Tá difícil, Matarazzo!

matarazzo

Acho que a estratégia de Matarazzo, de “barrar” qualquer inquérito na Polícia Federal sobre si mesmo, vai dar mais trabalho do que ele imagina. São cada vez mais robustas as provas que levam à necessidade de investigar se ele participou ou não do “trensalão” tucano.

Para tranquilizar o tucano, lembro que, à diferença do PT, nenhuma autoridade irá condená-lo se não houver provas materiais concretas de sua participação no esquema. Quanto a “sangrar”, penso que isso é inevitável, já que o trensalão aconteceu durante mais de 20 anos, durante o governo de seu partido, e mobilizou bilhões de reais.

Confira trecho de matéria da Istoé, publicada na edição deste final de semana.

*

AS PEGADAS DE MATARAZZO

Na Istoé, por Pedro Marcondes de Moura
([email protected])

Quais são os indícios que levaram o Ministério Público a investigar o vereador tucano que teria se beneficiado da propina de R$ 23 milhões paga pela Alstom

Os escândalos envolvendo as sucessivas gestões do PSDB à frente do Estado de São Paulo chegaram à antessala da cúpula tucana. Na última semana, após acatar a denúncia de corrupção do Ministério Público Federal em estatais de energia durante o governo de Mário Covas, o juiz federal Marcelo Cavali autorizou também a abertura de um novo inquérito para investigar o vereador tucano e serrista de primeira hora, Andrea Matarazzo. “Pessoas submetidas à sua esfera de comando hierárquico foram tidas como beneficiárias de propinas”, escreveu o magistrado na terça-feira 18. “Além disso, há ao menos indício de que o próprio partido político ao qual é filiado (o PSDB) e a própria Secretaria de Energia dirigida por ele – conquanto em curto espaço de tempo – tenham sido beneficiários de valores indevidos”, complementou. A decisão frustrou a tentativa de Matarazzo de encerrar as investigações. Para a Justiça e o MPF, há sim o que se apurar sobre a conduta do tucano. Documentos que aguardam apenas uma autorização do Tribunal de Bellinzona, na Suíça, para desembarcar no Brasil podem esclarecer a ligação de Matarazzo com o esquema operado para beneficiar a multinacional francesa Alstom.

A Polícia Federal já havia indiciado o tucano por corrupção passiva. Para o delegado Milton Fornazari, existem “indícios robustos” de que Matarazzo, então secretário estadual de Energia, se beneficiou do esquema criminoso comandado pela Alstom, que pagou R$ 23,3 milhões para agentes públicos paulistas em troca da obtenção, em 1998, de aditivo em um contrato firmado com a Empresa Paulista de Transmissão de Energia (EPTE). O acordo previa a instalação de equipamentos em subestações de energia. Entre os indícios da participação de Matarazzo, para os investigadores, consta um documento em que um diretor da Alstom detalha os destinos do suborno. O dinheiro teria como um dos alvos “a Secretaria de Energia”. Em outro papel recolhido na matriz na Alstom em poder de autoridades suíças e francesas, a divisão da propina novamente aparece. Dessa vez, a “SE” (identificada como Secretaria de Energia) aparece como beneficiária de 3% do suborno. Matarazzo, em depoimento ao MP ao qual ISTOÉ teve acesso, disse estar “indignado” e que “repele veementemente afirmações de que tenha recebido vantagens”, repetindo uma retórica comum entre políticos acusados de corrupção.

(…)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

5 respostas

  1. Os Tucanos, todos os elementos que compõem o PSDB fazem úso dos mesmos princípios do TANCREDO NEVES, o Avô do Candidato Bafômetro, o Aécio Neves.

    ” DIANTE DE PROVAS IRREFUTÁVEIS ALEGUE QUE SÃO FALSAS ”

    Tancredo Neves

  2. A verdade é uma só: os tucanos nunca imaginaram que resultasse da ação penal 470 prisões de petistas, sabidamente injustas e de caráter eleitoreiro. Queriam apenas fazer poeira para tapar os olhos da população a seus próprios desmandos. Esqueceram de combinar com o JB, aspirante ao cargo de Presidente, que usou a toga para aparecer a um eleitorado, creio eu inexistente. Agora, como o pau que dá em chico dá em xirico, em breve os tucanos irão tb conhecer o conforto dos porões dos cárceres brasileirosavã. Ou será que o tse manterá: somente preto, pobres putas e petistas.

  3. A verdade é uma só: os tucanos nunca imaginaram que resultasse da ação penal 470 prisões de petistas, sabidamente injustas e de caráter eleitoreiro. Queriam apenas fazer poeira para tapar os olhos da população a seus próprios desmandos. Esqueceram de combinar com o JB, aspirante ao cargo de Presidente, que usou a toga para aparecer a um eleitorado, creio eu inexistente. Agora, como o pau que dá em chico dá em xirico, em breve os tucanos irão tb conhecer o conforto dos porões dos cárceres brasileirosavã. Ou será que o chavão se manterá, preso só preto, pobres prostitutas e… petistas?

  4. Era uma vez…Esses caras conseguiram ser mais sanguessugas do que PMDB e DEM juntos. Viraram vampiros. Não sangraram durante vinte anos porque, espertamente, encurralaram o PT de todas as maneiras, para sangrar por eles. Com todas as forças de manipulação financeira e midiática desse país, com ajudinha de fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *