Situação se agrava na Europa: após Itália, França e Alemanha em crise

As notícias da Europa são cada vez mais alarmantes.

O The Guardian publica que o número de mortes na Lombardia – onde estão 60% dos casos fatais na Itália subiu em mais de 100 de ontem para hoje (de 154 para 257) e há motins em várias penitenciárias (Nápoles, Modena, Frosinone, Alexandria, San Michele, Foggia e Vercelli). Os presos exigem a visita dominical e dizem que não morrer trancados.

Em todo o país, foram 1.500 novos casos e 133 óbitos, o que eleva para 366 as mortes em território italiano. com 7.375 casos, mais do que a Coreia do Sul.

França e Alemanha entram na lista os países com mais de mil casos registrados e isso é o total parcial, no meio da tarde.

O ministro da Saúde da Áustria admitiu que seu país e outros terão de adotar medidas de bloqueio como as que a Itália aplicou ontem a 15 milhões de pessoas, um quarto de sua população.

Os governos continuam adiando as medidas necessárias, mas elas vão acabar se impondo. A procrastinação das medidas de contenção, para não abalar a economia, principalmente os setores de transportes e turismo vai ser inócua, porque eles estão parando.

Não é preciso ser adivinho para imaginar o que vai acontecer amanhã nos mercados financeiros, o coronavírus que não chega de avião, mas nas telas das bolsas de valores.

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Muitas grandes empresas e instituições europeias estão começando a ativar protocolos de segurança em função do coronavírus. Separando e dividindo equipes entre aqueles que vão continuar trabalhando nos escritórios e os que vão trabalhar em casa conectados virtualmente. O Banco Central Europeu por exemplo cancelou as inspeções programadas para os próximos meses e chamou de volta seus inspetores à sede do Banco. Uma empresa de consultoria americana que atua em um país europeu dispensou seus funcionários e os mandaram de quarentena à casa. Por hora ainda não se viu em outros países da Europa o que se passou na Itália com corrida aos supermercados por medo a um possível desabastecimento. É verdade também que a maioria desses países possuem robustos sistemas públicos ou mistos de saúde pública. Complica a situação sua pirâmide etária já que contam com um enorme exército de pessoas maiores de 60, 70, 80 anos de idade que serão as que mais sofrerão os efeitos da letalidade do vírus. Só para ter uma ideia, Europa é o continente com maior esperança de vida, dos 10 países com mais esperança de vida, 6 são europeus, dos 20, 13 são europeus. Nas economias do sul da Europa esses senhores e senhoras aposentados desempenham um papel fundamental, estabilizador da renda e do consumo das famílias, contribuindo para minorar o impacto das altas taxas de desemprego típicos dessas regiões. Depois da China, Europa é quem mais tem a perder em termos de vidas e em termos econômicos. Mas nada disso se compara com o vírus da loucura e da mentira que foram inoculados em nosso combalido corpo social. O coronavírus é o menor dos riscos que corremos.

  • Só falta descobrirem que a pobreza extrema mata, no mundo, mais que o coronavírus...

  • Um amigo meu fez uma observação que acho pertinente: Diz ele, que por trás deste tal de Coronavírus está sendo acobertado algo muito grave. Acredito que sim, pois vejamos: Um país como o Brasil com 210 milhões de habitante, mas há uns gatos pingados com suspeita da doença. Mas, amanhã, segunda feira será mostrado a ponta do Iceberg.
    Aguardemos.

  • No fundo tudo parece um jogo combinado. Os gringos tirando o dinheiro há meses. Essa epidemia tão, porque não dizer, esquisita. E agora os russos sacudindo o mercado do petróleo. A semana pode ser de desabamento. Bovespa nos 80 mil pontos ? TOMARA.

    • Perigo mesmo é o que a família Bozo vai aprontar para manter o gado distraído.

      • Sim, sim. Bozo vai fazer uma live pra mostrar que bateu o dedinho do pé direito na ponta esquerda da cama e que a culpa toda é do bolivarianismo e do fórum de são paulo. A tática do "coitadismo".

  • Para melhorar, a guerra do petróleo, deflagrada agora entre Arábia Saudita e Rússia, está fazendo o preço do petróleo despencar 30% e os mercados asiáticos abriram em pânico nesta noite de domingo. A semana promete ser "alegre" para os meninos da Faria Lima e suas vítimas aqui no Brasil...

  • Para melhorar, a guerra do petróleo, deflagrada agora entre Arábia Saudita e Rússia, está fazendo o preço do petróleo despencar 30% e os mercados asiáticos abriram em pânico nesta noite de domingo. A semana promete ser "alegre" para os meninos da Faria Lima e suas vítimas aqui no Brasil...

  • Opa!
    Além do corona virus tem mais lenha na fogueira. Petróleo recua mais 30%. É negociado a $30,00 o barril (30,00 dolar o barril).
    Se o preço da gasolina foi parar próximo dos R$5,00 por causa do preço do petróleo em torno de $66,00 o barril (66,00 dolar o barril) quanto vai custar a gasolina e o diesel e derivados do petróleo se o barril agora caiu para $30,00 (trinta dolar o barril) ?
    Continua valendo o preço internacional do petróleo?

Related Post