O ex-presidente Lula acaba de divulgar uma nota dizendo que é mentira a afirmação da Folha de que teria dito que foi “um tiro no pé” a declaração da Presidenta Dilma Rousseff sobre as falhas do relatório que levou à aprovação da compra da Refinaria de Pasadena ela Petrobras.
Aliás, opinião igual a de um empresário – e que peso pesado! – privado que integrava e integra o mesmo Conselho de Administração da empresa, Jorge Gerdau Johanpeter e a de outros empresários que participavam do órgão decisório. Inclusive o presidente do grupo Abril, dono da Veja, que estava lá e prefere se calar (embora, por ser função pública a que exercia ali, tenha a obrigação de falar e seu voto favorável esteja consignado em ata).
Até agora, ao que se saiba, o que se discute é a conveniência e a oportunidade do negócio, não qualquer “desvio”.
O que, para ser analisado, exige um conhecimento que foge completamente à capacidade de análise dos que têm falado disso.
Primeiro, porque deve ser abatido do valor da negociação (os primeiros 50%) os US$ 170 milhões em estoques que vieram junto com a refinaria.
Segundo, porque é preciso verificar as margens de lucro, àquela época, do tipo de refino de Pasadena (maya oil, óleo pesado, de 22 graus API ou menor), a mais alta entre todas.
Que sofreria, anos depois, um abalo imenso.
Quem quiser saber de quanto, leia esta matéria da Bloomberg, de 2009:
“A margem de lucro para uma refinaria operando com óleo maya foi de 2,67 dólares o barril ontem, quando era de 18,67 dólares no ano passado, de acordo com um modelo de refino Ensys Energia.”
E não era com a Petrobras, mas com a Valero Energy Corporation, uma empresa norteamericana de refino.
Mas isso demanda um detalhamento técnico do negócio de petróleo que não é possível fazer aqui, senão de forma simplista.
Só quem não teve a experiência de participar de um conselho de empresa – eu tive, na Dataprev, sob o comando do atiladíssimo Carlos Gabas, por quem era difícil passar um mosquito que fosse – é que pode achar que as decisões são tomadas na base do programa do Chacrinha: “vai para o trono ou não vai…”
Nenhum contrato chega lá sem dezenas de pareceres e análises, escritos e assinados por funcionários de diversos níveis diferentes.
Não é um diretor ou diretores que a aprovam: há uma longa cadeia de responsabilidades.
A discussão se o negócio foi bom, mediano ou ruim nada tem a ver com a integridade jurídico-comercial da operação.
Curioso é que ninguém está atribuindo culpa ou desídia aos demais conselheiros, como ninguém atribui a Pedro Malan e Rodolpho Tourinho, nem a Elen Gracie, ex-presidente do STF e cotadíssima para vice de Aécio, culpa pelos negócios que levaram à debacle do grupo OGX, de Eike Batista, do qual foram, até há pouco, conselheiros .
Quem quiser conhecer melhor a compra da refinaria, leia o bom post de meu parceiro Miguel do Rosário, n’O Cafezinho.
O mais importante, em tudo isso, é que, havendo ou não conveniência política, a Presidenta Dilma não faltou com a verdade e não deixou que o eleitoralismo a impedisse de se mostrar abertamente à população.
E quanto aos seus críticos, fazem isso?
Olhem a imagem lá em cima.
A.N.DA C. é Aécio Neves da Cunha.
Oculto por um vergonhoso sigilo judicial para pedir que se censurem o Google, o Facebook e outras redes sociais nas menções a boatos sobre sua honra.
Esta é a diferença entre dois tipos de procedimentos na vida pública.
Um, aberto, pronto a enfrentar o que vier, seja ou não vantajoso eleitoralmente.
Outro, o que tenta “abafar” pela censura o que se comenta, a partir até das suas próprias atitudes pessoais e dos recursos sujos que a turma do Serra, seu colega de partido, usou contra ele.
Nem todo mundo entende de negócios de refino de petróleo.
Mas todo mundo entende de sinceridade e discussão aberta sobre os problemas.
37 respostas
Concordo, Fernando! A Dilma é uma das que não entende de negócios de refino de petróleo. Mas entende muito bem de outros problemas: como fazer uma Copa horrorosa, como tentar explicar o inexplicável, como fazer uma lambança no setor de energia, como tirar a Petrobrás da lista das 100 maiores empresas do mundo, como ser uma péssima comunicadora (até o Lula sabe se comunicar de forma excelente!), entre outras mazelas que eu poderia ficar até amanhã escrevendo.
Salvatore? por um acaso o sr. é italiano ou parente de Salvatore Cacciola?
Então está explicado o porquê de tantas asneiras escritas em poucas linhas….
ué ,a Copa já foi?
não era para ser em junho/julho?
como é que aconteceu isso e não percebí.
Obrigado pela informação valiosa Luis Felipe!
Pois é, o Luis Felipe, parece fazer parte daquele grupo de iluminados cuja especialidade, para usar uma tirada lusitana, é mandar barro para a parede e ver o que acontece. O barro pode ser substituído por aquela outra matéria e a parede por ventilador.
Você é um ridículo ignorante! Vá estudar, informe-se antes de publicar suas asneiras sr. Luis Felipe Gonçalves Salvatore.
Você pelo jeito é leitor da veja e telespectador da Globo. Sendo assim, esse tipo de ladaínha fica bem no âmbito do mundinho mentiroso e imaginário do PIG. Se a gente quiser ouvir ou ler esse tipo de papagaísse midiática, basta ligar a TV ou comprar o jornal.
Luis Felipe Gonçalves Salvatore, plac, plac, plac,… em poucas palavras disse nada. Soberbo!!!
Felipe, não fique nervoso. Mesmo que ela fosse néscia assim, você continuaria insuperável…
Ei, “insuperável”, se for escrever até amanhã sobre a Dilma, avisa antes, que viajo e volto somente no domingo…
Felipe,não se preocupe, só eu entendi seu sarcasmo…ou coisa parecida..
Vamos lá …DILMA 13 2014, para finalizar o papo..
Vamos ..vamos…você consegue..
Mais uma vez: Imbecil!!!
Luiz Felipe, tenho percebido que voce tem dados suas opiniões com um pouco de frequencia neste blog. E na maioria das vezes contraria à matéria. Muito bom e, principalmente sem ofensas pessoais ou palavrões. Mas de tudo isto tem uma coisa importantíssima que temos( nós aqui do blog e o senhor) de admitir: O IMPORTANTE A LEITURA DO CONTRAPONTO TANTO DO FERNANDO BRITO COMO DO MIGUEL DO ROSARIO. Continue lendo. É sempre importante a gente saber a verdade. Abraço
Obrigado, Everaldo. Nem todos são educados, e nem todos conseguem debater visões diferentes sem ofender.
Achei que ANDAC era um projeto da oposição para o planalto, a ser apresentado em um debate, de uma Agência Nacional de Desenvolvimento e Análise de Censura!!!!! ehehehehehhe
Excelente! ANDAC também significa: Eu não suporto oposição.
E alguém ainda lê a Folha Falha? Para mim, o lugar dela é a lata do lixo.
Luis Felipe, se você não gosta da Dilma, nos diga então em quem vai votar. Vamos analisar o seu candidato e vamos fazer uma comparação com a Dilma.
Voto no Eduardo.
Se você conseguir rebater os meus argumentos, eu voto na Dilma. A Petrobrás saiu da lista das 100 maiores empresas do mundo; ano que vem o governo vai aumentar a conta de energia (mas a Dilma disse em 06/07/2012 que a conta ficaria mais barata); e convenhamos, ela não consegue se expressar de maneira simples: ela se enrola pra caramba quando não está lendo!
Ela, a Petrobras, saiu desta lista, para a qual voltará até 2015, com teu candidato no governo, e, que eu lembre, sem jamais abrir a boca para dizer nada em contrário. Por 11 anos. Ou seja, se uma se expressa mal, o outro não se expressa. Enfim, se de uma podemos esperar uma explicação, ainda que precária, do outro podemos esperar exatamente o que?
Você não entende nada de tarifa de energia elétrica, também. A tarifa já foi reduzida, porque o Governo não aprovou a continuidade do processo de cobrança de remuneração já amortizada no prazo de concessão. Ora, se não tivesse havido redução os reajustes aplicados posteriormente elevariam as tarifas a valores muito mais elevados. Os custos da energia gerada com combustíveis fósseis tem que se paga. Isso é necessário para evitar racionamento num sistema hidrotérmico como o brasileiro. Sr. Salvatore solicito que estude um pouco mais o assunto.Quanto ao Dudú, vai me perdoar, me recuso a falar de traidores.
Luis Felipe, vote na Dilma por favor, pois se vc não votar ela vai pro 2º turno.
Aquele dos PRECATÓRIOS que derrubaram o Miguel Arraes?
Duas pulgas…uma em cada orelha minha???
1ª – Os Irmãos Metralhas Marinhos têm AÇÕES da Petrobras???
2ª – Porque a Petrobras e sua Agência de Publicidade (que deve faturar milhões com um cliente destes) ainda mantém os ANÚNCIOS NA GLOBO???
Será o BV – Bonus por Volume ???
Salvatore Cacciolla triste lembrança, levou 1,5 bilhões de dólares do Proer, aquela ajudinha do FHC com dinheiro publico e ambos estão soltos.
Luis Felipe, o refino de petróleo mencionado pelo autor remete a outro tipo de refino que, pelo visto,você não entendeu.
Luis Felipe,não era melhor você ter ficado calado?
Quando pensar que esteja filosofando, vai no sanitário e despeja tudo lá e não esqueça de dar descargas. Duas, no mínimo!
O A. N. da C. está desesperado.
O Caráter do A.N. da C., tem a consistência de um pântano!
Cruzes!!!
Va de retro bando de dinossauros.
Xô..
Ô Salvatore, vota no Aécio Popótero, esse sim é cara inteligente, engajado, honrado, bom governante, liberal, democrático, estadista, letrado, culto, ilibado, informado. Melhor que ele, só o Serrra-Alston-Privateiro e o FHC-comprei-minha-reeleição. Tutto buona gente!
Meus amigos: continuo desconfiada da gestão de D. GRAÇA com seu marido FOSTER. Depois que esta virou presidente da nossa maior e mais querida empresa, não há um dia sem escândalo sobre ela; ela não sai mais das páginas policiais do pig. Não sei pq não engulo essa gestão.
Boa noite, olha no google com o nome de aercio Neves da Cunha e na frente do nome tjmg. Mas cuidado para não cair p trás com tanto processo dele em MG.
NÃO ADIANTA AÉCIO QUERER AMORDAÇAR A BLOGOSFERA…TODO MUNDO JÁ SABE AS HISTORIAS SOBRE PÓ, BAFÔMETRO, GORJETAS POLPUDAS “CALA-BOCAS” DE GARÇONS…DESVIOS DE VERBAS DA SAÚDE ETC…
NAS PRAÇAS PÚBLICAS DO BRASIL INTEIRO VÃO PIPOCAR CANTORIAS COMO AQUELAS DE MINAS: PÓPÓPÓPÓ PÓPÓPÓPÓ…..
Dilma foi correta e honesta, afinal não é possível sequer se conhecer todas as leis brasileiras, quando mais dos EUA, quando isso cabia os que fizeram tais pareceres. A desgraça mesmo nessa área foi turma de FHC ter obrigado a Petrobrás investir na Bolívia quando esse tinha como prever, pois FHC é um dos maiores especialistas em América Latina, quw logo a esquerda chegaria ao poder e expropriaria
Afinal quem tem razão?????
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1428091-executivos-rebatem-versao-de-dilma-sobre-a-petrobras.shtml
Todos os partidos no Brasil que tem visibilidade utilizam do “modelo abafa” para se esconder das mercadorias que fez e faz…. Já vi que ou autor e leitores, em sua maioria, não gostam do ANDAC, mas utilizar deste episódio para ressaltar virtudes de outros atores políticos é falta de bom senso, ou esconder a verdade.