(Este texto foi escrito com o que já estava publicado no início da madrugada. No próximo, trato dos áudios de Renan)
O conchavo entre Temer e a república de Curitiba do Ministério Público está sendo revelado na edição da Folha desta quarta-feira, em reportagem que já está no ar na versão eletrônica do jornal.
É um escândalo sem precedentes, porque nem foi feito com a chefia da instituição, mas com um grupo que se adonou do poder investigatório e se constitui num poder paralelo dentro da Procuradoria.
Leia o texto estarrecedor da Folha:
Um emissário do presidente interino Michel Temer (PMDB) e representantes da força-tarefa da Operação Lava Jato encontraram-se na véspera da sessão do Senado que selou o afastamento da petista Dilma Rousseff.
O encontro tratou de uma espécie de “acordo de procedimento” que não colocasse em risco as investigações.
A conversa foi entre o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), um dos assessores mais próximos de Temer, e os procuradores Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, e Roberson Pozzobon.
O diálogo, de quase duas horas de duração, ocorreu após um evento organizado pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) em Brasília.
Anteriormente, os procuradores haviam recusado um encontro com o próprio Temer, articulado pelo ex-presidente da ANPR Alexandre Camanho, que é homem de confiança do peemedebista.
Temer, que mostrava preocupação com a disseminação da ideia de que seu governo enterraria a Lava Jato devido ao grande número de peemedebistas investigados, aprovou a sugestão.
A preocupação cresceu com a sondagem feita ao advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira, um crítico da Lava Jato, para ocupar o Ministério da Justiça. A nomeação de Mariz fracassou após ele dar uma entrevista à Folhaatacando a operação.
O encontro com Temer, porém, foi rejeitado pelos procuradores, que rechaçaram uma possível conotação política na proposta. Eles também mostraram receio de que o ato fosse interpretado como apoio ao impeachment.
Apesar disso, na conversa entre Loures e os procuradores, foi acertada a manutenção no cargo do superintendente da Polícia Federal no Paraná, Rosalvo Franco, responsável pela Lava Jato.
Loures ouviu dos investigadores que a permanência de Franco seria sinal importante e prometeu consultar Temer.
“Eu disse para os procuradores que se o conforto era dar essa garantia, iria levar o pedido ao presidente”, relatou o ex-deputado à Folha.
Na mesma noite, o assessor levou o pleito a Temer, que aceitou o pedido.
View Comments (29)
..."Ocês" precisam ver o Ricardo 'BoeCHATO' da TV e Rádio BAND(IDA) tentando limpar a barra do STFede, a do próprio *PIMG e, de quebra, fazendo apologia às medidas econômicas que estão sendo adotadas [pelos nazigolpistas &$ (mega)corruptos - adendo nosso]...
*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)
... Até agora eu não vi nem tampouco ouvi o boquirroto, ultraconservador e pernóstico decano "supremo" Celso de Mello dá um show de repreensão nos envolvidos com este hediondo [mega]escândalo!...
Ah, como fede este STFede!
E acumpliciado no 'golpe jurídico-midiático-policialesco que chafurda desde o criminoso julgamento de exceção do Mentirão'!
Mensalão do PT, porque o do conluio delinquente PSDBosta/DEMo... Ali, sim, dinheiro público surrupiado, Cemig, Copasa, Bemge...
Que vergonha Boechat!!!!!
... Este *"procurador" [hã procurador!] da 'PORCA-tarefa' da Operação 'Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato' não é aquele militante Tucano que se comunica através do WI-FI de Deus?
O mesmo que tem nome de xarope?
*Deltan Dallagnol
Ah, sim, há muito 'nois' já entendíamos "a procura" deste reles aloprado!...
Passa a régua!
A Dilma teve a chance de acionar um AI-5 e começar a governar de verdade, colocando os interesses da Pátria em primeiro lugar.
Aplicar o AI-5 só o Temer que tem a maioria do Congresso, o STF e a Globo.
CADA VEZ MSIS EDVIDENTE QUE O DESEJO ALUCINADO DO CANALHAS GOLPISTAS E TOMAR O LUGAR DA HONESTA PRESIDENTA DIL.MA. NAO CONSIGUIRAM ANUENCIA DELA PARA MELAR A LAVA JATO. ISSO DEIXA OS VAGABUNDOS ALUCINADOS CADA VEZ MAIS DESESPERADOS E SEM SAIDA
O atual estado de coisas e conchavos governamentais correntes me enchem de vergonha. O Brasil está vivendo dias deploráveis vítima destes assaltantes que tomaram o poder.
E o Azevedo disse que não vê moyivos para prender o Jucá. "Eram apenas dois investigados apavorados conversando, com medo de serem presos". Que bonitinho. Como ele é imparcial. Eta sujeitinho asqueroso.
Se fosse alguém do PT, ele ia pedir quo o prendessem logo, como é do PMDB....., não vem ao caso.
Fiquei com a dúvida: qual a contrapartida do MP para a queda de Dilma? Dirigir as investigações para ela? Alguem pode responder?
Sobre as gravações de Renan, afirmando que Lewandowsky esta no golpe. Não é novidade. A mídia estrangeira havia dito.....A Mais Alta Corte
Negocia Aumentos com um Bandido. Negociar significa dar algo em troca do recebido. Sera que a Corte prometeu literalmente isso?
Temos de dar um basta nesta podridão. Relacao promiscua entre o judiciário e os políticos corruptos. Aliás, judiciário corrupto.
Não sei mais quem são os bandidos, tá uma zona esse BRAZIL
Acho que o PCC tem mais caráter que estes PM, PF e Juiz....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não sei mais quem são os bandidos, tá uma zona esse BRAZIL
Acho que o PCC tem mais caráter que estes PM, PF e Juiz....