 - Pôr de acordo ou chegar a acordo com.
    2 - Pôr ou ficar em paz.
    3 - Combinar ou combinarem-se elementos aparentemente divergentes, contrários ou incompatíveis.
    4 - Alcançar, atrair, granjear.
    5 - Conciliar o sono: Ver sono.
    6 - Relativo a concílio.
    7 - Que faz parte de um concílio.

    • Foram o republicanismo e a conciliação padrão Lula que nos trouxeram os infortúnios atuais, com Temer de vice, quando Lula tinha 87% de otimo/bom e poderia escolher quem quisesse, e as escolhas para o stf. Chega, hora de evoluir, hora de Ciro presidente!

        • Com todas as forças que zelam pela democracia, que não dividam o país. A hora é grave e requer maturidade para fazer a escolha entre o atraso representado por Bolsonaro e a possibilidade de continuar evoluindo. E Ciro me parece o nome mais viável eleitoralmente, entre aqueles que se apresentam como evolução. Há inteligência e bom senso em todos os partidos e o passado dele mostra que ele é capaz de reunir forças e inteligência sem envolver-se com as práticas do clientelismo ou do patrimonialismo, que comprometeram os governos do pt e do psdb. Suas gestões como prefeito e como governador, sem máculas, mostram isso.

          • Cinco Gomes, foi, é, e sabe-se la se continuara, direita pelo centro. A nossa democracia por fio, esta presa na masmorra de Curitiba. O túnel esta afunilando e ficando sem saida.

          • mEU VOTO PARA PRESIDENTE SERÁ 13 INDEPENDENTEMENTE DE QUEM ESTARÁ LÁ. Ciro? Nem passa perto da competência de Lula. Lula 2018 já

          • Tem um probleminha ai, caro João: Ciro parece mais afeito ao psdb que ao PT. Complicado, não?

          • Acredito na palavra empenhada por ele quanto às prioridades de sua gestão, que estão em http://www.portalcirogomes.com.br e também em inúmeros vídeos no YouTube. Pelas pesquisas, o partido com mais representantes na Câmara terá 15% de 513 deputados. Nesse cenário, qualquer presidente eleito terá que dialogar para aprovar matérias. Entendo ser importante ouvir e somar para evoluir do estágio degradante em que estamos, na política, na economia, na educação, na saúde, cultura, em todas as áreas, enfim. O DEM tem como objetivo o equilíbrio fiscal, que é compromisso de primeira hora de Ciro. O sectarismo piorou o Brasil, por isso é necessário reunir as forças políticas em torno das convergências e disputar no voto o que não for consenso. A experiência de Ciro como prefeito, governador e ministro me levaram a crer que ele conseguirá.

          • Acesse http://www.portalcirogomes.com.br e assista/ouça os compromissos de Ciro é diga-me se são como os do psdb.
            O programa de governo, que tem que ser entregue junto com pedido de registro da candidatura, detalhará esses compromissos. O principal deles é com o equilibrio fiscal, que Ciro praticou na prefeitura de Fortaleza e no governo do estado do Ceará. De ambos, assim como nos mandatos de deputado estadual e federal, Ciro saiu sem qualquer acusação de malversação de recursos públicos, o que é obrigação, mas é raro em agentes políticos brasileiros.

      • Numa disputa entre Ciro e Bolsonaro, anularei meu voto!...

      • João tú reclama do TEMER de vice, mas tá te esquecendo do pedido de desculpa do CIRO aos golpistas do DEM. Se ele sinaliza isso hoje, imagina quando ele fechar a chapa...

  • venezuelizando o brasil eu quero isso tb, mas pela esquerda!!!!

  • Una-se a esquerda, seja em torno do Ciro, seja em torno do indicado pelo Lula e derrota-se fácil o Bolnossauro e eventuais marinismos. Esquerda desunida dá nisso.

  • Tudo isso tem um único responsável: stf.
    Começou com o grotesco mensalão, depois o golpe contra a honesta Dilma, permitiu tudo ao governo desonesto do temer, e agora, mesmo sendo tachado de IMORAL, segundo a abalizada voz de Caudio Lembo e agir ilegalmente, ILEGALMENTE, pelo marco aurélio, mantendo e garantindo a infame prisão do maior dos brasileiros LULA, continua a trazer desgraças ao país.
    Destruição da lei trabalhista, doação da petrobras a estrangeiros, venda da embraer e da eletrobras a preço de banana, tudo é permitido ao desonesto governo temer, tudo.
    Mas o stf ainda vai fazer o muito pior, vai definir que os seus onze votos, 6 x 5 na verdade, se sobrepõem ao de 60 milhões de brasileiros que querem votar no LULA. Cassa o voto de 60 milhões e os troca pelos seus 6. Será um desastre estratosférico para a democracia e a lei no Brasil. Destroi tudo que se fez pela democracia no país.
    Este desastre planetário está para acontecer.

    • Lula e Dilma indicaram 7 dos 11 atuais ministros do stf.
      A hora e a vez são de Ciro, que vai deixar no passado a disputa permanente pt/psdb.
      Ciro não fará republicanismo nem conciliação, reunirá o país em torno de um projeto de nação.

      • União sem conciliação? Kkkkk... Escolhe logo se você concorda ou discorda da política de alianças, afinal teu candidato tá indo por esse caminho. Que fala mais contraditória hein.

        • Não é contraditória. Lula representou a evolução à política do psdb. Estaremos, dentro de menos de 90 dias, diante da escolha entre Bolsonaro ou outra força política que esteja mais bem preparada que ele. Eu entendo que Ciro é esse nome, se você entende diferente, respeito sua opinião.

          • Se a disputa for no final, qualquer candidato (exceto Lula) contra Bolsonaro, prefiro anular meu voto!...

          • Lula fez o possível num CN preconceituoso, facista, em que SEMPRE teve a minoria. Eleito por nós! Reclamam das alianças costuradas pelo PT mas não fazemos um mea culpa. A falta de maioria impunha alianças, habilmente negociadas. No México o novo governo inicia com maioria. Nunca, por preconceito, medo, racismo, demos tal dimensão ao governo LULA.

          • Lula nunca pregou o voto em candidatos do PT, optou pelas coligações com pmdb, pp, pr, ptb, prb e outros. Foi importante para vencer as eleições e fazer o belo trabalho que vimos, mas foi também a desgraça dele é de todos nós. Se ele puder ser candidato, creio que terá postura diferente, priorizando a eleição de pelo menos 1/3 da Câmara, o que garante governabilidade, sem ter que entregar cargos e verbas para adversários.
            Se ele não for candidato, creio que Ciro seja o único com envergadura política para fazer frente ao que vem por aí.

          • O João, importante lembrar que o Ciro esta no PDT. Não se iluda, que ele este partido numa eventual eleição do Ciro tenha maioria. Outro detalhe, você diz que o Lula não chamou voto no PT nas eleições.Meu caro, como você explica o PT ter a maior bancada??

          • Não, amigo. É o que o pt tem. E não conseguiu impedir nada que os golpistas aprovaram.

          • Petista detesta fato. O PT tem apenas 10% na Câmara, por isso veio impeachment, por isso está assistindo o patrimônio público ser doado a multinacionais, por isso está vendo Lula na cadeia. E é só isso que vocês, assistem e reclamam, posando de vítimas. Vocês são incompetentes e dissimulados.

          • João, por falar em patrimônio público doado as multinacionais, você poderia informar o que o CIRO falou sobre a venda da Embraer?...

          • Que o republicanismo do PT levou Temer ao poder, agora ficam de mimimi, posando de vítimas.

          • Entendi,João. O Ciro, já não fala nada mais nada sobre isso, pois teve adaptar o discurso (calar a boca) para garantir a aliança com o DEM... Que , aliás tá junto o TEMER, esse do GOLPE..
            Depois, fala do republicanismo do PT...

      • Isso. Vamos aceitar mais. Se não querem Lula, vamos de Ciro. O gado aceita. Se ciro não for aceito... tá bom pode ser o Geraldo.

        Se não deu tem a marininha.

        Passa amanhã, meu amigo. Lula livre e Ciro, se companheiro finalmente souber ser, ministro e um grande cabo eleitoral do PT no segundo turno.

        • Sou Mineiro, passarei dia 07 de outubro, quando votarei em Ciro presidente, Pimentel governador, Dilma senadora, Patrus Ananias deputado federal, Rogério Correia deputado estadual.
          Simples assim.

      • O João, projeto de nação pressupõe convergência de muitos para proposta de união. No caso, as vaias dão conta que há polaridade. Em havendo o Ciro tem que escolher lado. O caminho do Ciro tá indo na direção errada, pois virou as costas ao Lula e pede desculpa ao DEM golpista. Que ainda ontem estava CNI vaiando ele.
        Avisa ele, que se não compor com LULA será destroçado pelo fascismo!...O lado certo da história é o lado da democracia. LULA LIVRE!

  • O artigo elucida a realidade, porém sua abordagem limitada é denunciada no título. Onde se diz que "a direita" foi quem optou por radicalizar seria mais coerente dizer que a classe empresarial optou por radicalizar à direita, e isto faria uma diferença enorme. Na verdade o radicalismo de direita é apenas o pensamento hegemônico entre o empresariado brasileiro, mas o sujeito não é "a direita", o sujeito é a classe empresarial. Se não começarmos a fazer análises com sujeitos históricos definidos nossa incapacidade teórica abrirá caminho para outras derrotas práticas

  • Quem faz pacto com capeta ta disposto a vender a alma. Acordo com presidiário Lula e "coroné" Ciro é permanecer na mesma politicagem cachorra que vêm sufocando o Brasil

Related Post