Só a Miriam Leitão ainda vê “recuperação” para ser ameaçada

Na sua coluna em O Globo, Míriam Leitão afirma que a elevação do dólar (neste momento a R$ 4,17) ” é uma ameaça real à recuperação da economia”.

Bom, que um aumento do dólar como o que temos é uma ameaça, não é preciso ser papisa da economia como a moça do ponto eletrônico.

Resta saber a qual recuperação da economia se refere ela, porque a análise mais generosa vê, no máximo, uma estagnação econômica no fundo do poço.

E mesmo isso já acabou há três meses, depois que a greve dos caminhoneiros sacolejou nossas gambiarras econômicas.

O dado divulgado hoje pelo IBGE sobre a variação das vendas no varejo – onde o povão sente a economia – e que reproduzo, em gráfico, aí em cima, mostram isso claramente.

A única  coisa relevante que aparece na coluna de Leitão é a informação de que a inflação no atacado subiu 11,9% em 12 meses, três vezes, praticamente, mais que  a inflação ao consumidor final, entre outras razões, e não só, pelo câmbio.

Vende-se hoje um quarto menos de móveis e eletrodomésticos, um quinto menos de roupas, um terço menos automóveis, motocicletas e peças do que no melhor momento da economia. Como alimentos não se pode  deixar de comprar, embora com redução de 2,6%, a queda global do varejo fica em 8,5% em relação a 2014.

Quando o custo sobe na produção e a falta de poder aquisitivo não permite que ele cresça na venda se forma, é obvio, uma represa de inflação e de recessão: se o preço não pode subir sem perder vendas, o dinheiro sai da produção e vai – já foi, aliás  – para o mero mundo da virtualidade financeira.

E como a sociedade não pode viver sem produção, do lado dos preços vamos preparando uma “Samarco inflacionária” que o próximo governo terá de desmontar, se não se romper até lá.

Não é, portanto, uma “recuperação ameaçada” o que temos. O que temos é um desastre anunciado.

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Correto. Temos um cenário que prediz estouro inflacionário combinado à estagnação da atividade econômica, o pior dos mundos. Tudo isso graças à "inteligência" do "dream team" que o golpe instalou na Fazenda e no BC, com a retaguarda nem tão disfarçada da turma dos bancos nacionais e internacionais. O "ajuste fiscal" suicida, diga-se a bem da verdade começou a mostrar os sinais da tragédia já no segundo governo Dilma, quando ela não soube enfrentar as pressões golpistas e cedeu a um programa neoliberal estúpido com o Levy. Desastre que foi terrivelmente aprofundado nos dois anos de tragédia econômica e fiscal do Temer. De lá para cá a dívida pública disparou e está em quase 80% do PIB, e ao mesmo tempo as medidas de aperto fiscal represeram consumo e renda.

    O próximo governo terá que enfrentar essa bomba. Se for um governo do bolsobesta ou do mercadista obtuso Alckmin, o país será destruído em menos de um ano e vendido aos pedaços aos donos da grana global. Se for de esquerda, precisará da ajuda dos deuses para sobreviver e nos tirar dessa situação.

    • Precisamos de um Governo de apelo popular não destes generais de pijamas por ai
      Lembram do Figueiredo do "eu prendo e arrebento?
      Pois é né!!
      Deu no que deu!!!

    • A história provou que Dilma não tinha a menor condição política de governar, visto que foi traída pelo seu vice antes mesmo da eleição. Pois nunca pretenderam dar continuidade a seu governo, mas colocar em ação a Ponte para o Inferno.

  • E não duvidem que essa "represa de recessão e inflação" será usada para enfraquecer e talvez derrubara ainda mais ràpidamente um eventual governo do famigerado "plano B", que os golpistas (de dentro e de fora) impuseram ao PT e à Esquerda.

    Se os gorilas e "vacas fardadas" assumirem de vez e formalmente o governo - seja por meio da eleição farsesca e fraudulenta, seja por mais uma manobra do golpe em curso - a violência repressiva, os sumiços, desaparecimentos e mortes de lideranças e militantes da Esquerda terão aumento exponencial. A matança de pobres, negros, mestiços, indígenas, trabalhadores sem-terra, famílias sem-teto, moradores das favelas e periferias também será intensificada com a legitimação dos golpistas de coturno por meio da eleição fraudada.

    O neoliberalismo privatista e entreguista, levado ao extremo, pode implicar em declínio populacional antes de 2020. É provável que o alto comando internacional do golpe (Deep State estadunidense e finança transnacional) esteja revendo a estratégia para manter a América Latina subjugada aos interesse econômicos e geopolíticos dos EUA. Os golpistas de coturnos e baionetas já devem ter recebido instruções para demolir a Fraude a Jato. Notem os leitores que os generais já estão enquadrando os togados. Uma exploração continuada desse fazendão em que transformaram o Brasil precisa garantir pelo menos a ração e a sobrevivência do exército de reserva da mão-de-obra barata, de modo que as castas dominantes - ou pelo menos parte delas - possa viver em seus condomínios fechados e de luxo.

    • Vai assumir nada meu caro, eles nunca tiveram competência. Economia é uma coisa pijamados é outra.

  • Junte um clima de ódio produzido, desde 2013, contra um projeto popular eleito democraticamente, com o pessimismo causado pela prisão do maior incentivador e líder que esse país tem (Luiz Inácio Lula da Silva), com os juros castradores praticados pelo mercado financeiro, que desincentivam a produção e incentivam a aplicação no ganho virtual; e temos uma receita de fracasso retumbante na economia. Finanças, psicologia e comportamento das escolhas andam juntos. Não existe crescimento com esse clima canibal.

    #HaddadNoGovernoLulaNoPoder13

    • O que LULA recebeu dos tucanos era um fim de feira, FMI mandando e desmandando, reservas cambiais pífias e as custas de aporte do fundo maligno....e todos nós sabemos o que LULA e o PT fizeram, como recuperaram de fato a economia, inserindo o Brasil entre os países mais ricos , e tirando o Brasil do mapa da fome - vergonha eterna em nosso caso... Quem fez, fará de novo, pois sabe como e oque se deve fazer.... É 13 !!!! É 13 !!!! É 13 !!!!
      HADDAD/MANUELA/LULÃO !!!!!
      O Brasil P ara T odos os brasileiros !!!

      • O duro é ver pessoas trabalhadoras que estavam bem na epoca do PT reclamarem e dizerem que preferem votar no bolsobosta do que eleger o PT novamente.
        Espero que os republicanos do PT tenham aprendido a lição, enquanto existir Globo e mídia como temos hoje não haverá democracia no Brasil.

  • a quantidade de mistificação que o Mercado produz só se iguala a de um outro " Mercado", o do Walter Mercado...ligue dja

  • Ser militar é a opção para quem não tem nenhuma aptidão. Eles ainda acreditam que existem comunistas no Brasil. Seria hilário, se não fosse trágico.

  • Esta turma da Globo estão pisando em ovos, estão tentando alucinadamente levar este imbróglio até o final do ano (se possível até 07 de Outubro) Mas, por mais que estes Generais de pijamas rosnem, há uma realidade irretorquível?: economia já foi pro brejo. Não é com rosnados que estes Milicos de pijamas irão contornar a situação.

  • E ainda tem quem leve as opiniões dessa senhora a sério! Dela e daquele outro sujeito, o sarnaberg!

  • Muitas vezes penso se essa senhora não sofre de uma espécie de "síndrome de Estocolmo" prolongada, pois torturada grávida pela ditadura, se rendeu de corpo e alma à rede Globo, apoiadora inconteste do regime militar que a torturou.

  • Acho impossível dissociar o adjetivo "patética" do nome Miriam Leitão.
    Eu sei q isso não é do feitio do Fernando Brito, mas pra mim essa associação já se estabeleceu; as palavras Miriam Leitão e patética vem sempre juntas !

Related Post