Meu amigo, Antonio Mello, em seu blog, faz um achado sensacional.
Foi também num dia 11 de abril (de 1789) que Joaquim Silvério dos Reis traiu Tiradentes, em um áudio, digo, numa carta a Luís Antonio Furtado de Castro do Rio de Mendonça e Faro, sexto Visconde de Barbacena.
Silvério dos Reis participava da Inconfidência Mineira mas, com a possibilidade de ter suas dívidas perdoadas pela Coroa portuguesa, resolveu delatar os companheiros. Ficou alguns meses em cana, em Curitiba, digo, na Ilha das Cobras e saiu de lá com uma pensão vitalícia.
Ah, sim, claro, e com a marcado traidor, que lhe valeu o ódio do povo do Rio de Janeiro, que até fogo em sua casa tentou botar, como ele próprio narrou em carta a Martinho de Melo e Castro:
Depois destes fatos aconteceu aproximadamente que morando eu por cima de um armazém onde estavam quantidades de barris de alcatrão, introduziram uma mecha de pano de linho com azeite e fogo, que foi Deus servido que, pelas 8 horas da noite se descobrisse aquele incêndio, o qual se atalhou por serem ainda horas em que todos estavam de pé. Eu não tenho notícia de quem foi o agressor deste delito, nem certeza de que este mal se destinava para mim, porém como me vejo cercado de inimigos, sempre vivo em aflição e desconfiança”.
Se você quiser ler o texto da “delação premiada” de Silvério, pode acessar aqui, no site de Franklin Martins.
Que castigo da história, hein, seu Michel?
18 respostas
A falta de caráter mostra muito bem o que poderia vir a ser um governo desse traíra!
Só discordo sobre Joaquim Silverio dos Reis ter traído. Ele fez “DELAÇÃO PREMIADA”.
Se livrou da cadeia e teve a dívida perdoada como premio. Mudaram o nome, traição era antes, hoje é Delação premiada.
Não é mera coincidencia, é a roda da história girando…
Alerta (e se bloquearem o acesso de redes sociais pelo celular entre dias 15 e 17?): http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-conexao-entre-empresas-de-telecom-e-cunha-na-mudanca-de-normas-da-vivo-por-pedro-zambarda/
Bel se ficarmos amedrontados com o que Cunha possa fazer, então estamos acovardados. Você acha que não temos pessoas para invadir a Camara e retirar lá de dentro o Cunha e outros golpistas que depois de julgados e condenados por traição pelo Tribunal do Povo, fuzilá-los em praça pública? É só pagar para ver…O Cunha nada vale para o Brasil.
O Vice-presidente da República, Michel Temer, no mesmo 21 de abril, agora de 2016, “rouba” o posto “Silvério dos Reis”, e se torna o Traíra-Mor da República. E entra para o “lixo” da história.
Convido lembrar que neste mesmo ano de 1789 a 14 de julho o POVO DE PARIS tomou a BASTILHA ( onde estavam encarcerados os presos políticos ) e deu início a maior REVOLUÇÃO que a Terra já viu. Degolou diversos traidores e mudou a face da humanidade para sempre.
Michel ops Luis XVI fora degolado quatro anos depois e sua bela rainha também sucumbiria, mesmo sem culpas, na guilhotina.
O clero e a monarquia ( alta e baixa ) eram os coxinhas da época.
Traidor!….Golpista!….Fora!…
Castigo para o STF seria Temer presidente, viajar e deixar Cunha presidente. Cláudia Cunha primeira dama.
Maluf ministro da Justiça, claro, Agora que não é caçado pela Interpol. E voltou a ser queridinho do PIG.
E Cunha pedir uma audiência com Mello e tratarem de uns assuntos sobre a Globo ou na tela da Globo.
Jovair secretario da Receita Federal, claro.
Roberto Jéferson diretor de privatização dos Correios.
Caiado – que anda fugido mas é golpista – Ministro da Agricultura. Cachoeira governador nomeado para Goiás.
Todos estão convidados a embaralhar estes cargos com sugestões melhores.
Maria X e o pior! Decretos de intervenções nos Estados da Bahia, Minas Gerais e no Piauí. Adiamentos das eleições e prorrogações dos mandatos de prefeitos e vereados dos partidos golpistas PSDB,PMDB,REDE,DEM e CIA exceto das cidades governadas por petistas ou aliados.
O ministro Aragão poderia ser capelão. Rezar, rezar e rezar. Pagar seu karma, ir ao bardo, e encarnar em planeta menos sujo na próxima vez. Aqui já deu de perseguição. Já os que o perseguem, poderiam reencarnar aqui mesmo, com as mais terríveis faltas de tudo, para aprenderem o que é respeito e angústia.
Lula subiria numa luz diretamente ao estado puro do Cosmo. Nada mais a pagar.
Quem duvida que o Temer seja a reencarnação do Silvério e indo um pouco mais longe, do Judas Iscariot. Pra refletir no travesseiro…
Boa lembrança. Sempre aprendendo algo de nossa História nestes blogs progressistas. Aliás, para verem como é tudo farinha do mesmo saco, tanto o Google como o Yahoo estão bloqueando meu acesso ao Portal Vermelho. Deve haver matérias muito boas que os incomodam, como as que consegui ler até bloquearem. É uma guerra insana, mas nada de desistir.
A história se repetindo, agora, como farsa. Não poderia ter escolhido dia melhor. Depois da cartinha em latim agora o whatsup no grupo errado. Como a maior população do mundo é de fdp, os amigos do traíra não tardaram em divulgar o áudio para aplacar a sociedade com uma traição que só atingiria a presidente, deixando o povo adocicado com seu projeto neoliberal. E o Babaca acreditando que nós cairemos nessa.
Há controvérsias, talvez Silvério não visasse com sua delação o perdão de suas dívidas, pelo menos não como motivo principal. Falam alguns historiadores que Silvério amava uma certa mulher e era dela um escravo, enquanto ela amava Gonzaga e invejava de modo doentio sua noiva, a Marília (de Dirceu, que era um codinome do poeta Tomás Antonio Gonzaga). Gonzaga estava apaixonado e com casamento marcado, e como tinha certos dotes, estava ocupado em bordar à mão o belo vestido de sua noiva. A mulher que Silvério amava estava transtornada por não ter conseguido conquistar Gonzaga e resolveu então destruir a vida do poeta, usando para isso do famigerado Silvério. Passou a este alguns segredos que conhecia sobre a sublevação, e ele então se infiltrou entre os confidentes fingindo abraçar a causa, e conseguiu descobrir a trama toda. Silvério denunciou a conspiração para liquidar o homem por quem sua amante ardia de paixão. O fato de que na carta ele se queixa de que Gonzaga demora na cidade sob pretexto de um casamento que se arrasta sem desfecho, ajuda esta versão. Outro fato é que os conspiradores jamais lhe confiariam todos os seus segredos apenas porque teriam presenciado ele soltar algumas imprecações contra o Visconde, em momento de raiva passageira. Silvério foi ardiloso e falso, antes de ser traidor. Depois, sua vida se transformou em um inferno. Mudou-se para o Nordeste e trocou de nome, vivendo incógnito a partir de então.
Ah, ta bom…agora a oposição vai enforcar a Dilma, esquarteja-la e exibir na Praça dos 3 Poderes????
Não entende um simples paralelo? Hoje em dia, temos policial federal, Eduardo Bolsonazi, falando que se papai fosse presidente mandava fuzilar a Dilma. Lá, nos primeiros carnacoxas que vocês acreditam que deu um milhão na paulista. Então, embora o paralelo com Tiradentes seja bem simples de entender, e não passe de uma curiosíssima coincidência, os seus “líderes” se mostram bem truculentos, enquanto você finge que nada vê, ou aplaude bovinamente.
A Tatiana Pires , que comentou lah em cima no Facebook (nao tenho facebook) tem razao. O numero 11 tem um significado especial para os macons (masons, nao tenho acentos). Tudo o que eh ruim ou de relevancia para grandes mudancas mundiais acontece em data onde 11 entra. Pode ser ONZE mesmo ou somado. Por exemplo, 4 Julho soma 11.